Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP dos...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP dos Estados Unidos – 2024

135
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito americano mais complexo do itinerário.

A Fórmula 1 está de volta neste fim de semana (18 a 20) para realizar o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a décima nona etapa do calendário 2024, que acontecerá no Circuito das Américas (COTA), localizado em Austin, capital do estado do Texas.

A prova estadunidense em formato Sprint será a primeira de três passagens consecutivas pela América, com as etapas no México e no Brasil logo depois, de forma consecutiva. Este final de semana concluirá a segunda de três corridas na terra do Tio Sam, depois do GP de Miami e antes do GP de Las Vegas.

Importante destacar que esta será a corrida em casa para a equipe Haas, que contará com o apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas e marcará a largada de número 100 para o piloto da Williams Racing (equipe cujo patrocinador principal, Dorilton Capital, é americano), Alex Albon.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP estadunidense, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (516 pts)
(Foto: Lionel Ng/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Adoro ir para Austin. A vibe é sempre incrível, e eu realmente gosto de correr lá, especialmente com a pintura Chrome que temos neste fim de semana. É uma ótima etapa para começar a reta final da temporada depois de algumas semanas de folga. Também é um fim de semana de Sprint e isso significa que há mais pontos na mesa.

Passei algum tempo no McLaren Technology Centre no simulador me preparando para esta que será uma rodada tripla. Os próximos dois meses serão incrivelmente ocupados, mas também emocionantes. Estou pronto para voltar ao carro, então vamos mostrar ao Texas o que podemos fazer.”

Oscar Piastri #81:É ótimo estar de volta às corridas depois de uma pequena pausa. Foi bom ter algumas semanas para recarregar as energias, mas também trabalhar com meus engenheiros para me preparar para as próximas provas. Nós construímos um momento incrível agora, então é só continuar a executar consistentemente bons resultados na pista.

Estou ansioso para voltar para Austin, pois é um lugar muito legal para ir, com fãs incríveis e ótima comida. O formato Sprint oferece algumas boas oportunidades e também estamos carregando uma pintura no estilo Chrome que parece ótima. Vamos em busca de conseguir outro resultado forte para a equipe.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Depois de algumas semanas ocupadas de volta à fábrica para consolidar e fortalecer nossa campanha 2024, agora vamos para Austin para a primeira de duas rodadas triplas. Estamos a apenas seis corridas do fim da temporada, mas ainda há muitos pontos na mesa.

Várias equipes trarão atualizações nessa fase final do calendário, então esperamos uma competição acirrada, mas, como sempre, manteremos o foco em nós mesmos e buscaremos entregar pontos consistentemente em nossa busca por ambos os títulos.”

Oracle Red Bull Racing (475 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Ficamos algumas semanas longe das corridas, o que nos deu um tempo para nos concentrarmos e trabalhar duro em nosso desempenho antes do Grande Prêmio dos Estados Unidos. Fizemos algumas mudanças no carro para, esperançosamente, se adequar melhor a este circuito, então veremos se isso nos torna mais competitivos quando formos para a pista.

Este fim de semana será outro em formato Sprint, com muita coisa planejada para o fim de semana. Austin é uma cidade muito legal e a atmosfera na pista é como nenhuma outra. Estarei de volta com meu capacete dos EUA para esta disputa, que é uma homenagem aos fãs apaixonados aqui e apresenta o horizonte de todas as três cidades dos EUA em que estamos correndo. Temos muitas boas lembranças daqui, então estamos ansiosos para voltar e correr lá novamente.”

Sergio Perez #11:Parece que ficamos muito tempo longe das corridas e é bom estar de volta e ir para uma das nossas etapas favoritas da temporada. Austin é especial para mim, todo mundo brinca que tenho muitas competições em casa, mas aqui sempre parece uma para mim e o apoio é muito bom. Tenho treinado duro em casa, no México, e em contato regular com a equipe no Reino Unido.

