De forma geral, quem gosta de automobilismo tem a Fórmula 1 como principal categoria. Partindo desse pressuposto, a F2 se torna uma categoria de muita relevância, ainda mais se considerarmos que os três primeiros colocados da temporada passada estão na categoria maior este ano. O atual campeão da F2, George Russell, piloto ligado a Mercedes, vai penar na problemática Williams, a McLaren convocou o vice campeão e pupilo Lando Norris e Alexander Albon largou correndo a vaga garantida na F-E para encarar o desafio na Toro Rosso.
A categoria terá neste ano sua terceira temporada neste formato, já que até 2016 era chamada GP2, que por sua vez substituía a F3000. O carro é similar á um carro de F1, mas a categoria possui uma única fornecedora de motores (Mecachrome) e de chassis (Dallara), o que torna o campeonato muito equilibrado e com alta competitividade.
A Fórmula 2 acompanha a maioria dos fins de semana da F-1, privilegiando os circuitos europeus e dois asiáticos (Bahrein e Abu Dhabi). A cada fim de semana ocorrem rodadas duplas, sendo que a corrida de sábado, é mais longa, com maior pontuação até o 10º colocado, e a do domingo, mais curta, com grid definido pela chegada da corrida de sábado, invertendo do primeiro ao oitavo colocado, que são os que pontuam. Pole position e voltas mais rápidas também levam pontos. A primeira rodada será realizada neste fim de semana, no Bahrein.
GRID
AS CARTAS DE 2019
Demonstrado o momento e como funciona a categoria, faz se necessário jogar as principais cartas dessa temporada na mesa. Após análise, podemos ver que a F2 tem um grid muito interessante e cheio de boas opções, mas para não estender muito o artigo, selecionei dez nomes e duas menções honrosas, por desempenho e também por curiosidade. Deixarei que os amigos leitores joguem suas fichas em quem julgarem ser a melhor aposta.
Sérgio Sette Câmara: Vamos começar pelo único piloto brasileiro na categoria. O mineiro de 20 anos fez boas corridas em 2018, tem agressividade e velocidade, precisando de maior regularidade. Ano passado perdeu duas etapas por causa de uma fratura na mão decorrente de um acidente em Mônaco e ficou em 6º na classificação final. Atualmente é piloto de desenvolvimento da McLaren. Visando uma vaga na F1 em 2020, o título para ele é muito importante.
Nyck De Vries: Para mim, esse holandês de 24 anos é o principal rival do brasileiro na disputa do titulo. Quarto colocado na temporada passada com três vitórias, De Vries teve ótimo desempenho nos testes de pré temporada e com certeza vai aparecer bem novamente. Assim como Sette Câmara, é piloto de desenvolvimento da McLaren, fato que aumenta mais ainda a rivalidade entre os dois.
Louis Delétraz: Suíço de 21 anos, filho do ex-piloto de F-1, Jean-Denis Delétraz e ex-piloto júnior da Renault F1, apareceu na antiga GP2 no fim de 2016. Agora mais experiente, encontra-se numa equipe de ponta, a Carlin, e terá condições de brigar por vitórias e quem sabe pelo título.
Mick Schumacher: Esse sobrenome fala por si, mas o filho do Heptacampeão de F1 vem credenciado com título e não apenas com pedigree. Alemão nascido na Suíca, hoje com 20 anos, Mick foi campeão da F3 Européia em 2018 e foi contratado pela Academia de pilotos da Ferrari. Apesar de ser estreante na categoria, andou bem nos testes de pré temporada.
Nobuharu Matsushita: O Japão aguarda ansiosamente por um piloto de ponta e Kamui Kobayashi fez os japoneses sonharem, mas eles despertaram com o fim da carreira do bom japonês na F1. Agora chegou a vez de Matsushita, protegido da Honda, dar esperanças para esse país que ama o automobilismo como poucos.
Nicholas Latifi: Canadense de 23 anos, tem vínculo com a equipe de F1, Racing Point ( que nome terrível !!). Apareceu na extinta GP2 em 2014, e segue até hoje batalhando na categoria de acesso à F1. Pela experiência e bons testes, coloca-se como um bom nome na disputa.
Luca Ghioto: Mesmo com a presença de Giovinazzi na F1, a Itália é outro país que anseia pela chegada de um novo talento. Apesar dos bons Trulli e Fisichella, ainda falta aquele piloto que venha a empolgar e sentar no cavalo rampante para levantar a bandeira italiana. Será este italiano de 24 anos ? Ghioto foi vice campeão da GP3 em 2015, perdendo o título para Esteban Ocon.
Callum Ilott: Outro piloto da Academia Ferrari, esse inglês de 20 anos mostrou bom ritmo nos testes de pré temporada. Não aparece como favorito, mas pode ser um azarão.
Giuliano Alesi: Outro piloto da Academia Ferrari, filho do lendário ex-piloto de F1 Jean Alesi. Estreante, esse francês de 19 anos disputou a F3 (então GP3) em 2018. Teve bons momentos em duelos com o brasileiro Pedro Piquet e parece ter herdado o arrojo do pai.
Juan Manuel Correa: A F1 e consequentemente a Liberty visam crescimento nos EUA, um mercado que ainda a categoria tem muito a desenvolver e nada melhor do que um piloto que erga a bandeira americana para auxiliar nesta missão, mesmo que ele tenha nascido no Equador. O jovem piloto de 19 anos assinou ainda como piloto de testes da Alfa Romeo na F1.
As menções honrosas ficam para o atual campeão da F3, o bom francês Anthoine Hubert, que conquistou o campeonato de forma convincente, mas obviamente precisará de um tempo de adaptação. A outra menção fica para a colombiana de 26 anos, Tatiana Calderon. Neste caso é mais uma torcida do que análise técnica. Gostaria que surgisse no cenário, uma piloto que chegasse na F1 com méritos, e não uma jogada de marketing, não é Carmen Jordá? Ano passado Tatiana disputou a então GP3, e além de competir na F2, é também piloto reserva da Alfa Romeo Sauber. Infelizmente os tempos nos testes de pré temporada não foram animadores, mas fica a minha torcida pelo seu desenvolvimento.
E aí, qual a sua aposta?
PROGRAMAÇÃO DA TV
Sábado – 30/03/2019
- FÓRMULA 2 / F2 – GP do Barein – Corrida #1 – 07:00 – SporTV2 (EM CONFIRMAÇÃO)
Domingo – 31/03/2019
- FÓRMULA 2 / F2 – GP do Barein – Corrida #2 – 09:30 – SporTV2 (EM CONFIRMAÇÃO)
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“Mineiro de Belo Horizonte, kartista amador e cinéfilo, desde criança deixava claro sua paixão pelo esporte a motor. Seu sonho de ser piloto não passou de um sonho, então, durante a infância e adolescência passava os domingos vidrado na frente da TV para ver a F1 ou a Indy. Há poucos anos começou a disputar campeonatos de kart amador na grande BH, e sua paixão pelo esporte se fortaleceu e amadureceu. Acompanha com real interesse os principais campeonatos, ou seja, F-1, F-E, Indy, Nascar, F2, F3, Stock car, MotoGP e o que for esporte a motor de qualidade. Sua ideia é sempre contribuir para o crescimento desse esporte, que tanto encanta, seja pela tecnologia, pelo glamour e tradição ou por testar os limites da máquina e do homem” – Kojak é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo, em especial NASCAR, F3 e F2!