Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP do...

FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP do Bahrein – 2025

127
(Foto: Sam Bagnall/Sutton Images/McLaren Media Centre)
Competição em Sakhir mostrou terceiro triunfo da McLaren neste ano, ótima performance de Bearman, Alpine no top 10, Tsunoda nos pontos pela Red Bull e desclassificação de Hulkenberg.

A Fórmula 1 realizou ontem (13) o Grande Prêmio do Bahrein, a quarta etapa da temporada, que aconteceu no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir, região desértica ao sul do país asiático, localizada a 30 km da capital, Manama.

O vencedor da disputa foi Oscar Piastri, que largou na pole, dominou a corrida de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente de George Russell e de Lando Norris, que completaram o pódio. Com a vitória, Piastri (em seu 50º GP na categoria mais alta do automobilismo) assumiu a segunda posição no Campeonato de Pilotos, logo atrás de Norris.

O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi o heptacampeão Lewis Hamilton, que se classificou em nono e finalizou quatro posições acima, após apresentar um desempenho competitivo e consistente durante a prova.

Vale mencionar que, antes do apagar das luzes, Lando Norris avançou alguns centímetros fora do posicionamento correto de seu slot no grid (P6), uma ação percebida e comentada pelo rádio por Max Verstappen. Alguns minutos depois, o britânico recebeu uma penalidade de +5s, que cumpriu durante o seu único pit stop.

Além disso, Nico Hulkenberg, que recebeu o agitar da bandeira quadriculada na P13, foi desclassificado do Grande Prêmio do Bahrein, depois de seu C45 não passar no scrutineering (fiscalização técnica pós-corrida do carro), por desgaste excessivo na prancha de madeira embaixo do assoalho. O companheiro do alemão, o brasileiro Gabriel Bortoleto, terminou no mesmo lugar em que largou, na P18.

Análise de desempenho

Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos em Sakhir, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.

Mercedes-AMG

A Mercedes-AMG Petronas vivenciou um final de semana conturbado no Bahrein, ao sofrer dificuldades desde a qualificação. No sábado, George Russell e Kimi Antonelli receberam uma punição de -1 posição no grid de largada, por alinharem na faixa rápida do pit lane sem autorização, antes do reinício da atividade de pista, após um incidente no Q2. Por isso, George e Kimi largaram na P3 e P5, respectivamente.

Na corrida, Russell foi o grande destaque da equipe das flechas de prata, ao tomar a P2 de Lando Norris e, mesmo com um pneu macio de mais de 20 voltas de uso no stint final e problemas elétricos em seu W16, segurou o piloto da McLaren até cruzar a linha de chegada.

No outro carro, Antonelli regrediu, ao terminar fora da zona de pontos pela primeira vez nesta temporada, ao concluir na P11, o que contribuiu para o italiano de 18 anos perder a P5 no Campeonato de Pilotos para Charles Leclerc.

Ferrari

A Scuderia Ferrari HP saiu de Sakhir com a sensação de dever cumprido, diante da melhor finalização no agregado em um fim de semana de corrida neste ano até o momento. Pela quarta vez consecutiva, Charles Leclerc finalizou como líder da equipe, ao ver as luzes se apagarem da P2 e garantir o quarto lugar no fim.

Enquanto isso, Lewis Hamilton obteve seu melhor resultado com a escuderia de Maranello em um Grande Prêmio, ao terminar em quinto, logo atrás do companheiro e veterano na equipe, Leclerc. Esse resultado possibilitou o heptacampeão assumir a P7 na classificação geral de pilotos, que se encontrava com Albon.

Red Bull

Assim como a Mercedes-AMG, a Oracle Red Bull Racing também sofreu na primeira passagem da Fórmula 1 pelo Oriente Médio do calendário 2025. O atual tetracampeão, Max Verstappen (que reclamou bastante da performance do carro no decorrer do final de semana) se classificou em uma decepcionante P7.

Na disputa de domingo, Verstappen esteve fora da briga pelo pódio, e o melhor que conseguiu foi o sexto lugar, um degrau acima de onde saiu. No fim, Max perdeu a P2 no Campeonato de Pilotos para Oscar Piastri, e caiu para terceiro lugar na tabela.

O novo parceiro de Verstappen, Yuki Tsunoda, finalmente marcou pontos para a RBR em sua segunda aparição na equipe principal da marca de energéticos austríaca, ao garantir a P9, depois de ver o apagar das luzes uma colocação abaixo. Apesar da boa notícia para o japonês, esse resultado está longe do que a equipe com sede em Milton Keynes espera de seu segundo piloto.

Alpine
A competição no Circuito Internacional do Bahrein foi a luz no fim do túnel para a BWT Alpine, que marcou seus primeiros pontos nesta temporada, graças a Pierre Gasly. O francês, destaque no qualifying ao avançar para o Q3 e se classificar em quarto, fez uma excelente corrida, ao conquistar a P7 para a escuderia derivada da Renault.

Por outro lado, o estreante australiano Jack Doohan ficou fora da zona de pontuação mais uma vez, ao apresentar um desempenho fraco no GP e concluir na P14, três degraus abaixo de onde se classificou (P11). Com o mérito de Gasly, a Alpine sobe para a nona colocação entre os construtores, à frente da Stake Kick Sauber.

Haas

O GP do Bahrein marcou a terceira etapa consecutiva em que a MoneyGram Haas finalizou no top 10, e a segunda que pontuou com os dois carros até agora na campanha 2025. Mesmo depois de sofrer uma forte batida no muro ao perder o controle de seu VF-25 na curva 3, no início do Q2, o recém chegado na equipe, Esteban Ocon, deu a volta por cima e surpreendeu, ao largar em décimo quarto lugar e cruzar a linha de chegada na P7.

No outro carro da escuderia americana, Oliver Bearman se saiu ainda melhor no quesito ultrapassagens durante a disputa, ao ocupar a lanterna do grid de largada (P20), subir um total de dez posições e receber a bandeirada final no último slot da zona de pontos, na P10. Com o resultado, a Haas assumiu a P5 que era da Williams no Campeonato de Construtores.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram do Circuito Internacional do Bahrein sem pontos foram a Atlassian Williams Racing, a Visa Cash App RB, a Aston Martin Aramco e a Stake Kick Sauber.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 77 pts

2 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 74 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 69 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 63 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 32 pts

6 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 30 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 25 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 18 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 14 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 151 pts

2 – Mercedes-AMG Petronas – 93 pts

3 – Oracle Red Bull Racing – 71 pts

4 – Scuderia Ferrari HP – 57 pts

5 – MoneyGram Haas – 20 pts

6 – Atlassian Williams Racing – 19 pts

7 – Aston Martin Aramco – 10 pts

8 – Visa Cash App RB – 7 pts

9 – BWT Alpine – 6 pts

10 – Stake Kick Sauber – 6 pts

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Arábia Saudita, no dia 20 de abril.