Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Abu Dhabi – 2024

654
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam do apagar das luzes final da temporada.

A Fórmula 1 está de volta neste final de semana (6, 7 e 8) para realizar o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a vigésima quarta e última etapa da temporada, que acontecerá no Circuito de Yas Marina, a 30 minutos da capital dos Emirados Árabes Unidos.

Com o Campeonato de Pilotos já conquistado por Max Verstappen, a corrida final no Oriente Médio decidirá o título de construtores entre as equipes McLaren e Ferrari, que ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares na tabela. Enquanto isso, a Alpine buscará superar a Haas e a Racing Bulls, com o objetivo de manter e conquistar de vez a P6 na tabela, ao mesmo tempo que Lando Norris e Charles Leclerc, batalharão pelo vice-campeonato.

Dois dias depois do agitar da bandeira quadriculada em Yas Marina, na terça-feira (10), acontecerá os testes pós-temporada, em que os pilotos que mudam de escuderia e estreantes como titulares no ano seguinte iniciam seus trabalhos no carro de suas respectivas equipes, antes do período de descanso.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP que fecha com chave de ouro a temporada 2024 da categoria, além de seus retrospectos, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades, as características do circuito, as informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (640 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Tivemos um carro rápido no Catar, então estou animado para ver o que podemos fazer neste fim de semana. Estou focado e pronto para dar tudo de mim uma última vez nesta temporada e trazer para casa o Campeonato de Construtores.

Definitivamente foi uma temporada que nunca esquecerei, desde conseguir minha primeira vitória em Miami até estar perto de ganhar o Campeonato de Pilotos. Toda a equipe fez um trabalho incrível ao nos dar um carro realmente divertido de pilotar nesta temporada, e quero agradecer a todos por isso. Abu Dhabi é sempre um ótimo lugar para terminar a temporada. Agora, precisamos ir lá e terminar o trabalho.”

Oscar Piastri #81:É bom entrar na última corrida da temporada com a motivação de conquistar outro pódio. Agora o foco está todo em Abu Dhabi e no Campeonato de Construtores.

Estamos no comando, mas tudo pode mudar em um instante, então precisamos estar no nosso melhor e prontos para este final de semana.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após uma temporada longa, mas satisfatória, seguimos para Abu Dhabi, a corrida final de 2024. Estou incrivelmente orgulhoso de cada pessoa na equipe pelo seu trabalho duro e comprometimento com a McLaren, o que nos colocou em condições de lutar pelo Campeonato de Construtores, algo que era impensável 12 meses atrás.

Sei que Lando e Oscar darão tudo de si; ambos fizeram uma temporada fantástica. Estamos determinados a terminar o trabalho como uma equipe, não será fácil, mas daremos tudo de nós para sair por cima.”

Scuderia Ferrari HP (619 pts)
(Foto: Florent Gooden/DPPI)

Charles Leclerc #16: “Pilotando por uma equipe tão icônica como a Ferrari, seria incrível terminar a temporada trazendo o título de construtores de volta para Maranello. Não será fácil marcar os pontos que precisamos para ganhar o título em um único fim de semana, mas isso ainda é possível e faremos absolutamente tudo para alcançá-lo.”

Carlos Sainz #55:Vamos lutar até a última volta da corrida de Abu Dhabi pelo campeonato e, espero, terminar a temporada da melhor maneira possível.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Pela primeira vez na era híbrida, estamos na disputa pelo título de equipes na etapa final. Isso por si só é uma grande conquista, mas neste fim de semana tentaremos dar esse importante passo final. Sejamos honestos, é uma possibilidade matemática, mas na realidade será muito difícil de alcançar, porque mesmo se terminarmos em primeiro e segundo, a McLaren com sua liderança de 21 pontos ainda teria vantagem. Apesar disso, a Ferrari sempre gostou de um desafio.

“Se pudermos mais uma vez produzir um final de semana perfeito do início ao fim, pelo menos teremos uma chance e poderemos deixar Abu Dhabi dizendo que demos o nosso melhor. Nossa preparação para este evento foi completa, sabemos que a qualificação desempenhará um papel muito importante, mesmo que nosso carro se incline a se sair melhor na corrida. Charles, Carlos e toda a equipe estão prontos para lutar com unhas e dentes para levar o título para casa.”