Estamos procurando chegar a Austin em um lugar melhor com o carro; fizemos algumas mudanças no intervalo, visando melhorar o ritmo e veremos o quão competitivos seremos no Circuito das Américas. Por ser um final de semana Sprint, as coisas ficam um pouco complicadas, porque temos apenas uma sessão de treinos para acertar o carro, mas é aí que entra o trabalho em equipe e é nisso que nos destacamos.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (441 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “O Grande Prêmio dos Estados Unidos marca o início de um fim de temporada muito movimentado, com seis corridas no espaço de oito semanas, divididas em duas rodadas triplas. Desde Singapura, temos trabalhado a todo vapor e as curvas de alta velocidade nesta pista fornecerão um teste útil para as atualizações que introduzimos em etapas anteriores.

Como sempre acontece em um fim de semana Sprint, o trabalho realizado na fábrica antes do evento assume maior importância, com apenas uma hora de treino livre antes de entrar imediatamente na parte competitiva do evento, com a qualificação para a corrida de 100 quilômetros de sábado.

Charles, Carlos e toda a equipe estão bem preparados e ansiosos para correr novamente, como sempre, buscando obter cada fragmento de desempenho do nosso pacote. Temos que estar no topo do nossa performance, pois as equipes líderes estão muito equilibradas e ainda há tudo em jogo no campeonato.”

Mercedes-AMG Petronas (329 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Este fim de semana marca o início de uma corrida intensa até o final do ano. Temos seis GPs nas próximas oito semanas, terminando com o final da temporada em Abu Dhabi. Queremos terminar este ano da forma mais forte possível, criar motivação para 2025 e, claro, nos despedir de Lewis da melhor maneira possível.

Temos trabalhado duro desde Singapura, analisando nosso desempenho e como podemos melhorar. Trazemos nosso pacote de atualização final da temporada para o Texas e nosso objetivo é diminuir a diferença para o grupo da ponta. Ele também fornecerá informações úteis que ajudarão a orientar nossa direção de desenvolvimento para o ano que vem.

O formato Sprint retorna neste fim de semana, e teremos que dar o nosso melhor para apresentar o pacote de atualização de forma eficaz. COTA é uma pista fantástica, mas que nos pegou de surpresa no ano passado. Seu layout de alta velocidade, combinado com sua superfície irregular, a torna um desafio tanto para o carro quanto para o piloto. Mesmo assim, é algo que estamos esperando ansiosamente.”

Aston Martin Aramco (86 pts)
(Foto: Alastair Staley/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (34 pts)
(Foto: Joe Portlock/Getty Images/ Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Austin é um dos meus fins de semana favoritos do ano, pois gosto da cidade e a pista é muito divertida de percorrer, com a primeira parte da volta um pouco parecida com Suzuka. Terminei nos pontos nas três vezes anteriores e também marquei a volta mais rápida aqui no ano passado.

Este é um fim de semana Sprint, o que significa que o trabalho de preparação e simulação que realizamos antes de vir para Austin assume ainda mais importância do que o normal para garantir que tenhamos uma hora de treino livre tranquila antes de entrar imediatamente na parte competitiva do final de semana.”

Liam Lawson #30:Estou super animado por Austin e por entrar no VCARB01 pela primeira vez. Já ​​fui ao COTA algumas vezes como reserva e provavelmente é uma das minhas corridas favoritas; a atmosfera lá é incrível. Embora seja uma pista em que ainda não corri, passei bastante tempo nela no simulador.

O circuito em si tem um ótimo layout, então estou ansioso para pilotar nele pela primeira vez e, no geral, estou empolgado por voltar a correr e trabalhar com a equipe para obter os melhores resultados que pudermos.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (31 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/LAT Images/Haas F1 Media)

Kevin Magnussen #20:Estou ansioso para nosso GP em casa; obviamente é uma grande corrida para nós, e uma onde há um entusiasmo extra para nos sairmos bem. COTA é uma ótima pista e tem algumas das maiores multidões do ano e é um evento enorme. Tivemos passagens boas e ruins aqui, mas espero que sejamos bem fortes este ano, pois é um circuito de downforce médio, e isso tende a nos favorecer. Tive algumas boas batalhas lá no passado e espero marcar pontos.”

Nico Hulkenberg #27:O Grande Prêmio dos Estados Unidos é definitivamente uma das corridas de destaque do ano para nós; temos muitos parceiros americanos e, claro, nossos fãs locais. É uma etapa em que os fãs são muito conhecedores da F1 e é realmente motivador ver o apoio de mais de 400.000 pessoas durante o fim de semana. Temos outra atualização em mãos e é um fim de semana de Sprint, então cada volta contará na pista.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (16 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: Não comentou até o momento.

Franco Colapinto #43: “É ótimo estar perto de casa, nas Américas, para a próxima rodada tripla. Este fim de semana será a minha primeira vez correndo no COTA e meu primeiro evento Sprint na F1.Ter apenas uma hora de treino livre torna um desafio ganhar velocidade antes da qualificação da corrida curta, mas estou animado para correr.

Durante o intervalo, tenho trabalhado no simulador em Grove com a equipe para estar o mais preparado possível. Finalmente, parabéns ao Alex pelas 100 corridas no esporte. É uma conquista incrível da qual ele pode se orgulhar. Sem dúvidas, espero que possamos marcar o momento com um resultado positivo como equipe neste fim de semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (13 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine Cars Media)

Esteban Ocon #31: “Estou animado para voltar para Austin, um lugar único para se visitar e a energia que os fãs americanos trazem sempre proporciona uma atmosfera incrível para o fim de semana. O Circuito das Américas é uma pista desafiadora, mas incrível, que sempre produz corridas divertidas.

O GP dos Estados Unidos será o início de duas rodadas triplas, que são sempre exigentes física e mentalmente, por isso foi ótimo fazer uma pausa depois de Singapura para se preparar. Tenho trabalhado muito na academia e no simulador com a equipe de fábrica e nosso objetivo será maximizar todas as oportunidades que nos forem apresentadas para extrair o que pudermos do final de semana.”

Pierre Gasly #10: “Estou muito animado por voltar ao Texas. O Circuito das Américas realiza um dos melhores eventos do ano e os fãs americanos estão cada vez mais apoiando a Fórmula 1. A pista é exigente, mas tem um bom fluxo e pode ser incrivelmente gratificante, como descobrimos no ano passado com a P7 na Sprint Race e P6 no Grand Prix.

Voltei a Enstone no intervalo para me preparar no simulador, porque realmente precisamos chegar com tudo em cima, pois é mais um fim de semana Sprint. Espero que possamos iniciar essas três etapas consecutivas com ótimos resultados para a equipe e dar o pontapé inicial nos últimos dois meses da temporada. Há muito em jogo e pretendemos lutar por uma posição mais elevada no Campeonato.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Lionel Ng/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “É bom estar de volta a Austin; o evento em si é sempre um bom momento, sua popularidade realmente cresceu e muitas vezes produz corridas espetaculares. Ganhei ao larga na pole aqui em 2019 e sempre aproveito meu tempo nos Estados Unidos, visitando frequentemente ao longo do ano. Estou ansioso pelo fim de semana que se inicia, ainda mais depois fazer uma pequena pausa nas últimas semanas.

Passei meu tempo treinando e preparando para as próximas corridas no simulador, além de tirar algumas férias. Agora estou revigorado e motivado para esta rodada tripla. Estamos trazendo peças novas neste fim de semana e estou ansioso para testá-las na pista e desbloquear o potencial do carro. Com o formato Sprint, é sempre um desafio, já que só temos uma sessão de treinos, mas focamos em obter um resultado positivo.”

