
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no país do automobilismo.
A Fórmula 1 está de volta neste final de semana (4 a 6) para realizar o Grande Prêmio do Japão, a terceira etapa da temporada, que acontecerá no Circuito Internacional de Suzuka, localizado na região sul do país asiático. O evento abrirá a primeira rodada tripla deste ano, com os GPs do Bahrein e da Arábia Saudita programados para os dois fins de semana seguintes.
Essa será a corrida em casa para Yuki Tsunoda, Toyota Gazoo Racing (a patrocinadora da MoneyGram Haas) e para a Honda, fornecedora de motores da Red Bull e da escuderia satélite Racing Bulls. Vale lembrar que o GP no Japão será a segunda de quatro passagens da categoria pela Ásia, depois da disputa na China e antes dos GPs do Azerbaijão (Eurásia) e Singapura.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP japonês, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.
Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.
McLaren (78 pts)

Lando Norris #4: “Estou animado para voltar ao Japão; é um dos meus fins de semana favoritos do calendário. Os fãs trazem uma atmosfera incrível, além de Suzuka como circuito também ser ótimo para correr.
“Foi bom ter uma semana de folga depois de um começo positivo na nossa temporada. Tivemos a chance de voltar para Woking e comemorar com todos. Também passei um tempo no simulador e com meus engenheiros para me preparar para esta rodada tripla. Aprendemos muitas coisas nas duas primeiras corridas, então agora é hora de colocar tudo em prática.”
Oscar Piastri #81: “Suzuka é um dos circuitos mais emocionantes do calendário para nós como pilotos. A 130R é lendária e a combinação de curvas rápidas e o fato de o circuito permanecer o mesmo por tantos anos significa que é uma sensação incrível competir aqui.
“Chegar ao Japão depois de vencer uma corrida na China é uma ótima sensação, mas é claro que estamos cientes de que tudo se reinicia e precisamos seguir com a mesma força. A disputa ainda está próxima no grupo de dianteira e precisamos entregar resultados em todas as áreas. Estou animado para voltar à pista e fazer uma ótima corrida para os fãs japoneses.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um fim de semana sem corridas, estamos animados para retornar à pista e felizes por irmos para o Japão. Suzuka tem uma atmosfera especial, não apenas pelo desafio emocionante que o circuito oferece aos pilotos, mas também devido aos fãs que estão entre os mais apaixonados e energéticos que vemos em qualquer lugar do mundo.
“Na semana passada, tiramos um tempo para nos reunirmos como uma equipe em Woking para comemorar nossas duas primeiras vitórias da temporada, mas a atenção rapidamente se voltou para a preparação para a rodada tripla adiante.
“O GP da China demonstrou o quão próximo e competitivo o grid está, então continuamos focados em nós mesmos e melhorando nosso ritmo. Estamos ansiosos para fazer uma corrida emocionante para os nossos fãs, não apenas nas arquibancadas de Suzuka, mas também ao redor do mundo.”
Mercedes-AMG Petronas (57 pts)

George Russell #63: Não comentou.
Kimi Antonelli #12: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Tentaremos construir sobre nosso sólido começo de temporada na próxima rodada tripla. O W16 provou ser uma plataforma estável e consistente até agora, e um carro no qual os pilotos se sentem confiantes. Isso levou a boas performances na Austrália e na China, e ao nosso melhor começo de temporada desde 2021.
“Sabemos que temos mais desempenho a encontrar se quisermos desafiar a liderança. O desenvolvimento também não é obra de um momento. As provas no Japão , Bahrein e Arábia Saudita serão, portanto, sobre maximizar o que temos agora.
“Suzuka, com suas curvas rápidas e mudanças de elevação, proporciona um teste adequado tanto para o piloto quanto para o carro. Esta será a primeira experiência de Kimi lá e, embora seja outro novo desafio, ele estará ansioso por isso.
“Kimi Antonelli se saiu muito bem até agora, e estamos ansiosos para ver seu desenvolvimento contínuo. Enquanto isso, George tem desfrutado de seu melhor começo de temporada em sua carreira na F1 e tentará continuar dessa forma no Japão neste fim de semana.”
Oracle Red Bull Racing (36 pts)

