Início Destaque FÓRMULA E – Debrief: E-Prix de Jeddah – 2025

FÓRMULA E – Debrief: E-Prix de Jeddah – 2025

472
(Foto: Mark Sutton/LAT Images)
Saiba o que rolou nas duas provas noturnas inaugurais no Oriente Médio, além da atual situação dos campeonatos.

A Fórmula E realizou na última sexta e sábado (14 e 15) a estreia da rodada dupla do E-Prix de Jeddah, a terceira e quarta etapas do calendário 2024/2025, que aconteceu em um traçado exclusivo no Circuito de Jeddah Corniche, na Arábia Saudita.

O vencedor da disputa de sexta-feira foi Max Günther, que largou na pole, só perdeu a liderança quando fez o pit boost, recuperou a P1 nas últimas curvas e cruzou a linha de chegada no topo do pódio, seguido de Oliver Rowland e de Taylor Barnard. O ponto extra da volta mais rápida também foi conquistado por Günther, que marcou 1:17.179s.

No dia seguinte, Oliver Rowland levou a melhor, ao largar em segundo, superar os ocupantes da primeira fila do grid inicial e manter a posição privilegiada até o fim, logo à frente do pole sitter Barnard e de Jake Hughes. O ponto extra do menor tempo de volta na quarta etapa ficou com Hughes, que cravou 1:18.110s.

Vale lembrar que a primeira disputa em território árabe-saudita foi a mais conturbada, com vários incidentes ainda na volta inicial, enquanto a segunda, sofreu um atraso durante o procedimento de largada, por conta de alguns carros fora de seus respectivos slots no grid de largada.

Resultado comentado

Abaixo, confira uma análise de desempenho das equipes que pontuaram na rodada dupla do E-Prix de Jeddah, em ordem decrescente do Campeonato de Equipes.

Nissan

A Nissan teve um final de semana parcialmente satisfatório na Arábia Saudita, com apenas um piloto na zona de pontos nas duas corridas. Oliver Rowland foi o motivo de comemoração da equipe japonesa: no E-Prix inicial, o britânico largou bem, em terceiro, e finalizou no pódio, em segundo lugar. Por outro lado, Norman Nato não fez uma boa qualificação, e, depois de sair na P12, terminou cinco degraus abaixo, na P17.

Na competição de sábado, Oliver foi ainda mais longe, ao ver as luzes se apagarem da P2 e garantir a sua segunda vitória nesta temporada, enquanto Norman decepcionou mais uma vez, ao regredir novamente e cair da P10 de largada para a P15. No final, Rowland assumiu a liderança do Campeonato de Pilotos e fez a Nissan subir da quarta para a primeira colocação no Campeonato de Equipes, e para a P1 no Campeonato de Fabricantes.

NEOM McLaren

A McLaren saiu satisfeita da rodada dupla em Jeddah, com pontos conquistados com seus dois carros e um avanço positivo em um dos campeonatos. O grande destaque na escuderia laranja mamão foi o novato Taylor Barnard, que subiu ao pódio nas duas etapas (o terceiro em quatro E-Ps).

Na primeira, o britânico de 20 anos largou na P4 e cruzou a linha de chegada no top 3, na terceira posição. No outro carro, o parceiro de Taylor, Sam Bird, teve um início difícil, ao ser tocado na curva 1 e despencar para o fundo do grid. Apesar do inconveniente, Bird se recuperou e finalizou em oitavo.

O dia seguinte foi ainda melhor para Barnard, que se tornou o piloto mais jovem da história a conquistar a pole position e concluiu o segundo E-Prix na P2. Para Sam, porém, a segunda disputa foi ruim, ao cair da P7 no grid de largada para receber a bandeirada final na P12. Com a excelente performance em Jeddah Corniche, Barnard subiu da quinta para a segunda colocação no Campeonato de Pilotos.

TAG Heuer Porsche

As duas competições no Oriente Médio foram frustrantes para a Porsche, que extraiu poucos pontos no fim de semana, em um revezamento de pilotos dentro e fora do top 10. Enquanto António Félix da Costa terminou o E-P de sexta-feira na P9, o atual campeão, Pascal Wehrlein, sofreu um contato que furou seu pneu traseiro direito e precisou parar nos boxes para reparar o dano. Assim, com o atraso inesperado, Wehrlein passou pela bandeira quadriculada em uma decepcionante P15.

Na corrida 2 na Arábia Saudita, os papéis se inverteram e foi Pascal que saiu com pontos, ao ver as luzes se apagarem da P13, escalar cinco posições e terminar na P8. Enquanto isso, Da Costa foi um dos competidores a abandonar a quarta etapa, ao sofrer um impacto lateral na curva 1 após a largada que trouxe danos terminais em seu carro. Com o resultado geral, a TAG Heuer Porsche caiu da P1 para a P3 entre as fabricantes e entre as equipes.

DS PENSKE

Assim como a Nissan, a DS encerrou o final de semana da terceira e quarta disputas do calendário com um triunfo e mais alguns pontos no bolso através de seus dois pilotos. Na primeira prova, Max Günther conquistou uma excelente vitória, ao liderar o grid de largada e ainda pegar o ponto extra da volta mais rápida, com o companheiro e bicampeão da categoria, Jean-Éric Vergne, como o pcupante da P6 no fim.

