![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/EPS1003_170730SB1_7455-2048x2048-1.jpg)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, as novidades e o que esperar das duas disputas noturnas em um local inédito para a categoria.
Depois da passagem pelo México, a Fórmula E retorna às pistas neste final de semana (14 e 15) para realizar a estreia da rodada dupla do E-Prix de Jeddah, a terceira e quarta etapas do calendário 2024/2025 que acontecerá no Circuito de Jeddah Corniche, localizado na Arábia Saudita, à beira do Mar Vermelho.
A classe 100% elétrica da FIA corre em território árabe-saudita desde a temporada 2018/2019, de forma ininterrupta. Até a campanha 2023/2024, a FE realizou etapas em Riade e, a partir deste fim de semana, o mesmo destino da Fórmula 1 desde 2021 estará no itinerário da Fórmula E.
Vale lembrar que o E-Prix de Jeddah será o único evento deste ano a ocorrer sob os holofotes, à noite, devido a impossibilidade das corridas serem organizadas no período diurno, diante das altas temperaturas que caracterizam os países do Oriente Médio.
Layout do circuito saudita
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jeddah_track_maps.png)
O layout alternativo do Circuito de Jeddah Corniche possui 3,001 km de extensão, 19 curvas (8-D e 11-E) e fluxo no sentido anti-horário. Curiosamente, a Fórmula E utilizará, praticamente a metade do traçado original usado pela Fórmula 1, de 6,174 km.
A pista apresenta como características principais um equilíbrio entre zonas de alta, média e baixa velocidade, trechos técnicos com curvas de diferentes ângulos e muros que não permitem margem para erros.
Adicionadas ao circuito árabe, três chicanes facilitarão o gerenciamento de energia para os pilotos: das curvas 8 a 11, 14 a 16 e 17 a 19, que interrompem as duas longas retas do local de provas com zonas de frenagem fortes.
O Modo Ataque ficará localizado na curva 13, uma seção aberta e de média velocidade, algo pouco comum em zonas de ativação da potência extra para ultrapassagens, já que geralmente surgem em forma de grampo. As partes do traçado esperadas para a adição dos 50 kW de boost são na reta dos boxes e na oposta (entre as curvas 11 e 13).
Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SMG_7685_51ZaDizG_20250110075120-2048x2048-1.jpg)
Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): “Nessa prova, eu terei que largar de trás porque nossa equipe teve que trocar o motor do meu carro na etapa anterior, no México. De qualquer forma, os pit stops vão mexer com a disputa de uma forma ainda imprevisível e, no meio disso tudo, mesmo largando de trás, podemos tentar uma estratégia diferente para conquistar alguns pontos importantes.
“A corrida do sábado vai ser no esquema tradicional, que todos já conhecem e é muito emocionante, com várias ultrapassagens e brigas constantes. Nesta prova, vamos brigar por uma boa colocação no grid e depois vamos pra cima em busca de pontos.”
Situação no campeonato: P21 – 0 pts.
Novidades
Treino Livre de Novatos
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/EPS1010_143604SMG_7803-2048x2048-1.jpg)
Como a primeira aparição de candidatos a uma futura vaga como titulares no grid da Fórmula E, nesta quinta-feira, pilotos novatos, reserva e de testes assumirão o cockpit do novo Gen3 Evo, antes do início das atividades do E-Prix de Jeddah com o Treino Livre 1.
Abaixo, confira a lista dos automobilistas inscritos no Treino Livre de Novatos, em ordem alfabética de equipes:
Andretti: Jak Crawford
CUPRA Kiro: Mikkel Jensen (atual piloto da Peugeot TotalEnergies de Hypercar no WEC)
DS PENSKE: Daniil Kvyat (ex-Fórmula 1)
Envision Racing: Zak O’Sullivan
Jaguar TCS Racing: Jamie Chadwick (tricampeã da extinta W-Series e atual titular da IDEC SPORT na European Le Mans Series)
Lola Yamaha ABT: Tatiana Calderon (atual piloto da equipe Gradient Racing de GTD no IMSA)
Mahindra Racing: Kush Maini
Maserati MSG Racing: Théo Pourchaire (ex-Fórmula 2)
NEOM McLaren: Alex Dunne
Nissan: Gabriele Mini
TAG Heuer Porsche: Thomas Preining
Introdução do PIT BOOST
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AF23678_TICfrtx5-2048x2048-1.jpg)
Após duas temporadas de espera oriundas de uma promessa, as paradas obrigatórias nos boxes finalmente serão implementadas. A partir deste fim de semana em Jeddah, entrará em cena o PIT BOOST, uma recarga de 10% da bateria do carro que trará ainda mais imprevisibilidade e emoção para as corridas.
