E neste domingo 23/08/2015 tivemos o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Iniciamos sem previsão de chuva, mas Spa é Spa e tudo pode acontecer! De ontem para hoje tivemos uma mudança no GRID, já que o problema no carro do Kimi era mesmo câmbio e foi trocado. Perdeu 5 posições e nisso Felipe Nasr acabou ganhando uma. O grid na realidade ficou assim: Hamilton, Rosberg, Bottas, Perez, Ricciardo, Massa, Maldonado, Vettel, Grosjean, Sainz, Hulkenberg, Kvyat, Ericsson, Nasr, Strevens, Merhi, Raikkonen, Verstappen, Alonso, Button.
Mas ao alinhar para a largada, Hulkenberg avisa que tem problemas. Nova volta de apresentação foi necessária para que a equipe pudesse retirar o carro. Um erro da equipe, pois o problema já era conhecido. E na segunda volta de apresentação Sainz avisa pelo rádio que possui o mesmo problema de potência no motor. Fim de prova para ambos.
Massa não largou bem e foi para 9º. Nasr também não e ficou em 16º. Rosberg foi mal e caiu para 5º. Vettel pulou de 8º para 6º. Perez deu o pulo do gato e largou muito bem (2º). Hamilton em 1º em largada CORRETA. Ricciardo foi MUITO bem e pulou para 3º. EXCELENTE largada na Bélgica! Uma das melhore e mais disputadas do ano! Muitas trocas de posição! Creio que essa mudança de regulamento foi muito boa para a categoria!
Em relação ao menininho do carro branco, antes da corrida foi questionado se havia decorado a sequência de largada e o mesmo respondeu: “Decorei, tomara que dê tudo certo”. É… não deu certo!
CORRIDA
Primeiras 6 voltas e Kimi vinha escalando, já era 11º colocado. Maldonado abandona com problemas no carro. As posições no momento eram: Hamilton, Perez, Ricciardo, Rosberg, Vettel, Bottas, Grosjean, Kvyat, Massa. Definitivamente a Williams não estava bem (Bottas em 6º e Massa em 9º).
Primeiro a ir aos boxes foi Ricciardo e muda estratégia para não ficar perdendo tempo atrás do Perez. Excelente prova da Red Bull. Volta seguinte e Perez também entra aos boxes. Por enquanto Mercedes na ponta (Hamilton e Rosberg). Massa também anuncia pelo rádio que necessita de boxes e equipe concorda. TODOS antecipando as paradas aparentemente.
E o NORMAL acontece! A “equipe” Williams, se é que se pode chamar disso, ERRA mais uma vez e o ABSURDO acontece: Trocaram os pneus do Bottas, colocam 3 pneus macios e o traseiro direito MÉDIO! O que foi isso? Fim de carreira mesmo para essa equipe. Piloto punido com Drive Through. Fim de corrida literalmente.
Rosberg na volta dos boxes é pressionado por Perez, uma linda briga e Rosberg ganha! 3º lugar para o piloto da Mercedes. Hamilton entra para troca dos pneus e retorna em 2º com Vettel à frente, mas não havia parado ainda. Ótima situação do inglês da Mercedes.
Após os ponteiros efetuarem suas paradas as posições eram: Hamilton, Rosberg, Perez, Ricciardo, Gosjean, Vettel, Kvyat, Massa, Kimi e Verstappen no top-10. Nasr era apenas 14º.
Fantástica corrida de recuperação de Grosjean! Ultrapassou Ricciardo e na volta 19 já era 4º colocado! Parabéns também ao Perez até o momento. Volta seguinte, Grosjean passa também Perez e já assume a 3ª colocação. Nesta mesma volta, para tristeza geral, a Red Bull de Ricciardo simplesmente apaga (possivelmente câmbio) em local perigoso e safety car virtual é acionado. Rapidamente é retirado da pista e retornamos à corrida!
Uma turma (Grosjean, Massa e Raikkonen) resolve aproveitar o safety car e entram para os boxes. Novo posicionamento: Hamilton, Rosberg, Vettel, Grosjean, Kvyat, Pérez, Massa, Raikkonen, Verstappen, Bottas, Ericsson, Nasr, Alonso, Button, Merhi, Stevens e Sainz. Após as paradas Massa tem bom rendimento e seguia na busca de Perez.
Clima: 24ª volta a equipe avisa Hamilton que tinha chuva a 100 km da pista. 10 voltas após a chuva já estava a 40 km de distância de SPA. Mas desta vez não deu tempo, SPA sem chuva para a alegria geral dos pilotos (ao menos para a maioria).
Fim de prova, e uma reviravolta acontece. Tudo bem, na ponta o de sempre e as Mercedes vencem (Hamilton e Rosberg). Mas em terceiro vinha Vettel, com um pneu trocado na volta 14 (tentando uma estratégia arriscada) e… e… o pneu traseiro direito não aguentou, PUM PUM. Fim de prova para o alemão. E assim fecha o pódio Gosjean em corrida fantástica – parabéns. Ótima corrida também de Kvyat e garantiu a 4ª posição! Perez fica em 5º. Felipe Massa ficou em 6º e apesar da largada terrível e do péssimo desempenho no início, se deu bem. Já Nasr que havia dito estar animado antes da corrida “Encontramos problema no carro ontem e era óbvio que tinha algo errado. Estamos confiantes para a corrida hoje!”, não conseguiu muito e fechou em apenas 11º.
Mas Vettel não deixou e creio que não deixará barato o que lhe aconteceu! Sobre a explosão de seu pneu traseiro direito, o piloto da Ferrari relembrou o ocorrido com Rosberg e disparou:
“Espero muitas explicações da Pirelli. Não foi um furo, já tinha acontecido isso com Rosberg. Se tivesse acontecido 200 metros mais cedo, eu não estaria aqui falando sobre isso. Eu fui para fora da pista, Nico também. Não me venham com respostas estúpidas, não foi FURO, foi uma explosão”. – Realmente revoltado após perder mais um pódio em 2015.
RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
1. Hamilton, 227 pontos
2. Rosberg, 199 pontos
3. Vettel, 160 pontos
4. Raikkonen, 82 pontos
5. Massa, 82 pontos
6. Bottas, 79 pontos
7. Kvyat, 57 pontos
8. Ricciardo, 51 pontos
PRÓXIMA CORRIDA
Retornamos às pistas em 06/09/2015 com o GP da Itália. Veja o calendário completo.
REPRISE
Para quem não conseguiu assistir a corrida na Rede Globo ao vivo, teremos um REPRISE na SporTV às 20:30. Veja mais!
VEJA ALGUMAS FOTOS
[Best_Wordpress_Gallery id=”20″ gal_title=”Fórmula 1 – GP da Bélgica 2015″]
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- FÓRMULA 1 – FOTOS – GP da Bélgica – 2015
- FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Bélgica – 2015
- FÓRMULA 1 – Resultado 3° treino livre – GP da Bélgica – 2015
- FÓRMULA 1 – Resultado 2° treino livre – GP da Bélgica – 2015
- FÓRMULA 1 – Resultado 1° treino livre – GP da Bélgica – 2015
- FÓRMULA 1 – Programação e Horários – GP da Bélgica – 2015
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!