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FÓRMULA E – Debrief: E-Prix de Miami – 2025

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(Foto: Andrew Ferraro/LAT Images/Fórmula E)
Disputa em território americano mostrou avanço significativo da Porsche, primeiro pódio da Lola na categoria e cinco pilotos penalizados severamente.

A Fórmula E realizou ontem (12) o E-Prix de Miami, a quinta etapa do calendário 2024/2025 que aconteceu no Homestead-Miami Speedway, circuito localizado na região sudoeste do estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O vencedor foi Pascal Wehrlein, que escalou o pelotão e alcançou a liderança nas voltas finais, seguido de Lucas Di Grassi e António Félix da Costa, segundo e terceiro colocados. O ponto extra da volta mais rápida também ficou com Wehrlein, que cravou o melhor tempo de 1:25.821s, enquanto o Piloto da corrida, eleito na votação oficial da Fórmula E, foi Da Costa.

Vale mencionar que o E-Prix foi marcado por incidentes curiosos entre os competidores, além de cinco participantes penalizados com +10 segundos no tempo final da corrida, por não utilizarem os Modo Ataques restantes.

Na linha de chegada, concluíram Norman Nato (P1), Robin Frijns (P3), Oliver Rowland (P4), Sam Bird (P5) e Taylor Barnard (P8) mas, com a punição severa, despencaram segundos depois na ordem final.

Parte desse inconveniente foi gerado por conta dos 25 minutos de paralização sob bandeira vermelha, devido a um engavetamento que envolveu três carros: o #55 (Jake Hughes), o #7 (Max Günther) e o #9 (Mitch Evans).

No reinício, com largada parada, os pilotos tiveram apenas quatro voltas para gastar os seus boosts extras de 50 kW finais, com pouca energia e em um circuito que praticamente dispensa o uso dos freios regenerativos.

Resultado comentado

Abaixo, confira uma análise de desempenho das equipes que pontuaram no E-Prix de Miami, em ordem decrescente do resultado final da corrida.

TAG Heuer Porsche

Após uma passagem nada animadora por Jeddah Corniche, a Porsche se recuperou brilhantemente em Miami, ao somar um bom agregado de pontos e subir de degrau nos dois principais campeonatos.

Ao largar em nono, o atual campeão, Pascal Wehrlein, fez uma boa corrida, ao também aproveitar oportunidades que surgiram durante o E-Prix, como a desclassificação do P1, Norman Nato. Enquanto isso, António Félix da Costa se manteve no top 2 durante a maior parte da competição, mas acabou na P3.

Com o forte resultado, Wehrlein saltou de oitavo para terceiro lugar no Campeonato de Pilotos e se encontra empatado com Taylor Barnard. Além disso, a TAG Heuer Porsche assumiu a ponta no Campeonato de Equipes, que pertencia à Nissan.

Lola Yamaha ABT

Sem dúvidas, o principal destaque do E-Prix de Miami foi a conquista de um grande marco na história da Lola Cars: o seu primeiro pódio na Fórmula E e em sua temporada de estreia, através de Lucas Di Grassi, que também trouxe os primeiros pontos da escuderia na campanha 2024/2025.

O brasileiro, que viu o apagar das luzes da P7, se manteve no top 10 durante a maior parte da disputa e aproveitou as oportunidades que surgiram, ao cruzar a linha de chegada em sexto e ser promovido a P3. No outro carro da equipe, o barbadiano Zane Maloney não foi bem, ao ficar longe da zona de pontos e finalizar apenas um degrau acima de onde saiu, na P19.

Andretti

Na Andretti, além de pontuar com os dois carros, houve a maior escalada de posições do E-Prix de Miami, dois fatos que aumentaram a confiança da escuderia americana em sua corrida em casa.

Nico Müller foi o grande destaque, ao largar entre os últimos colocados na classificação, na P18, e receber a bandeira quadriculada (agitada pelo ex-chefe de equipe da Haas na Fórmula 1, Max Günther) em quarto lugar, um total de quatorze colocações ganhas na prova.

