Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada – 2024

207
(Foto: Duda Bairros)
Principal categoria de turismo brasileira segue para uma prova beneficente no estado do Rio Grande do Sul.

A Stock Car Pro Series está de volta neste fim de semana (6 a 8) para realizar a oitava etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Internacional do Velopark, localizado em Nova Santa Rita, município do Rio Grande do Sul. O 8° evento da programação contará com duas corridas, uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado e a principal, com 50 min + 1 volta de duração, no domingo.

A primeira e única passagem pela região sul do Brasil neste ano será especial, pois ajudará financeiramente o estado que sofreu uma inundação de larga escala no final de abril. A Stock Car anunciou que 50% do valor de arrecadação dos ingressos no Velopark será direcionado diretamente para ações solidárias que atendem o Rio Grande do Sul.

Essa será a competição em casa para os pilotos César Ramos (#30 Ipiranga Racing), Arthur Leist (#81 Full Time Sports) e Lucas Kohl (#95 WOKIN Garra Racing), e para a equipe WOKIN Garra Racing.

Vale lembrar também que a Sprint Race no sábado marcará a 100ª corrida da classe mais alta do automobilismo brasileiro em solo gaúcho, além da 300ª largada do competidor #51 da Pole Motorsport, Átila Abreu.

Neste fim de semana, a Stock Car Pro dividirá a pista do Velopark apenas com a sua categoria de acesso, Stock Series, que realizará a quinta e penúltima etapa de seu calendário.

Informações do circuito

O Autódromo Internacional do Velopark possui 2.278 km de extensão, 11 curvas (4-D e 7-E), fluxo no sentido anti-horário, e apresenta como características principais retas longas, setores predominantes de média velocidade e zebras altas.

Por sua natureza rápida e fluida, o circuito disponibiliza várias oportunidades de ultrapassagem, principalmente nas duas longas retas, os locais favoritos para o acionamento do boost extra de potência (Push to Pass) por parte dos competidores.

Apesar do traçado gaúcho ser o mais curto da temporada e ter poucas zonas de frenagem, as duas retas terminam com uma freada intensa, o que gera altas temperaturas no sistema de freios dos carros.

O trecho mais desafiador para os pilotos no Velopark é a curva 4, onde errar a linha ideal de entrada pode levar a um contato com as muretas de proteção, que geram danos críticos ao carro e uma alta probabilidade de abandono.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros)

Ano passado, a etapa em território gaúcho foi conturbada, mas em um nível bem abaixo do que costuma acontecer durante as provas no Velopark. Na primeira disputa, Gabriel Casagrande largou na pole e venceu, enquanto na corrida 2, quem levou a melhor foi Átila Abreu.

O Rei da Pista no Autódromo Velopark, com cinco vitórias ao todo no traçado gaúcho, é Daniel Serra, que precisa de redenção. O piloto da Eurofarma RC liderou a fila do grid de largada da segunda corrida mas, por conta de superaquecimento no motor de seu Chevrolet Cruze #29, abandonou a competição em seguida.

Assim, o tricampeão, que se despedirá da equipe Eurofarma RC no final deste ano para competir na Blau Motorsport a partir de 2025, chegará em Nova Santa Rita com o objetivo de recuperar a vitória perdida em 2023.

Situação do campeonato de pilotos
Felipe Massa é o líder na tabela (Foto: Rodrigo Guimarães)

O novo líder da classificação de pilotos depois da etapa inaugural em Belo Horizonte é Felipe Massa, que retomou a P1 no campeonato de Júlio Campos e se encontra com 549 pontos no total.

Colado em Massa, em segundo lugar, segue Felipe Baptista, com apenas quatro pontos de desvantagem em relação ao piloto #19 da TMG Racing, mas está empatado com Ricardo Zonta, terceiro colocado e que também soma 545 pontos.

Em quarto lugar, Dudu Barrichello está no páreo para brigar pela liderança, já que possui 543 pontos acumulados, apenas seis a menos que Felipe Massa. Os campeões mais recentes, Gabriel Casagrande e Rubens Barrichello, estão na P8 e P10 no campeonato, de forma respectiva.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Felipe Massa #19 (TMG Racing) – 549 pts

2º – Felipe Baptista #121 (Crown Racing) – 545 pts

3º – Ricardo Zonta #10 (RCM Motorsport) – 545 pts

4º – Dudu Barrichello #91 (Mobil Ale Full Time Sports) – 543 pts

5º – Júlio Campos #4 (Pole Motorsport) – 536 pts

6º – Rafael Suzuki #8 (TMG Racing) – 491 pts

7º – Bruno Baptista #44 (RCM Motorsport) – 480 pts

8° – Gabriel Casagrande #83 (AMattheis Vogel) – 466 pts

9º – Enzo Elias #28 (Crown Racing) – 459 pts

10º – Rubens Barrichello #111 (Mobil Ale Full Time Sports) – 420 pts

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado – Mínima de 9ºC e máxima de 25ºC. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.

Domingo – Mínima de 14ºC e máxima de 21ºC. Céu com muitas nuvens, sem previsão de chuva.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 6 de setembro:
09:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2

Sábado, 7 de setembro:
09:30 – Classificação
14:10 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 8 de setembro:
12:30 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Transmissão

A oitava etapa da Stock Car Pro Series contará com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.