Oracle Red Bull Racing (581 pts)
(Foto: Joe Portlock/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “O GP do Catar foi uma corrida emocionante e foi bom vencer lá novamente. O carro estava muito melhor para pilotar e foi um ótimo desempenho geral da equipe. Estamos na corrida final da temporada e Abu Dhabi sempre traz boas lembranças.

Foi uma temporada longa e estamos prontos para para passar um tempo de qualidade em casa com a família e amigos durante um tempo. A equipe trabalhou incrivelmente duro nesta temporada e todos merecem uma pausa para relaxar quando a temporada terminar. Sem dúvidas, seria ótimo terminar este ano em alta e tentar trazer a vitória para casa aqui.”

Sergio Perez #11:Indo para Abu Dhabi, é importante para mim ter uma corrida final muito forte. Devo à equipe e a mim mesmo um desempenho sólido e completo durante o fim de semana. Temos visto melhorias semana após semana recentemente e o ritmo tem estado lá, agora precisamos colocá-lo em ordem.

As coisas estavam indo muito bem no Catar e o pódio estava em nossa mira. É frustrante para todos que não conseguimos converter essa posição positiva na corrida em algo mais. O objetivo em Abu Dhabi será compensar essa decepção. Tem sido uma temporada de altos e baixos para mim e darei tudo o que tenho para terminá-la em alta.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (446 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Depois de 12 anos incríveis, nos preparamos para escrever o capítulo final da nossa história de corrida com Lewis neste fim de semana. Tem sido uma jornada e tanto. Quando começamos a trabalhar juntos em 2013, não poderíamos imaginar o que estava por vir.

Honraremos essa história inigualável em Abu Dhabi e ao longo da semana seguinte, quando visitarmos Kuala Lumpur, Stuttgart e, finalmente, Brixworth e Brackley. Embora essa fase do nosso relacionamento esteja chegando ao fim, Lewis sempre fará parte da nossa família.

Por enquanto, porém, nosso foco total está no fim de semana da corrida. Não há melhor maneira de marcar o fim do nosso tempo juntos do que com uma forte performance na pista. Toda a equipe está focada em adicionar mais um destaque ao rolo. Também queremos terminar a temporada com o pé direito.

Isso nos ajudará a manter o ímpeto no inverno e em diante, enquanto abrimos o próximo capítulo da nossa história em 2025, com George [Russell] como piloto sênior e Kimi [Antonelli] como um novato promissor, nosso futuro é brilhante. Vamos terminar este capítulo atual da maneira certa.”

Aston Martin Aramco (92 pts)
(Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (59 pts)
(Foto: XPB Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer e desejar a Esteban o melhor para o seu futuro. Foi uma história especial para nós sermos companheiros de equipe na Alpine. Tivemos alguns momentos incríveis como São Paulo, claro, e também alguns momentos baixos, mas o mundo das corridas é assim. Agora tenho Jack ao meu lado na garagem e estou ansioso para começar o próximo capítulo com ele.

Agora vamos para Abu Dhabi, a última corrida do ano, e está tudo em jogo. A meta é consolidar o sexto lugar no Campeonato de Construtores. A temporada inteira foi longa e desafiadora para toda a equipe, mas todos em Enstone e Viry trabalharam muito duro para mudar o carro de onde estávamos no Bahrein para onde estamos agora, lutando consistentemente entre os dez primeiros.

O Circuito de Yas Marina é uma pista que todos conhecemos muito bem, por isso esperamos construir o nosso fim de semana progressivamente. O primeiro e o segundo setores são de altíssima velocidade, com curvas rápidas e duas longas retas antes do setor final em estilo de pista de rua, com rápidas mudanças de direção e algumas paredes fechadas. Pretendo terminar a temporada em alta neste fim de semana, toda a equipe merece.”

Jack Doohan #61:É ótimo fazer minha estreia na Fórmula 1 com a equipe em Abu Dhabi neste fim de semana. Essa pista guarda muitas lembranças especiais para mim. Corri no Circuito de Yas Marina em vários momentos da minha carreira e foi também onde venci a minha última etapa de Fórmula 2 em 2023, por isso estou entusiasmado por voltar, mas, desta vez na Fórmula 1.