O companheiro de Müller, o campeão da temporada 2022/2023, Jake Dennis, foi salvo graças a onda de desclassificações, já que concluiu na P12 mas foi promovido a nono lugar. Mesmo assim, a Andretti assumiu a P7 no Campeonato de Equipes.

Mahindra Racing

Assim como a Lola Yamaha ABT, a Mahindra também ficou devendo na pontuação, ao finalizar entre os dez primeiros colocados com apenas um de seus pilotos.

Edoardo Mortara garantiu a P5 em Homestead, depois de largar em décimo, mas o seu parceiro de equipe, Nyck De Vries, que chegou a liderar a corrida, ficou fora do top 10, ao terminar na P11.

Um dos principais motivos de Nyck não acompanhar Mortara foi um problema técnico momentâneo no carro, que gerou um Safety Car. Apesar do saldo devedor por parte de De Vries, a escuderia indiana assumiu a P5, que se encontrava com a Maserati.

Nissan

Mesmo de forma conturbada, a Nissan conseguiu marcar pontos com os dois carros. O ainda líder do Campeonato de Pilotos, Oliver Rowland, acabou no último degrau da zona de pontuação, devido à penalidade que o tirou da P4 final.

Também vítima da penalização de +10s, Norman Nato, que conquistou sua primeira pole position na Fórmula E em Miami, concluiu melhor que Rowland, ao cair do ponto mais alto do pódio para a P6. O principal ponto negativo da etapa para a equipe da montadora japonesa foi perder a liderança na classificação geral para a Porsche.

CUPRA Kiro

Para a Kiro Race, a competição diante de seus conterrâneos foi satisfatória, já que, pelo menos, marcou pontos no E-Prix com o piloto mais experiente de seu line-up.

Dan Ticktum foi a salvação da equipe, ao ver as luzes se apagarem da P15 e receber a bandeirada final oito posições acima, em sétimo lugar.

Por outro lado, o estreante David Beckmann (que alcançou a posição inicial mais alta da equipe americana neste ano, como P8) não finalizou o E-Prix, ao sofrer um furo em um dos pneus e danos à suspensão, após um contato.

Envision Racing

Assim como a CUPRA Kiro, a Envision Racing também saiu de Miami com um resultado positivo, ao também integrar o top 10 final.

O desempenho regular da escuderia foi mostrado por Robin Frijns, que saiu da P4 e se mantinha entre os cinco primeiros colocados na corrida, mas foi um dos nomes que sofreram a penalidade de tempo na linha de chegada e concluiu na P8.

No outro carro da Envision, Sébastien Buemi se classificou na P12, mas, no agitar da bandeira quadriculada, o campeão da temporada 2015/2016 desceu um degrau e foi apenas o décimo terceiro colocado.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram zeradas da etapa foram a DS PENSKE, a Maserati MSG Racing, a Jaguar TCS Racing e a NEOM McLaren.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 69 pts

2 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 54 pts

3 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 51 pts

4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 51 pts

5 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 37 pts

6 – Jake Hughes #55 (Maserati MSG Racing) – 27 pts

7 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 27 pts

8 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 27 pts

9 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 26 pts

10 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts

P12 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 18 pts

Campeonato de Equipes:

1 – TAG Heuer Porsche – 105 pts

2 – Nissan – 80 pts

3 – NEOM McLaren – 67 pts

4 – DS PENSKE – 63 pts

5 – Mahindra Racing – 51 pts

6 – Maserati MSG Racing – 43 pts

7 – Andretti – 41 pts

8 – Jaguar TCS Racing – 35 pts

9 – Lola Yamaha ABT – 18 pts

10 – CUPRA Kiro – 12 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 146 pts

2 – Porsche – 120 pts

3 – Stellantis – 85 pts

4 – Mahindra – 68 pts

4 – Jaguar – 67 pts

6 – Lola – 19 pts

A próxima etapa da temporada 2024/2025 da Fórmula E será o E-Prix de Mônaco, nos dias 03 e 04 de maio.