E se a a vitória do nosso gaúcho Matheus Leist na Indy Lights já estava de bom tamanho para o final de semana, Hélio Castroneves achou que não e resolveu completar o nosso domingo, fantástico domingo (09/07/2017). Ambos realmente se destacaram em Iowa Speedway e subiram no local mais alto do pódio! Nada de Dixon, nada de Power, Helinho acabou com o tal jejum de 3 anos sem vitória na Indy (a última havia sido em Detroit/2014).
LARGADA
A largada em Iowa foi até tranquila e Castroneves saiu muito bem e partiu para cima de Hildebrand. Ultrapassou o piloto e partiu à caça de Will Power – pole! Em seguida Hildebrand também perdeu a posição para o companheiro Ed Carpenter. Depois tínhamos Takuma Sato, Aleshin, Hinchcliffe e Tony. Mas Kanaan não apresentou um bom desempenho desde a largada e começou a perder posições: Pagenaud, Rahal, Rossi, Hunter-Reay e Newgarden engoliram rapidamente o brazuka!
CORRIDA
E o ritmo dos ponteiros era tal que com apenas 15/16 voltas já estavam os 3 primeiros transformando Marco Andretti em retardatário – muito comum em um circuito tão pequeno. Aproveitando bem e negociando bem com os retardatários, Helinho conseguiu ultrapassar Will Power na volta 23. Ed Carpenter aproveitou o embalo do brasileiro e também abocanhou a 2ª posição de Power. Não demorou muito, Power recuperou a posição. Carpenter tinha logo atrás, surpreendentemente, Aleshin e Rahal nas 4ª e 5ª posições. Que após um tempo ultrapassaram Carpenter, que perdeu desempenho após 50 voltas.
A primeira BANDEIRA AMARELA ocorreu na volta 56/57. Mikhail Aleshin, em grande prova, acabou perdendo o controle e em oval, não resta opção: MURO! A turma aproveitou e tivemos a primeira etapa de paradas nos boxes! Castroneves conseguiu manter a ponteira, seguido de Will Power, Graham Rahal, Ed Carpenter, Hildebrand, Simomn Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Takuma, Hinchcliffe e Dixon no TOP 10.
Somente na volta 67 tivemos a relargada e o brasileiro conseguiu relargar muito bem! Power seguia colado no brazuka. Carpenter se superou e conseguiu ultrapassar Rahal. Lá pela volta 100 Carpenter voltava a ficar lento na pista e perdia posições – já era 6º. Mais à frente quem resolver aparecer e estragar a festa de Castroneves foi Hildebrand. Atropelando todo mundo, conseguiu superar Helinho e assumiu a ponta! Will Power aproveitou e tempos depois também tomada a 2ª posição do brasileiro. Parecia ali que a Penske de Helio já não respondia como no início.
Lá para trás, Newgarden começava a aparecer na prova e subiu a 6º lugar, aproveitando o péssimo desempenho de Ed Carpenter que já era 8º. Na disputa pelo 10º lugar apareciam os pilotos da Ganassi – Tony e Dixon (em excelente recuperação após largar em um péssimo 17º). Para piorar, na disputa chegaram a se encostar, o que causou sério desiquilíbrio no carro do líder do mundial.
Até que veio a segunda bandeira amarela, causada por Carlos Munoz – MURO! Péssimo para alguns pilotos que já tinham feito o pit #2. E quem não tinha parado, aproveitou. Foi o caso de Castroneves, que assim RECUPEROU a ponta. O brasileiro tinha atrás: Hildebrand, Will Power, Ryan Hunter-Reay, Graham Rahal, Hinchcliffe, Josef Newgarden, Ed Carpenter, Chilton e Pagenaud. A relargada aconteceu na volta 143/144 e Will Power conseguiu ultrapassar Hildebrand. Helinho relargou bem e manteve-se na ponta! Outro que largou bem foi Josef e foi para 6º lugar. Kanaan era o 9º após a relargada.
Lá pela volta 170 Hildebrand deu o troco em Power e aproveitou para pressionar Castroneves. Mas não deu tempo para executar o golpe, já que Conor Daly resolveu experimentar o MURO de Iowa e estava lá, a 3ª bandeira amarela! Praticamente todos resolveram ir aos boxes novamente e assim retornaram: Helio Castroneves, Will Power, Ryan Hunter-Reay, Hildebrand, Graham Rahal, Tony Kanaan, Josef Newgarden, Simon Pagenaud e Hinchcliffe. Mas como não havia parado, Charlie Kimball apareca em 1º! 0_o
Na relargada, volta 182 aproximadamente, coitado de Kimball que se viu literalmente ATROPELADO pelos líderes reais! Em 1 ou 2 voltas já era 8º! Tempo depois a grande surpresa de Iowa! Sem nenhuma previsão para tal, começa a chuviscar! Claro, OVAL+CHUVA = BANDEIRA AMARELA! Que acabou virando BANDEIRA VERMELHA em seguida (faltando 90 voltas ainda) – prova paralisada sem previsão de retorno! Quem se complicou com isso? Quem parou nos boxes achando que a “chuvinha” iria parar rapidamente: Josef Newgarden, Scott Dixon e Simon Pagenaud.
Relargada e quem aparece atropelando todos foi Newgarden, surpreendentemente! Na ponta, Castroneves e colado nele, Will Power. Newgarden já era 3º, seguido de Pagenaud. Penske no TOP4. Voltas depois tivemos a última rodada de pit-stops e com excelente estratégia do piloto e equipe, Hildebrand alcançou o P1. Mas Castroneves estava incançavel e seguia colado no piloto da Carpenter. E com tamanha garra, não demorou muito para que o brazuka retomasse a ponteira e partisse para a vitória, mesmo com uma certa aproximação de Hildebrand no final! JEJUM QUEBRADO, VITÓRIA NO BOLSO! Parabéns HELIO, Parabéns CASTRONEVES!
“Eu era um pouco mais jovem quando subia no alambrado! Gente, que carro incrível e que equipe. Posso dizer que estou sem palavras, quero agradecer muito a Penske, meu engenheiro e também a todos meus companheiros. No início da prova tivemos um problema, mas conseguimos acertar o carro e ficou perfeito. É como se fosse a primeira vez, estou muito orgulhoso por fazer parte de tudo isso! É fantástico! Jamais pensei que não fosse vencer mais. Jamais esteve na minha cabeça. Tive sempre um grande apoio, especialmente da Penske. A estratégia foi perfeita e vencemos!” – Castroneves
Hildebrand ficou em 2º e Hunter-Reay que andou muito bem fechou o pódio! Seguidos de Will Power (pole), Graham Rahal, Josef Newgarden, Simon Pagenaud, Scott Dixon (em recuperação FANTÁSTICA), Tony Kanaan e James Hinchcliffe.
RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
Com a bela recuperação, Dixon continua líder (403 pontos), mas tem agora Hélio Castroneves colado com 395. Em seguida temos Pagenaud (372) e Power (350). Kanaan é o 8º.
Veja a classificação completa AQUI!
CORRIDA COMPLETA
E perdeu a corrida? Também achou imperdível? Veja o vídeo OFICIAL da IndyCar com a corrida completa:
PRÓXIMA ETAPA
O próximo encontro será em Toronto dia 16/07/2017 para a 12ª Etapa. Veja o calendário completo!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!