Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, a previsão do tempo e o que esperar da primeira competição deste ano.
A Fórmula E está de volta neste fim de semana (10 e 11) para realizar o E-Prix da Cidade do México, a segunda etapa da temporada 2024/2025 (depois da passagem inicial por São Paulo), que acontecerá no Autódromo Hermanos Rodríguez, localizado na capital do país norte-americano.
O México está presente no itinerário da categoria elétrica desde a campanha 2015/2016, e é um dos países que mais sediaram corridas da F-E, ao lado da Alemanha e dos Estados Unidos. Além disso, de forma inédita desde a rodada 2022/2023, o Estado latino-americano não receberá a prova de abertura da temporada.
A competição deste final de semana será a primeira de três disputas em circuitos permanentes (autódromos) da programação, antes do E-Prix de Miami, que ocorrerá em Homestead-Miami Speedway, e da rodada dupla do E-Prix de Xangai, no Circuito Internacional de Xangai.
Layout do circuito mexicano
O traçado exclusivo da Fórmula E no Autódromo Hermanos Rodríguez possui 2.630 km de extensão, 19 curvas (12-D e 7-E) e fluxo no sentido horário. A prova terá um total de 36 voltas, o equivalente a uma distância percorrida de 94.680 km.
O circuito apresenta como características principais zonas predominantes de alta velocidade, com setores de média e baixa. Um fato curioso é que as curvas mais rápidas, 2 e 10, lembram curvas presentes nas pistas ovais utilizadas pela NASCAR e IndyCar (Fórmula Indy).
O Modo Ataque ficará localizado na curva 15, área da icônica seção Foro Sol, que é cercado por arquibancadas e a seção mais icônica do local de provas. A seção mais comum de uso do boost extra de potência pelos pilotos é a reta principal, a mais longa do traçado.
O trecho mais desafiador para os competidores é a sequência das curvas 9 e 10: a primeira parte exige uma frenagem forte, seguida de uma curva fechada em cotovelo, que não oferece margem para erros.
Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): Não comentou até o momento.
Situação no campeonato: P20 – 0 pts.
O que esperar do E-Prix no México
A edição anterior da disputa no Autódromo Hermanos Rodríguez foi conturbada, com vários incidentes e interrupções, o que gerou uma adição de duas voltas na distância total de corrida. Por ser uma pista que oferece curvas fechadas e técnicas, bandeiras amarelas e Safety Cars são comuns nesse circuito.
Ano passado, a TAG Heuer Porsche iniciou bem a temporada 2023/2024, ao vencer a disputa com Pascal Wehrlein, que largou na pole, liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada no topo do pódio, seguido de Sébastien Buemi e de Nick Cassidy. Como vencedor de duas das últimas três passagens da Fórmula E pelo México (como pole sitter), Wehrlein é o principal favorito à vitória neste sábado, mas não o único.
Ao levar a melhor na abertura da campanha atual em São Paulo, Mitch Evans chega à segunda prova do itinerário com motivação de vencedor e de líder do campeonato, dois impulsos que podem fazer a diferença para o neozelandês da Jaguar TCS Racing neste fim de semana.
No primeiro lugar do Campeonato de Equipes, a NEOM McLaren buscará se manter no topo, o que será um grande desafio. No E-Prix do México de 2024, a escuderia britânica pontuou com apenas um carro, o de Jake Hughes, que finalizou na P7, enquanto Sam Bird ficou fora da zona de pontos, na P14. Assim, a McLaren segue para Round 2 com o objetivo de se sair melhor em comparação com o E-P da rodada 2023/2024.
Vale lembrar que Lucas Di Grassi se prepara para correr em busca de redenção. O brasileiro foi um dos quatro pilotos a abandonar o E-Prix latino-americano e nos primeiros minutos, por problemas nos freios de seu carro.
Previsão do tempo
Sexta-feira:
Mínima de 11°C e Máxima de 23°C. Tempo nublado, com 3% de possibilidade de chover.
Sábado:
Mínima 11°C e Máxima 21°C. Intervalos de sol entre nuvens, com 3% de chances de precipitação.
Fonte: www.accuweather.com
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts
2 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 19 pts
3 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 15 pts
4 – Sam Bird #8 (NEOM McLaren) – 12 pts
5 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 10 pts
6 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 8 pts
7 – Sébastien Buemi #7 (Envision Racing) – 6 pts
8 – Dan Ticktum #33 (CUPRA Kiro) – 4 pts
9 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 3 pts
10 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 2 pts
Campeonato de Equipes:
1 – NEOM McLaren – 27 anos
2 – Jaguar TCS Racing – 25 pts
3 – TAG Heuer Porsche – 22 pts
4 – Mahindra Racing – 18 pts
5 – Envision Racing – 6 pts
6 – CUPRA Kiro – 4 pts
7 – DS PENSKE – 2 pts
8 – Maserati MSG Racing – 1 pt
9 – Lola Yamaha ABT – 0 pts
10 – Nissan – 0 pts
11 – Andretti – 0 pts
Transmissão oficial
O canal BandSports transmitirá o E-Prix da Cidade do México de Fórmula E ao vivo, neste sábado, a partir de 17h05, de acordo com o horário de Brasília.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”