Início Destaque FÓRMULA INDY – Fast Preview: GP do Alabama – 2025

FÓRMULA INDY – Fast Preview: GP do Alabama – 2025

14
(Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)
Confira as principais informações sobre a próxima prova da temporada, em um circuito técnico e estreito.

A Fórmula Indy (IndyCar Series) retorna neste fim de semana (2 a 4 de maio) para realizar o Grand Prix do Alabama, a quarta etapa do calendário que acontecerá no Barber Motorsports Park, autódromo localizado no centro-norte do estado do condado de Jefferson, Estados Unidos.

A competição no Alabama abrirá um mês de maio com um total de três etapas, o que inclui o GP de Indianápolis (10/05) e a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, no final do mês (25/05).

Vale destacar que o Grand Prix deste fim de semana começará a definir os principais favoritos ao título, além de Álex Palou, o atual líder do campeonato e dono de duas vitórias em três corridas disputadas até o momento.

Informações sobre o circuito

O circuito do Barber Motorsports Park possui 3,830 km de extensão, 17 curvas (7-E e 10-D), fluxo no sentido horário e a corrida terá um total de 90 voltas.

O local de provas apresenta como principais características seções variadas de alta, média e baixa velocidade, aclives e declives bem acentuados, presença de curvas rápidas consecutivas, zebras altas e áreas de escape formadas, em sua maioria, por caixas de brita.

Curiosamente, a pista do Alabama apresenta, em seu ápice, 24 metros de desnível, o que gera um desafio peculiar para os pilotos e os engenheiros das equipes, tanto para se manterem no traçado quanto para acertar a configuração ideal do carro.

Outro grande dilema para os competidores no Barber Motorsports Park é o quesito ultrapassagem, pois, com um asfalto de apenas 13 metros de largura, não é nada fácil ganhar posições sem se envolver em toques ou incidentes com outros carros.

Ocupantes do pódio em 2024
(Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)

Ano passado, Scott McLaughlin triunfou no GP do Alabama, ao largar na pole, liderar a maior parte da prova (58 voltas) e cruzar a linha de chegada logo à frente de Will Power e de Linus Lundqvist.

Apesar da vitória, McLaughlin não foi o principal destaque da competição, pois largar na pole e concluir na P1 em um circuito estreito não é tão impressionante quanto a escalada que Lundqvist fez durante o GP.

O sueco da Chip Ganassi Racing viu as luzes se apagarem da P19, ganhou um total de 16 posições durante a corrida e subiu ao pódio, depois de superar Felix Rosenqvist e o campeão Álex Palou. Importante lembrar que Linus Lundqvist foi eleito Estreante do Ano pela Fórmula Indy em 2024.

O que esperar
(Foto: Chris Owens/Penske Entertainment)

Devido às peculiaridades técnicas do circuito, é esperado que a disputa deste final de semana seja, mais uma vez, repleta de reviravoltas e incidentes, com direito a interrupções com bandeiras amarelas e, possivelmente, com o Safety Car.

Nas edições anteriores, vários pilotos não cruzaram a linha de chegada, enquanto outros passearam pela brita e a grama após evitarem ou se envolverem em incidentes com os demais participantes. Por isso, a imprevisibilidade é um fator bastante presente na pista na cidade de Birmingham.

Com sede de voltar ao topo do pódio no Alabama (depois de fazê-lo em 2021), o atual tricampeão e um dos principais favoritos à vitória, Álex Palou, tentará aumentar ainda mais a distância dos demais colocados na classificação de pilotos, para se aproximar do tetracampeonato.

Enquanto isso, Scott McLaughlin, o principal favorito, buscará a sua terceira finalização como P1 no Barber Motorsports Park, após levar a melhor nos dois anos anteriores. Em termos de aproveitamento da campanha 2025 até o momento, Palou está melhor que McLaughlin (P10 na tabela) e tem mais chances de garantir a P1 no domingo.

Top 10 do Campeonato de Pilotos

1 – Álex Palou #10 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 142 pts

2 – Kyle Kirkwood #27 (Andretti/Honda) – 108 pts

3 – Christian Lundgaard #7 (Arrow McLaren/Chevrolet) – 96 pts

4 – Felix Rosenqvist #60 (Meyer Shank Racing/Honda) – 88 pts

5 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 86 pts

6 – Pato O’Ward #5 (ARROW McLaren/Chevrolet) – 80 pts

7 – Colton Herta #26 (Andretti/Honda) – 73 pts

8 – Scott McLaughlin #3 (Penske/Chevrolet) – 69 pts

9 – Will Power #12 (Penske/Chevrolet) – 63 pts

10 – Josef Newgarden #2 (Penske/Chevrolet) – 58 pts

Campeonato de Fabricantes de Motores

1 – Honda (3 vitórias/1 pole) – 278 pts

2 – Chevrolet (0 vitórias/2 poles) – 209 pts

Transmissão

O Grand Prix do Alabama contará com transmissão ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Disney+, a partir de 14h30, de acordo com o horário de Brasília.