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WEC – Prólogo dos 1812 km do Catar – 2025

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(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe)
Confira as principais informações da etapa de abertura da nova campanha do Campeonato Mundial de Endurance, em uma pista utilizada pela Fórmula 1 e pela MotoGP.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta neste fim de semana (27 e 28) para realizar os 1812 km do Catar, a primeira corrida da temporada 2025, que acontecerá no Circuito Internacional de Losail, localizado ao norte de Doha, capital do país peninsular árabe.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a classe master de resistência da FIA realizou o prólogo, a pré-temporada que preparou os carros, as equipes e os pilotos no mesmo local em que acontecerá a abertura da rodada 2025. Vale lembrar que Losail é a segunda região do Oriente Médio que recebe o WEC, depois de Sakhir, no Bahrein, que encerra o campeonato.

Abaixo, confira as principais informações sobre a etapa inicial da 13ª campanha do Mundial de Endurance, como as informações sobre o traçado, o Balanço de Performance (BoP) aplicado na Hypercar, os destaques da pré-temporada e o que esperar da competição em solo catarense.

Características do circuito

O Circuito Internacional de Losail possui 5,412 km de extensão, 16 curvas (10-D e 6-E), sentido horário e setores predominantes de média velocidade, com apenas uma zona de alta (a reta dos boxes). Quanto a frenagem, o único trecho que exige uma desaceleração forte é a curva 6, que se apresenta em forma de cotovelo, à esquerda.

A principal característica do traçado catarense é a predominância de curvas rápidas consecutivas e de ângulos variados, como na sequência 7-8-9 e 12-13-14, onde nesta última, todas são à direita.

Esse aspecto sinuoso de Losail gera altas cargas de força sobre os compostos, e pode levar a um gerenciamento de pneus mais desafiador. Vale destacar também que os competidores sofrem um desgaste físico elevado, pois a reta principal é a única seção longa para descanso dos braços antes do grande número de curvas.

Por receber categorias de motovelocidade como a MotoGP, as áreas de escape do circuito são formadas por britas densas. Isso demandará um foco maior dos pilotos, que não podem sair do traçado nesses trechos, pois o retorno ao asfalto pode ser impossível.

Expectativas dos pilotos brasileiros
(Foto: Gary Parravani/BMW Motorsport)

Augusto Farfus (WRT LMGT3 #31): Estamos começando nosso segundo ano no Catar; conhecemos mais o campeonato e o carro. Para este ano estamos com um novo pacote na nossa BMW M4 GT3, o Evo, que traz muitas atualizações, e estamos descobrindo o real potencial do carro.

Trabalhamos durante o prólogo para tentar maximizar a performance de ‘Long Run’, em condições de corrida, e fizemos um bom trabalho. Agora, veremos o que nossos competidores tem a mostrar, mas temos boas chances de começar a temporada em alta.”

(Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI)

Eduardo Barrichello (Racing Spirit of Léman #10):Nos encaminhamos para o primeiro final de semana do ano e minha primeira vez competindo no WEC. Tem sido muito especial viver essa nova experiência em minha carreira, ao aprender com os melhores engenheiros e com pilotos de alto calibre que me ajudaram muito a chegar aqui o mais bem preparado possível.

Eu tive poucas voltas para me adaptar ao carro durante o prólogo. No primeiro dia, percorri aproximadamente 20 voltas. No segundo, em que eu estava cotado para dar mais 30, não corri, devido ao nosso companheiro de equipe bater ao sair dos boxes e dar perda total no chassi. Conseguimos reparar os danos do carro antes do fim de semana de corrida e o nosso carro está 100%, graças à equipe, que fez um ótimo trabalho.

Esperei muito tempo para ter essa oportunidade e meu foco será aproveitar ao máximo minha passagem pelo Mundial de Endurance. Quero me desenvolver cada vez mais como piloto, ir pra cima e representar o Brasil da melhor forma.”

BOP para a prova (Hypercar)
(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe)

Alpine (LMDh)

Peso: 1044 kg;

Potência: 508 kW;

Duração de energia: 904 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Aston Martin (LMH)

Peso: 1042 kg;

Potência: 504 kW;

Duração de energia: 899 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

BMW (LMDh)

Peso: 1037 kg;

Potência: 505 kW;

Duração de energia: 902 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Cadillac (LMDh)

Peso: 1030 kg;

Potência: 503 kW;

Duração de energia: 899 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari (LMH)

Peso: 1037 kg;

Potência: 501 kW;

Duração de energia: 897 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Peugeot (LMH)

Peso: 1031 kg;

Potência: 520 kg;

Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: 1064 kg;

Potência: 508 kW;

Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota (LMH)

Peso: 1064 kg;

Potência: 503 kW;

Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Vencedores da etapa em 2024
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Na estreia dos 1812 km do Catar, quem dominou todo o final de semana na Hypercar foi a Porsche Penske Motorport. A equipe de fábrica alemã conquistou a hiperpole, com o trio do 963 #5 Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki, mas garantiu a vitória no dia seguinte com o carro irmão, o 963 #6 de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor.

O segundo e o terceiro lugares após a bandeira quadriculada também foram ocupados por Porsches 963: o da equipe cliente Hertz Team JOTA, com o #12 administrado por Will Stevens, Callum Illot e Norman Nato, e o do trio que liderou o grid de largada, o #5, respectivamente.

Na divisão LMGT3, quem largou na frente foi o Corvette Z06.R #81 da TF Sport, mas o carro que cruzou a linha de chegada na P1 foi o Porsche 911 #92 da Manthey PureRxcing, com os pilotos Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, que se tornaram campeões da temporada 2024 antes da etapa final no Bahrein.

