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FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP da China – 2025

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(Foto: Zak Mauger/LAT Images/McLaren Media Centre)
Prova principal em território asiático mostrou dobradinha da McLaren no pódio, pontuação dupla para a Haas e Williams, vergonha para Lawson e desclassificação de Gasly, Hamilton e Leclerc.

A Fórmula 1 realizou ontem (23) o Grande Prêmio da China, a segunda etapa da temporada, que aconteceu no tradicional Circuito Internacional de Xangai.

O vencedor da disputa chinesa foi Oscar Piastri, que largou na pole e dominou a corrida de ponta a ponta, seguido do companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, e de George Russell.

O parceiro de Russell na Mercedes, Kimi Antonelli, concluiu na P6, mais uma performance notável do estreante italiano, que marcou pontos de forma consecutiva, tanto na Sprint (P7) quanto na etapa anterior, na Austrália, da mesma forma que o britânico.

Importante mencionar que, com a finalização de Russell no top 3 como terceiro colocado, a Mercedes alcançou o marco de 300 pódios na Fórmula 1, desde o primeiro conquistado por Juan Manuel Fangio, em 1954, na França.

Desclassificações

Após as vistorias técnicas (scrutineering), o piloto Pierre Gasly, da Alpine, foi desclassificado do GP, devido ao seu carro não atingir o peso mínimo de 800 kg. A mesma infração foi encontrada no carro de Charles Leclerc, que também sofreu a mesma penalidade severa de Gasly.

Além de Pierre e Charles, Lewis Hamilton também viu seu progresso na corrida principal desaparecer, ao também ser desqualificado, por conta de desgaste excessivo do chamado ‘skid block’, a prancha de madeira que se encontra abaixo do assoalho e sofre contato com o chão.

Análise de desempenho

Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos durante o final de semana em Xangai, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.

Red Bull Racing

A RBR, mais uma vez, contou com apenas um carro: o do atual tetracampeão, Max Verstappen. Na corrida Sprint de sábado, o belga-holandês largou na P2, mas perdeu a posição para Oscar Piastri e, pelo menos, acabou no pódio, na P3. O novo companheiro de Verstappen, Liam Lawson, ficou, novamente, bem abaixo das exigentes expectativas da equipe, ao sair da P19 para terminar fora do top 8, na P14.

Na prova do dia seguinte, Max entregou o que podia diante do ritmo superior da McLaren, o quarto lugar, enquanto Lawson cruzou a linha de chegada entre os pilotos de equipes de fundo do pelotão, na P12, logo atrás do estreante da escuderia satélite da RBR, Isack Hadjar, ocupante da décima primeira posição.

Acredita-se que esta foi a última corrida de Liam Lawson na Red Bull, com a possibilidade de Yuki Tsunoda enfim ser promovido no lugar do neozelandês na próxima etapa, o Grande Prêmio do Japão, a corrida em casa para Yuki.

Haas

A etapa chinesa foi um grande impulso para a MoneyGram Haas, que marcou seus primeiros pontos na temporada 2025 e com os dois carros. Apesar de na Sprint Race Oliver Bearman e Esteban Ocon finalizarem longe da zona de pontuação, na P15 e P16, respectivamente, o domingo foi o motivo de orgulho da escuderia americana.

Depois de um classificatório decepcionante, com Ocon e Bearman no fundo do grid inicial (P19 e P20), a equipe de Gene Haas deu a volta por cima, ao se recuperar brilhantemente durante a disputa de 56 voltas.

Com ajuda da desclassificação de Lewis Hamilton e de Charles Leclerc no término do GP, Esteban garantiu o quinto lugar, com Oliver em oitavo. Diante do resultado, a Haas subiu da lanterna para a P6 no Campeonato de Construtores e está com apenas três pontos de desvantagem em relação à quinta colocada, Ferrari.

Williams Racing

Outra equipe que saiu completamente satisfeita do Circuito Internacional de Xangai foi a Atlassian Williams Racing, que, assim como a Haas, encerrou sem pontos na corrida curta de sábado mas se recuperou na competição principal. Na Sprint, Alex Albon recebeu a bandeira quadriculada na P11, enquanto o novo sangue na equipe, Carlos Sainz, foi apenas o 17º colocado.

