Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Singapura – 2024

299
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida noturna mais exaustiva para os pilotos.

A Fórmula 1 retorna nesse final de semana (20 a 22) para realizar o Grande Prêmio de Singapura, a décima oitava etapa da temporada, no Circuito Urbano de Marina Bay, localizado na região central do país asiático.

Assim como em Sakhir (Bahrein) e em Jeddah (na Arábia Saudita), o GP em Marina Bay acontece à noite, devido a inviabilidade da corrida acontecer de dia, por conta das altas temperaturas no Estado que se encontra exatamente na linha do Equador.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP singapuriano, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (476 pts)
(Foto: Simon Galloway/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “É bom entrar neste fim de semana sabendo que estamos atualmente em primeiro no Campeonato de Construtores. A equipe fez e continua fazendo um excelente trabalho. Sabemos que agora precisamos continuar entregando resultados consistentes.

Estou animado para este fim de semana em Singapura. É um ótimo país para visitar e é legal correr sob as luzes. Este circuito pode ser bem desafiador com a umidade, mas eu me saí bem aqui no passado e estou me sentindo preparado, então deve ser outra corrida divertida.”

Oscar Piastri #81:Depois de um final de semana incrível garantindo minha segunda vitória em um GP de Fórmula 1, estou pronto para Singapura. É um circuito mais curto, mas incrivelmente exigente para os pilotos. Temos um bom ritmo na equipe, e agora temos que continuar somando o máximo de pontos possível.

Conseguimos alguns pontos decentes na etapa em Marina Bay no ano passado. Com um carro mais forte, devemos estar em posição de desafiar nossos adversários. Espero que possamos manter o ritmo no domingo.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um fim de semana bem-sucedido em Baku, agora seguimos para Singapura, outro circuito de rua. Esta é uma das corridas mais exigentes fisicamente devido à alta umidade, mas a equipe está preparada para essas condições complicadas e buscará o máximo de pontos.

Entramos nesta prova liderando o Campeonato de Construtores, mas agora precisamos trabalhar duro para manter esta posição. Estamos encorajados por nossa performance e prontos para as próximas sete corridas.”

Oracle Red Bull Racing (456 pts)
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Aprendemos com o que fizemos de errado na semana passada em Baku e podemos tentar algumas coisas diferentes esta semana em Singapura. Marina Bay é um circuito legal, mas esperamos que seja um pouco mais desafiador, como tem sido historicamente. A corrida costuma ser bem acirrada aqui e, obviamente, muito quente e úmida.

As mudanças que fizemos inicialmente em Baku foram positivas e estávamos indo na direção certa; creio que sabemos o que podemos fazer melhor e, claro, precisamos ter certeza de que estamos otimizando a configuração. Será importante manter o carro um pouco mais no controle em baixa velocidade para que ele não pule e isso deve nos ajudar muito.

Finalmente, continuamos lutando pelo Campeonato de Construtores: vencemos e perdemos como uma equipe e vamos continuar pressionando nossos concorrentes e tentar voltar mais fortes.”

Sergio Perez #11:Baku foi uma pena para toda a equipe, após muito trabalho duro feito para colocar um carro mais competitivo na pista, algo que realmente estava se confirmando. Tivemos ritmo durante todo o fim de semana e agora é sobre converter esse ritmo em um pódio em Singapura. O carro mostrou que é capaz com este pacote, então precisamos acertar a configuração durante o fim de semana e executar nosso plano no classificatório e na corrida perfeitamente.

Eu já ganhei em Singapura antes, em condições difíceis e, como todos sabem, eu amo circuitos de rua, há algo especial em uma corrida noturna e esta é provavelmente a melhor que existe. No domingo à noite, quero poder dizer que fizemos o melhor que podíamos para vencer esta corrida e esse será o nosso foco desde o momento em que começarmos a trabalhar na sexta-feira.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (425 pts)
(Foto: DPPI)

Charles Leclerc #16:Perdemos a vitória com base em dois fatores hoje. O primeiro foi o gerenciamento dos pneus na nossa volta de saída dos boxes. Esperávamos que levaria muito tempo para todos aquecerem os pneus, o que foi o caso do nosso carro, mas não da McLaren, que aqueceu os pneus imediatamente e ganhou muito tempo lá.

No geral, o GP do Azerbaijão não foi o melhor dia para nossa equipe, mas agora vamos para Singapura com o objetivo de voltarmos mais fortes.”

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “A corrida do último fim de semana não produziu o resultado que esperávamos, o que por si só é uma prova de que estamos no ritmo, em um momento em que a Fórmula 1 está dando um grande show com muito pouco a escolher entre as quatro melhores equipes do momento. Queremos manter essa forma forte em Singapura, outro circuito de rua exigente. Nossos dois pilotos gostam, de fato um deles venceu aqui no ano passado [Carlos].

“Vimos nos últimos dois Grandes Prêmios o quão importante é o gerenciamento de pneus e Singapura será o terceiro fim de semana consecutivo em que teremos os mesmos três compostos mais macios da gama, então devemos ter um melhor entendimento deles, mesmo que cada pista seja diferente.

“Obviamente, a qualificação assume grande importância na pista de Marina Bay e estamos preparados para isso; tenho certeza de que podemos dar trabalho a todos os nossos oponentes.”

Mercedes-AMG Petronas (309 pts)
(Foto: Simon Galloway/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Embora seja um circuito de rua como Baku, Marina Bay é um desafio diferente. Fisicamente, é incrivelmente exigente tanto para os pilotos quanto para os membros da equipe. O calor e a umidade desempenham um papel importante nisso, mas a pista em si também, por ser acidentada em alguns lugares, conter uma mistura de curvas de baixa e alta velocidade, e as paredes estão esperando para pegá-lo.

Singapura se tornou uma corrida importante para nosso título e parceiro técnico PETRONAS nas últimas temporadas, como o evento mais próximo da Malásia. Estamos empolgados porque este ano faremos parte das comemorações do 50º aniversário. Desfrutamos de um relacionamento forte e frutífero trabalhando juntos, alcançando um sucesso incrível nos últimos 15 anos.

Esse relacionamento continua a crescer à medida que avançamos com nossas ambições de sustentabilidade dentro e fora dos trilhos, incluindo o trabalho empolgante em torno de combustíveis sustentáveis ​​para 2026. Temos vários momentos emocionantes planejados como parte das comemorações do 50º aniversário nesta semana e estamos ansiosos para compartilhá-los com nossos fãs.”

Aston Martin Aramco (82 pts)
(Foto: Andrew Ferraro/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (34 pts)
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Estou ansioso por um fim de semana sem problemas em Singapura e, como de costume, nossa primeira meta será ver se conseguimos entrar no Q3, tendo chegado muito perto em Baku. O GP em Marina Bay é uma corrida longa e fisicamente muito exigente, não apenas por causa do calor e da umidade, mas também em termos de direção, pois não há tempo para descansar na pista e você troca de marcha com muita frequência.

Quase sempre há um período de Safety Car, então você tem que estar pronto para aproveitar ao máximo qualquer oportunidade. Você também tem que lidar com uma evolução muito grande da pista, de até 3 segundos por volta do TL1 para o classificatório mas, desde o ano passado, quando eles removeram algumas das curvas lentas, é mais divertido de percorrer.”

Daniel Ricciardo #3:Eu realmente gosto do circuito de Marina Bay; é uma das minhas pistas favoritas. Não corri aqui no ano passado, então estou ansioso para voltar. É super quente e úmido, o que é um desafio adicional. Espero que possamos ter um desempenho melhor do que mostramos em Baku. Estamos trabalhando duro como uma equipe para entender isso e melhorar. Estou animado para voltar a esta pista e tentar marcar alguns pontos.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (29 pts)
(Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:Marina Bay é uma das minhas pistas favoritas. Os circuitos de rua são minha categoria favorita de locais de prova. Singapura é um dos maiores desafios físicos do ano, com apenas o Catar entrando nessa lista, com o calor, a umidade, a duração da corrida e o fato de que não existe seções de descanso durante a volta, por ter uma sequência constante de curvas durante toda a volta.

Sinto que temos um bom carro para este final de semana, por Marina Bay ser uma pista de baixa velocidade; devemos estar em uma posição decente para sermos competitivos. Houve algumas corridas interessantes no passado e pontuamos em aqui na temporada anterior, então espero fazer isso de novo.”

Nico Hulkenberg #27:Singapura é fabulosa e é um dos destaques do ano para mim. Adoro a atmosfera e a energia. Esta é a corrida noturna original da Fórmula 1, e passa a impressão de ser especial e única. Adoro a pista, o desafio dela e a fisicalidade da corrida, então estou realmente ansioso por isso.

Vou usar um capacete diferente; fica bem à noite sob as luzes, assim como os carros. Obviamente, também vou tomar banho de gelo com Kevin novamente, então comprei algo especial para usar.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Vamos para outro circuito de rua desafiador, e estou ansioso para ter Kevin de volta, pois ele é forte nesse tipo de pista e adora o desafio. No ano passado, em um carro que não era muito competitivo, ele conseguiu marcar um ponto, então estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer. Para Nico, o fluxo do circuito de Marina Bay é melhor do que Baku, então ele também deve correr bem aqui.

Comparado ao Azerbaijão, o local de provas exerce uma demanda muito diferente; Baku é um circuito de downforce baixo/médio com longas retas, enquanto Singapura tem downforce alto, então em termos de características será o oposto. Estou realmente ansioso por isso.”

