E foi assim! Estreantes tiveram suas chances e momentos de glória até os treinos, incluindo o classificatório! Mas na hora do vamos ver… Sim, estou falando da etapa de abertura da temporada 2018 da FÓRMULA INDY em St. Petersbug neste domingo (11/03/2018). Ontem (sábado) o estreante, vindo do DTM, Robert Wickens cravou o melhor tempo no FAST6 e garantiu sua primeira pole na categoria. Power fechou a 2ª fila. Outros 2 estreantes completaram a 2ª fila: Matheus Leist e Jordan King.
Agora falando da corrida, foi muito bacana a participação de Helio Castroneves dando a ordem aos pilotos para que ligassem seus motores. O brasileiro será comentarista em canal da TV norte-americana.
E já desde a largada, muita emoção! Hunter-Reay teve problemas antes mesmo da largada e foi aos boxes. Pouco tempo após o apargar das luzes, Will Power freiou para não tocar em Wickens e acabou com a traseira no MURO, mas apesar do impacto conseguiu voltar à pista. Um pouco depois, o brasileiro Tony Kanaan se tocou com Zach Veach e acabou atravessado na pista, perdendo tempo precioso.
Lá pela volta 4, Robert Wickens ainda era o líder e Jordan King acabava de ultrapassar Leist. Em 4º lugar figurava Hinchcliffe, seguido de Takuma Sato, Alexander Rossi, Simon Pagenaud, Gabby Chaves, Scott Dixon e Ed Jones. Foi quando tivemos a primeira bandeira amarela, causada por Kimball. Mais ou menos 2 voltas depois, relargada e Jordan King tomava a liderança de Wickens. Mais atrás Rossi ultrapassou Hinchcliffe e Matheus Leist, assumindo o TOP3.
Depois de uma segunda bandeira amarela, na relargada, Wickens conseguiu retomar a liderança. Matheus partiu forte para cima de Rossi e King, mas infelizmente teve problemas com o seu AJ Foyt lá pela volta 15. O brasileiro reclamou de falta de velocidade no seu Chevrolet e também problemas na embreagem, quando foi solicitada sua entrada nos boxes. Leist perdeu muito tempo e várias voltas, retornando à pista apenas na volta 25. Mas antes não tivesse voltado, já que além de ser penalizado por uma falha da equipe que liberou o carro com equipamentos acoplados, ainda bateu FORTE no muro de proteção – causados da 3ª bandeira amarela. Uma pena!
A corrida seguiu dentro de uma normalidade até que faltando umas 15/16 voltas para o final, Rene Binder causou a 6ª bandeira amarela. Sebastien Boudais, que estava bem longe dos líderes Wickens e Alexander Rossi, colou nos 2 após a relargada.
Faltando 2 voltas para o final, Chilton resolveu colocar mais fogo na corrida e causou a penúltima bandeira amarela! Na relargada, Rossi forçou ultrapassagem para cima de Wickens, mas espalhou e acabou batendo na lateral do carro do estreante e líder. Rossi ainda conseguiu continuar, segurando o 3º lugar, mas viu Boudais partir em direção à vitória. Rahal também aproveitou a situação para conquistar um milagroso 2º lugar. Wickens acabou ficando pelo caminho, abandonando. MAIS uma paralização, última e que ficou até o fim da prova! Hinchiciffe foi o 4º colocado, seguido de Ryan Hunter-Reay, Dixon, Newgarden, Ed Jones, Marco Andretti e Will Power no TOP10. O outro brasileiro, Tony Kanaan terminou ainda em 11º. Boudais vence pela segunda vez consecutiva em St. Petersbug!
RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO PILOTOS – TOP5
1º Sebastien Bourdais – 51
2º Graham Rahal – 40
3º Alexander Rossi – 36
4º James Hinchcliffe – 32
5º Ryan Hunter-Reay – 31
MELHORES MOMENTOS
Nada como ver, ouvir e sentir! Veja os vídeos com os melhores momentos dos treinos e corrida:
PRÓXIMA ETAPA
E a próxima etapa está marcada para 7 de abril de 2018 em Phoenix. Veja o calendário COMPLETO!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!