Todas as imagens nesta postagem são reproduções da transmissão pelo Youtube originadas pela FIM CEV REPSOL.
Por Gilson Costa @gilsonrc
Nesta manhã de domingo, 19 de novembro de 2017, o piloto brasileiro Eric Granado Santos da equipe Promoracing venceu a última etapa do Moto2 European Championship FIM CEV Repsol, em Valência no Circuito Ricardo Tormo.
Foram 19 voltas incríveis, do início ao fim, onde o #51 finalizou com uma brilhante participação a temporada 2017.
Largando na pole 16 pontos a frente de seu único concorrente ao título, espanhol Ricky Cardús #88 da Team Stylobike, que largava na terceira posição, @ericgranado caiu para p5 e teve que buscar uma prova de recuperação.
Planejamento
Ao terminar a primeira volta Roberts estava na ponta seguido por Odendaal, Garzô, Brenner, Granado, Sanchis e Cardús.
Na volta 2 Granado passou Brenner, assumiu a quarta posição e começou a por em prática sua estratégia com muita perícia e velocidade. Cardús seguia na sexta posição e antes do fim desta volta Eric marcava melhor volta com 1’36.317.
Na quarta volta, Cardús marcava melhor tempo com 1’36.080 e buscava se aproximar de Brenner enquanto Granado estudava o melhor momento para tentar ultrapassagem em Garzô.
Quinta volta e Granado passa Garzô, assumindo a terceira posição. Na mesma volta Cardús passa Brenner. O espanhol não podia deixar o brasileiro se distanciar. Na volta seguinte Cardús passa Garzô e agora na quarta posição parte em busca de Granado. 21 pontos separavam nesse momento os dois pilotos.
Ataque
Ao iniciar a volta 7, Eric Granado acelera mais e começa a se aproximar de Odendaal. Cardús estava a 0.5″ do brasileiro. Durante a volta seguinte o #51 tinha um olho em Odendaal e outro em Cardús avaliando os riscos para sua tentativa de ultrapassagem.
Quando entraram na volta 9, Roberts mantinha 0.207″ para Odendaal que estava 0.165″ de Granado e este 1.720″ de Cardús. A oportunidade de ultrapassagem nunca foi tão favorável ao brasileiro.
No final da volta 10, na entrada da última curva, Eric Granado dá o bote e passa Odendaal, assumindo a segunda posição. Na volta seguinte o brasileiro acelera ainda mais para baixar o tempo de 0.206″ para Roberts.
Já no início da volta 12, Granado diminui a diferença para Roberts para 0.149″ e seguia na sua cola Retardatários começavam a atrapalhar os ponteiros.
Dessa vez Eric não conseguiu armar o bote na entrada da última curva, então passou na saída da curva mesmo e acelerou na reta já na primeira posição.
A surpresa
No início da volta 13 o pelotão era Granado, Roberts, Odendaal, Cardús e Garzô. Cardús tentava se aproximar de Odendaal pilotando no seu limite, mas o sul-africano não estava com muita disposição para perder a terceira posição. Aí…
… no final da volta 14, a tv não percebe que Cardús passa reto na entrada da penúltima curva e quando a imagem mostra a reta só vemos Granado, Roberts e Odendaal? Onde está Ricky Cardús??
Na volta 15 a tv mostra o espanhol voltando lentamente na pista e entrando nos boxes, olhando para sua moto e depois entrando na garagem e abondonando a prova.
ERIC GRANADO É O CAMPEÃO 2017!
Entramos na volta 16 e enquanto Eric Granado abre cada vez mais do segundo pelotão, Roberts e Odendaal duelam freneticamente pela segunda posição. Me pareceu que o piloto brasileiro não sabia da situação de Cardús.
Ao abrir a volta 17, Granado é informado pela placa que está a 1.4″ do segundo colocado. A atenção de Eric agora é com os retardatários. Roberts e Odendaal seguem na batalha pela p2 enquanto Brenner cai. Equipe de Granado seguia assistindo apreensiva na tv.
Última volta e Granado tem uma volta inteira para curtir sua última corrida nesta categoria.
Odendaal finalmente passa Roberts. Eric Granado cruza pela última vez a linha de chegada, recebe a bandeirada e ao desacelerar olha para trás parecendo procurar Cardús. O brasileiro chora de alegria.
Nosso Eric Granado é o CAMPEÃO 2017 do FIM CEV REPSOL Moto2 EUROPEAN CHAMPIONSHIP. Hoje é dia de festa. Parabéns garoto.
Próximos compromissos do campeão: no próximo fim de semana decide em Interlagos o Título do Campeonato Brasileiro de Superbike contra nada menos do que Alex Barros que já correu na MotoGP e em 2018 Eric retorna na Moto2 no Campeonato de Motovelocidade.
O povo brasileiro tem novamente um piloto de elite para torcer nas manhãs de domingo, seu nome ERIC GRANADO.
Classificação da prova e do campeonato
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!