Acabamos de conhecer um novo Tetra Campeão na Fórmula 1: Lewis Hamilton. Esse piloto inglês mostrou hoje que se pode correr com o regulamento, mas sem deixar de lado a emoção e a vontade de vencer sempre. A largada seria conturbada com toda certeza com Sebastian Vettel largando na pole, seguido de Max Verstappen na segunda posição. Lewis Hamilton largou em terceiro.
Verstappen larga melhor que Vettel e duelam nas duas primeiras curvas com Hamilton avaliando a situação e percebendo que poderia tentar uma ultrapassagem na próxima curva, porém Vettel ao tentar voltar para segunda posição se enrosca com o inglês. Como resultado, Hamilton tem o pneu traseiro direito furado enquanto Vettel fica com o bico de sua Ferrari danificado. Os dois seguem para o box.
O alemão entra no box, troca o bico dianteiro e muda o jogo de pneus do ultra macio para o macio e retorna para pista. O inglês entra na sequência e realiza a mesma troca de pneus com a mesma opção: macio. Retorna na última posição enquanto Vettel estava dois carros na sua frente. A partir desse momento começaram as emoções.
Enquanto Vettel não tinha outra alternativa senão escalar o pelotão, Hamilton corria com o regulamento. A Ferrari do alemão cumpria seu papel enquanto a Mercedes do inglês não apresentava bom rendimento com os pneus amarelos.
Quando Hulkenberg abandonou na volta 26 Vettel estava na P10 enquanto Hamilton tomava bandeira azul e uma volta de Verstappen. Seis voltas depois quando Brendon Hartley abandonou a prova, com o safety car virtual os pilotos começaram suas trocas de pneus.
Vettel também entrou e recolocou os pneus ultra macios. Hamilton entrou e trocou para pneus super macios. Voltaram para batalha final. Agora, além de correr com o regulamento, Hamilton passou a atacar os pilotos a sua frente enquanto Vettel não conseguia ultrapassar os pilotos a sua frente e se aproximar tão rapidamente quanto precisava do segundo lugar… Bottas.
Três voltas antes da bandeirada, quando Vettel chegava na quarta posição, Hamilton precisou usar a força do motor Mercedes para superar seu antigo companheiro de McLaren Fernando Alonso. Acredito que tenha sido um momento muito tenso para Mercedes enquanto a McLaren e Alonso se concentravam com a briga na pista.
Passado o susto, Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada na nona posição, o suficiente para consagra-lo Tetra Campeão de Fórmula 1. Agradeço a oportunidade de presenciar a história do automobilismo acontecendo.
Agora Hamilton não precisa se preocupar com Vettel. Acredito que tanto no Brasil quanto em Abu Dhabi teremos corridas fantásticas.
@gilsonrc
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!