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FÓRMULA INDY – Fast preview: Tudo sobre a temporada 2025

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(Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)
Confira o que a maior categoria de monopostos americana reserva para a próxima rodada.

A Fórmula Indy (IndyCar Series) está de volta neste final de semana (28 de fevereiro a 2 de março) para realizar o Grand Prix de São Petersburgo, a etapa de abertura da temporada 2025 que acontecerá no tradicional circuito urbano da cidade situada na Flórida.

A nova rodada da classe elite de monopostos estadunidense traz alterações no grid de pilotos, uma conhecida equipe estreante e mudanças quanto a procedimentos técnicos e distância de certas corridas. Abaixo, confira tudo o que a Indy reserva para este ano, além dos destaques da pré-temporada, realizada em Sebring.

Calendário

O itinerário da Fórmula Indy dm 2025 será um pouco diferente, com algumas mudanças na ordem dos eventos. Como mencionado no início da matéria, a tradicional etapa de abertura da temporada ocorrerá no próximo final de semana: o Grand Prix de São Petersburgo, na Flórida.

Em seguida, três semanas depois, virá o GP do The Thermal Club, no dia 23. Assim, terão apenas duas corridas no terceiro mês do ano. No dia 13 de abril, será a vez do Grand Prix de Long Beach, na Califórnia, a única disputa do mês mencionado.

O GP do Alabama terá lugar no início de maio, no dia 4, seguido da etapa simples em Indianápolis no sábado seguinte (10). A corrida de longa distância mais antiga do mundo e parte da Tríplice Coroa tão almejada pelos pilotos, as 500 Milhas de Indianápolis, ainda em Indiana, está marcada para o dia 25 de maio.

(Foto: James Black/Penske Entertainment)

No dia 1º de junho, a competição urbana em Detroit, Michigan, entrará em cena, enquanto a prova no World Wide Technologhy Raceway (GP de Gateway), em Illinois, está programada para o dia 15. Ainda no mês de junho, no dia 22, a Indy seguirá para Wisconsin, para realizar o Grand Prix de Road America.

A disputa em Mid-Ohio, na pista localizada em Lexington, está programada para o dia 6 de julho e abrirá o mês mais agitado para a categoria americana, que terá cinco etapas no total. A clássica rodada dupla em Iowa acontecerá nos dias 12 e 13, com os GPs de Toronto e Monterrey (Laguna Seca), marcados para os dias 20 e 27, respectivamente.

Em agosto, no dia 10, será a vez da corrida em Portland, no mesmo circuito que a Fórmula E corre atualmente (Portland International Raceway). Duas semanas depois, virá o Grand Prix de Milwaukee, no dia 24, enquanto a prova em Nashville encerrará a temporada 2025 no dia 31.

Novidades
Estreia da PREMA
(Foto: PREMA Racing/Divulgação)

Presente em várias categorias mundiais de automobilismo, a PREMA fará a sua primeira temporada na Fórmula Indy neste ano, em parceria com a Chevrolet, que fornecerá os motores dos dois carros da equipe italiana.

Quanto ao line-up de pilotos, a PREMA Racing escolheu o israelense Robert Shwartzman e o britânico Callum Illot como titulares, uma escolha nada aleatória, já que os dois competidores defenderam anteriormente a escuderia em outras divisões (F2 e F3, respectivamente).

Kanaan de volta aos holofotes
(Foto: James Black/Penske Entertainment)

O brasileiro e campeão da temporada 2004 da Fórmula Indy pela Andretti, Tony Kanaan, foi oficialmente anunciado como novo chefe de equipe da Arrow McLaren para a campanha 2025.

O brasileiro, que competiu na categoria de 2002 a 2023, entrou no lugar do engenheiro canadense Gavin Ward, como parte de uma reestruturação do corpo técnico promovido pela equipe britânica.

Vale lembrar que Gavin ocupou o cargo por apenas uma temporada, ao assumir a liderança operacional para as corridas em outubro de 2023 e desempenhar a função em efetivo ano passado.