Este fim de semana, assim como o teste pós-temporada, representa uma oportunidade para mim e para a equipe de termos mais tempo de pista juntos enquanto nos preparamos para a temporada de 2025. Meu objetivo será apoiar a ambição da equipe de terminar em sexto no Campeonato de Construtores.

Estou ansioso para trabalhar junto com eles para atingir esse objetivo e encerrar a temporada com uma nota positiva.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (54 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Haas F1 Media)

Kevin Magnussen #20:Na minha última corrida com a MoneyGram Haas, espero um ótimo resultado. Claro, estamos sonhando em nos recuperar depois de perder terreno para a Alpine no Catar.

Diante de uma diferença de apenas cinco pontos, precisamos dar o nosso melhor para terminarmos na frente. Estou ansioso pelo desafio. Abu Dhabi é uma grande corrida, sendo o final da temporada, sempre há muito entusiasmo em torno dela, então espero um bom fim de semana.”

Nico Hulkenberg #27:Temos uma etapa restante e, claro, será especial para nós. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para terminar esta jornada juntos em alta.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Estamos ansiosos para chegar a Abu Dhabi para a final da temporada ainda com motivos para lutar. O circuito é muito suave, com curvas de baixa e média velocidade e duas longas retas, e oferece desafios muito diferentes das duas corridas anteriores.

Nosso foco é claramente colocar os dois pilotos em posições de pontuação para maximizar nossa chance de ficar em sexto na classificação final do Campeonato de Construtores.”

Visa Cash App RB (46 pts)
(Foto: Joe Portlock/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:O fim de semana no Catar foi difícil e, nos poucos dias desde então, a equipe tem se esforçado para descobrir por que nosso desempenho caiu tanto depois das primeiras voltas no domingo, quando consegui subir para as posições de pontos.

Como acredito que pelo menos parte disso foi específico da pista, estou mais otimista sobre Abu Dhabi, um circuito onde me classifiquei em sexto e terminei em oitavo no ano passado. Nossa situação no campeonato está mais complicada agora, mas vou me esforçar ao máximo para terminar a temporada de uma maneira positiva.”

Liam Lawson #30:É a última corrida da temporada, o que é estranho dizer, pois parece que acabou de começar. Estou ansioso para correr em Abu Dhabi; é uma pista em que já corri no passado, na F2. Fiz minha estreia em um carro de F1 em 2021 nos testes de jovens pilotos, então estou animado para voltar.

O circuito é divertido de percorrer, especialmente com o novo layout, e a equipe teve sucesso aqui no passado, então estou otimista. Tive algumas corridas difíceis, então espero terminar a temporada em alta.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (17 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Chegamos a Abu Dhabi neste fim de semana para a final de 2024, depois do que pareceu uma temporada longa e desafiadora. A equipe deu tudo de si e sou grato a cada um deles por trabalhar incansavelmente durante o ano para nos colocar no caminho certo, mesmo nos momentos mais difíceis. Nós passamos por altos e baixos, mas isso faz parte das corridas.

Como equipe, aprendemos lições que podemos levar para 2025 com a esperança de uma temporada mais forte. Nosso carro não teve o desempenho esperado no Catar, então espero que essas características possam ser corrigidas em Yas Marina e que possamos fazer boas mudanças antes deste fim de semana.

“Nosso objetivo é extrair o máximo de desempenho possível nesta prova final, obtendo alguns insights úteis sobre o carro do próximo ano.”

Franco Colapinto #43:Gostaria de agradecer a toda a equipe por esta oportunidade incrível e por todo o apoio durante estas nove corridas. Foi um sonho realizado correr na Fórmula 1 com a Williams. Vou tentar o meu melhor para terminar a temporada em alta para a equipe na pista e de volta à fábrica.