Max Verstappen #1: “Suzuka sempre foi um circuito especial, com muita história para nós, especialmente vencendo o Campeonato de Construtores em 2023 e meu segundo Campeonato de Pilotos aqui também. Claro, é a primeira corrida de Yuki com a equipe na frente de sua torcida, então será uma corrida movimentada para recebê-lo.
“Temos uma pintura especial para o GP do Japão na cor branca, que é uma homenagem à Honda, que parece legal, e também estou correndo com meu capacete inspirado na pintura. Estou ansioso para passar algum tempo aqui e poder relaxar um pouco também em Tóquio antes do Showrun e antes de ir para Suzuka.
“O desempenho na China foi muito mais promissor. A equipe tem trabalhado duro para otimizar nosso pacote e eu voltei para a fábrica no simulador esta semana também. Eu sempre gosto de correr em Suzuka: tem muitas curvas de alta velocidade e, normalmente, nos saímos bem, então espero que possamos tirar o melhor do carro e melhorar aqui neste fim de semana.”
Yuki Tsunoda #22: “Fiquei feliz quando me contaram que eu estaria pilotando pela Oracle Red Bull Racing; minhas principais emoções foram excitação e motivação. Me sinto honrado em pilotar pela equipe. Fazer minha estreia pela Red Bull na minha corrida em casa no Japão torna tudo ainda mais louco.
“Esta semana vai ser insana: uma mistura de pressão pelo desafio e excitação. Este é um grande passo para minha carreira e o que eu quero alcançar. Preciso estar o mais próximo possível de Max para tentar competir pelo título de construtores e beneficiar a equipe estrategicamente em todas as corridas.
“Estou ciente dos desafios que o RB21 tem e meu trabalho é tentar entendê-lo e desenvolver este carro também. Meu primeiro desafio é entender o RB21; eu o pilotei no simulador, mas minha primeira vez será nos treinos, então tenho que me atualizar rapidamente.
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Atlassian Williams Racing (17 pts)

Alex Albon #23: “Correr no Japão é sempre um destaque para mim. Eu absolutamente amo o país, a cultura e os fãs. Suzuka é definitivamente uma das minhas pistas favoritas do calendário e estamos super focados e motivados indo para essa rodada tripla.
“Tivemos um começo de temporada muito forte e o sentimento dentro da equipe é ótimo agora. Todos estão trabalhando muito bem juntos, e essa energia positiva é crucial para essas corridas consecutivas. Estamos todos indo na mesma direção, e estou animado para ver o que podemos alcançar.”
Carlos Sainz #55: “À medida que nos dirigimos ao Japão para o que será o início de uma rodada triupla, tenho trabalhado com a equipe desde a China para tentar entender melhor as características do carro nas duas primeiras corridas e tentar desbloquear algo extra para as próximas etapas.
“Suzuka é um circuito incrível para pilotar e um que todos nós amamos correr; é um dos meus locais favoritos da temporada e você sempre pode contar com os fãs japoneses acolhedores para alegrar nossa estadia. Estou ansioso para montar um fim de semana sólido com a equipe e começar a primeira jornada tripla do ano com o pé direito.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
Scuderia Ferrari HP (17 pts)

Charles Leclerc #16: Não comentou.
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “O Circuito de Suzuka é particularmente exigente tanto para os carros quanto para os pilotos, que apreciam o desafio de suas curvas únicas e icônicas. Agora, mais do que nunca, devemos nos concentrar em nós mesmos com o objetivo de permitir que Charles e Lewis explorem todo o potencial do SF-25, porque até agora só conseguimos fazer isso nas sextas-feiras e durante a Sprint Race na China.
“A Fórmula 1 tem tudo a ver com os detalhes, desde a preparação do fim de semana de corrida na fábrica até a execução na pista, enquanto nos adaptamos às mudanças de condições durante a prova. Uma vez que tenhamos sucesso em fazer isso, teremos uma ideia mais clara de onde estamos.”
MoneyGram Haas (14 pts)