Guanyu Zhou #24:Gostei de correr em Austin nas últimas temporadas. Eles sabem como fazer um bom show e estou ansioso por este fim de semana. Ter algum tempo longe da pista depois de duas intensas corridas consecutivas foi bom e me permitiu passar um tempo na fábrica, trabalhando com a equipe e no simulador: mas agora estou ansioso para voltar às pistas.

Os eventos Sprint oferecem oportunidades e desafios; Austin é uma pista que pode trazer surpresas e onde você precisa estar confiante. Apesar de tudo, pretendemos tirar o máximo proveito do nosso carro para alcançarmos o melhor resultado possível.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Depois de três semanas longe das corridas, voltamos à ação em Austin. O breve intervalo foi um momento útil para nos prepararmos para as três próximas corridas que, abrangendo uma área geográfica bem ampla, são sempre um momento de teste para a equipe em termos de logística.

De volta à base em Hinwil, a equipe tem trabalhado arduamente nas atualizações que vamos trazer neste fim de semana, um forte indício do nosso compromisso até a etapa final da temporada. Os próximos três GPs contarão com circuitos muito diferentes, mas estamos prontos para o desafio que temos pela frente. Este será um evento Sprint, por isso será crucial maximizar a única sessão de treinos e garantir que estamos preparados para isso.”

NOVIDADES PARA O GP
Lawson promovido a titular
(Foto: Visa Cash App RB/Divulgação)

A equipe Visa Cash App RB anunciou alguns dias depois do GP de Singapura que Liam Lawson, assumirá o assento de Daniel Ricciardo a partir do GP dos Estados Unidos, devido ao baixo desempenho do australiano na temporada.

Liam, reserva que faz parte do Programa de Pilotos da Red Bull Racing, correu como titular na Fórmula 1 ano passado, quando substituiu Daniel em cinco corridas, após um incidente que exigiu semanas de recuperação para o Ricciardo.

A partir deste fim de semana em Austin, Lawson será o companheiro de Yuki Tsunoda e terá como principal objetivo trazer resultados para  escuderia satélite da RBR, que ainda não confirmou a segunda vaga para a temporada 2025. Essa é a chance de ouro para o neozelandês de provar que merece ocupar o assento como titular para o ano que vem.

O retorno da Toyota a Fórmula 1
Da esquerda para a direita, Ayao Komatsu, Akio Toyoda e Tomoya Takahashi (Foto: Haas/Divulgação)

Em uma parceria com a MoneyGram Haas, a Toyota está de volta à categoria mais alta do automobilismo mundial, depois de 15 anos ausente, já que a última temporada disputada pela fabricante japonesa foi a de 2009.

Em um novo capítulo a partir da etapa Sprint no Circuito das Américas, a Haas e a divisão de corridas da Toyota (Gazoo Racing) trabalharão juntas em prol do desenvolvimento de ambas na F1. O acordo foi firmado entre o chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, o presidente da Toyota, Akio Toyoda e o presidente da Toyota Gazoo Racing.

Enquanto o papel da TGR é fornecer/fabricar peças para a equipe americana, a atribuição da Haas é oferecer a escuderia como plataforma para treinamento de pilotos, engenheiros e mecânicos japoneses, com foco em gerar talentos conterrâneos na categoria.

Importante lembrar que, apenas neste final de semana, a Haas utilizará uma pintura personalizada para o GP dos Estados Unidos, com estrelas, fundo azul e uma águia nas laterais e na asa frontal dos VF-24s de Nico Hulkenberg e de Kevin Magnussen.

Alpine com mais uma pintura especial baseada na cultura pop
(Foto: Alpine Cars/Divulgação)

Depois de correr com um esquema de pintura estilizado com o tema do filme Deadpool & Wolverine no GP da Bélgica, a BWT Alpine apresentou mais um layout baseado em uma ficção.

Dessa vez, em uma parceria com a Xbox, os A524s de Esteban Ocon e de Pierre Gasly competirão no COTA sob a cor laranja, em referência ao novo jogo Indiana Jones: The Great Circle, que estreará em dezembro.

