Categoria master de turismo retorna a Goiás para mostrar quem serão os favoritos ao título de pilotos deste ano, antes da final em Interlagos.
A Stock Car Pro Series está de volta neste fim de semana (22,23 e 24) para realizar a décima primeira etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O evento contará com duas corridas: uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado e a principal, no domingo, com duração de 50 min + 1 volta.
Devido ao cancelamento da rodada em Brasília, pelo fato das obras do autódromo não terem sido concluídas a tempo (pela terceira vez consecutiva), o circuito de Goiânia foi escolhido para receber a penúltima disputa do calendário.
Assim, esse final de semana marcará a terceira visita da Stock Car ao circuito goianiense e ao traçado misto neste ano, depois de receber a primeira e a sexta etapas da campanha 2024, que ocorreram em abril em julho, respectivamente.
Vale mencionar que o piloto da RCM Motorsports, Ricardo Zonta, alcançará a sua 300ª largada na categoria mais alta do automobilismo brasileiro na corrida principal, no domingo. Além disso, a Stock Car Pro dividirá a pista apenas com a FIA Fórmula 4 Brasil e a Turismo Nacional, que realizarão a sétima prova de seus respectivos campeonatos.
Informações do circuito
O traçado misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna (antigo Autódromo Internacional de Goiânia) possui 3.835 km de extensão, fluxo no sentido horário e tem como característica principal setores com aclives e declives acentuados.
O circuito de Goiás é considerado um dos mais seguros do Brasil, já que conta com áreas de escape largas e bem distribuídas, o que facilita a vida dos pilotos e equipes de resgate em caso de batidas.
O layout tradicional da pista goianiense é variado: oferece trechos de alta, média e baixa velocidade, e tem um total de 12 curvas (8-D e 4-E). A reta dos boxes é a única seção de alta velocidade no local de provas e é onde os pilotos costumam ganhar posições com mais frequência.
O que esperar
O Rei da Pista do grid atual em Goiânia é o bicampeão, Rubens Barrichello, ao subir no ponto mais alto do pódio 8 vezes e se manter isolado dos demais quanto ao número de vitória no local de provas. Apesar da estatística expressiva, o piloto da Full Time Sports (que alcançou a sua largada de número 250 na categoria) ficou de fora do pódio nas duas passagens anteriores pelo circuito goianiense.
Em termos de consistência nesta temporada, o atual campeão Gabriel Casagrande, Júlio Campos e Felipe Massa tem mostrado que estão dispostos a levantar o caneco do campeonato deste ano na Super Final em Interlagos. Os três mencionados possuem grandes chances de aproveitarem bem o final de semana e seguirem para a última etapa como finalistas.
Na última edição da disputa em Goiás, o GP comemorativo dos 50 anos do circuito de Goiânia, em julho, Casagrande terminou no topo do pódio da corrida principal, depois de largar na pole e dominar a prova do início ao fim. Esse retrospecto é uma boa motivação para o atual líder do campeonato, que possui 24 pontos de vantagem sobre Ricardo Zonta, segundo colocado na tabela, buscar concluir o fim de semana em alta.
Casagrande vs Massa
Essa tarefa não será fácil para Gabriel, já que há outro adversário consistente no grid e que anseia por um título desde sua estreia na Stock Car Pro Series em 2021: o condutor do Chevrolet Cruze #19, Felipe Massa.
O competidor da TMG Racing finalizou como o maior pontuador do fim de semana na sexta etapa e retorna a Goiás com sede de recuperar a liderança no campeonato, perdida devido a uma penalidade severa no Velopark. As equipes TMG Racing e Crown Racing foram desclassificadas do GP em Nova Santa Rita (RS) por utilizar pneus de chuva adulterados.
Da abertura da temporada até o round anterior no Uruguai, houve 15 vencedores diferentes, além de 22 pilotos que subiram ao pódio pelo menos uma vez neste ano. Esses fatos, somados ao notável histórico de incidentes no circuito goianiense, poderão intensificar uma característica marcante na maior classe de turismo brasileira: a imprevisibilidade.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1º – Gabriel Casagrande #83 (A.Mattheis Vogel), 766
2º – Ricardo Zonta #10 (RCM Motorsports), 742
3º – Felipe Massa #19 (TMG Racing), 738
4º – Dudu Barrichello #91 (Mobil Ale Full Time Sports, 734
5º – Bruno Baptista #44 (RCM Motorsports), 716
6º – Julio Campos #4 (Pole Motorsport), 715
7º – Daniel Serra #29 (Eurofarma RC), 628
8º – Felipe Baptista #121 (Crown Racing), 627
9º – Rafael Suzuki #8 (TMG Racing), 614
10º – Rubens Barrichello #111 (Mobil Ale Full Time Sports), 608
Previsão do tempo
Sexta-feira – Mínima de 20ºC e máxima de 27ºC. Tempo nublado e 87% de possibilidade de precipitação.
Sábado – Mínima de 20ºC e máxima de 26ºC. Sol com muitas nuvens e chuvas moderadas durante o dia (89% de chance).
Domingo – Mínima de 20ºC e máxima de 27ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com 94% de possibilidade de chover rápido durante o dia.
Fonte: www.climatempo.com.br
Programação do final de semana
Sexta-feira, 22 de novembro
09:20 – Shakedown
11:35 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2
Sábado, 23 de novembro
09:30 – Classificação
14:30 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 24 de novembro
10:20 – Visitação aos Boxes
12:15 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Transmissão
A décima primeira etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”