Esteban Ocon #31: “Pessoalmente, estou muito feliz por estar de volta e correr no Japão novamente neste fim de semana. Os fãs aqui são incríveis, sempre apaixonados e conhecedores do nosso esporte. Vi algumas roupas muito criativas ao longo dos anos, e as pessoas são sempre muito gentis com presentes e seu apoio em geral.
“Em termos da pista em si, Suzuka é para mim o melhor circuito do calendário. Há muito o que gostar neste traçado, principalmente no primeiro setor, que é incrivelmente rápido e fluido. Você tem que estar realmente comprometido na sua pilotagem, especialmente na qualificação, e é isso que torna ainda mais especial e gratificante quando você faz uma boa volta.
“Eu tive alguns bons resultados aqui no passado, como uma P4 em 2022, e esperamos poder estar na disputa para lutar por outro resultado forte no Japão e começar esta rodada de três corridas em três finais de semana consecutivas de forma positiva.”
Oliver Bearman #87: “Estou realmente animado para correr no Grande Prêmio do Japão. A pista de Suzuka é fantástica e nossa parceria com a Toyota Gazoo Racing será um grande evento para toda a equipe.
“Tive a sorte de pilotar o carro da Super Fórmula aqui, e essa pista ganha vida. Foi uma ótima experiência e os fãs foram fantásticos. Ter todo esse apoio em apenas um teste foi incrível, então mal posso esperar para ver todos novamente. A pista parece um destaque, estou mal posso esperar para iniciar o fim de semana.”
Ayao Komatsu (chefe de equipe): “Depois de um fim de semana muito bem-sucedido em Xangai, estamos animados para competir no Japão. Suzuka é um circuito muito desafiador tanto para pilotos quanto para engenheiros, que precisam configurar o carro corretamente.
“Embora tenhamos sido competitivos em Xangai, sabemos que ainda carregamos um problema fundamental no carro que foi exposto em Melbourne. Estamos entrando nesta etapa com os olhos bem abertos para enfrentar quaisquer desafios que possamos enfrentar e almejamos tirar o melhor proveito do VF-25 e de nossos pilotos.”
Aston Martin Aramco (10 pts)

Lance Stroll #18: Não comentou.
Fernando Alonso #14: Não comentou.
Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.
Stake Kick Sauber (6 pts)

Gabriel Bortoleto #5: “Os fins de semana de corrida anteriores até agora foram grandes experiências de aprendizado para mim, e espero que no Japão não seja diferente. Suzuka é um circuito em que sempre quis correr,; exigente, mas emocionante, com muita história, especialmente para os brasileiros. Fiz muita preparação no simulador e estou ansioso para vivenciar isso na vida real.
“As duas últimas rodadas me mostraram o que é preciso para administrar uma distância completa de corrida e me adaptar a diferentes condições, e sinto que estou progredindo a cada sessão. Meu foco é continuar aprendendo, melhorar meu ritmo e estar pronto para aproveitar qualquer oportunidade que surgir em nosso caminho. Uma rodada tripla é intensa, mas estou ansioso pelo desafio e para ver o quanto posso me desenvolver nas próximas provas.”
Nico Hulkenberg #27: “Suzuka é uma dessas pistas que realmente te desafiam como piloto; é de alta velocidade e com setores técnicos e exigentes, o que a torna recompensadora no final de uma volta. Eu sempre gosto de correr aqui e os fãs são alguns dos mais apaixonados do mundo.
“Olhando para as duas primeiras etapas da temporada, tivemos alguns pontos positivos para desenvolver e sabemos onde precisamos melhorar. O objetivo agora é levar esse conhecimento para a rodada tripla e transformá-lo em performances consistentes e competitivas.”
Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “Depois de passar um tempo conhecendo nossos funcionários na fábrica em Hinwil, estou animado para me juntar à equipe no histórico Circuito de Suzuka para minha primeira disputa e começar a trabalhar em nossos planos para esta temporada e além.”
Visa Cash App RB (3 pts)

Isack Hadjar #6: “Estou muito animado por estar no Japão, que é provavelmente meu país favorito para visitar no calendário. Já corri em Suzuka, e mesmo que tenha sido há um tempo, ainda é minha pista favorita junto com Mônaco.
“Estou ansioso para ver o que podemos alcançar como equipe. Nos dois primeiros fins de semana de corrida, parecíamos ter muito ritmo, então o plano é replicar isso novamente e lutar por mais pontos.”
Liam Lawson #30: “Mal posso esperar para correr aqui no Japão neste fim de semana. Suzuka é uma das minhas pistas favoritas do calendário e é legal percorrê-la. A velocidade é muito alta, o que torna muito divertido em um carro de Fórmula 1.
“Este fim de semana é uma grande oportunidade para mim, pois estou me juntando novamente à Visa Cash App Racing Bulls, e estou muito animado para trabalhar com esta equipe novamente. Como sempre, darei tudo de mim para obter um bom resultado.”
Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.
BWT Alpine (0 pts)