Além da Haas e da Alpine, a McLaren também aparecerá na Terra do Tio Sam com um design exclusivo. A escuderia com sede em Woking (Inglaterra) usará laterais cromadas nos MCL38s de Lando Norris e de Oscar Piastri, uma referência à patrocinadora da equipe, Google Chrome.

Detalhes do circuito
Circuito das Américas (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito das Américas (Circuit Of The Americas – COTA) possui 5.513 km de extensão, 20 curvas (9-D e 11-E), fluxo no sentido anti-horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 2012 e a corrida terá um total de 56 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Charles Leclerc, que cravou 1:36.169 na temporada 2019.

A pista é caracterizada por possuir trechos de baixa, média e alta velocidade, curvas de ângulos variados e mudanças acentuadas de elevação. O principal ponto de ultrapassagem na pista americana é a extensa reta oposta, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa (DRS). Confira abaixo como é uma volta no Circuito das Américas através do simulador/game F1 22.

O grande desafio para os pilotos em COTA é acertar o ângulo certo de entrada na seção dos Ss (curvas 3, 4, 5 e 6). Outro ponto que requer atenção especial dos competidores é o setor 3, que oferece curvas fechadas, sinuosas e técnicas.

Assim como o Red Bull Ring, na Áustria, o Circuito das Américas também costuma ser uma dor de cabeça para os automobilistas em relação aos limites de pista, devido às áreas de escape largas antecedidas por curvas rápidas.

Ano passado, o vencedor da Sprint Race de sábado foi Max Verstappen, após largar na P1 e dominar a corrida curta de ponta a ponta, seguido de Lewis Hamilton e de Charles Leclerc.

No GP, Verstappen levou a melhor mais uma vez, seguido de Lewis Hamilton e Lando Norris. Apesar de ter finalizado na P2, Hamilton (assim como o pole sitter, Leclerc) foi desclassificado da disputa no Texas, por irregularidades na prancha de madeira do assoalho de seus carros. Assim, Norris e Carlos Sainz foram promovidos a P2 e P3, respectivamente.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os compostos para clima seco escolhidos são os mesmos utilizados nas duas últimas edições da etapa em Austin: C2 como Duro, C3 como Médio e C4 como Macio. Apesar do COTA ter um pouco de tudo, pelo fato da pista ter sido inspirada em várias pistas mais famosas, como Silverstone e Suzuka, a característica marcante de Austin é a subida íngreme da linha de largada para a primeira curva.

Em termos de forças exercidas sobre os pneus, as cargas no traçado americano são distribuídas de forma bastante uniforme entre os eixos dianteiro e traseiro, além de ser mais laterais do que verticais. Normalmente, a degradação é térmica e, portanto, está ligada à temperatura ambiente, que no Texas pode variar consideravelmente de um dia para o outro.

Em termos de estratégia, será necessário esperar para ver como isso pode ser afetado pela nova superfície do asfalto, tendo em mente que a Sprint de sábado deve fornecer muitos dados úteis. Na corrida curta do ano passado, o Médio foi o escolhido pela maioria dos pilotos, embora alguns tenham arriscado usar o Macio no final do GP de domingo, na tentativa de garantir o ponto adicional por marcar a volta mais rápida da corrida.

Normalmente, a estratégia de duas paradas sempre foi mais rápida em Austin, especialmente porque apenas um pit stop envolve um gerenciamento cuidadoso da degradação, em detrimento óbvio do desempenho. Em 2023, o composto mais utilizado foi o C3, que foi mais eficaz do que o C2 e agora será interessante ver se o novo asfalto pode trazer o Duro de volta ao jogo.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 17°C e Máxima de 30°C. Intervalos de sol entre nuvens, com 8% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 15°C e Máxima 28°C. Tempo ensolarado com algumas nuvens; 12% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 30°C. Céu aberto, ensolarado.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 331 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 279 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 245 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 237 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 190 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 174 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 155 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 144 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 24 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.