Todos na Williams deram tudo de si durante a temporada e seu trabalho duro não passou despercebido. O objetivo em Abu Dhabi é ter um fim de semana limpo, construir um ritmo positivo durante as sessões e maximizar nosso desempenho.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (4 pts)
(Foto: Steven Tee/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77:Abu Dhabi: a final da temporada; é uma corrida especial por vários motivos, e este ano é particularmente significativo, pois é a meu último GP com a equipe. Minha prova no Catar foi frustrante, especialmente perdendo pontos nas duas últimas voltas, mas a pontuação que Zhou marcou foi uma ótima maneira de mostrar o progresso que fizemos como equipe, e me sinto motivado para manter esse ímpeto neste fim de semana.

O Circuito de Yas Marina exige precisão, principalmente no setor técnico final, e é uma pista que gosto de percorrer. O cenário, correndo sob as luzes, contribui para a ocasião. Para mim, trata-se de dar tudo o que tenho pela última vez com a equipe, e terminar a temporada da maneira mais forte possível.”

Guanyu Zhou #24:Este ano passou voando e agora é hora da minha última corrida com a Stake Kick Sauber. Cresci muito como piloto durante minha passagem por aqui e quero terminar forte com a equipe, apresentando um bom desempenho neste fim de semana. Abu Dhabi é um ótimo local para encerrar a temporada e chegamos aqui com o impulso positivo do Catar.

Marcar pontos foi um alívio, não só para mim, mas para todos os membros da equipe que trabalharam tanto este ano por uma recompensa tão mínima. Fiquei orgulhoso e feliz em ver tanto amor pela equipe depois da corrida: outras equipes, a mídia e os fãs na pista nos parabenizando, e tanto feedback positivo também nas redes sociais. Isso mostra o quanto esse esporte e esses momentos significam para tantas pessoas, e quero poder compartilhar esse sentimento novamente.

O carro estava muito bom sob as luzes e estou animado para ver o que podemos alcançar em uma pista com características comparáveis. Meu foco é permanecer consistente, executar cada sessão com perfeição e aproveitar a experiência enquanto luto por pontos pela última vez com a equipe.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Abu Dhabi marca a conclusão de uma temporada longa e desafiadora para a Stake Kick Sauber, na qual os resultados finais não corresponderam ao esforço, comprometimento e ética de trabalho de nossa equipe. No entanto, marcar os nossos primeiros pontos em Doha foi um impulso significativo para todos em Hinwil e no caminho certo, uma prova da resiliência e determinação da nossa equipe.

Neste fim de semana, estamos focados em continuar essa tendência de alta. A corrida em Abu Dhabi também é um momento comovente, pois nos despedimos de Valtteri e Zhou, dois pilotos excepcionais que ajudaram e muito a equipe. Estamos empenhados em proporcionar-lhes a melhor despedida possível.

“Abu Dhabi oferece uma grande combinação de desafios e, com o bom desempenho de nossas atualizações mais recentes, estamos otimistas em encerrar a temporada fortes.”

NOVIDADES PARA O GP
Doohan assume o lugar de Ocon antes do fim da temporada
Da esquerda para a direita, Esteban Ocon e Jack Doohan (Foto: Divulgação)

A Alpine anunciou na última segunda-feira (2) a saída de Esteban Ocon, o que liberou o francês para iniciar sua relação com a Haas, sua nova equipe para 2025 e por quem defenderá a partir dos testes pós-temporada em Yas Marina. Em seguida, a escuderia francesa confirmou o piloto reserva e titular para o ano que vem, Jack Doohan, para correr no lugar de Ocon neste final de semana, o que marca a estreia do australiano em um GP de Fórmula 1 de forma antecipada.

Esteban deixa a Alpine com um bom retrospecto após cinco temporadas consecutivas, ao ser responsável pela primeira e única vitória da marca derivada da Renault no GP da Hungria de 2021 e por quatro pódios, ao contar com a P2 no GP de São Paulo no mês passado. Além disso, o francês foi o único a superar Fernando Alonso como parceiro desde Jenson Button em 2015.

Pilotos reservas e de testes no TL1
Felipe Drugovich (Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

Como de costume, o primeiro Treino Livre de sexta-feira contará com a presença de pilotos de testes e reservas de algumas equipes que faltam concluir o cronograma obrigatório de  desenvolvimento de novatos da temporada.

Dentre os confirmados, estão o brasileiro Felipe Drugovich, que participará da sessão inicial no AMR24 da Aston Martin, no lugar de Lance Stroll. Além do campeão de Fórmula 2 de 2022, outros quatro automobilistas correrão no TL1:

  • o monegasco Arthur Leclerc, que utilizará o SF-24 de Carlos Sainz pela Ferrari;
  • o japonês Ryo Hirakawa, que assumirá o MCL38 de Oscar Piastri pela McLaren;
  • o franco-argelino e principal adversário de Gabriel Bortoleto no atual campeonato da Fórmula 2, Isack Hadjar, que fará a sessão no RB20 de Max Verstappen, pela Red Bull Racing;
  • e o britânico Luke Browning, que participará do TL1 no FW46 de Alex Albon, pela Williams Racing.

Vale mencionar que, com a escalação de Arthur, irmão de Charles Leclerc, será a primeira vez que dois irmãos estarão juntos pela mesma equipe em uma atividade de pista na história da Fórmula 1.

Despedidas
Hamilton da Mercedes
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

Após doze temporadas de muitas conquistas, o heptacampeão Lewis Hamilton encerrará sua relação de sucesso com a Mercedes-AMG Petronas. A partir da próxima temporada, o piloto naturalmente britânico e cidadão honorário do Brasil se juntará a Charles Leclerc, para defender a Scuderia Ferrari, um passo importante em sua busca pelo oitavo título.

Ao todo, Hamilton conquistou 6 Campeonatos de Pilotos, 84 vitórias, 78 pole positions e 153 pódios pela Mercedes. Sem dúvidas, a jornada de Lewis com a equipe das flechas de prata foi a parceria de piloto e equipe mais bem-sucedida da história da Fórmula 1, e chegará ao fim após a bandeirada final no domingo.

Sainz da Ferrari
Da esquerda para a direita, Carlos Sainz e Charles Leclerc (Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

O Grande Prêmio de Abu Dhabi também colocará um ponto final na relação Carlos Sainz e Ferrari. O espanhol abrirá espaço para Lewis Hamilton, enquanto segue para defender a Williams Racing ao lado de Alex Albon em 2025.

Sainz entrou para a escuderia de Maranello em 2021 e, de lá pra cá, acumulou números pouco expressivos em comparação com Charles Leclerc. Ao todo, Carlos garantiu 4 vitórias, 6 pole positions e 24 pódios pela Scuderia, e se prepara para ingressar em uma equipe que costuma ficar nas últimas posições do grid, um verdadeiro retrocesso em sua carreira.

Hulkenberg e Magussen da Haas
Da esquerda para a direita, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen (Foto: Simon Galloway/LAT Images/Haas F1 Media)

Na campanha 2025, a MoneyGram Haas contará com um line-up de titulares completamente novo: Esteban Ocon e Oliver Bearman. Assim, tanto Nico Hulkenberg quanto Kevin Magnussen estão de saída, mas apenas um dos pilotos mencionados possui assento para a próxima temporada: Hulkenberg. O alemão correrá pela Audi/Sauber, e fará dupla com o brasileiro Gabriel Bortoleto.

Por outro lado, Magnussen se despede da Fórmula 1 como titular pela segunda vez em sua carreira e depois de competir pela Haas. O dinamarquês deixou a escuderia americana no final da campanha 2020, juntamente com Romain Grosjean, para dar lugar ao russo Nikita Mazepin e ao alemão Mick Schumacher, que assumiram os carros da equipe em 2021.

Com o início dos ataques da Rússia à Ucrânia em 2022, a Haas decidiu encerrar o contrato de Mazepin e chamar Magnussen de volta. No ano seguinte, Kevin recebeu Nico Hulkenberg como companheiro e a parceria, que deu certo, rendeu bons resultados para a Haas.

Enquanto Nico sai com a certeza de que começará sua caminhada em uma escuderia promissora, Magnussen deixa a equipe de Gene Haas com um futuro incerto, mas com possibilidades fora da Fórmula 1.

Notícia de última hora: Kevin Magnussen foi confirmado no WEC como piloto de fábrica da equipe BMW M de Hypercar para 2025.

Bottas e Zhou da Sauber
Da esquerda para a direita, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas (Foto: Zak Mauger/Sauber Media Hub)

Assim como a Haas, a atual Sauber e futura equipe Audi trará dois novos competidores em sua escalação para a próxima temporada, uma notícia triste para Guanyu Zhou e Valtteri Bottas, que não conseguiram contrato como titulares na Fórmula 1 para 2025.

Da mesma forma que entraram em 2022, quando a escuderia corria sob o nome de Alfa Romeo, Bottas e Zhou deixam a Sauber juntos, mas com retrospectos diferentes. Valtteri levantou a equipe suíça em seu primeiro ano, ao tirá-la do fundo do grid e conquistar 49 dos 55 pontos somados.

Em 2023, o desempenho do carro da Alfa Romeo caiu, e o finlandês terminou na P15 no Campeonato de Pilotos, com o chinês Guanyu ainda mais atrás, na P18. Este ano, a Kick Sauber passou do GP de abertura da temporada 2024 no Bahrein até o GP de Las Vegas sem marcar um único ponto, até Zhou finalizar em oitavo na etapa passada, em Losail, no Catar.

No caso de Bottas, há rumores de que o automobilista de 35 anos está em busca de uma vaga como reserva na Mercedes-AMG Petronas, equipe que fez parte de 2017 a 2021. Enquanto isso, do mesmo modo que Mick Schumacher e Logan Sargeant, Guanyu Zhou se despede da Fórmula 1 com chances mínimas de retornar ao grid titular da categoria futuramente.

Detalhes do circuito
Circuito de Yas Marina (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

Yas Marina possui 5.281 km de extensão, 16 curvas (7-D e 9-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 2009 e a corrida terá um total de 58 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence ao atual bicampeão Max Verstappen, que cravou 1:26.103 na temporada 2021.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de alta velocidade e curvas com ângulos variados. O principal ponto de ultrapassagem no circuito emiradense é a reta oposta, entre as curvas 5 e 6, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Abaixo, confira como é uma volta em Yas Marina através do simulador/game F1 22.

O trecho mais desafiador para os pilotos em Yas Marina é a sequência das curvas 10, 11 e 12, que são antecedidas de uma reta e se apresenta em três curvas a direita de forma consecutiva, em que a última (12), é um ponto de frenagem.

Ano passado, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi após largar na pole,  liderar de ponta a ponta e cruzar a linha de chegada seguido de Charles Leclerc e de George Russell.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Como tem sido o caso em Yas Marina, a Pirelli escolheu seus três compostos mais macios para o evento, com o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio. Os pneus vermelhos provavelmente só aparecerão na classificação, enquanto os Médios e Duros estarão sob os holofotes, em todos os sentidos, já que esta é a terceira corrida noturna consecutiva.

Graças a mudanças significativas no layout do traçado introduzidas em 2021, a pista é muito mais rápida e fluida, com vários pontos de ultrapassagem. Em geral, as forças exercidas sobre os pneus estão na faixa de média a baixa, devido à falta de curvas de alta velocidade. A superfície oferece pouca aderência e seu nível de abrasividade está na média da temporada.

As temperaturas terão um papel importante, com duas das três sessões de treinos livres à luz do dia, enquanto o TL2 e a corrida começam ao pôr do sol, com toda a classificação programada para acontecer à noite. Assim, as condições da pista podem mudar rapidamente à medida que as temperaturas caírem e também podem evoluir na mesma velocidade, quando o asfalto começar a emborrachar, principalmente com ajuda das categorias de base Fórmula 4 EAU, F1 Academy e Fórmula 2.

Em uma pista onde a granulação pode ter um impacto significativo e onde, como mencionado anteriormente, existem muitos pontos de ultrapassagem, uma estratégia de duas paradas certamente parece preferível, como de fato foi o caso no ano passado. Além disso, a estratégia de undercut poderá ser muito eficaz e, para que uma parada única funcione, será muito importante o gerenciamento de pneus, para limitar a queda de desempenho.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 22°C e Máxima de 29°C. Céu limpo.

Sábado:

Mínima 20°C e Máxima 29°C. Céu limpo.

Domingo:

Mínima de 14°C e Máxima de 29°C. Céu limpo.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 429 pts (CAMPEÃO)

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 349 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 341 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 291 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 272 pts

6 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 235 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG Petronas) – 211 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 152 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 68 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 37 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.