Pierre Gasly #10: “Depois de duas corridas desafiadoras neste início de temporada, estou ansioso para voltar a correr novamente para a primeira rodada tripla do ano. Sem dúvidas foi decepcionante receber a desqualificação em Xangai por uma infração técnica, mas estamos tentando nos recuperar neste fim de semana no Japão.
“Suzuka é uma das grandes pistas de corrida da Fórmula 1; os ‘Ss’ no primeiro setor são uma das melhores combinações de curvas para pilotar e é um desafio técnico de alta velocidade que realmente testa o carro e os pilotos. Os fãs no Japão também são únicos, o que tornará o evento ainda mais especial.”
Jack Doohan #7: “Foi ótimo ter uma semana de folga para nos reagruparmos como equipe após um começo difícil nesta temporada. Pierre e eu passamos algum tempo na fábrica nos debriefings das duas primeiras etapas e nos preparando para a próxima rodada tripla, que se inicia no Japão. Sou um grande fã da comida e da cultura do Japão, e adoro fazer uma parada em Tóquio para vivenciar a cultura e a atmosfera de lá.
“O circuito é um que eu particularmente adoro. Já corri lá anteriormente na F3 Asiática, mas esta será minha primeira vez vivenciando isso em um carro de Fórmula 1, o que proporcionará um desafio totalmente novo com sua alta velocidade e natureza de alto risco e alta recompensa.
“Estarei no carro a partir do Treino Livre 2, pois Ryo [Hirakawa] pilotará o meu VCARB02 no Treino Livre 1. Ele tem muita experiência aqui, então será bom levar um pouco desse conhecimento para o fim de semana. O objetivo será aproveitar ao máximo esse GP e marcar alguns pontos importantes para a equipe.”
Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.
NOVIDADES PARA O GP
Tsunoda promovido em casa

Após um desempenho extremamente abaixo do esperado por parte de Liam Lawson (não marcar pontos em dois GPs consecutivos), a Red Bull Racing anunciou que Yuki Tsunoda irá substituir o neozelandês na equipe a partir deste fim de semana em Suzuka. Assim, o japonês de 24 anos fará a sua estreia na RBR como parceiro do atual tetracampeão Max Verstappen e diante de sua torcida local.
Enquanto isso, Lawson ocupará o lugar vago deixado por Tsunoda na escuderia satélite da Red Bull, Visa Cash App RB, e se juntará ao estreante Isack Hadjar. Vale lembrar que Liam correu pela Racing Bulls ano passado, quando assumiu o lugar de Daniel Ricciardo a partir do GP dos Estados Unidos e, no final, superou o australiano já nas primeiras provas.
Sem dúvidas, este final de semana é a melhor oportunidade para o japonês provar que merece estar na Red Bull Racing e diante de seus fãs locais. Apesar do objetivo, essa não será uma tarefa fácil, pois o papel de segundo piloto na RBR sempre foi uma posição de alta pressão por fortes resultados logo nas primeiras corridas.
Red Bull com pintura especial

A Red Bull Racing anunciou que utilizará um esquema de pintura comemorativo para o Grande Prêmio do Japão, em homenagem à Honda. A partir desta sexta-feira, os RB21s de Max Verstappen e Yuki Tsunoda correrão sob as cores preto, vermelho e branco, uma referência a primeira vitória da marca japonesa na Fórmula 1, que completa 60 anos nesta temporada.
As cores foram inspiradas no RA272, carro de F1 que possibilitou à Honda garantir o seu triunfo inaugural na categoria mais alta do automobilismo no GP do México de 1965, com o americano Richie Ginther. O design de pintura também apresentará o logotipo simples da Honda no bico da asa frontal e na parte traseira do carro, além de um outro logotipo especial dos 60 anos que terá lugar não só nos RB21s, como nos VCARB02s da equipe júnior Racing Bulls.
Importante destacar que esta é a campanha de despedida da parceria entre a Red Bull e a Honda, pois as duas equipes da marca de energéticos fecharam contrato com a Ford quanto ao fornecimento de motores a partir de 2026, enquanto a montadora japonesa se aliará à Aston Martin Aramco.
Além da RBR, a MoneyGram Haas também competirá com um esquema de pintura alternativo neste fim de semana em Suzuka, com detalhes floridos em rosa, uma homenagem a temporada de flor de cerejeira do Japão.
Hirakawa no TL1

