É meu povo, a Fórmula 1 hoje em Interlagos exigiu muita paciência de todos. Tivemos 4 largadas com carro de segurança e duas bandeiras vermelhas por culpa da chuva. Grosjean bateu antes do alinhamento do grid. A corrida então foi dividida em 3 partes. Na primeira largada, chovia muito forte, carro de segurança na pista e um festival de rádio pra todo lado. Hamilton que era pole reclamava que não conseguia enxergar nada e que entrava água em seu capacete. Rosberg, Vettel, Ricciardo também explicavam que não deveria ser liberada a largada. Enquanto isso, Verstappen ensaiava buscar um ponto de ultrapassagem para tentar ganhar a posição de Haikkonen. Assim que o carro de segurança saiu Max cumpriu seu objetivo e passou Nico. Ericsson bate e seu carro fica na entrada dos boxes. Ricciardo contorna seu carro e entra nos boxes que estavam fechados, é punido. Bandeira Vermelha.
Na segunda largada, ao entrar no retão Haikkonen roda sozinho e bate seu carro que fica ao contrário na reta. Bandeira Vermelha.
Depois de quase meia hora de paralisação, na terceira largada a corrida recomeça com 29 voltas de 71. Lewis seguia em primeiro com Rosberg em segundo e Verstappen fungando em seu cangote em terceiro. O Safety Car saiu na 32 volta e a corrida recomeçou. Verstappen passa no erro de Rosberg e segue em segundo. Perez começou a enxergar a possibilidade de passar Nico também. Na volta 34 Massa para nos boxes, paga seus 5 segundos e troca para pneus intermediários. Na volta 35 Verstappen faz melhor volta na chuva e parte para disputar primeira posição com Hamilton.
Volta 36 e mais pilotos continuam trocando para pneus intermediários. Na volta 37 agora é a vez de Hamilton fazer a melhor volta, passando recado para Max que pode andar tão rápido quanto ele. Na volta 38 Massa começa a andar mais rápido que o terceiro pelotão. Verstappen quase bate sozinho, controla o carro e se mantém na frente de Nico.
Volta 40 e Ricciardo persegue de perto Perez pela quarta posição. Volta 41 Ricciardo entra nos boxes, paga sua penalidade e troca seus pneus, caindo várias posições. O pneu intermediário comprova-se como mais rápido. Todos torcem para que o tempo não mude. Volta 42 e Vettel quase roda, Alonso em sétimo tentando chegar em Nasr. Volta 43 Vettel e Alonso disputam curva a curva e quase se tocam, mas o alemão consegue passar. Ricciardo faz a melhor volta.
Volta 43, Verstappen no boxe para colocar pneu intermediário. o holandês quer ganhar esta corrida. Na volta 46 Button exige trocar pneus para chuva novamente por que a pista está escorregando muito. Verstappen começa a virar muito rápido. Nico escorrega e quase roda. Volta 48 e temos Hamilton, Rosberg, Volta 48 e Massa vira na entrada dos boxes. Bandeira amarela. Massa termina sua passagem pela fórmula 1 no GP do Brasil. Volta 49 e Safety Car na pista.
Volta 52 e a maior emoção da corrida é a despedida que Felipe Massa recebe, com aplausos e abraços das equipes por onde passa. Volta 55 e Verstappen troca para pneus de chuva. Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg e Perez, Sainz, Vettel e Nasr. Volta 56 e 4 relargada.
Alonso roda. Hamilton administra distância para Rosberg. Na disputa caseira, Verstappen persegue Ricciardo. Volta 60 e Max passa Ricciardo. Occon será o próximo? Sim, levou duas voltas, mas Verstappen passou. Volta 62 e Hamilton continua em primeiro. Verstappen passa Nasr sem nenhuma dificuldade.
Volta 67 e Verstappen embarriga a curva fazendo com que Vettel tenha que sair da pista, para completar faz a melhor volta. Vettel chora no rádio… Faltando duas voltas para o final e Max Verstappen chega em Perez. Pista para Verstappen não existe. Lado a lado com Perez, passa o piloto mexicano e vai para galera.
Lewis Hamilton abre volta 71 com Rosberg em segundo e… Max Verstappen em terceiro. O piá não é fácil. Termina assim o GP do Brasil de 2016. Hamilton ganha pela primeira vez no Brasil.
A prova termina assim:
- Hamilton
- Rosberg
- Verstappen
- Perez
- Vettel
- Sainz
- Hulkenberg
- Ricciardo
- Nars
- Alonso
- Bottas
- Ocon
- Kvyat
- Magnussen
- Wehrlein
- Button
- Gutierrez não terminou
- Massa não terminou
- Raikkonen não terminou
- Palmer não terminou
- Ericsson não terminou
- Grosjean nem largou
A diferença entre Rosberg e Hamilton diminuiu para 12 pontos e o título será decidido em Abu Dhabi daqui duas semanas. Hamilton supera Alain Prost com 52 vitórias na carreira.
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!