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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Cidade do México – 2024

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(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da segunda corrida no circuito com a altitude mais elevada do itinerário.

A Fórmula 1 retorna neste final de semana (25, 26 e 27) para realizar o Grande Prêmio da Cidade do México, a vigésima etapa do calendário, que acontecerá no Autódromo Hermanos Rodríguez, localizado no parque esportivo Magdalena Mixiuhca, na capital do país latino-americano.

Essa será a corrida em casa para o piloto da Red Bull, Sergio Perez, que contará com a maior parte da torcida nas arquibancadas. O mexicano chega à Cidade do México em busca de redenção diante de seus torcedores locais, já que o competidor #11 abandonou a corrida do ano passado logo após a largada, ao virar em cima de Charles Leclerc e ser projetado para cima durante a curva 1.

Local de domínio da Red Bull
Max Verstappen e Sergio Perez (Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Depois do GP da Áustria, a disputa no México é a segunda prova “caseira” para a RBR. Vale destacar que a escuderia com sede em Milton Keynes é a maior vencedora no Hermanos Rodríguez com Max Verstappen, que detém cinco vitórias. Porém, com o avanço da Ferrari visto no Circuito das Américas, será difícil a equipe de energéticos sair vencedora dessa vez.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP mexicano, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (544 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Eu gosto de vir ao México. Os fãs são apaixonados, e a vibe é sempre divertida. É um desafio interessante para nós como pilotos com a altitude elevada, mas é algo para o qual treinamos durante o ano todo. Esses desafios adicionais são sempre o que torna tudo ainda mais divertido.

Perder o pódio em Austin foi complicado, mas estou ansioso para correr novamente neste fim de semana no Hermanos Rodríguez. Mais uma vez, daremos tudo de nós e tentaremos terminar com um forte resultado.”

Oscar Piastri #81:Mal posso esperar para correr no México. Temos cinco corridas restantes nesta temporada e estou determinado a terminar a temporada em alta e fechar o ano com mais sucesso. Há muito o que conquistar antes do final da temporada.

Tivemos pontos fortes em Austin, mas queremos melhorar isso na Cidade do México. Estamos todos extremamente motivados para construir um momento nessa segunda etapa consecutiva na América.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Agora, mudamos o foco para o Grande Prêmio da Cidade do México, um evento que muitos aguardam ansiosamente, pois é uma das cidades mais vibrantes em que corremos. O circuito é difícil para os pilotos porque fica 2 km acima do nível do mar, e a alta altitude exige configurações e preparação específicas, para as quais estamos prontos.

Com apenas cinco corridas restantes, cada ponto é valioso. O campo está extremamente apertado, mas continuaremos a desafiar nossos concorrentes e trazer o máximo de pontos possível para a equipe.”

Oracle Red Bull Racing (504 pts)
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “O México é sempre uma ótima corrida e, claro, é a corrida em casa do Checo, então a atmosfera é sempre incrível. A pista está em uma altitude tão alta, que você precisa se ajustar um pouco mais, mas historicamente temos nos saído bem aqui e eu sempre gostei de correr nesta pista.

Demos alguns bons passos em Austin e vimos algumas melhorias promissoras com o carro, mas não foi o suficiente para a corrida. A equipe está trabalhando duro para resolver esses problemas, mas no final das contas foi um passo à frente na direção certa e vencer a Sprint foi um impulso para a equipe. Estamos indo para a segunda corrida desta rodada tripla, então será sobre manter esse ímpeto promissor e continuar a ganhar pontos cruciais no campeonato.”

Sergio Perez #11:O México é o maior fim de semana da temporada para mim e a cada ano parece ficar maior. Mesmo em Austin, senti que estava em casa, então acho que esta semana pode ser um pouco louca. O importante é conseguir desligar o barulho da pista e focar no trabalho em mãos. No final das contas, o especial para mim seria entregar outro pódio para meus fãs e meu país, em casa.

O carro estava se saindo bem no fim de semana nos EUA, mas ainda há muito que precisamos entender. Eu estava lutando um pouco com o equilíbrio e precisamos resolver essas questões para ser competitivo em uma pista muito diferente na Cidade do México. Farei tudo o que puder para fazer meu país sorrir no domingo à noite.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (496 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Chegamos ao México em alta após a dobradinha em Austin, o que foi um grande impulso motivacional para toda a equipe. O circuito Hermanos Rodríguez apresenta um desafio completamente diferente. O fato de a Cidade do México estar a 2.000 metros acima do nível do mar exige uma abordagem completamente única quando se trata de configurar o carro.

“O ar rarefeito também coloca estresse adicional nos componentes do carro que precisam dispersar o calor, ou seja, os sistemas, freios, unidade de potência e, claro, os pneus também. Encontrar o equilíbrio certo para lidar com isso e, ao mesmo tempo, obter o desempenho máximo do carro não é uma tarefa fácil, mas nos preparamos bem para isso na fábrica.

“Nossa abordagem para esta corrida será a mesma de qualquer outra, focando em nós mesmos e prestando atenção aos detalhes. Como de costume, espero que tudo seja muito acirrado entre as principais equipes e, no final do fim de semana, veremos onde estamos.”

Mercedes-AMG Petronas (344 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Nosso desempenho no Texas mostrou que há avanços específicos no carro. Nosso desafio é extrair isso consistentemente. Isso não é resultado de um desafio em especial, mas da interação do carro entre fatores aerodinâmicos e mecânicos. Temos mais cinco corridas para trabalhar nisso antes do fim da temporada e pensando em 2025.

Com sua altitude elevada, o circuito do México apresenta um desafio único. A unidade de potência precisa trabalhar mais e, para neutralizar o ar rarefeito, operamos com força descendente máxima. Isso proporcionará outra oportunidade de avaliar nosso pacote de atualizações recentes.”

Aston Martin Aramco (86 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (38 pts)
(Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:Estar no México é divertido: tem uma pista legal e um evento animado, tem uma atmosfera incrível com os fãs mexicanos. A seção do estádio é uma parte fenomenal da pista. É única com o ar rarefeito, é difícil para os carros resfriarem e, em termos de aerodinâmica, é um local difícil. Acho que tivemos algumas corridas boas e ruins aqui no passado, mas nosso carro está em um bom lugar, então não há razão para não pontuarmos novamente.”

Nico Hulkenberg #27:A Cidade do México é a segunda parada da minha parte favorita da temporada. A cultura é muito vibrante, e os fãs no estádio Foro Sol certamente farão barulho, mesmo que guardem os maiores aplausos para Checo. É uma pista interessante e outro bom desafio. Estaremos prontos para isso.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):O México oferece um desafio único devido à sua alta altitude, o ar rarefeito significa que é difícil resfriar e reduz significativamente a força descendente. O circuito tem muitas curvas de baixa velocidade com algumas frenagens pesadas.

Normalmente temos níveis de aderência muito baixos no Treino Livre 1, combinados com uma falta de força descendente, então é um grande desafio para pilotos e engenheiros chegarem ao topo rapidamente. Após nosso forte desempenho em Austin, estamos ansiosos por este desafio e por outro top 10.”

Visa Cash App RB (36 pts)
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:O México é um evento incomum por causa da alta altitude do circuito, o que significa que você corre com um pacote aerodinâmico máximo, mas só sente os níveis de downforce de Monza e os carros atingem algumas das maiores velocidades máximas da temporada. Você até nota a falta de oxigênio um pouco fora do cockpit, mas não tanto quando está pilotando.

Embora não seja um fim de semana Sprint, teremos um pouco menos de tempo do que o normal para trabalhar na configuração do carro e garantir que temos os níveis de resfriamento corretos em uma pista onde é fácil superaquecer muitos dos componentes, incluindo o ICE (Motor de Combustão Interna). Austin não foi ótimo, então estou feliz por corrermos imediatamente.”