A BWT Alpine anunciou que o piloto reserva da equipe, Ryo Hirakawa, fará o primeiro Treino Livre de sexta-feira (TL1), no carro de Jack Doohan. O japonês compete na classe Hypercar do FIA WEC pela Toyota Gazoo Racing e fez a sua primeira participação em uma atividade de pista da Fórmula 1 no ano passado, pela McLaren, no TL1 do GP de Abu Dhabi, no lugar de Oscar Piastri.
Hirakawa comentou sobre a chance de participar da primeira sessão de treinos de sua corrida caseira. “Estou muito animado para pilotar o A525 no Treino Livre 1 neste fim de semana. Estou relembrando 18 anos atrás, em 2007, a primeira vez que fui assistir ao Grande Prêmio do Japão; era uma pista diferente, Fuji, mas era Fórmula 1 no país.
“Tenho tudo preparado, fizemos um bom trabalho de simulador em Enstone alguns dias atrás e vou aproveitar o momento. Espero que o tempo esteja bom, será uma sessão curta, mas vou aproveitar e fazer o meu melhor pela equipe para, com sorte, dar algum direcionamento na configuração. Só quero agradecer a todos na equipe pela oportunidade e apoio.”
Detalhes do circuito

O Circuito Internacional de Suzuka possui 5.807 km de extensão, 18 curvas (10-D e 8-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1987 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que marcou o tempo de 1:30.983, na temporada 2019.
A pista tem como características principais a predominância de trechos de média a alta velocidade, curvas de tangências e velocidades variadas, além de oferecer mudanças acentuadas de elevação. Confira abaixo como é uma volta no traçado japonês, através do simulador/game F1 22.
O principal desafio que Suzuka oferece é a famosa sequência dos S, formada pelas curvas 3, 4, 5 e 6. Devido à grama e às caixas de brita ao redor, perder a linha correta nesse trecho e sair da trajetória custa caro; retornar à pista é uma tarefa difícil.
A reta dos boxes é a parte que mais facilita as ultrapassagens no circuito japonês, já que carrega a única zona de abertura de asa móvel (DRS) do local. Depois disso, é difícil ganhar posições por conta dos trechos sinuosos e estreitos no decorrer da volta, salvo entre as curvas 14 e 15, a outra área de alta velocidade do traçado.
Ano passado, o vencedor da corrida asiática foi Max Verstappen, que liderou o grid de largada e dominou a corrida de ponta a ponta, seguido de Sergio Perez (em uma dobradinha 1-2 da Red Bull) e de Carlos Sainz.
Informações sobre os pneus

O C1, composto mais duro da gama de 2025, faz sua estreia na temporada nesta terceira etapa, acompanhado, como de costume, pelo C2 e pelo C3. Uma novidade para este ano é o fato de que grande parte da pista foi recapeada, da saída da última chicane ao final do primeiro setor. Essa é uma seção importante, pois apresenta curvas de média e alta velocidade, algumas delas longas, como as duas primeiras após a reta de chegada, onde os pneus são muito exigidos.
Vale a pena observar que, dos três, o C1 é o que mais se assemelha à sua iteração de 2024, enquanto o C2, especialmente, e o C3 foram os que sofreram mais mudanças em termos de performance, sendo mais macios do que no ano passado. Portanto, será interessante ver como as equipes administrarão a alocação de pneus ao longo das três sessões de treinos livres, enquanto tentam estabelecer a melhor configuração para seus carros, com foco na estratégia de corrida.
As simulações pré-evento, realizadas com dados fornecidos pelas equipes, sugerem que os tempos de volta serão reduzidos graças ao efeito combinado da aderência adicional da nova superfície e do aumento da performance dos carros de 2025, que, segundo as estimativas, ficará em torno de um segundo e meio. Esse número será verificado a partir de sexta-feira, durante as duas primeiras horas de atividade na pista.
Na etapa em Suzuka de 2024, houve uma grande diferença nas escolhas de estratégia, tanto em termos de número de paradas, com a estratégia de duas paradas provando ser a mais popular, quanto na ordem em que os compostos foram utilizados. Ao final, o C1 deu o maior número de voltas (61% do total), à frente do Médio (31%) e do Macio, que só fez um primeiro ou último stint curto, pois sua queda de desempenho foi bastante significativa.
Este ano, com uma grande diferença de desempenho entre os compostos, uma parada única pode ser mais complicada, embora seja preciso esperar para ver qual será a influência da parte recém-recapeada da pista e quais serão as temperaturas neste fim de semana.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo

Sexta-feira:
Mínima de 2°C e Máxima de 15°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens. Sem chance de chuva.
Sábado:
Mínima 7°C e Máxima 16°C. Céu nublado, com 9% de chances de precipitação.
Domingo:
Mínima de 7°C e Máxima de 21°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 44% de probabilidade de chuva.
Fonte: www.accuweather.com
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 44 pts
2 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 36 pts
3 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 35 pts
4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 34 pts
5 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 22 pts
6 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 16 pts
7 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 10 pts
8 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts
9 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 9 pts
10 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 8 pts
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 02h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo