
Lendária fabricante italiana apresentou um desempenho avassalador no Oriente Médio, enquanto a marca vencedora da edição do ano passado e a atual campeã ficaram fora do pódio.
O World Endurance Championship realizou na última sexta-feira (28) os 1812 km do Catar, a etapa de abertura da temporada 2025, no Circuito Internacional do Losail, pista ao norte da capital do país peninsular árabe, Doha.
O carro vencedor da disputa inicial de 10 horas de duração na Hypercar foi o 499P #50 da Ferrari AF Corse, através dos pilotos Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen. Logo atrás, finalizou o 499P #83 da equipe cliente da marca com sede em Maranello, AF Corse, graças ao trio formado por Robert Kubica, Yifei Ye e Philip Hanson.
Na terceira posição e responsável pela consumação do pódio completo da Ferrari, concluiu o carro irmão do #50, o 499P #51, administrado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que liderou o grid de largada.
Curiosamente, a volta mais rápida da corrida também foi da equipe de fábrica da Ferrari: Alessandro Pier Guidi foi o responsável por cravar o melhor tempo de 1:41.259s em Losail.
Demais resultados na Hypercar

A BMW M WRT fez uma ótima abertura de temporada no Catar, com seus dois hipercarros dentro da zona de pontuação. O V8 Hybrid #15 guiado por Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Kevin Magnussen, foi o melhor da dupla, após largar na P2 e terminar na P4. O outro V8 Hybrid, o #20 de René Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde, cruzou a linha de chegada na P7.
O resultado do carro #15 foi uma grande conquista, pois, mesmo depois de servir uma penalidade de drive-through por Vanthoor rodar a Ferrari 499P #50 de Antonio Fuocco e de Kevin Magnussen esquecer de desativar o limitador de velocidade em uma relargada e perder várias colocações, o trio concluiu a apenas um degrau no pódio. Além disso, a BMW se encontra na P2 na tabela do Campeonato de Fabricantes.
Pela segunda vez consecutiva, a atual campeã Toyota Gazoo Racing ficou de fora do top 3 final em Losail. Com um generoso peso extra derivado ao Balanço de Performance (BoP) e um contato de Sébastien Buemi em um GT3 da Vista AF Corse, o melhor que o GR010 #8 também revezado por Brendon Hartley e Ryo Hirakawa conseguiu foi o quinto lugar.
Apesar do parceiro de Kamui Kobayashi e Nyck De Vries, Mike Conway, perder o controle e girar em direção à brita na volta 59/318, o GR010 #7 da equipe de fábrica japonesa recebeu a bandeira quadriculada logo atrás do carro irmão, na P6. Para a TGR, esse resultado foi melhor que o da edição anterior da etapa catarense, quando a Toyota ficou com o quinto e o oitavo lugares.
Inconvenientes na Cadillac

A Cadillac Hertz Team JOTA iniciou a campanha 2025 no Oriente Médio com um sentimento de que poderia ser melhor. Devido a um contato entre o V-Series.R #38 de Jenson Button, Sébastien Bourdais e Earl Bamber, e o #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, quando estavam na liderança durante um Safety Car na volta 74/335, a escuderia da marca americana não teve chance de brigar pelo top 5.
Ao somar o contato entre os companheiros de equipe (que forçou os dois carros a irem para os boxes imediatamente) e os problemas que surgiram no acelerador do #38, a Cadillac JOTA teve que se contentar com apenas um de seus V-Series.R na zona de pontuação: o #12, na P8, enquanto o #38 terminou bem mais abaixo, na P16.
Início satisfatório para a Peugeot
Assim como a Cadillac, a Peugeot TotalEnergies progrediu em comparação com a abertura da temporada no ano passado. Diferente de 2024, a escuderia francesa marcou seus primeiros pontos em Doha, com o 9X8 Evo #93 dos pilotos Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, que cruzou a linha de chegada em nono lugar.
O outro 9X8, o #94, administrado por Loïc Duval, Malthe Jakobsen e Stoffel Vandoorne, chegou a bater porta com um Porsche da equipe de fábrica em uma briga pela P10, mas encerrou a disputa fora da zona de pontuação, na P12.
Porsche com problemas
Em contraste com a primeira passagem por Losail (quando venceu com dobradinha P1 e P3), a Porsche Penske Motorsport quase saiu do Catar zerada. O 963 #5 com Julien Andlauer, Michael Christensen e Mathieu Jaminet foi a salvação da escuderia da montadora alemã, ao finalizar em décimo e marcar pelo menos um ponto. Vale lembrar que a P10 foi garantida pelo #5 mesmo com um atraso por conta de um pneu traseiro furado com Andlauer no cockpit.
Por outro lado, o 963 #6 de Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell, concluíram logo atrás do carro irmão, na P11, este que também enfrentou dificuldades durante a competição, ao danificar sua asa traseira e seguir para os boxes. Sem dúvidas, a Porsche ficou com saldo devedor quanto à batalha pelos campeonatos, e precisará de uma forte recuperação na próxima etapa do WEC, na Itália.
Equipes que não pontuaram