Dança das cadeiras
(Imagem: IndyCar Series/Divulgação)

O canadense Devlin DeFrancesco assinou um acordo multianual com a RLL e pilotará o carro #30 a partir deste ano, com o estadunidense Graham Rahal e o britânico Louis Foster (atual campeão da categoria de acesso, Indy NXT) como parceiros. Infelizmente, o brasileiro Pietro Fittipaldi não seguiu na equipe, após realizar a sua primeira campanha completa na Fórmula Indy na rodada anterior.

Depois de defender a equipe nas corridas finais de 2024, o piloto americano Conor Daly se tornou titular da temporada completa na Juncos Hollinger. No outro assento da JHL, entrou o conterrâneo de Conor, Sting Ray Robb, que correu pela A.J Foyt no ano passado. Ambos assumiram os lugares do francês a agora reserva da PREMA, Romain Grosjean, e do argentino Agustin Canapino.

Ao sair da Chip Ganassi Racing, Marcus Armstrong recebeu a vaga que estava com David Malukas na Meyer Shank Racing, e competirá no carro #66 da equipe. O neozelandês terá como companheiro de garagem o sueco Felix Rosenqvist, que teve seu contrato renovado.

Natural de Chicago, Malukas se uniu à equipe A.J. Foyt e ao compatriota americano Santino Ferrucci, que segue na escuderia por mais este ano, enquanto o barbadiano Kyffin Simpson retornou para a Chip Ganassi e entrou no lugar de Armstrong. Kyffin guiará o carro #8 e será o novo companheiro de Scott Dixon e do atual tricampeão Álex Palou.

A Ed Carpenter Racing anunciou o americano Alexander Rossi para correr no carro #20, no lugar do neerlandês Rinus Veekay. No carro #21, o dinamarquês Christian Rasmussen permanece para mais uma campanha na escuderia. Veekay, por sua vez, deixou a ECR para se juntar à Dale Coyne Racing, e se tornou o companheiro de equipe do novato de Kentucky, Jacob Abel, atual vice-campeão da Indy NXT.

Na Arrow McLaren, o veterano Pato O’ward recebe o vencedor da edição mais recente das 24 Horas de Le Mans na LMP2, Nicolas Siegel, e o dinamarquês e ex-piloto da RLL, Christian Lundgaard, que ingressou no lugar de Alexander Rossi.

Além dos mencionados Pietro Fittipaldi e Romain Grosjean, os outros pilotos que ficaram sem assento titular para este ano são Linus Lundqvist, Agustin Canapino, Jack Harvey, Tom Blomqvist (se encontra no IMSA com a MSR) e Colin Braun.

Mudanças no Campeonato
Aumento da distância de algumas corridas
(Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)

Para melhorar a competitividade e dar um show ainda mais emocionante para os espectadores, a Fórmula Indy adicionou mais alguns quilômetros a nove etapas do calendário:

  • Grand Prix de Long Beach: de 85 para 90;
  • Grand Prix de Mid-Ohio: de 80 para 90;
  • Rodada dupla em Iowa (Oval): de 250 para 275 voltas para cada corrida;
  • Grand Prix de Toronto: de 85 para 90;
  • Grand Prix de Nashville (Oval): de 206 para 225.
Primeira Temporada completa do sistema híbrido

Ao fazer sua estreia em Mid-Ohio no dia 7 de julho do ano passado, especificamente na metade da temporada, a Unidade de Assistência Híbrida será utilizada no conjunto V6 biturbo de 2.2 litros pelos pilotos e equipes em todas as corridas da campanha 2025.

Desenvolvido através de uma colaboração entre a Chevrolet e a Honda, atuais fornecedoras de motores da Fórmula Indy, o recém-chegado MGU fornece um boost de 60 cavalos, que, combinado ao tradicional sistema de ultrapassagem Push to Pass (permitido apenas durante as corridas em circuitos urbanos e mistos), oferece 120 cv aos pilotos.

Vale lembrar que outra novidade nesta temporada será o uso da unidade de potência híbrida para dar partida ou reiniciar os motores dos carros no pit lane.

