Prova na Cidade do Pecado mostrou domínio impressionante da Mercedes, conquista do tetracampeonato por Verstappen, confusão na Ferrari, baixa performance da McLaren e desastre para a Alpine.
A Fórmula 1 realizou ontem (24) o Grande Prêmio de Las Vegas, a vigésima segunda etapa da temporada, que aconteceu no circuito improvisado nas ruas da principal avenida da cidade, a Strip, em Nevada, nos Estados Unidos.
O vencedor da disputa foi George Russell, que largou na pole, liderou a corrida de ponta a ponta e manteve a liderança até o final, seguido do companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, e de Carlos Sainz.
O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Hamilton que, incrivelmente, largou em décimo para terminar em segundo lugar. O ponto extra da volta mais rápida ficou com Lando Norris, que cravou 1:34.876s na última volta (50/50).
Vale mencionar que a dobradinha de George e Lewis no pódio se tornou a 60ª finalização 1-2 da Mercedes-AMG na Fórmula 1, enquanto Russell conquistou sua terceira vitória na carreira.
Além disso, o classificatório de sábado foi marcado por um incidente do piloto da Williams Racing, Franco Colapinto no Q2. O argentino errou a entrada de uma curva em sua volta rápida e bateu forte no muro, mais um de vários prejuízos milionários que a equipe britânica sofreu neste ano.
Análise de desempenho
Ferrari
A escuderia de Maranello teve um domingo de corrida com um misto de emoções, após alguns episódios desconfortantes. O primeiro foi quando Carlos Sainz precisou abortar a sua entrada nos boxes em cima da hora, devido a equipe não estar preparada a tempo, o que deixou o espanhol irritado.
Mais à frente, Charles Leclerc, que foi direcionado pelo seu engenheiro a manter a posição (assim como Carlos), foi ultrapassado logo depois da ordem, e o monegasco também usou o rádio para desabafar.
No final, Leclerc apenas manteve a P4 de origem até o fim, enquanto Sainz, que viu as luzes se apagarem da P2, foi superado por Lewis Hamilton, mas permaneceu no pódio, logo à frente do parceiro. Assim, a Ferrari saiu de Vegas apenas com os pontos acima da principal rival no Campeonato de Construtores, Red Bull Racing, como positivo.
Red Bull
A RBR praticamente contou com apenas um piloto de sua dupla no GP, como ocorreu com frequência nesta temporada. Max Verstappen, alcançou seu principal objetivo: concluir na frente de seu adversário direto na tabela, Lando Norris, ao receber a bandeirada final na P5.
Por outro lado, Sergio Perez, que largou em uma posição difícil, na P15, foi apenas o décimo colocado ao cruzar a linha de chegada. Por isso, a Red Bull ficou com saldo devedor em relação a Ferrari.
McLaren
Pela segunda vez consecutiva, a McLaren não aproveitou bem o domingo de corrida. Lando Norris, saiu da P6 para finalizar na mesma posição, enquanto Oscar Piastri subiu apenas um degrau, ao terminar na P7, depois de ver o apagar das luzes em oitavo. Isso deixou claro como a escuderia britânica perdeu desempenho em comparação com as etapas até o México.
No caso de Piastri, o australiano conseguiu um resultado aceitável para a equipe britânica, mesmo diante de uma punição de +5s que sofreu no início do GP por largar de forma incorreta, fora do slot.
Haas
Como redenção por interromper em São Paulo a sequência de finalizações na zona de pontos (que iniciou no GP da Itália e parou no Brasil), a equipe americana voltou ao top 10 final, graças a Nico Hulkenberg. O alemão garantiu a P8, após sair da nona colocação, e esse foi o único ponto positivo do final de semana para a Haas.
De volta ao carro, por outro lado, o dinamarquês Kevin Magnussen não somou pontos para a escuderia com sede na Califórnia, e foi o décimo segundo a passar pela bandeira quadriculada.
Visa Cash App RB
Para a equipe satélite da Red Bull, o GP em Nevada também foi proveitoso, mas, assim como ocorreu na Haas, graças a um de seus pilotos. Dessa vez, a pontuação foi conquistada pelo veterano na escuderia baseada em Faenza, Itália.
O japonês Yuki Tsunoda trouxe pontos para a Racing Bulls, ao ser o nono colocado no final, enquanto o seu companheiro recém-promovido a titular, o neozelandês Liam Lawson, acabou fora do top 10 dessa vez.
Equipes que não pontuaram
As escuderias que saíram do Grande Prêmio de Las Vegas zeradas foram a Aston Martin, a Kick Sauber, a Williams Racing e a Alpine.
Importante destacar que a última escuderia mencionada viveu um contraste notável em relação a etapa anterior, no Brasil, onde finalizou com dobradinha 2-3 no pódio. Na Cidade do Pecado, Esteban Ocon cruzou a linha de chegada na P17, à frente apenas do último colocado e dos competidores que abandonaram. Enquanto isso, Pierre Gasly deixou a prova na volta 16/50 por falha no motor de seu A524.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 403 pts
2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 340 pts
3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 319 pts
4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 268 pts
5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 259 pts
6 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 217 pts
7 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 208 pts
8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 152 pts
9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts
10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 35 pts
Campeonato de Construtores:
1 – McLaren – 608 pts
2 – Scuderia Ferrari HP – 584 pts
3 – Red Bull Racing –555 pts
4 – Mercedes-AMG F1 – 425 pts
5 – Aston Martin Aramco – 86 pts
6 – Haas F1 Team – 50 pts
7 – Alpine F1 Team – 49 pts
8 – Visa Cash App RB – 46 pts
8 – Williams Racing – 17 pts
10 – Kick Sauber – 0 pts
A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Catar, no dia 1º de dezembro.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”