Com o objetivo de tornar as etapas mais emocionantes para o público, a Fórmula Indy resolveu mudar! Basicamente teremos alterações em 3 pontos!
BOTÕES DE ULTRAPASSAGEM – Push-to-pass
Ao invés de contabilizar por VEZES UTILIZADOS, os botões de ultrapassagens serão controlados por SEGUNDOS EM USO! Por exemplo, nas etapas de Petersburgo, Sonoma e Detroit, terão o direito de uso de 150 segundos com o botão acionado. Já nas demais provas em circuitos MISTO e de RUA o valor sobe para 200 segundos. Outro detalhe é que não pode-se utilziar o push para as largadas e relargadas, com a ressalva de que se a relargada for executada a 2 voltas do fim, torna-se permitido o uso.
CLASSIFICAÇÃO – Tomada de tempo
Outra mudança é em relação a algumas classificações. Em Phoenix e Gateway, a tomada de tempo para formação do grid de largada será no mesmo dia da corrida! E em Detroit, onde ocorre a rodada dupla, teremos 2 sessões de classificação formadas por dois grupos com base nos tempos do último treino livre. Serão 12 minutos cada e com a condição de que ao menos 5 minutos estejam em condição de bandeira verde. Ainda, para melhorar a reponsabilidade, o piloto que causar bandeira vermelha perderá as 2 melhores voltas e para agravar, o direito de continuar na sessão, mesmo que o carro esteja em condição.
PNEUS EXTRAS
Nos circuitos de rua e nos mistos (exceto do GP de Indianápolis) que serão realizados em 2 dias (normais), as equipes terão o direito de uso de mais um jogo de pneus vermelhos para os treinos livres.
Resumindo tudo isso, o Jay Frye – presidente da IndyCar – ressalta a importância destas alterações:
“A Indy consultou muitos de nossos acionistas, times, pilotos, promotores de evento e, assim, descobrimos como refinar nossos finais de semana e gerar etapas mais emocionantes. Essas mudanças vão melhorar a experiência de um final de semana para todo mundo, especialmente para os fãs”
CALENDÁRIO 2017
- Veja aqui o calendário completo da Indy 2017!
EQUIPES E PILOTOS
- Veja aqui como estão as definições de equipes e pilotos para a temporada 2017!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!