Alterações na cota de pneus para os finais de semana

Além da tradicional quantidade de jogos de pneus disponíveis para as equipes nos circuitos de rua e autódromos com traçado misto, as cotas para os fins de semana nesta temporada incluirá um conjunto adicional de Firestone Alternativos (de 4 para 5) e descontará um conjunto de Firestone Firehawk Primário (de 6 para 5).

Importante destacar que os competidores terão a liberdade de usar suas cotas de pneus da forma que quiserem, mas precisam reservar um conjunto de pneus substitutos para usar durante cada corrida, conforme prevê o regulamento. Para as competições em Thermal Club e no circuito de Indianápolis, os procedimentos quanto ao uso dos compostos permanecem inalterados.

Mudanças no procedimento de largada nos circuitos ovais

A partir desta temporada, nas pistas ovais, haverá um local obrigatório para formação de pares antes da largada no formato “One to go” (tacada única), para reduzir a chance de incidentes e a necessidade de abortar o agitar da bandeira verde.

A Indy também estenderá o início da zona de relargada para dar ao líder mais conforto na hora de tomar a de decisão de quando acelerar. O local final das zonas de relargada em ovais segue inalterado.

Destaques da pré-temporada
Will Power foi o mais rápido em Sebring (Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)

A Fórmula Indy realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro os testes pré-temporada no Sebring International Raceway, na Flórida. Houve um total de quatro sessões, duas na parte da manhã e duas no período da tarde.

A seguir, confira os três pilotos mais rápidos em cada um dos dias, além dos ocupantes do top 3 no agregado.

Segunda-feira (Sessões de Testes 1 e 2):

1º – Pato O’Ward (Arrow McLaren #5): 0:52.347s;
2° – Marcus Armstrong (Meyer Shank Racing, no carro #60 de Felix Rosenqvist, que não estava bem de saúde): 0.52.367s;
3º – Álex Palou (Chip Ganassi Racing #10): 0:52.494s.

Terça-feira (Sessões de Testes 3 e 4):

1º – Will Power (Penske #12): 0:52.254s;
2º – Josef Newgarden (Penske #2): 52,319s;
3º – Pato O’Ward (Arrow McLaren #5): 52.347s.

Mais rápidos no agregado:

1º – Will Power (Penske #12): 0:52.254s;
2º – Josef Newgarden (Penske #2): 52,319s;
3º – Pato O’Ward (Arrow McLaren #5): 52.347s.

Batismo de fogo de Dixon

Scott Dixon (Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)

Vale mencionar que o hexacampeão da categoria, Scott Dixon, vivenciou um verdadeiro pesadelo durante os testes em Sebring, algo que não costuma ocorrer com o neozelandês, por ser conhecido pela sua consistência e alta competitividade.

Na segunda-feira, Dixon completou apenas duas voltas, por conta de um problema mecânico em seu Dallara DW12 #19. No dia seguinte, a situação só piorou, pois Scott perdeu o controle na curva 6 e bateu no muro, o que danificou a traseira de seu carro. No fim, o seis vezes campeão terminou os testes pré-temporada na 13ª posição no geral.

Esquema de pontuação da Fórmula Indy
  • 1º – 50 pts
  • 2° – 40 pts
  • 3º – 35 pts
  • 4° – 32 pts
  • 5º – 30 pts
  • 6° – 28 pts
  • 7º – 26 pts
  • 8º – 24 pts
  • 9º – 22 pts
  • 10º – 20 pts
  • -1 pt a partir do 11º até o 25º
  • 5 pts do 26º em diante.

Pontos extras:

  • Largar na pole – 2 pts
  • Liderar pelo menos uma volta – 1 pt
  • Liderar o maior número de voltas – 2 pts

500 Milhas de Indianápolis:

Além do esquema de pontuação normal, há um acréscimo para os doze melhores classificados na semana anterior ao evento:

  • 1º – 12 pts
  • 2° – 11 pts
  • 3º – 10 pts
  • 4° – 9 pts
  • 5º – 8 pts
  • 6° – 7 pts
  • 7º – 6 pts
  • 8º – 5 pts
  • 9º – 4 pts
  • 10º – 3 pts
  • 11º – 2 pts
  • 12º – 1 pt