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FÓRMULA 1 – Saiba quais são as principais mudanças de regulamento para 2025

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Foto: Pirelli F1 Press Media
Foto: Pirelli F1 Press Media

E vamos lá! Contando os dias para o retorno da FÓRMULA 1 e a ótima notícia é que já estamos muito perto, já que em 14/03/2025 teremos os treinos livres para a 1ª etapa de 2025 com o GP da Austrália. Mas até lá, ainda passaremos pelo esperado EVENTO DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA nesta próxima terça-feira (18/02/2025) e também os TESTES PRÉ-TEMPORADA que acontecerão no final de fevereiro, entre os dias 26 e 28/02/2025!

 

Enquanto não chega, que tal conhecermos as principais modificações de regulamento para a nova temporada? Vamos lá:

1 – FIM DO PONTO EXTRA PELA VOLTA MAIS RÁPIDA

Criada em 2019, a regra do PONTO EXTRA pela volta mais rápida beneficiou o piloto que marcou a melhor volta da prova, contando que estivesse entre os dez primeiros colocados! Inicialmente pareceu que realmente levou a uma “disputa” de ritmo até o final da prova, mas na prática acabou banalizado, com trocas de pneus tardias para garantir o tal ponto adicional. E mais, abriu a possibilidade de um piloto de fora do TOP10 efetuar uma parada final, realizar a volta mais rápida e acabar tirando o ponto de alguém que estivesse apto a recebê-lo. Com algumas controvérsias neste sentido, a categoria decidiu retirar o bônus a partir deste ano. Em relação ao sistema de pontuação como um todo, tudo segue como antes: Dez primeiros pontuam nas corridas principais e os oito primeiros nas corridas sprint.

2 – SISTEMA DE RESFRIAMENTO

A nova regra prevê a possibilidade de ativação de um MODO “RISCO DE CALOR” ou HEAT HAZARD pela organização quando existir a possibilidade de temperaturas de 31ºC ou mais para uma determinada etapa. As equipes serão avisadas previamente e terão que disponibilizar nos carros de seus pilotos um sistema de resfriamento. Com isto, em caso de uso, os limites de peso dos carros passam a ser 2 Kg a mais para treinos e classificações. Para as corridas o aumento será de 5 Kg.

O sistema já é utilizado em outras categorias como a WEC (nas 24 HORAS DE LE MANS) e RALLY DAKAR, prometendo reduzir em até 4,4ºC a temperatura da cabine. O conjunto pesa cerca de 5 kg, contendo o compressor, evaporador e uma unidade de condensação. Este itens são conectados a uma camiseta que vai por baixo do macacão e contém quase 50 metros de tubos refrigerados costurados, que envolvem o peitoral e as costas do piloto.

Camiseta - Sistema de Resfriamento - Pilotos F1 2025
Camiseta – Sistema de Resfriamento – Pilotos F1 2025
3 – TPC – TESTE DE CARRO ANTERIOR

Em 2024 tivemos ajustes no regulamento quanto aos testes com carros anteriores (TPC), já que as equipes teriam que usar componentes que tinham rodado durante um fim de semana de corrida pelo menos uma vez. Mas para 2025 a mudança é em outro contexto: está relacionada com quem está atrás do volante!

As equipes podem utilizar até um máximo de 20 dias de TPC no ano, mas seus pilotos só poderão participar de 4 deste dias e ainda não ultrapassar 1000 km no total. Mas vale ressaltar que a restrição está nestes tipos de teste (carros com pelo menos duas temporadas de uso), não influenciando em testes de pneus ou corridas promocionais com os equipamentos atuais.

4 – NOVATOS ANDANDO MAIS

Desde 2022, cada equipe tem a obrigação de permitir um NOVATO (Rookie) andar em um 1º TREINO LIVRE pelo menos UMA vez na temporada (para cada carro). Para 2025 será o DOBRO! Assim, cada equipe terá que colocar um novato para participar ao menos em 4 ocasiões no ano.

5 – FIA MAIS RÍGIDA COM DRS E ASAS

A categoria reforçou os regulamentos técnicos de ASA TRASEIRA e DRS, definindo melhor os estados de IMPLANTAÇÃO e POSIÇÃO (aberto e fechado). Assim, fechando os conceitos dos “mini-DRS” – onde os elementos superiores de uma asa traseira inclinam para trás em velocidade para reduzir o arrasto.

Ficou definido também, testes mais rigorosos da FOLGA do SLOT da asa traseira para limitar quanta deflexão é aceitável, de uma carga aplicada de 10 newtons para 30 newtons. Outros pontos ainda em discussão sobre o tema: novo limite de deflexão na asa traseira superior e limites mais rigorosos na deflexão da asa dianteira.

6 – AJUSTES NA DEFINIÇÃO DE GRID

Para ampliar as alternativas de definição de GRID em caso de impossibilidade da realização dos treinos classificatórios, o regulamento agora PREVÊ que desde que os comissários aceitem que uma sessão de qualificação não pode ocorrer, o grid para a corrida será definido com base na classificação do Campeonato de Pilotos. O mesmo acontecerá no casso da classificação Sprint. Caso aconteça na primeira etapa da temporada, o critério será por definição dos comissários.

Tentaram também resolver a questão de dois ou mais pilotos não conseguirem definir um tempo no Q2 ou Q3. Por exemplo, se dois pilotos começarem voltas rápidas no Q3, mas não conseguirem completá-las devido a uma bandeira vermelha e não definirem um tempo, eles serão classificados na ordem com base em quem foi o mais rápido entre eles no Q2.

CALENDÁRIO 2025

O calendário completo da temporada 2025 você encontra aqui:

Calendário da FÓRMULA 1 (F1) 2025
Calendário da FÓRMULA 1 (F1) 2025
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