Williams Racing (16 pts)

Alex Albon #23:É uma ótima sensação voltar a correr após um fim de semana de pontuação dupla em Baku. Como a corrida mais próxima da Tailândia, Singapura é como uma corrida em casa para mim, então é muito especial vir e correr aqui.

A pista tem algumas semelhanças com Baku, embora a superfície mais irregular e o calor extremo a tornem uma das pistas mais desafiadoras do ano, então será interessante ver como as atualizações funcionam nessas condições. Neste fim de semana, tentaremos aproveitar o momento de Baku e entender mais sobre o carro com nossas atualizações adicionais.”

Franco Colapinto #43:Após um resultado positivo em Baku, é importante reiniciar e começar o processo de aprendizado novamente para outra nova pista. Singapura é conhecida por ser um dos circuitos mais exigentes fisicamente da temporada com a temperatura e a umidade.

As condições são um desafio para qualquer piloto e será um teste real ver como meu corpo está se adaptando às demandas de pilotar um carro de Fórmula 1. Vou me preparar ao longo das sessões de treinos livres antes da qualificação. Continuaremos a trabalhar duro como uma equipe para, esperançosamente, aproveitar o momento de Baku.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (13 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine Global Media)

Esteban Ocon #31:Singapura é sempre um desafio incrível. O calor acrescenta um elemento extra para a preparação e isso torna o fim de semana muito exigente fisicamente, ainda mais no domingo, em uma corrida noturna pela qual estou animado. A última disputa noturna que tivemos foi na Arábia Saudita, no início da temporada, por isso estou ansioso para correr sob as luzes aqui.

Esta também é a semana do meu aniversário, o que é sempre bom poder partilhar com a equipe. Espero que possamos aproveitar todas as oportunidades que nos forem apresentadas e trazer um bom resultado para comemorar.”

Pierre Gasly #10: “Estamos de volta a outra pista extrema neste fim de semana e eu realmente adoro a corrida aqui em Singapura. O Circuito de Marina Bay é sempre um dos desafios mais difíceis da temporada. As condições de calor tornam a volta longa muito exigente fisicamente para o corpo e, como pilotos, precisamos treinar e nos adaptar ao calor durante o fim de semana para garantir que a temperatura corporal permaneça normal.

Correr sob as luzes em uma cidade tão icônica é muito legal. Esperamos que a pista de rua apresente oportunidades que possamos aproveitar enquanto buscamos pontos no domingo. Como equipe, almejamos um final de semana melhor do que Baku e esperamos retornar ao nível de desempenho de Zandvoort.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Simon Galloway/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77:Certamente, Singapura é uma das corridas mais difíceis da temporada, e é isso que torna tão gratificante quando você acerta. O calor, a humidade e as barreiras próximas significam que não há margem para erros, mas é uma pista onde a experiência conta.

Temos trabalhado duro para extrair mais ritmo do carro e, se conseguirmos fazer um fim de semana limpo, acredito que poderemos estar muito mais perto de estar no páreo da zona de pontos. É tudo uma questão de maximizar cada sessão e ser inteligente com a estratégia. Estou pronto para o desafio e ansioso para ver o que podemos alcançar sob as luzes.”

Guanyu Zhou #24: “Correr em Singapura é sempre especial; é uma experiência única com a corrida noturna e a atmosfera, e há sempre muitos fãs chineses me apoiando aqui. Marina Bay é uma pista que coloca à prova tanto o carro quanto o piloto, e estivemos focados em melhorar a nossa consistência na corrida. Acho que Singapura nos oferece uma boa oportunidade para aplicar tudo o que aprendemos.

Marina Bay é um circuito que exige muito em termos de concentração e equilíbrio do carro, mas estou confiante que se executarmos o nosso plano poderemos estar numa posição mais forte. Cada etapa é uma chance de seguir em frente e estou animado para enfrentar o desafio em Singapura.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Singapura é um dos eventos de destaque no calendário, tanto pelo espetáculo quanto pelas demandas únicas da pista. É um verdadeiro teste de resistência para os pilotos e para a equipe, e um desafio para o qual nos temos preparado meticulosamente. Sabemos que nosso desempenho nesta temporada não tem sido o padrão que esperamos de nós mesmos, mas nosso foco está firmemente em aproveitar ao máximo as oportunidades que temos pela frente.

Circuitos de rua como Marina Bay recompensam a precisão e o trabalho em equipe, e estamos refinando nossa abordagem para garantir que possamos entregar quando for preciso. O objetivo é claro: nos tornarmos mais competitivos e aproveitarmos todas as oportunidades para somar pontos.

No último fim de semana em Baku, registrar o pit stop mais rápido entre todas as equipes é um pequeno sinal da direção que queremos seguir: todos na equipe estão pressionando da mesma maneira e estamos determinados a mostrar o trabalho duro que está sendo feito nos bastidores.”

