Prova noturna mostrou segundo triunfo consecutivo da McLaren, Red Bull longe da briga pela P1, Perez superado por Hulkenberg e dificuldades na Ferrari.
A Fórmula 1 realizou ontem (22) o Grande Prêmio de Singapura, a décima oitava etapa da temporada, que aconteceu no Circuito Urbano de Marina Bay, localizado nos arredores do luxuoso hotel singapuriano, Marina Bay Sands.
O vencedor da disputa foi Lando Norris, que largou na pole, liderou a corrida de ponta a ponta e manteve a posição privilegiada até o fim, seguido de Max Verstappen e do companheiro de equipe, Oscar Piastri, que ocupou o ponto mais alto do pódio no GP anterior, em Baku.
O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Daniel Ricciardo, que também tomou a volta mais rápida de Lando, ao cravar o menor tempo de 1:34.486s na volta 60/62. Assim, Daniel impediu Norris de conquistar seu primeiro Grand Chelem (pole, liderança de ponta a ponta, vitória e ponto extra da melhor volta) da carreira.
Apesar da façanha, por ter finalizado fora do top 10, Ricciardo não somou o ponto singular da volta mais veloz em Marina Bay. Por outro lado, o australiano ajudou a Red Bull Racing a tirar essa pontuação a mais das mãos da McLaren e do próprio rival de Max Verstappen no Campeonato de Pilotos (Lando).
Vale mencionar que o GP de Singapura foi palco de grandes disputas por posições, principalmente pela adição de uma quarta zona de abertura de asa móvel (DRS). Além disso, a etapa noturna sediou alguns marcos importantes, como a 350ª largada de Lewis Hamilton na Fórmula 1 e o GP de número 200 de Carlos Sainz.
Análise de desempenho
Red Bull
Como de costume neste ano, a Red Bull Racing contou com apenas um carro no objetivo de somar pontos. Max Verstappen foi o competidor que salvou a equipe com sede em Milton Keynes, ao largar da segunda posição e finalizar no mesmo lugar de origem (mais de 20 segundos atrás de Lando Norris).
No outro carro, Sergio Perez não passou para o Q3 no classificatório de sábado e viu as luzes se apagarem da P13, atrás do novato da Williams Racing, Franco Colapinto. Na corrida, o mexicano largou bem e subiu três colocações nas primeiras voltas, mas estagnou atrás de Nico Hulkenberg e o melhor que entregou foi uma decepcionante P10.
Mercedes
A Mercedes-AMG vivenciou um final de semana dentro do normal para a escuderia, ao se classificar no top 4 e terminar no top 6 com os dois W15s. Como ocorreu no Azerbaijão, George Russell foi o melhor da dupla, ao concluir o GP em Marina Bay na P4, mesmo slot de largada.
No outro carro das flechas de prata, o heptacampeão Lewis Hamilton iniciou na P3 e cruzou a linha de chegada em sexto. Com o resultado, tanto Russell quanto Hamilton ajudaram a Mercedes a se aproximar um pouco mais de sua adversária italiana no Campeonato de Construtores.
Ferrari
A escuderia que mais sofreu em território singapuriano foi a Ferrari, ao se deparar com dificuldades desde a qualificação. Devido a volta rápida de Charles Leclerc no Q3 ser deletada por ultrapassar os limites de pista e o fato de Carlos Sainz perder o controle de seu SF-24 e bater no fim da sessão, os dois competidores viram o apagar das luzes da P9 e P10, de forma respectiva.
No domingo, a dupla da equipe com sede em Maranello conseguiu se recuperar, mas não da forma ideal e esperada pela Scuderia. Leclerc foi quem mais se destacou, ao receber a bandeira quadriculada em quinto lugar, enquanto Sainz teve que se contentar com a P7. Dessa forma, a Ferrari foi claramente superada pela Mercedes.
Aston Martin
Assim como a Red Bull, a Aston Martin adicionou pontos à sua contagem graças a apenas um de seus pilotos. Como fez em Baku na semana anterior, Fernando Alonso foi o salvador da escuderia britânica, ao garantir a oitava colocação, apenas um degrau abaixo de onde largou (P7).
Para Lance Stroll, essa foi uma competição para esquecer, já que o canadense e parceiro de Alonso finalizou longe do top 10 final, em décimo quarto. Vale lembrar que Stroll não pontua para a Aston Martin desde o Grande Prêmio da Bélgica e, após a etapa em Singapura, o automobilista de 25 anos perdeu a P10 no Campeonato de Pilotos.
Haas
A MoneyGram Haas também foi outra a comemorar parcialmente o resultado final. Nico Hulkenberg, dono de 24 dos 31 pontos conquistados pela escuderia americana neste ano, foi o motivo de alegria da Haas sob os holofotes do Circuito Urbano de Marina Bay. O alemão largou da P6 e, após segurar Sergio Perez com maestria, concluiu na P9. Esses dois pontos foram suficientes para Hulkenberg subir para a décima posição na tabela do Campeonato de Pilotos.
No outro VF-24 da Haas, depois de ser banido do GP do Azerbaijão por ultrapassar o número máximo de penalidades toleráveis na temporada e ser substituído por Oliver Bearman, Kevin Magnussen retornou ao seu carro em Singapura com dificuldades, ao se classificar em décimo quarto e ser um dos únicos a abandonar a prova de 62 voltas.
Sem dúvidas, o dinamarquês se encontra em uma situação frustrante, não só por ser superado por seu companheiro de equipe a cada final de semana, mas por não ter assento para a campanha 2025 da Fórmula 1.
Equipes que não pontuaram
As escuderias que terminaram o Grande Prêmio de Singapura fora da zona de pontuação foram a Alpine (pela terceira vez consecutiva), a Visa Cash APP RB e a Kick Sauber (que permanece zerada na classificação de construtores).
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 331 pts
2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 279 pts
3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 245 pts
4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 237 pts
5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 190 pts
6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 174 pts
7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 155 pts
8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 144 pts
9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts
10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 24 pts
Campeonato de Construtores:
1 – McLaren – 516 pts
2 – Red Bull Racing – 475 pts
3 – Scuderia Ferrari HP – 441 pts
4 – Mercedes-AMG F1 – 329 pts
5 – Aston Martin Aramco – 86 pts
6 – Visa Cash App RB – 34 pts
7 – Haas F1 Team – 31 pts
8 – Williams Racing – 16 pts
9 – Alpine F1 Team – 13 pts
10 – Kick Sauber – 0 pts
A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no dia 20 de outubro.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”