No sábado, a situação de Max mudou da água para o vinho, pois o alemão perdeu o ponto de frenagem na curva 1 e fez um ‘dive bombing’ em cima de António Félix da Costa, que tirou ambos da segunda corrida. Como salvador da escuderia francesa, Vergne mostrou consistência e concluiu na zona de pontuação, como ocupante do sétimo lugar. Após a rodada dupla no Circuito de Jeddah Corniche, a DS PENSKE subiu da P6 para a P4 no Campeonato de Equipes

Maserati MSG Racing

A Maserati foi uma das equipes que conseguiu pontuar com seus dois carros em ambas as competições deste fim de semana. Jake Hughes foi quem mais alegrou a escuderia monegasca: na terceira etapa, o britânico saiu da P7 para levar o quinto lugar; Stoffel Vandoorne entregou o que pôde, o último degrau do top 10, depois de ganhar quatro colocações.

No E-Prix seguinte, Hughes garantiu o primeiro pódio da Maserati nesta temporada, como terceiro colocado, com Vandoorne dono da P6 ao cruzar a linha de chegada, depois de ser desclassificado no qualifying por uma infração e largar em último (P22), uma incrível recuperação do belga e campeão da temporada 2021/2022. No resultado agregado, a Maserati MSG Racing avançou da P8 para a P5 no Campeonato de Equipes.

Mahindra Racing

A Mahindra mostrou mais uma vez na campanha 2024/2025 que está bem mais competitiva quanto aos anos anteriores, em que ocupava o fundo do grid, ao somar uma boa quantidade de pontos no final de seman em Jeddah. Na corrida de sexta-feira, Nyck De Vries concluiu a disputa em quarto lugar, a um degrau do pódio, depois de sair da P6, enquanto Edoardo Mortara ficou próximo do parceiro, ao terminar em sétimo.

Na prova do dia posterior, De Vries acabou fora da zona de pontuação, na P13, mas, pelo menos, Mortara extraiu um ponto para a Mahindra, ao finalizar em décimo. Por ficar em débito no E-Prix de sábado, a Mahindra Racing caiu da P5 para a P6 no Campeonato de Equipes, e da P4 para a P5 no Campeonato de Fabricantes.

Jaguar TCS Racing

Da mesma forma que foi para a Porsche, o E-Prix duplo em Jeddah Corniche foi um desastre para a Jaguar. Na corrida inicial, depois de largar em quinto, Mitch Evans bateu em Pascal Wehrlein na curva 5 após o apagar das luzes e, depois, em Nyck De Vries na curva 8, o que danificou a asa dianteira do carro #9, um dano que comprometeu a prova de Evans, que concluiu na P19. No outro carro, Nick Casssidy ficou a uma posição do top 10, na P11.

No dia seguinte, o segundo E-Prix foi ainda pior para Mitch, que abandonou por problemas nos freios de seu Jaguar I-Type 7. Em contraste positivo, Cassidy se recuperou e garantiu a P5 para a escuderia britânica, que por pouco não saiu zerada da Arábia Saudita. Apesar de ocupar o top 5 com um dos carros na segunda competição, a Jaguar TCS Racing despencou da P3 para a P7 no Campeonato de Equipes e da P3 para a P4 no Campeonato de Fabricantes.

Andretti

O caso da Andretti foi semelhante ao da Jaguar, com apenas uma única finalização na zona dos dez primeiros na rodada dupla em Jeddah. Pelo fato de Jake Dennis e Nico Müller ficarem no meio do caminho e não terem visto a bandeira quadriculada no E-Prix de sexta-feira, o sábado foi o único dia produtivo para a equipe americana.

O campeão da temporada 2023/2024, Dennis, foi o motivo de alegria da Andretti, ao conquistar o quarto lugar no Circuito de Jeddah, após sair da P19 e escalar quinze posições na disputa. Por outro lado, Müller chegou perto de pontuar, ao ser o 11º quando cruzou a linha de chegada, depois de subir dez degraus em relação ao slot de largada (P21).

CUPRA Kiro

Assim como a Andretti, a Kiro Race só aproveitou o segundo E-P em território árabe-saudita. Dan Ticktum e David Beckmann terminaram na P18 e P14, respectivamente na primeira prova, enquanto, no sábado, o veterano na equipe com sede em Silverstone (Inglaterra), Ticktum, pontuou como nono colocado, com Beckmann em uma frustrante P17. Assim, a CUPRA Kiro foi salva pelo britânico, e ficou em débito da parte do novato alemão, David.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram zeradas da rodada dupla na Arábia Saudita foram a Envision Racing e a Lola Yamaha ABT, equipe do brasileiro Lucas Di Grassi.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 68 pts

2 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 51 pts

3 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 39 pts

4 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 37 pts

5 – Jake Hughes #55 (Maserati MSG Racing) – 27 pts

6 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 26 pts

7 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts

8 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 25 pts

9 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 25 pts

10 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 24 pts

P22 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 0 pts

Campeonato de Equipes:

1 – Nissan – 68 pts

2 – NEOM McLaren – 67 pts

3 – TAG Heuer Porsche – 64 pts

4 – DS PENSKE – 63 pts

5 – Maserati MSG Racing – 43 pts

6 – Mahindra Racing – 41 pts

7 – Jaguar TCS Racing – 35 pts

8 – Andretti – 27 pts

9 – Envision Racing – 6 pts

10 – CUPRA Kiro – 6 pts

11 – Lola Yamaha ABT – 0 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 130 pts

2 – Stellantis – 83 pts

3 – Porsche – 80 pts

4 – Jaguar – 58 pts

5 – Mahindra – 52 pts

6 – Lola – 1 pt

A próxima etapa da temporada 2024/2025 da Fórmula E será o E-Prix de Miami, nos Estados Unidos, no dia 12 de abril.