Disputa repleta de incidentes mostrou redenção na Kick Sauber, corrida heróica de Gasly, frustração para Norris e Perez em mais uma situação comprometedora.
A Fórmula 1 realizou ontem (1° de dezembro) o Grande Prêmio do Catar, a penúltima etapa da temporada, em formato Sprint, que aconteceu no Circuito Internacional de Losail, em Doha, capital do país do Oriente Médio.
O vencedor da Sprint Race no sábado foi Oscar Piastri, que largou em terceiro, superou George Russell, o companheiro de equipe que largou na frente, Lando Norris, e cruzou a linha de chegada na P1, seguido de Lando e George, que completaram o top 3.
No domingo, quem levou a melhor foi Max Verstappen, que viu o apagar das luzes da P2, superou George Russell na largada antes da curva 1 e manteve a liderança até o fim, seguido de Charles Leclerc e de Oscar Piastri. O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Guanyu Zhou, enquanto Norris garantiu o ponto extra da volta mais rápida, ao cravar 1:22.384s na volta 56/57.
Apesar de ter conquistado a pole da corrida de domingo, Verstappen foi punido em -1 posição no grid inicial por atrapalhar George durante a volta de esfriamento (uma punição controversa) e largou em segundo, logo atrás de Russell.
O companheiro de Max, Sergio Perez, enfrentou dificuldades no GP, ao rodar na pista logo após uma relargada e abandonar em seguida. Esse incidente sem culpa de terceiros tirou a RBR da briga pelo título do Campeonato de Construtores, e deixa Perez com ainda menos chances de continuar na equipe para 2025.
Série de interrupções
A competição em Losail foi marcada por vários incidentes, que acionaram um total de três Safety Cars na prova. Além disso, oito equipes finalizaram na zona de pontuação, e cinco pilotos não cruzaram a linha de chegada.
Um dos acontecimentos que marcaram o GP foi o retrovisor direito de Alex Albon ter se soltado na reta principal, em pouco mais da metade da disputa. Em seguida, Valtteri Bottas passou por cima do acessório, e gerou destroços que furaram o pneu dianteiro esquerdo de Lewis Hamilton e de Carlos Sainz.
Após os inconvenientes gerados, diante da negligência da direção de prova (que deveria ter interrompido a corrida antes), o Safety Car entrou em cena pela terceira e última vez, e guiou os carros pelo pit lane por duas voltas seguidas, para que os destroços do retrovisor de Albon pudessem ser varridos para fora da pista.
Análise de desempenho
Ferrari
A escuderia de Maranello aproveitou bem a competição em Losail, ao pontuar mais que a sua adversária direta, McLaren. Na Sprint Race de sábado, Carlos Sainz foi o melhor da dupla e conquistou a P4, enquanto Charles Leclerc concluiu logo atrás do companheiro, na P5.
Na competição principal, os papéis se inverteram, e quem trouxe mais pontos para a Ferrari foi o monegasco, que viu o apagar das luzes da P5 e recebeu a bandeirada final no pódio. Por outro lado, Sainz terminou o GP do Catar quatro degraus abaixo do companheiro, na P6, uma boa finalização, ao levar em conta as dificuldades que o espanhol passou em Losail.
Com o resultado geral de Carlos e Charles no último fim de semana, a Ferrari ganhou terreno em relação a McLaren e permanece viva na briga pelo título do Campeonato de Construtores.
McLaren
No caso da atual líder na tabela, o final de semana no Oriente Médio foi positivo, mas o domingo foi amargo para um dos componentes. Em um desempenho avassalador, a McLaren venceu a corrida curta de sábado, com direito a dobradinha 1-2, com Oscar Piastri e Lando Norris, respectivamente.
Apesar do sábado positivo, a situação da escuderia britânica no dia seguinte foi um pouco frustrante. Enquanto Piastri se manteve longe de confusão e finalizou em terceiro lugar, Norris, que se encontrava com um excelente ritmo desde a volta de abertura e pressionava Max Verstappen, foi punido com +10s de Stop and Go nas voltas finais, por ignorar uma bandeira amarela.
Com a penalidade, o britânico caiu da P2 para a P15 (último) e, com pouco tempo para se recuperar, o melhor que conseguiu foi o décimo lugar e o ponto extra da volta mais rápida. Assim, a McLaren falhou em levantar o caneco de construtores no Catar, e adiou a decisão do título para a etapa final, em Abu Dhabi.
Mercedes
O Grande Prêmio do Catar foi uma etapa dentro do normal para a Mercedes, ao garantir resultados medianos e que está acostumada a entregar. Na Sprint de sábado, tanto George Russell quanto Lewis Hamilton marcaram pontos, com Russell em terceiro e Hamilton em sexto.
