E não é que minhas previsões se comprovaram? Conforme minha intuição de torcedor, Moto3 e MotoGP tiveram novos vencedores enquanto nosso “brazucaliano” (acabei de inventar essa) Franco Morbidelli manteve sua escrita e fez história ganhando pela terceira vez consecutiva a Moto2. Vamos aos fatos.
Moto3
Depois de conquistar a pole, Aron Canet não aguentou a pressão e caiu nas primeiras voltas, deixando o caminho livre para Romano Fenati que se isolou na ponta e não foi pressionado até o fim da corrida. Jorge Martin e Fabio Di Ginnantonio completaram o pódio.
Joan Mir mantém a liderança do campeonato mesmo com uma corrida que deseja esquecer onde terminou na 8ª colocação. Eu disse para ficarem de olho em Romano Fenati. O italiano quer provar que 2016 ficou para trás e que o entrevero com a antiga equipe de Valentino Rossi não o perturba mais.
A classificação da Moto 3 ficou embolada entre os 4 primeiros colocados:
- 56 pts – Joan Mir #36 – espanhol – Leopard Racing
- 52 pts – Jorge Martin #88 – espanhol – Del Conca Gresini Moto3
- 49 pts – John McPhee #17 – britânico – Britsh Talent Team
- 45 pts – Romano Fenati #5 – italiano – Marinelli Rivacold Snipers
Moto2
E deeeeuuuu Franco Morbidelli de novo, quase de ponta a ponta não fosse na primeira volta onde Alex Marquez ficou poucas curvas na sua frente, depois Franco foi até o fim sem grandes problemas. O suiço Thomas Lüthi assumiu a segunda posição tentando pressionar Morbidelli que soube controlar a corrida.
Alex Marquez o aniversariante do dia travou uma grande batalha com o japonês voador Takaaki Nakagami após a queda de Mattia Pasini na 7ª volta. Nakagami passou Marquez e ficou com a terceira posição. Temos um “brazucaliano” para torcer na motovelocidade, seu nome Franco Morbidelli.
O campeonato da Moto2 tem os seguintes concorrentes principais:
- 75 pts – Franco Morbidelli #21 – italiano (mãe brasileira) – EG 0,0 Marc VDS
- 56 pts – Thomas Luthi #12 – suiço – CarXpert Interwetten
- 43 pts – Miguel Oliveira #44 – português – Red Bull KTM Ajo
- 32 pts – Takaaki Nakagami #30 – japonês – IDEMITSU Honda Team Asia
MotoGP
Que dizer da categoria rainha? Como sempre Marc Marquez larga mal e é suspreendido por seu companheiro de equipe Dani Pedrosa que sai da 4ª para 1ª posição deixando Marquez, Viñales e Rossi para trás. Por algumas voltas assistimos a um duelo muito interessante entre o #93 e o #26 da Honda, mas depois que Marquez conseguiu se manter na frente não foi mais perturbado por ninguém, deixando o forobodó para Pedrosa, Viñales e Rossi.
Como antecipei ontem, acredito que por não ter feito a pole e ter se estranhado com Rossi na classificação pode ter mexido com a cabeça de Mavecão que caiu sozinho logo nas primeiras voltas, deixando caminho livre para o doutor se aproximar e duelar com Dani de modo a conquistar a segunda posição faltando duas voltas para o fim da corrida. Dani terminou em terceiro.
Vale a pena ressaltar a briga entre Zarco e Crutchlow pela quarta posição. Zarco era o 4º colocado mas não resistiu as investidas e maior experiência do britânico, que voltou ao seu lugar tradicional no parque fechado como o melhor piloto das equipes não fábrica, no caso pilota uma LCR Honda. E com tudo que aconteceu advinha só quem é o líder do campeonato? Valentino Rossi. A briga deve ficar mesmo entre Viñales e Marquez, que se estranhem nas pistas, o doutor estará sempre de olho.
Classificação da MotoGP:
- 56 pts – Valentino Rossi #46 – italiano – Movistar Yamaha MotoGP
- 50 pts – Maverick Viñales #25 – espanhol – Movistar Yamaha MotoGP
- 38 pts – Marc Marquez #93 – espanhol – Repsol Honda Team
- 30 pts – Andrea Dovizioso #4 – italiano – Ducati Team
- 29 pts – Cal Crutchlow #35 – britânico – RCL Honda
- 27 pts – Dani Pedrosa #26 – espanol – Repsol Honda Team
- 22 pts – Johann Zarco #5 – francês – Monster Yamaha Tech 3
O négócio agora é aguardar o próximo combate em 7 de maio de 2017 na Espanha: Gran Premio Red Bull de España no circuito de Jerez. Até lá pessoal!
VEJA TAMBÉM: MOTO GP – Resultado Final – GP das Américas – 2017!
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!