Por Gilson Costa – @gilsonrc / @tomadadetempo
Resultado
Neste fim de semana assistimos a 7ª etapa do campeonato Red Bull Air Race que aconteceu em Lausitzring na Alemanha e o grande vencedor foi o japonês Yoshihide Muroya que fez o melhor tempo e acrescentou 15 pontos assumindo a 2ª posição na classificação desta temporada. A segunda posição ficou com o australiano Matt Hall seguido de tcheco Martin Sonka e do espanhol Juan Velarde fechando o top 4.
Faltando apenas a etapa dos Estados Unidos em Indianápolis de 13 a 15 de outubro, a corrida pelo título seguia com a seguinte classificação para os 7 melhores colocados, antes do final desta prova:
Qualifying
No sábado (16) os 14 pilotos entraram na pista para a melhor de duas voltas. O primeiro a entrar na pista foi o o chileno Cristian Bolton que marcou na segunda volta 0.52,689s e estabeleceu o tempo a ser batido. Na sequências voaram Francois Levot, Nicolas Ivanoff, Peter Podlunsek, Mikael Brageot, Juan Velarde e o americano Michael Goulian que nesse momento estabelecia 0.51,118s e estava com a pole provisória.
Entrou na pista então o australiano Matt Hall que já na primeira volta estabelecia 0.50,623s e deixava os demais pilotos de olhos arregalados na tela e no céu. Na segunda volta, Matt Hall atacava os pilons individuais de forma muito agressiva, no limite e com isso estabelecia a marca de 0.50,277s, incrível!
Seguiram agora na tentativa de superar o tempo absurdo de Hall o atual campeão Matthias Dolderer, Peter Kopfstein, Yoshihide Muroya, Kirby Chambliss, Peter McLeod e o vencedor da última etapa em Portugal o tcheco Martin Sonka que tiveram que se contentar em olhar de longe o leme vertical do avião de Matt Hall.
Resultado do qualifying onde cada piloto com duas tentativas, descartou pior tempo.
Hall – Kopfstein – Muroya – Chambliss – Sonka – Dolderer – McLeod – Goulian – Velarde – Ivanoff – Brageot – Le Vot – Pudlunsek e Bolton.
Provas do domingo
Com esta classificação, para a primeira disputa o Round of 14 formou o seguinte emparceiramento onde cada piloto disputou uma volta com seu concorrente.
Sonka e Ivanoff – passou Sonka
Chambliss e Brageot – passou Chambliss
Velarde e Dolderer – passou Dolderer
Muroya e Le Vot – passou Muroya
McLeod e Goulian – passou McLeod
Kopfstein e Podlunsek – passou Kopfstein
Hall e Bolton – passou Hall
Chegou-se então ao Round of 8 onde os 7 vencedores acima, mais o melhor tempo dos outros 7, no caso Brageot, foram novamente emparcerados para os duelos de definição dos quatro pilotos que disputariam a grande final.
Hall x Brageot – passou Hall
Muroya x Chambliss – Muroya
Kopfstein x Velarde – Velarde
McLeod x Sonka = Sonka
Hall começou os duelos e fez sua volta como esperado, com muita precisão e velocidade. Brageot tentou superá-lo sem sucesso. Muroya ao completar sua volta já comemorava o tempo feito, mostrando uma convicção que hoje era seu dia. Chambliss entrou na pista e usou toda sua experiência na tentativa de melhorar o tempo do japonês, mas ficou para próxima. Kopfstein foi o quinto piloto a entrar na pista e ao passar o portal cometeu penalidade com Força G e entregou para Velarde a passagem para Final. Faltavam Mcleod e Sonka. Como sempre, McLeod fez uma volta impressionante, mostrando toda sua perícia como piloto, mas no rastro de sua fumaça surgiu um Sonka decidido a vencer a etapa alemã.
Final
Matt Hall foi o primeiro piloto a entrar na pista e fez o tempo de 50.846s, próximo do tempo de sua pole. Yoshihide Muroya que tinha feito tempos abaixo de 51s no qualifying e no R8 fez novamente uma volta maravilhosa e com o tempo de 50.451s foi para primeira posição. Velarde entrou na pista e fez o tempo de 53.68s 0 quê o deixou na terceira posição. Chega o momento de Sonka. O piloto tcheco tentou fazer o seu máximo, mas com o tempo de 50.964s confirmou a vitória do Samurai do Céu! Vitória de Yoshihide Muroya.
Resultado e pontuação em Lausitzring:
1 – 15 – Muroya
2 – 12 – Hall
3 – 09 – Sonka
4 – 07 – Velarde
5 – 06 – McLeod
6 – 05 – Chambliss
7 – 04 – Brageot
8 – 03 – Kopfstein
9 – 02 – Ivanoff
10 – 01 – Le Vot
11 – 00 – Bolton
12 – 00 – Dolderer
13 – 00 – Podlunsek
14 – 00 – Goulian
Após a penúltima prova do campeonato, a classificação apresenta:
Com 15 pontos para o primeiro lugar em Indianápolis / USAem 15 de outubro,o tcheco Sonka, japonês Muroya, canadense McLeod e americano Chambliss farão a grande batalha da última prova da temporada 2017. Façam suas apostas!
Continuem nos acompanhando pelas redes sociais.
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!