O Aston Martin Vantage AMR #27 da The Heart of Racing de Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas finalizou logo atrás do Porsche #92, em segundo lugar, logo à frente do Vantage #777 da equipe D’Station Racing, guiado por Clément Mateu, Erwan Bastard e Marco Sørensen, que completou o pódio na classe de turismo.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA

A organização do FIA WEC anunciou nesta terça-feira que, a partir da etapa de abertura no Catar, entrará em vigor um sistema de compensação de lastro, que promete diminuir as diferenças de peso entre os pilotos que podem trazer vantagens ou desvantagens quanto ao desempenho dos carros na hora das corridas.

O peso base que o piloto deve ter é 82 kg. Assim, caso o automobilista seja mais leve, a equipe precisará adicionar um lastro no carro para que os 82 kg sejam alcançados. O lastro adicional será colocado em um ponto que não afete a correta distribuição de peso do carro. Além disso, o peso do piloto será considerado somado ao kit de proteção completo (capacete, inserto de assento, etc).

Destaques do prólogo (pré-temporada)
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Top 3 mais rápidos de sexta-feira (21/02/2025)

Hypercar:

  1. Alex Lynn (Cadillac Hertz Team JOTA, V-Series.R #12) – 1:39.575s
    2. Sébastien Bourdais (Cadillac Hertz Team JOTA, V-Series.R #38) – 1:39.788s
    3. Antonio Fuoco (Ferrari AF Corse, 499P #50) – 1:39.801s

LMGT3:

  1. José María López (Akkodis ASP, Lexus RC F #87) – 1:54.959s
    2. Daniel Juncadella (TF Sport, Corvette Z06.R #82) – 1:55.132s
    3. Alessio Rovera (Vista AF Corse, Ferrari 296 #55)  – 1:55.142s
Top 3 mais rápidos no sábado (22/02/2025) e no agregado

Hypercar:

  1. Robin Frijns (BMW M WRT, V8 Hybrid #20) – 1:38.971s
    2. Sébastien Bourdais (Cadillac Hertz Team JOTA, V-Series.R #38) – 1:39.116s
    3. Robert Kubica (AF Corse, 499P #83) – 1:39.141s

LMGT3:

  1. Simon Mann (Vista AF Corse, Ferrari 296 #55) – 1:54.790s
    2. Francesco Castellacci (Vista AF Corse, Ferrari #21) – 1:54.810s
    3. Zacharie Robichon (Heart of Racing, Aston Martin Vantage AMR #27) – 1:54.939s
O que esperar
(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe)

Diferente como no ano passado, os indicadores dos favoritos à vitória não estão apontados para a Porsche, pelo contrário. Depois de quatro hipercarros de quatro equipes diferentes ocuparem o topo da tabela de tempos no prólogo (499P #83 da AF Corse no T1, V-Series.R da Cadillac Hertz #12 no T2, 963 #6 da Porsche Penske no T3 e V8 Hybrid da BMW M WRT #20 no T4), qualquer um dos carros mencionados podem iniciar a temporada 2025 no ponto mais alto do pódio.

A BMW WRT é a escuderia com maior chance de surpreender no fim de semana inicial no Circuito de Losail, devido a sua velocidade e ao Balanço de Performance favorável, que deixou a atual campeã, Toyota Gazoo Racing, e a última vencedora no Catar, Porsche Penske Motorsport, mais pesadas.

Mais leves do que os V8s Hybrid no BoP para a etapa de abertura do campeonato, os V-Series.R da Cadillac Hertz Team JOTA são a principal ameaça para a BMW, além da escuderia cliente da Ferrari, AF Corse, que terminou em terceiro lugar no agregado dos testes, a poucos milésimos do segundo melhor tempo marcado pelo #38 da Cadillac JOTA.

A primeira edição da disputa com duração de dez horas foi repleta de ação e incidentes curiosos, como a perda dolorosa de um pódio pela Peugeot TotalEnergies, devido a problemas mecânicos no 9X8 #93 de Jean-Éric Vergne na penúltima volta.

Sem dúvidas, a escuderia francesa buscará redenção neste retorno ao Catar, assim como a Toyota, a Ferrari e a Alpine, que também vivenciaram momentos desagradáveis na última edição da prova catarense e terminaram fora do top 3 final.

LMGT3

Na divisão de carros turismo de especificação GT3 da FIA, o favoritismo aponta para a equipe italiana Vista AF Corse, que concluiu o prólogo como ocupante das duas primeiras posições no resultado geral. Além disso, a escuderia vencedora da competição em Losail, Manthey Pure Rxing não está mais no WEC, o que facilita uma vitória da Vista AF Corse nesta sexta-feira.

Outra possível candidata ao topo do pódio no Oriente Médio é a equipe The Heart of Racing, principalmente por ter nas mãos o mesmo modelo de carro do time que finalizou na P3 na edição passada dos 1812 km do Catar, D’Station Racing, sem mencionar o fato da THOR ter concluído como terceira mais rápida na pré-temporada.

Em sua primeira corrida no Mundial de Endurance, a Mercedes-AMG, em parceria com a Iron Lynx, buscará alcançar o pódio, o que sempre procurou realizar em todas as categorias em que participou e até chegou a concretizar, como ocorreu em sua estreia na Fórmula E (uma P3 conquistada por Stoffel Vandoorne no E-Prix de Diriyah da campanha 2019/2020).

Transmissão

Os 1812 km do Catar acontecerá no sábado, às 08h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo BandSports, Bandplay, no canal do YouTube Esporte na Band (além do site band.com.br) e no canal do YouTube do Grande Prêmio.