A Alpine Endurance apresentou uma performance frustrante no Catar, ao ser a única marca presente no grid desde a temporada 2024 que não marcou pontos. O A424 #35 de Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi, que viu o apagar das luzes da P9, foi apenas o 14º colocado, enquanto o A424 #36 dos pilotos Jules Gounon, Frédéric Makowiecki e Mick Schumacher, terminou na P13.
No caso da Proton Competition, Neel Jani, Nicolas Pino e Nicolas Varrone, os titulares do 963 #99, não fizeram uma boa corrida. O melhor que o trio entregou diante de algumas dificuldades no percurso (como erros de condução por parte de um dos pilotos) foi a P15.
Em sua estreia na classe Hypercar do Mundial de Endurance, a Aston Martin THOR não fez nada menos que o esperado para um hipercarro com motor somente à combustão diante da falta de dados suficientes de telemetria do Valkyrie no Circuito de Losail.
O Valkyrie #009 de Alex Riberas, Marco Sorensen e Roman Senna De Angelis (que ficou sem a porta direita com Sorensen à bordo, depois de problemas no fechamento) recebeu a bandeirada final na penúltima colocação (P17), acima apenas do outro Valkyrie, o #007 de Harry Tincknell, Tom Gable e Ross Gunn, que abandonou a corrida por problemas na transmissão.
LMGT3

Com um bom histórico de conquistas no Mundial de Endurance (o que inclui o título da temporada de encerramento da era LMGTE em 2023), a Corvette Racing, através da equipe operacional TF Sport, venceu os 1812 km do Catar na divisão de turismo.
Daniel Juncadella, companheiro de equipe da dupla Ben Keating e Jonny Edgar, garantiu a P1 em solo catarense com o Z06.R #33, após uma batalha acirrada com Grégoire Saucy nas voltas finais.
Saucy, no comando do McLaren 720S Evo #59 da United Autosports, que divide com James Cottingham e Sébastien Baud, precisou se contentar com a P2. O outro 720S Evo da escuderia britânica, o #95 do trio pole sitter Darren Leung, Sean Gelael e Marino Sato, cruzou a linha de chegada na P7.
Enquanto isso, a BMW M4 #31 da WRT, carro do brasileiro Augusto Farfus e de seus parceiros Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy, completou o pódio em Losail, seguido do Lexus RC F #78 da Akkodis ASP, guiado por Arnold Robin, Finn Gehrsitz e Ben Barnicoat, e da Ferrari 296 #21 da equipe Vista AF Corse e seu trio François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera.
A P6 ficou com o Aston Martin #27 da equipe Heart of Racing, enquanto a outra Ferrari 296 da Visa AF Corse, a #54, encerrou o evento de dez horas na P8.
O outro representante do Brasil na LMGT3, Eduardo Barrichello e seu Aston Martin Vantage AMR #10 da Spirit of Léman, que divide com Derek Deboer e Valentin Hasse Clot, marcou seus primeiros pontos no Mundial de Endurance, como ocupante da nona colocação.
A Proton Competition conquistou o último degrau da zona de pontuação, com o Ford Mustang #88, mas ficou com um carro a menos no grid por conta do abandono precoce do #77, que pegou fogo após apresentar problemas mecânicos.
Vale mencionar que, incrivelmente, o Corvette #33 e o McLaren #59 deram uma volta completa do 3º ao 7ª colocado e duas voltas do 8º em diante.
Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:
1 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 38 pts;
2 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 27 pts;
3 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 24 pts.
Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:
1 – Ferrari – 66 pts;
2 – BMW – 35 pts;
3 – Toyota – 33 pts.
Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:
1 – AF Corse #83 – 38 pts;
2 – Proton Competition #99 – 27 pts.
Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:
1 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 38 pts;
2 – Grégoire Saucy, James Cottingham e Sébastien Baud (United Autosports #59) – 27 pts;
3 – Augusto Farfus, Timur Boguslavskhiy e Yasser Shahin (WRT #31) – 23 pts.
Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:
1 – TF Sport #33 – 38 pts;
2 – United Autosports #59 – 27 pts;
3 – WRT #31 – 23 pts.
A próxima etapa do FIA WEC será as 6 Horas de Ímola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na Itália, no dia 20 de abril.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo