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WEC – Prólogo das 8 Horas do Bahrein – 2024

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(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe)
Confira as principais informações da prova final da classe de resistência que decidirá os campeões na classificação de pilotos e de fabricantes da Hypercar.

Neste final de semana (31 de outubro a 2 de novembro), o World Endurance Championship (WEC) está de volta para realizar as 8 Horas do Bahrein, a oitava e última competição do calendário, que acontecerá no Circuito Internacional do Bahrein, localizado em Manama, capital do país do Oriente Médio.

Segundo o Entry List, 36 carros participarão da final em Sakhir: 18 da divisão Hypercar e 18 da LMGT3. Quanto aos brasileiros, estão confirmados os pilotos regulares da LMGT3 Nicolas Costa (McLaren 720S Evo #59/United Autosports) e Augusto Farfus (BMW M4 #31/WRT). A lista de inscritos também traz algumas novidades, como retorno de competidores e outras alterações de escalação (detalhes no decorrer da matéria).

Abaixo, confira as principais informações sobre a corrida que fecha com chave de ouro a 12ª temporada do Campeonato Mundial de Endurance, como as características do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros, o Balanço de Performance (BOP) na Hypercar e a lista de inscritos para o Teste de novatos.

Características do circuito

O Circuito Internacional do Bahrein possui 5.412 km de extensão, 15 curvas (9-D e 6-E), sentido anti-horário e setores predominantes de média e baixa velocidade, com duas zonas de alta. As principais características do circuito são curvas técnicas de ângulos variados e superfície com presença de areia, fator que eleva o desgaste de pneus.

O trecho mais desafiador para os competidores é a sequências das curvas 9 e 10. Quando conectadas, se apresentam em forma de declive e com apex duplo, uma seção exigente quanto a linha de corrida e que não abre possibilidades para ultrapassagem, por ser estreita. Confira como é uma volta no circuito barenho, através do simulador/game F1 22.

Ao todo, 48% do percurso no Circuito Internacional do Bahrein é feito com o acelerador totalmente pressionado, o que revela a natureza variada da pista que costuma ser utilizada para receber os Testes Pré-temporada da Fórmula 1.

A zona que gera velocidades mais altas é a reta dos boxes, a primeira de três áreas disponíveis para o ganho de posições, além da reta oposta e a que antecede a curva final. Vale destacar que, em média, os pilotos trocam de marcha 50 vezes por volta e alcançam os 300 km/h nas quatro retas do circuito.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Augusto Farfus (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Augusto Farfus (WRT LMGT3 #31): O Bahrein será uma das corridas mais difíceis do ano, já que largamos de dia e cruzamos a linha de chegada à noite, o que gera uma variação térmica durante a competição.

A pista também é bem abrasiva para os pneus, pelo fato do local de provas ser em uma área desértica; o vento acaba sujando a superfície do asfalto e gera perca de performance no carro. No geral, acho que temos um bom pacote e nosso objetivo é sair com o vice-campeonato nas mãos.”

(Foto: Joao Filipe/DPPI)

Nicolas Costa (United Autosports LMGT3 #59): “Na última corrida, chegamos muito perto da vitória. A gente tem batido muito na trave, mas tenho confiança de que dessa vez vamos conseguir alcançar o topo. A prova no Bahrein vai ser um pouco mais longa, com oito horas, então acredito que entregaremos um bom desempenho aqui.

“Estou bem feliz de poder conhecer uma nova pista. Nunca fui para o Bahrein, não conheço o traçado, vai ser algo totalmente novo, mas estou confiante de que vou pegar o jeito rápido e me tornar competitivo novamente, que é o mais importante.”

BOP para a prova
(Foto: Charly Lopez/DPPI)

Confira o Balanço de Performance aplicado na divisão Hypercar para as 8 Horas do Bahrein:

Alpine (LMDh)

Peso: 1046 kg (+4);

Potência: 517 kW (-1);

Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (Nenhuma alteração);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

BMW (LMDh)

Peso: 1036 kg (-1);

Potência: 514 kW (-1);

Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (-2);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Cadillac (LMDh)

Peso: 1038 kg (+2);

Potência: 517 kW (-3);

Duração de energia: 906 MJ (Megajoules) (-3);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari (LMH)

Peso: 1053 kg (-2);

Potência: 510 kW (+10);

Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (+4);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Lamborghini (LMDh)

Peso: 1030 kg (Nenhuma alteração);

Potência: 515 kW (-5);

Duração de energia: 905 MJ (Megajoules) (-5);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Peugeot (LMH)

Peso: 1031 kg (+1);

Potência: 520 kW (+7);

Duração de energia: 903 MJ (Megajoules) (Nenhuma alteração);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: 1056 kg (+7);

Potência: 514 kW (+2);

Duração de energia: 911 MJ (Megajoules) (+3);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota (LMH)

Peso: 1065 kg (-5);

Potência: 499 kW (+6);

Duração de energia: 908 MJ (Megajoules) (Nenhuma alteração);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Vencedores da etapa em 2023
(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe)

Ano passado, as 8 Horas do Bahrein foi palco da conquista do quinto título da Toyota Gazoo Racing Europe na classe de hipercarros. A escuderia japonesa venceu a disputa final em Sakhir com a mesma dobradinha do grid de largada, com o pole sitter GR010 #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa seguido do carro irmão #7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López.

O terceiro lugar, foi alcançado pela equipe de fábrica Ferrari AF Corse, com o 499P #50 do trio Antonio Fuocco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, que viram as luzes se apagarem da quinta colocação e superaram o 963 #6 da Porsche Penske Motorsport e o V-SERIES.R #2 da Cadillac Racing.

Na descontinuada divisão de turismo LMGTE Am, a equipe feminina Iron Dames levou a melhor na prova de encerramento da temporada, ao garantir a sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Endurance, com o trio Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey a bordo do Porsche 911 RSR #85.

Atrás do 911 rosa, preto e amarelo, finalizou o Aston Martin Vantage #777 da D’Station, guiado por Liam Talbot, Casper Stevenson e Tomonobu Fujii. Em seguida, um outro Vantage, o #98 da Northwest AMR, administrado por Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas, completou o pódio no Bahrein.

Novidades
Gounon no lugar de Lapierre
Da esquerda para a direita, Charles Milesi e Jules Gounon durante o Track Walk em Fuji (Foto: Javier Jimenez/DPPI)

No início de outubro, o veterano francês da Alpine Endurance de Hypercar, Nicolas Lapierre, anunciou sua retirada das pistas, pelo menos como piloto. Alguns dias após o anúncio, a escuderia francesa o nomeou como Diretor Esportivo da Alpine no WEC a partir de 2025, mas Nicolas fará um aquecimento no cargo neste fim de semana no Bahrein.

Lapierre auxiliará tanto os automobilistas da escuderia quanto o time técnico, ao compartilhar sua experiência com o fim de aprimorar o desempenho geral da Alpine Endurance na categoria. No lugar do francês de 40 anos, a equipe manterá o conterrâneo Jules Gounon no assento do A424 #35, o mesmo que disputou Ímola, Spa-Francorchamps e a etapa anterior, em Fuji.

Vale lembrar que, ao ficar de fora da prova no Japão para dar lugar a Jules, o outro francês na Alpine, Paulo-Loup Chatin, retornará ao #35, enquanto o compatriota, Charles Milesi, correrá  nas 8 Horas do Bahrein com o outro A424, o #36.

Bourdais de volta ao Cadillac #2
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Em sua terceira aparição na temporada 2024 do WEC, Sébastien Bourdais, que competiu nos 1812 km do Catar com o V-SERIES.R #2 e nas 24 Horas de Le Mans com o #3, se juntará a dupla regular da Cadillac Racing Alex Lynn e Earl Bamber, para a competição em Sakhir.

O francês trará consigo sua vasta experiência no Circuito Internacional do Bahrein, ao correr anteriormente com a Fórmula 1 e na extinta divisão de protótipos menos potentes, LMP2. Importante mencionar que Sébastien estava perto de cruzar a linha de chegada em Le Mans no pódio, mas um problema mecânico no V-SERIES.R #3 tirou o automobilista de 45 anos da pista.

Com Bourdais de volta ao V-SERIES.R #2, a escuderia americana tem como principal objetivo concluir no pódio pela primeira vez desde as 24 Horas de Le Mans do ano passado. O #2  apresentou uma excelente performance em Fuji, suficiente para Lynn garantir a pole position, apesar desse bom momento chegar ao fim depois de um incidente terminal com Bamber a bordo.

Outras mudanças no grid
Giorgio Roda está de volta ao grid da LMGT3 desde sua última aparição, em Le Mans (Foto: Javier Jimenez/DPPI)

A Proton Competition anunciou que o italiano e campeão da European Le Mans Series de LMGTE em 2018, Giorgio Roda, retornará ao Mustang #88, depois de se ausentar das últimas três etapas da temporada. Além do norueguês regular Dennis Olsen, Roda terá a companhia de seu conterrâneo, Giammarco Levorato, e os dois assumirão os lugares do dinamarquês Mikkel Pedersen e do alemão Christian Ried.

Na Akkodis ASP de LMGT3, o dinamarquês Conrad Laursen assumirá o lugar do austríaco Clemens Schmid no Lexus RC F #78. Laursen dividirá o cockpit do #78 da equipe francesa com os pilotos regulares Arnold Robin e Kevin van der Linde.

A Iron Lynx também confirmou uma mudança no line-up: o italiano Matteo Cairoli assumirá o lugar do francês Franck Perera na Lamborghini Húracan #60, o que estrutura uma escalação totalmente italiana ao lado de Claudio Schiavoni e de Matteo Cressoni na equipe nascida na Itália.

Vale mencionar que Matteo retorna ao WEC pela primeira vez desde a final da campanha 2023 e venceu a penúltima rodada da European Le Mans Series deste ano diante de seus fãs locais, em Mugello, além de também correr pela Iron Lynx no IMSA.

O Teste de Novatos
Valentino Rossi testará o V8 Hybrid da BMW M WRT no domingo (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

No dia 3 de novembro, dia seguinte as 8 Horas do Bahrein, ocorrerá o Teste de Novatos do WEC, um dia exclusivamente dedicado a pilotos estreantes que desejam uma vaga como titular na próxima temporada ou experientes que desejam subir para a classe de hipercarros.

O teste será dividido em duas partes: duas horas de treinos livres pela manhã e uma corrida de três horas à tarde. A grande estrela na sessão é o atual titular da equipe WRT de LMGT3, Valentino Rossi, que guiará o BMW V8 Hybrid #15 (que subiu ao pódio de forma inédita em Fuji) 12 horas depois da final da temporada a bordo da BMW M4 #46.

Rossi comentou a oportunidade de participar dos testes pós-temporada. “Estou emocionado por poder testar o V8 Hybrid. Para mim, os Hypercars são a MotoGP das corridas de protótipos; eles têm muita potência e são impressionantes. Eu me preparei no simulador e já tive uma primeira impressão, mas pilotar o carro real será ainda mais emocionante. Estou curioso para ver qual potencial tenho no V8 Hybrid”, finalizou o nove vezes campeão de MotoGP.

O ‘Doutor’ dividirá o cockpit com o norte-irlandês Dan Harper, campeão da GT World Challenge Europe em 2023 e vencedor na categoria Bronze na GT World Challenge Europe Sprint Cup neste ano, além do companheiro de Harper na classe de turismo europeia, o alemão Max Hesse.

Confira a lista de inscritos completa para o Teste de Novatos do Campeonato Mundial de Endurance aqui.

O que esperar
(Foto: Charly Lopez/DPPI)

A grande final da temporada será um verdadeiro show em termos de competição, como costuma ser desde sempre no WEC. Dessa vez, a equipe que está com praticamente uma mão no caneco de Fabricantes é a Porsche Penske Motorsport, que marca território na Hypercar desde a etapa de abertura em Losail, ao ocupar o ponto mais alto do pódio.

Nas disputas seguintes até segunda vitória no Fuji International Speedway, a montadora alemã ocupou o top 3 final em Ímola, Spa-Francorchamps e São Paulo, além de uma finalização em quarto lugar em Le Mans. Esse resultado constante, obtido pelo trio do 963 #6 André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, só não foi melhor devido a P6 no Circuito das Américas.