NOVIDADES PARA O GP
Mercedes com pintura comemorativa
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

A Mercedes apresentou um layout de pintura especial para o Grande Prêmio de Singapura, em comemoração aos 50 anos de sua principal patrocinadora, PETRONAS, que alcançou o importante marco em agosto.

A cor verde esmeralda da empresa malaia de petróleo e gás será estampada no lugar do cinza nos W15s de George Russell e Lewis Hamilton, desde o início da asa frontal até os sidepods.

Vale lembrar que, pelo fato da corrida deste final de semana ser em Singapura, esse GP será o mais próximo de uma disputa em casa para a PETRONAS neste ano, já que a Malásia faz fronteira com o país asiático.

McLaren com pintura especial
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

A McLaren ingressará no fim de semana do GP de Singapura com um novo esquema de cores nos MCL38s de Lando Norris e Oscar Piastri, chamado de ‘Legend Reborn’, que será utilizado apenas uma vez nesta temporada.

A substituição da cor preta pela branca é uma referência à série de chassi mais bem-sucedida da escuderia britânica: a MP4, que figurou no grid de 1981 a 1996 e possibilitou um total de sete títulos de pilotos, entre eles o tricampeonato de Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991).

Além da Mercedes-AMG F1 e da McLaren, a Visa Cash App RB também trará um design de pintura especial apenas para a etapa de Marina Bay, com detalhes no bico frontal e nos sidepods dos VCARB01s de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, que imitam jeans do patrocinador da escuderia, HUGO.

Detalhes do circuito
Circuito Urbano de Marina Bay (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Urbano de Marina Bay possui 4,940 km de extensão, 19 curvas (7-D e 12-E), fluxo no sentido anti-horário, recebe GPs da Fórmula 1 desde 2008 e a corrida terá um total de 62 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que cravou 1:35.867s na temporada 2023.

Essa pista tem como características principais a predominância de trechos de média velocidade, curvas de ângulos variados (em sua maioria de aproximadamente 90°), e setores estreitos e técnicos.

Esse circuito gera um grande desafio para os pilotos e equipes devido as altas temperaturas, tanto dentro do carro quanto da pista em si, por conta da alta umidade do ar e da localização da cidade de Marina Bay: sob a linha do Equador. Confira como é uma volta rápida no circuito singapuriano, através do simulador/game F1 23.

Assim como Baku, é fácil para os automobilistas perderem o ponto de frenagem nas curvas fechadas e seguirem direto para as áreas de escape, algo que será notório durante os Treinos Livres de sexta-feira.

Para este ano, a FIA introduziu uma quarta zona de abertura da asa móvel (DRS) em Marina Bay, entre as curvas 14 e 16, para facilitar ainda mais as ultrapassagens neste local de provas onde costuma ser difícil ganhar posições.

Ano passado, o vencedor do GP de Singapura foi Carlos Sainz, que largou na pole e dominou a corrida com facilidade. Max Verstappen estava fora da briga pela vitória, por se classificar na P11 e terminar em quinto. Logo atrás de Sainz, Lando Norris e Lewis Hamilton completaram o pódio.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os compostos para clima seco escolhidos para a 15ª edição do GP de Singapura são os mesmos do ano passado e os mesmos das últimas duas corridas (Monza e Baku) em pistas com características bem diferentes: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio.

O asfalto do circuito foi completamente recapeado e é possível esperar uma superfície mais lisa dessa vez. Como o Safety Car é comum em Singapura, existem alguns fatores que tornam a parada única uma estratégia válida.

O tempo perdido para um pit stop para troca de pneus é de, aproximadamente, 28 segundos, em parte porque o limite de velocidade do pit lane é reduzido para 60 km/h. Além disso, ultrapassar nesta pista é definitivamente complicado e, assim, uma parada dupla só pode ser considerada caso a corrida seja neutralizada.

A degradação nesta pista se deve ao estresse térmico, não tanto na superfície do pneu, mas dentro, algo que não se vê com frequência e que varia muito dependendo da configuração do carro e da carga aerodinâmica que grada.

No circuito de Marina Bay, muitas vezes vimos primeiros stints em que os pilotos tentam ir o mais longe que podem, gerenciando seus pneus com o objetivo de equilibrar os dois stints o máximo possível.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 28°C e Máxima de 31°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 28°C e Máxima 32°C. Céu limpo, sem possibilidade de chuva.

Domingo:

Mínima de 27°C e Máxima de 32°C. Tempo aberto, sem chances de precipitação.

Fonte: www.metoffice.gov.uk

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing Racing) – 313 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 254 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 235 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 222 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 184 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 166 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 143 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 143 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 58 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 09h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.