Essa reposição de energia durará 30s, com um carregador que gera 600 kW de potência. Cada equipe terá apenas um plug e, assim, não haverá pit stops duplos. O tempo mínimo de cada parada no pit lane será de 34s e os pilotos só poderão realizar o procedimento obrigatório quando o mostrador de energia restante estiver abaixo de 60% e acima de 40%.
O PIT BOOST terá lugar em apenas uma etapa de cada rodada dupla do calendário, provavelmente um plano de testes antes da categoria implementar o novo sistema estratégico em todas as disputas.
O que esperar do E-Prix na Arábia Saudita
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/EPS1002_170644ZALS0463-2048x2048-1.jpg)
Um destino inédito sempre traz incógnitas, tanto para os pilotos quanto para as equipes, que chegam a um território desconhecido e trazem consigo carros Gen3 atualizados e com um novo pacote aerodinâmico.
As competições na Arábia Saudita sempre foram conturbadas e repletas de ação, dois fatores de Riade que podem se repetir em Jeddah Corniche, principalmente por conta da técnica, da atenção e da precisão exigidas pelo circuito.
Quanto à briga pelo título, António Félix da Costa é o atual líder na tabela, com uma vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado, Oliver Rowland. Com Da Costa um pouco mais confortável, a briga será intensa entre os dois únicos a vencerem na atual temporada: Rowland e Mitch Evans, que triunfaram em São Paulo e México, respectivamente.
Oliver e Mitch se encontram empatados no campeonato, com 25 pontos, e ambos terão como objetivo assumir a liderança na classificação geral. Enquanto isso, o atual campeão, Pascal Wehrlein, chega a Jeddah em busca de repetir o bom histórico que possui na Arábia Saudita, ao ser um dos nomes que conquistaram a vitória no país do Oriente Médio duas vezes.
Previsão do tempo
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/EPS1002_102600_AF27435-2048x2048-1.jpg)
Quinta-feira:
Mínima de 22°C e Máxima de 27°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.
Sexta-feira:
Mínima de 23°C e Máxima de 29°C. Tempo aberto, sem nuvens.
Sábado:
Mínima 22°C e Máxima 29°C. Tempo aberto, com algumas nuvens.
Fonte: www.accuweather.com
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 37 pts
2 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 25 pts
3 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts
4 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 21 pts
5 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 15 pts
6 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 13 pts
7 – Sam Bird #8 (NEOM McLaren) – 12 pts
8 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 12 pts
9 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 12 pts
10 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 10 pts
P21 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 0 pts
Campeonato de Equipes:
1 – TAG Heuer Porsche – 58 pts
2 – NEOM McLaren – 27 pts
3 – Jaguar TCS Racing – 25 pts
4 – Nissan – 25 pts
5 – Mahindra Racing – 22 pts
6 – DS PENSKE – 20 pts
7 – Andretti – 15 pts
8 – Maserati MSG Racing – 8 pts
9 – Envision Racing – 6 pts
10 – CUPRA Kiro – 4 pts
11 – Lola Yamaha ABT – 0 pts
Campeonato de Fabricantes
1 – Porsche – 59 pts
2 – Nissan – 52 pts
3 – Jaguar – 31 pts
4 – Mahindra – 22 pts
5 – Stellantis – 21 pts
6 – Lola – 0 pts
Transmissão oficial
O canal BandSports e o canal do YouTube do Grande Prêmio transmitirão a rodada dupla do E-Prix de Jeddah de Fórmula E ao vivo, na sexta-feira e no sábado, a partir de 14h05, de acordo com o horário de Brasília. A programação COMPLETA você encontra aqui, incluindo os links de transmissão!
![](https://www.tomadadetempo.com.br/wp-content/uploads/2023/03/profile-pic.jpg)
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”