A Williams surgiu das cinzas no Grande Prêmio de domingo, após Albon largar da P10 para terminar o GP em sétimo, três posições acima de onde Sainz cruzou a linha de chegada, em décimo lugar, o primeiro ponto marcado do espanhol pela Williams neste ano.

Vale destacar que, com a P7, Alex Albon ultrapassou em duas etapas o total de pontos que somou durante toda a temporada passada (12 em 2024, 16 em 2025).

Aston Martin

Diferente do que costumava ser até o ano passado, Lance Stroll se encontra como a esperança da Aston Martin desde o GP da Austrália, ao ser o único piloto que não só conquistou pontos para a equipe britânica nas duas etapas que disputou até agora, como chegou até o final.

Da mesma maneira que algumas equipes já mencionadas, a Sprint Race não foi proveitosa para a Aston Martin, devido a P9 de Stroll e a P10 de Fernando Alonso. No GP, Lance viu o apagar das luzes da P14 e transformou o slot de largada ruim em uma P9, com ajuda da desclassificação dos competidores mencionados anteriormente.

No outro carro, Alonso abandonou a segunda etapa do calendário, ao sofrer problemas no sistema de freios de seu AMR25. Vale destacar que Fernando ainda não viu o agitar da bandeira quadriculada de domingo em dois GPs consecutivos.

Ferrari

A Scuderia Ferrari vivenciou um contraste de resultados de um dia pro outro na China e encerrou o fim de semana com um grande déficit de pontuação.

A Sprint foi o ponto alto da etapa para a equipe de Maranello, quando Lewis Hamilton garantiu a pole e a sua primeira vitória na Ferrari, depois de uma corrida com distância reduzida sem erros por parte do heptacampeão. Enquanto isso, Charles Leclerc também foi bem, ao concluir em quinto lugar.

No domingo, Hamilton superou o parceiro na qualificação, e largou na P5, logo à frente de Leclerc, que ocupou a P6 inicial. Na disputa, os dois pilotos se mantiveram entre os sete primeiros e, ao cruzar a linha de chegada, Charles chegou em quinto, seguido de Lewis.

Pela desclassificação dos dois pilotos no Grande Prêmio, a Ferrari saiu da China apenas com os pontos ganhos na Sprint de sábado, uma péssima notícia para a Scuderia, que, agora, se encontra atrás e empatada com a Williams no Campeonato de Construtores, como ocupante da P5 na tabela.

Racing Bulls

A Visa Cash App RB finalmente conquistou seus primeiros pontos na campanha deste ano, graças ao competidor veterano do line-up titular. Na Sprint, Yuki Tsunoda viu as luzes se apagarem da P8 e terminou dois degraus acima, em sexto. No outro carro, Isack Hadjar garantiu apenas a P13, após largar duas posições abaixo, na P15.

No GP de domingo, a situação se inverteu, pois Hadjar assumiu a P7 do grid de largada (a melhor posição inicial da equipe satélite da Red Bull desde 2013) e finalizou na frente do companheiro japonês, ao segurar a P11, enquanto Tsunoda concluiu na P16.

Na classificação geral de quipes, a Visa Cash App RB não saiu do lugar, e permanece como a nona colocada na classificação geral de construtores.

Equipes que não pontuaram

As escuderia que saíram do circuito chinês zeradas foram a BWT Alpine (a única do grid sem pontos após duas etapas) e a Kick Sauber (equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto).

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 44 pts

2 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 36 pts

3 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 35 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 34 pts

5 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 22 pts

6 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 16 pts

7 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 10 pts

8 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts

9 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 9 pts

10 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 8 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 78 pts

2 – Mercedes-AMG Petronas – 57 pts

3 – Oracle Red Bull Racing – 36 pts

4 – Atlassian Williams Racing – 17 pts

5 – Scuderia Ferrari HP –  17 pts

6 – MoneyGram Haas – 14 pts

7 – Aston Martin Aramco – 10 pts

8 – Stake Kick Sauber – 6 pts

9 – Visa Cash App RB – 3 pts

10 – BWT Alpine – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Japão, no dia 6 de abril.