Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de São Paulo – 2024/2025

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de São Paulo – 2024/2025

91
(Foto: Sam Bagnall/Fórmula E)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, a previsão do tempo e o que esperar do apagar das luzes inicial da rodada 2024/2025, dessa vez no Brasil.

A Fórmula E retorna às pistas neste final de semana (6 e 7) para realizar o E-Prix de São Paulo, a etapa de abertura da temporada 2024/2025, que acontecerá no Circuito do Sambódromo do Anhembi, em Santana, bairro da Zona Norte da capital paulista.

A disputa em território brasileiro é a única do calendário 2024/2025 a acontecer na América do Sul, já que os E-Ps seguintes ocorrerão na América do Norte, Oriente Médio, Europa e Ásia. Vale mencionar que São Paulo receberá a categoria elétrica pela terceira vez, depois da estreia do E-Prix na rodada 2022/2023 e do retorno no início deste ano, além do pontapé inicial de uma temporada da F-E de forma inédita.

Essa será a corrida em casa para o piloto da Lola Yamaha ABT, Lucas Di Grassi, que terá o apoio da maior parte das arquibancadas. Nas duas edições anteriores, Di Grassi não finalizou entre os dez primeiros colocados, e buscará marcar pontos e alcançar redenção diante de seus fãs conterrâneos.

O Brasil sempre esteve presente na Fórmula E. Além de Lucas (presente em todas as temporadas até agora), outros brasileiros passaram pela Fórmula E: o primeiro campeão, Nelson Piquet Jr (2014/2015 a 2018/2019), Felipe Massa (2018/2019 a 2019/2020), Felipe Nasr (2018/2019), Bruno Senna (2014/2015 a 2015/2016) e Sergio Sette Camara, que competiu de 2019/2020 até a campanha passada (2023/2024).

Layout do circuito paulista
Circuito do Sambódromo do Anhembi (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito do Sambódromo do Anhembi possui 2.933 km de extensão, 11 curvas (7-D e 4-E), fluxo no sentido horário e a corrida terá um total de 31 voltas, o equivalente a uma distância percorrida de 90.923 km.

O traçado paulista tem como características principais uma superfície de concreto plana (um fator raro de se encontrar em pistas da categoria), um declive acentuado e a predominância de setores de média a alta velocidade, com três longas retas e o mesmo número de zonas de frenagem forte.

O Modo Ataque fica localizado na curva 3, área de ativação da potência extra de 50 kW que se apresenta em forma de grampo, uma característica tradicional da zona de boost na Fórmula E.

Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
(Foto: Sam Bagnall/LAT Images/Fórmula E)

Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): Não comentou até o momento.

O que esperar do E-Prix no Brasil
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

As últimas duas corridas no Sambódromo do Anhembi foram inesquecíveis, com dois vencedores diferentes e um show de ultrapassagens entre os competidores. Nas duas edições anteriores da etapa paulista, houve intervenção de Safety Car, um fator a se esperar neste sábado.

Ano passado, a NEOM McLaren triunfou no Anhembi, com Sam Bird. O britânico largou na P6, escalou cinco degraus em poucos minutos, manteve a liderança até a volta 27/31, perdeu a P1 para Mitch Evans, reassumiu a posição de forma brilhante nas últimas curvas e conquistou a primeira vitória da McLaren na Fórmula E, seguido de Evans e Oliver Rowland.

Curiosamente, Bird e Evans são os únicos pilotos que finalizaram no top 3 nas duas disputas realizadas em São Paulo. Entre os dois competidores mencionados, o principal favorito ao triunfo neste final de semana é o neozelandês da Jaguar TCS Racing, que venceu na estreia do E-P em 2023 e por pouco não repetiu o feito.

O atual campeão, Pascal Wehrlein, não tem um bom histórico no E-Prix brasileiro, ao concluir em sétimo na rodada 2022/2023 e em quarto na temporada anterior, mesmo depois de largar na pole. Assim, o atual campeão tentará um resultado diferente dessa vez, mas não será fácil, já que a Jaguar possui o melhor retrospecto no Circuito do Anhembi, com uma dobradinha com vitória em 2023 e uma P2 em março.

Previsão do tempo
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 28°C. Intervalos de sol entre nuvens, com 78% de possibilidade de chover à tarde.

Sábado:

Mínima 23°C e Máxima 30°C. Céu com muitas nuvens; sem chances de precipitação.

Fonte: www.climatempo.com.br

Transmissão oficial

O canal BandSports transmitirá o E-Prix de São Paulo de Fórmula E ao vivo, neste sábado, a partir de 14h, de acordo com o horário de Brasília.