Liam Lawson #30:O México é muito diferente de Austin; um estilo diferente de circuito, com a principal distinção sendo a altitude, o que significa que usamos uma alta pressão aerodinâmica no carro. As velocidades que alcançamos são algumas das mais altas da temporada; isso significa que nas curvas, especialmente na seção de alta velocidade da pista, há muito menos pressão aerodinâmica em comparação a algum lugar como Austin. A aderência é bem baixa, então os carros deslizam bastante, dificultando o gerenciamento dos pneus.

Para mim, só estive lá uma vez antes para fazer uma sessão de treinos livres em 2022, então será semelhante a Austin, tendo que reaprender tudo, mas com o luxo de três em vez de apenas um treino. Espero que algumas das coisas que aprendemos em Austin ajudem esta semana, mas, como a pista é bem diferente, também usaremos o carro em uma janela bem distinta. Estou ansioso para voltar ao carro.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (17 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estamos de volta ao formato normal de fim de semana de corrida, então vamos melhorar durante as sessões de treinos livres e, se conseguirmos resolver alguns dos nossos problemas, obteremos mais desempenho com isso. Os fãs são sempre apaixonados aqui, então estou ansioso por um bom fim de semana.”

Franco Colapinto #43:Estou animado para correr no México neste fim de semana. Mal posso esperar para ver o apoio incrível dos fãs mais uma vez. Voltar ao formato normal de fim de semana de corrida me permite focar em construir durante as sessões antes da qualificação. Tentaremos o nosso melhor como uma equipe para estar na luta por pontos.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (13 pts)
(Foto: Alpine Cars Media)

Esteban Ocon #31: “Estou ansioso para voltar à Cidade do México neste fim de semana. É um circuito emocionante, com uma mega atmosfera. Uma das melhores partes para todos os pilotos é o estádio lotado, é sempre muito especial passar por lá e isso me deixa ainda mais animado antes do início da corrida.

A pista é boa de pilotar e o comportamento do carro é diferente de quase todos os outros lugares do calendário devido à grande altitude. Usaremos o que aprendemos com as atualizações em Austin para extrair o máximo de desempenho possível e maximizar o fim de semana.”

Pierre Gasly #10: “Estou ansioso para voltar para o Autódromo Hermanos Rodríguez; é uma pista única, por estar em uma altitude bem elevada. O ar rarefeito significa que temos que correr com asas de alto downforce, mas o carro ainda parece leve para guiar e atingimos algumas das velocidades mais altas da temporada aqui.

Sem dúvidas, este será um desafio muito diferente de Austin, mas faremos o nosso melhor para usar tudo o que aprendemos no Texas sobre o carro e ter um fim de semana mais forte.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Zak Mauger/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “É bom estar de volta ao México: eles sabem como organizar uma festa e a atmosfera que antecede o dia da corrida é sempre emocionante. Esta é uma pista muito peculiar: você corre com as asas de Mônaco, mas parece Monza, e precisa adaptar seu estilo de direção às condições. O ar rarefeito é um desafio adicional, mas torna esta etapa única.

Em Austin, conseguimos igualar o ritmo dos nossos rivais no início da corrida, o que é um sinal positivo sobre as novas peças que trouxemos para lá, e algo para construir para esta prova. No entanto, ainda há trabalho a fazer para garantir que nos saiamos bem durante todo o GP e permanecer na briga. Continuamos comprometidos em desenvolver ainda mais o carro para resolver qualquer fraqueza e garantir que possamos ser competitivos.”

Guanyu Zhou #24: “Um dos pontos positivos de correr todas as semanas é a oportunidade de voltar de uma corrida difícil e ter uma chance imediata de fazer melhor. Tivemos alguns pontos positivos no fim de semana passado, como o nosso ritmo promissor nas primeiras voltas, e espero continuar com isso a partir de sexta-feira.

