E entre as mudanças na Stock Car para o ano de 2017, em minha humilde opinião, a saída de Mauricio Slaviero da direção da VICAR talvez seja uma extremamente relevante!
Antes, um parêntese: Eu já tinha ficado assustado quando a Red Bull decidiu deixar o apoio e patrocínio em relação à equipe de Andreas Mattheis. A marca de energéticos que ficou ao lado da equipe e consequentemente da categoria por 1 década, não deu detalhes sobre a sua saída. Boatos sinalizaram que foi em virtude da possível ida de Cacá Bueno para a CIMED, mas que no final das contas jamais saberemos. Ao menos continuarão patrocinando os pilotos Cacá Bueno, Felipe Fraga e Daniel Serra. Querendo ou não, é um sinal de alerta sim para a categoria que vem se reinventando praticamente a cada 2 anos para tentar ampliar horizontes e atingir mais público (mesmo achando que ainda tem pecado em algumas estratégias). Claro, no cenário internacional as coisas não estão indo em caminho muito distinto, ou até pior como é o caso de WEC, DTM em que montadoras gigantescas estão deixando de participar! No Brasil este ano, ainda temos a questão da eleição da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, e isso pode mudar tudo! Mas espero que para melhor, já que o esporte a motor no país não tem mais espaço para gestores passivos, amadores e apenas com uma característica de FISCALIZAÇÃO! Precisamos de alguém que incentive, que cuide disso e que tenha cartas na manga para ajudar a contornar as péssimas situações de pilotos, equipes e autódromos nesse Brasil a fora! Acho que já deu para entender que tudo isso, somado ao cenário político e fiscal do país, consolida um contexto dramático para o esporte e consequentemente à Stock Car.
Mas voltando ao ponto desta matéria, no contexto da STOCK CAR e das agregadas F3 Brasil, Petrobras de Marcas, Brasileiro de Turismo e Mercedes-Benz Challenge, a notícia de que o Slaviero deixa a direção da VICAR é ainda mais preocupante ao meu ver! A empresa organiza e promove a categoria desde 1999, Mauricio participou desde 2009, mas passou a ser o todo-poderoso da organização em 2013, como diretor geral, sendo realmente muito ATUANTE nas decisões importantes destes últimos anos. A experiência nas PISTAS do empresário certamente foi fundamental para sua efetiva atuação! Foi piloto em categorias nacionais e internacionais como: Fórmula Chevrolet, F3 Sulamericana e até a Indy Lights (EUA), claro além do Kart.
Fato crucial para a categoria aconteceu em 2014, com mudanças consideráveis: Criação da Corrida de Duplas (um show para o público), as etapas com rodadas duplas e que acabaram se tornando obrigatórias devido a competitividade e emoção que leva ao público. Além disso, foi dada mais importância à prova do MILHÃO. Em seguida, ainda na busca por mais popularidade das categorias, a VICAR resolveu juntar em um mesmo final de semana as demais provas organizadas pela empresa: Brasileiro de Marcas, o Brasileiro de Turismo, F3 Brasil e o Mercedes-Benz Challenge.
Mudanças assim, tentativas desta natureza não são fáceis de serem executadas sem um braço forte com experiência! A logística, estratégia e o $$$ envolvidos são cruciais para o atingimento dos objetivos! E falando em objetivos, Slaviero sempre teve como meta que a STOCK CAR fosse a segunda paixão esportiva do brasileiro. E neste anos que se passaram executou ações para tal! Conseguiu? Não dá para afirmar pois o esporte no país ainda precisa de ser tratado com mais seriedade, pensando no público que o sustenta!
“Depois de muito refletir, achei que era o momento de estar mais próximo da minha família. Foi uma decisão muito difícil, porque estou no automobilismo há 35 anos e nestes oito anos de Vicar eu aprendi muito, fiz novos amigos e revi outros tantos com quem competi ainda no kart. Todos que me conhecem sabem que me dediquei por completo a este negócio, por isso saio com a sensação de dever cumprido. Só tenho a agradecer a toda equipe Vicar, que se tornou também parte da minha família. Aos pilotos, equipes, fornecedores e patrocinadores de todas as categorias da Vicar. Foram anos maravilhosos, e agora um novo ciclo começa em minha vida” – Anunciou Slaviero
No lugar dele, entra Rodrigo Mathias, um paulista com formação em Administração e Marketing. Ele era diretor de negócios do GRUPO RBS e passou por lá 10 anos trabalhando com entretenimento, esportes e negócios. Mesmo sem a experiência nas PISTAS, Mathias sente-se motivado e acha que poderá dar continuidade ao processo e claro, trazer novidades positivas! E é o que esperamos, que consiga agregar mais valor à categoria, ao esporte e aproximar ainda mais o público!
“Estou motivado com o desafio de dar sequência ao excelente trabalho desenvolvido pelo Mauricio na direção da Vicar. Com apoio da equipe, seguiremos com a responsabilidade e o compromisso de fortalecer a principal categoria do automobilismo nacional, as demais séries sob gestão da empresa e o segmento. A Stock Car é uma marca consolidada, muito sólida. A disputa da final, que decidiu o título da temporada 2016, demonstrou novamente o nível de competitividade que a categoria atingiu nos últimos anos, importante fator para o sucesso do evento” – Declarou Rodrigo Mathias
Felizmente o paulista entra em cena com um discurso humilde e comprometido: “Estou achando tudo muito bacana. Tive a oportunidade de vivenciar o final de semana em Goiânia para conhecer um pouco da atmosfera, do ecossistema da Stock Car. Tenho um desafio gigante em suceder alguém que nasceu dentro desse mercado, que já foi piloto. Eu venho do mercado de eventos, mas não do segmento do automobilismo. Tenho muito a aprender, mas acho que tenho tudo para continuar construindo essa história” – Mathias
Nós, do Tomada de Tempo, agradecemos por todo o trabalho realizado por Mauricio Slaviero e desejamos, de coração, uma boa e profícua atuação ao novo “chefão” da VICAR! Esperamos também que não seja somente a STOCK CAR o foco, creio que precisamos de um pouco mais de atenção também as demais categorias/séries do grupo VICAR. Certamente estaremos atentos e acompanhando!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!