Curiosamente, na corrida principal de domingo, George liderou a Mercedes mais uma vez, ao receber a bandeirada final em quarto, posição que não lhe foi tirada nem mesmo após receber uma penalidade de +5s no tempo final, por infringir uma regra do procedimento sob Safety Car. Por estar pouco mais de sete segundos à frente de Pierre Gasly, o britânico de 26 anos manteve a P4.
No outro W15, Hamilton foi um dos pilotos que mais sofreram em Losail, ao receber uma punição de +5s por queimar a largada e, nas voltas finais, uma penalidade de Drive Through, por exceder o limite de velocidade no pit lane durante o Safety Car. No fim, o heptacampeão acabou fora da zona de pontos, na P12, e completamente insatisfeito com o desempenho do carro, como reclamou no rádio várias vezes.
Alpine
Com um carro a menos após o agitar da bandeira quadriculada do GP, a Alpine saiu satisfeita de Doha, mesmo sem pontuar na Sprint. A escuderia francesa vivenciou dois extremos de emoção no domingo: Esteban Ocon, que largou em último, ficou de fora logo após o início da prova, ao se envolver em um incidente com umas Haas e uma Williams na curva 1 que tirou o francês da competição.
Como a única esperança da equipe, Gasly não desapontou: ao ver as luzes se apagarem da P11, o conterrâneo de Ocon escalou incríveis seis colocações no GP e concluiu na quinta posição. Vale destacar que, sozinho, Pierre possibilitou a Alpine assumir a P6 no Campeonato de Construtores, que era da Haas.
Aston Martin
Assim como houve com a Alpine, a Aston Martin também não pontuou na Sprint e dependeu apenas de um de seus pilotos para sair com alguma coisa da competição principal. Fernando Alonso foi quem ajudou a equipe a não terminar zerada no fim de semana, ao sair da oitava posição e finalizar um degrau à frente, na P7.
No outro carro da Aston Martin, Lance Stroll não fez uma prova limpa, ao provocar um incidente com Alex Albon na primeira volta. Essa infração gerou a Stroll uma punição de +10s no início da corrida, e uma ordem da equipe para o canadense retirar o carro. Diante desses fatos, a Aston Martin se livrou do marco zero graças ao seu bicampeão, Alonso.
Kick sauber
De forma incrível, a penúltima etapa da temporada mostrou uma merecida redenção para a Kick Sauber. Mesmo com a ausência de seus carros no top 8 da corrida curta de sábado, a escuderia suíça alcançou uma meta que buscou incansavelmente nesta temporada: marcar pontos.
O salvador da Sauber no Circuito de Losail foi o chinês Guanyu Zhou, que largou da P12 para concluir em um satisfatório oitavo lugar. Essa pontuação foi um alívio muito esperado pela futura escuderia Audi, que, até antes do Catar, era a única equipe da tabela que estava sem pontos. Sem dúvidas, Zhou mereceu o reconhecimento como Piloto do Dia na votação oficial da Fórmula 1.
Haas
Como poucas equipes, a Haas viu seus dois competidores garantirem pontos para a conta, mas de forma intercalada. Na Sprint, Nico Hulkenberg foi o motivo de orgulho da escuderia americana, ao receber a bandeira quadriculada em sétimo, enquanto o seu parceiro, Kevin Magnussen, ficou fora do top 8, na P10.
Curiosamente, no domingo, a mesa inverteu e apenas um componente da dupla da Haas marcou pontos: Magnussen, que saiu da décima posição para finalizar na P9, um bom resultado para o dinamarquês.
No outro VF-24 da escuderia de Gene Haas, Hulkenberg foi um dos competidores a receberem penalidade por contato com outros carros durante o GP e, ao perder o controle e rodar sozinho em alta velocidade na volta 39/57, o alemão parou na brita e foi um dos cinco a abandonar a disputa em Doha.
Equipes que não pontuaram
As escuderias que saíram do Grande Prêmio do Catar completamente zeradas foram a Visa Cash App RB e a Williams Racing.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 429 pts (CAMPEÃO)
2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 349 pts
3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 341 pts
4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 291 pts
5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 272 pts
6 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 235 pts
7 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG Petronas) – 211 pts
8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 152 pts
9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 68 pts
10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 37 pts
Campeonato de Construtores:
1 – McLaren – 640 pts
2 – Scuderia Ferrari HP – 619 pts
3 – Red Bull Racing – 581 pts
4 – Mercedes-AMG Petronas – 446 pts
5 – Aston Martin Aramco – 92 pts
6 – Alpine F1 Team – 59 pts
7 – Haas F1 Team – 54 pts
8 – Visa Cash App RB – 46 pts
9 – Williams Racing – 17 pts
10 – Kick Sauber – 4 pts
A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será a final, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no dia 8 de dezembro.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”