Estou ansioso por ter mais sessões de treinos disponíveis e tempo para trabalhar no melhor acerto possível para a corrida, bem como maximizar o potencial das novas peças. Nós, como equipe, precisamos permanecer lutando, pois pretendemos virar a chave e voltar ao mesmo nível dos nossos principais concorrentes, tanto na qualificação quanto no domingo.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Seguimos para o GP do México para a segunda corrida desta rodada tripla nas Américas. Embora o evento em Austin tenha sido decepcionante, não nos permitindo extrair o potencial das atualizações que trouxemos para lá, nós, como equipe, devemos manter o ânimo. Tanto na pista como em Hinwil, o trabalho está em andamento para analisar o que não funcionou e como podemos melhorar.

Apesar dos desafios colocados pelas altitudes mais elevadas do México, estamos preparados para o fim de semana que se aproxima, onde esperamos nos beneficiar das características da pista. Com três sessões de treinos completas, teremos uma boa oportunidade para afinar o acerto do carro antes da qualificação e da corrida, e esperamos voltar a competir com os nossos concorrentes.”

NOVIDADES PARA O GP
Novatos no TL1
Pato O’Ward fará o Treino Livre 1 do GP do México pela McLaren (Foto: McLaren Media Centre)

A McLaren confirmou que o piloto reserva da equipe e titular na escuderia britânica na Fórmula Indy (IndyCar), Pato O’Ward, assumirá o volante do MCL38 de Lando Norris durante o Treino Livre 1 de sexta-feira. Essa será a terceira participação do automobilista mexicano em um fim de semana de Fórmula 1 e a primeira em casa, já que as duas saídas anteriores ocorreram em Abu Dhabi.

O competidor de 25 anos comentou sobre a oportunidade de fazer o TL1 diante de sua torcida local de forma inédita. “O Hermanos Rodríguez é uma das pistas de F1 mais especiais do calendário. As pessoas são superapaixonadas, e eu senti muito amor pelos pilotos mexicanos, como Checo, então sei que pilotar no Grande Prêmio da Cidade do México será bem especial.

Estou mental e fisicamente pronto desde que saí da IndyCar no final da temporada de 2024”, diz Pato. “Sei que viajar pode ser bem pesado, mas estou realmente ansioso por isso e tentarei absorver o máximo de informações possível.”

Além de Pato O’Ward, o piloto reserva da Ferrari, Oliver Bearman, e o reserva da Mercedes, Kimi Antonelli, também se juntarão ao grid para a primeira atividade de pista de sexta-feira, pela Ferrari e pela Mercedes, respectivamente.

Vale mencionar que esta será a primeira aparição de Bearman no TL1 pela Ferrari, depois de fazer o mesmo pela Haas anteriormente, e a segunda de Antonelli pela Mercedes nesta temporada. Kimi assumirá o assento de Lewis Hamilton na sessão inicial de sexta-feira. No caso de Oliver, a Ferrari ainda não divulgou quem o futuro titular da Haas irá cobrir.

De última hora, a Aston Martin confirmou que o brasileiro, Felipe Drugovich, assumirá o cockpit do AMR24 de Fernando Alonso no Treino Livre 1, enquanto Robert Shwartzman fará a sessão inicial pela Kick Sauber.

Testes de compostos da Pirelli para 2025
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Diferente do habitual, a segunda sessão de treinos livres será inteiramente dedicada à validação dos compostos mais macios de 2025 (C4, C5 e C6), no que é conhecido como um teste em competição. A sessão é estendida em 30 minutos, para um total de 90, e todos os pilotos e equipes terão de seguir um programa específico estabelecido pelos engenheiros da Pirelli.

Além da alocação de pneus de pista seca especificamente para o GP (dois conjuntos de duros, três de médios e sete de macios, um a menos do que o normal), cada piloto terá dois conjuntos adicionais de pneus: um será idêntico ao disponível para o fim de semana, para atuar como uma base, enquanto o outro será uma opção de protótipo de 2025, tanto em termos de composto quanto de construção (este último já homologado em setembro).

Esses dois conjuntos não terão faixas coloridas nas laterais. O plano é que o programa inclua um stint de performance e um stint longo para cada conjunto, com cada equipe percorrendo o mesmo número de voltas com a mesma quantidade de combustível a bordo, dependendo do tipo de stint.

A única exceção será no caso de um piloto de corrida regular ser substituído no TL1 por um piloto jovem. Esses pilotos de corrida realizarão o teste da Pirelli por apenas 60 minutos no TL2 e terão um conjunto adicional de pneus de composto médio para recuperar o máximo possível de dados para o restante do fim de semana.

Detalhes do circuito
Autódromo Hermanos Rodríguez (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Autódromo Hermanos Rodríguez possui 4.304 km de extensão, 17 curvas (10-D e 7-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1963 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida no circuito pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:17.774 em 2021.

A pista possui trechos de baixa, média e alta velocidade, e setores curiosos: o 1, composto pelas duas retas, o 2, formado pelo maior número de curvas, e o 3, que é bem curto. Confira abaixo como é uma volta no Hermanos Rodríguez, através do simulador/game F1 22.

A seção mais desafiadora para os pilotos na pista mexicana, que fica a mais de 2.000m acima do nível do mar, é o terceiro setor, das curvas 12 a 17, onde é estreito e qualquer erro pode causar um toque ou uma advertência por excederem os limites de pista.

O principal ponto de ultrapassagem na pista é a longa reta dos boxes, onde fica uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Nessa seção, os carros alcançam uma velocidade acima de 350 km/h, para, em seguida, reduzirem para 140 km/h na curva 1. Por isso, além dos motores, os freios também sofrem com o ar rarefeito.

Ano passado, Max Verstappen foi o grande vencedor em território mexicano, após largar em terceiro, superar o pole sitter, Charles Leclerc, na curva 1 da primeira volta e levar a posição até o fim, seguido de Lewis Hamilton e de Leclerc.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os pneus disponíveis para o GP do México são o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio, um degrau mais macio do que anteriormente, como já foi o caso no ano passado, decisão tomada para abrir mais opções estratégicas para a corrida.

A superfície do circuito mexicano é baixa em termos de severidade para os pneus. Este ano, a promotora recapeou a seção entre as curvas 12 e 15 no terceiro setor. O asfalto muito liso e o fato de a pista ser pouco utilizada significa que os níveis de aderência são bastante baixos no início do fim de semana e a evolução da pista é muito marcada, e gera superfícies emborrachadas conforme os carros correm.

O ar rarefeito no Hermanos Rodríguez tem influência no desempenho do carro, ao reduzir a pressão aerodinâmica gerada pelos carros. Uma das consequências disso é que as velocidades máximas alcançadas são muito altas. Nas retas mais longas, a principal e a entre as curvas 3 e 4, a temperatura dos pneus tende a cair rapidamente e os pilotos devem ter muito cuidado ao frear, especialmente na curva 1, para evitar travar as rodas e danificar os pneus.

Em termos de estratégia, esta é geralmente uma corrida de uma parada. No ano passado, a maioria dos pilotos tentou administrar o Médio para alongar o primeiro stint o máximo possível. Um Safety Car e uma bandeira vermelha posterior, depois que Kevin Magnussen saiu da pista com a Haas, significaram que quase todo o grid utilizou três jogos de pneus em uma corrida que foi praticamente dividida em duas.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 9°C e Máxima de 24°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 6% de chances de precipitação leve.

Sábado:

Mínima 11°C e Máxima 23°C. Céu parcialmente fechado, com 12% de possibilidade de chover.

Domingo:

Mínima de 11°C e Máxima de 22°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 8% de probabilidade de chuva.

Fonte: www.weather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 354 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 297 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 275 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 247 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 215 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 177 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 167 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 150 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 29 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), e contará com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.