Ao se tornar campeã de equipes e pilotos na campanha deste ano (junto com o brasileiro Felipe Nasr) no IMSA, principal classe de resistência americana, a Porsche Penske Motorsport chega às 8 Horas do Bahrein do WEC com uma grande motivação para encerrar a sequência de títulos da Toyota.

No Campeonato de Pilotos, a Porsche ainda soma 35 pontos de vantagem sobre os condutores do 499P #50 da Ferrari AF Corse Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (com os ocupantes do #6), 10 na classificação de Fabricantes sobre a Toyota e 27 sobre a Ferrari.

Apesar do bom momento da montadora com sede em Stuttgart, a Toyota Gazoo Racing Europe utilizará seu retrospecto vencedor das cinco edições anteriores da etapa em Sakhir como combustível para, pelo menos, tirar o troféu de fabricantes da Porsche, já que, na tabela de pilotos, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries estão longe da briga pelo caneco.

Como a Ferrari AF Corse ainda tem chances de conquistar o título de pilotos (mais provável) e de fabricantes (menos provável), a Toyota terá que segurar a escuderia com sede na Itália se quiser manter o foco e levar pressão para a rival, Porsche.

Também haverá uma concorrência acirrada pela P4 na classificação de fabricantes entre a Alpine e a BMW, que somam 52 e 49 pontos, respectivamente, apenas três pontos de diferença entre as duas equipes de fábrica que vivenciaram seus melhores resultados na etapa passada, no Japão.

LMGT3
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Mesmo com os títulos da divisão de carros turismo já decididos, a batalha pelo vice-campeonato entre as equipes e pilotos permanece viva entre as equipes Manthey EMA, WRT e Heart of Racing. Abaixo da P4, a diferença ultrapassa 20 pontos.

O trio do Porsche 911 #91 Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Shajin, se encontra na P2 com 90 pontos, apenas cinco pontos de vantagem sobre os condutores da BMW M4 #31, o brasileiro Augusto Farfus, o britânico Darren Leung e o indonésio Sean Gelael, e sete acima da tripulação do Aston Martin Vantage #27, Alex Riberas, Daniel Mancinelli e Ian James.

O outro representante do Brasil na LMGT3, Nicolas Costa, que divide a McLaren #59 da United Autosports com o britânico James Cottingham e o suíço Grégoire Saucy, se encontra na P11 no Campeonato de Pilotos e na P10 no Campeonato de Equipes. Sem chances de título, Nicolas buscará, pelo menos, terminar a sua temporada de estreia no Mundial de Endurance em alta.

Top 3 do campeonato de pilotos da Hypercar:

1 – André Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport #6) – 150 pts;

2 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 115 pts;

3 – Kamui Kobayashi e Nyck De Vries (Toyota Gazoo Racing #7) – 113 pts.

Top 3 do campeonato de fabricantes da Hypercar:

1 – Porsche – 161 pts;

2 – Toyota – 151 pts;

3 – Ferrari – 134 pts.

Campeonato de equipes privadas da Hypercar:

1 – Hertz Team JOTA #12 – 165 pts (CAMPEÃ);

2 – AF Corse #83 – 122 pts;

3 – Proton Competition #99 – 116 pts;

4 – Hertz Team JOTA #38 – 115 pts.

Top 3 do campeonato de pilotos da LMGT3:

1 – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler (Manthey PureRxcing #92) – 136 pts (CAMPEÕES);

2 – Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Shajin (Mathey EMA #91) – 90 pts;

3 – Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael (WRT #31) – 85 pts.

Top 3 do campeonato de equipes da LMGT3:

1 – Manthey PureRxcing #92 – 136 pts (CAMPEÃ);

2 – Manthey EMA #91 – 90 pts;

3 – WRT #31 – 85 pts.

Transmissão

As 8 Horas do Bahrein contará com transmissão ao vivo pelo BandSports, Youtube Esporte na Band e pelo canal do YouTube do Grande Prêmio, com a largada programada para 8h de sábado.