Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Itália – 2024

320
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da disputa no Templo da Velocidade, na casa da Ferrari.

A Fórmula 1 retorna neste final de semana (30 de agosto a 1° de setembro), para realizar o Grande Prêmio da Itália, a décima sexta etapa da temporada que acontecerá no Autodromo Nazionale Monza, localizado ao norte da comuna de Milão.

Essa será a corrida em casa para as equipes Scuderia Ferrari, Stake Kick Sauber e Visa Cash App RB, que possuem sede operacional em Maranello, Hinwll (Suíça) e Faenza, de forma respectiva.

Vale mencionar que esta competição na Itália será a última passagem da F1 pela Europa neste ano, pois as próximas etapas serão na Eurásia, América do Norte, América do Sul e no Oriente Médio.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP italiano, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

Oracle Red Bull Racing (434 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Ficamos decepcionados com o resultado em Zandvoort, pois você sempre quer vencer diante de seu público local, mas estamos prontos para mais uma semana de corrida. Há muito trabalho a ser feito e a equipe tem trabalhado duro para obter a melhor configuração possível e o equilíbrio certo do carro.

“Monza é uma pista muito rápida, então veremos como nos sairemos aqui esta semana. Muita coisa é nova, incluindo o asfalto e as zebras, então temos muito trabalho a fazer para tentar garantir que sejamos competitivos. Os fãs italianos são muito apaixonados; sempre estão com força total e acho que o clima também parece bom esta semana. Além disso. é bom estar em uma pista clássica, então veremos o que este GP trará.”

Sergio Perez #11:Como equipe, lutamos para maximizar o desempenho em Zandvoort, mas acho que aprendemos algumas lições importantes sobre o carro, que podemos levar para Monza. Corremos com diferentes configurações nos dois carros na Holanda e agora temos mais informações e dados para analisar qual direção tomar.

A McLaren obviamente deu um grande passo à frente em seu desenvolvimento e sabemos que precisamos trabalhar mais do que nunca para garantir que manteremos a liderança em ambos os campeonatos. Para mim, Zandvoort pareceu um fim de semana consistente, mas ainda tenho mais a dar e mais a encontrar no carro.

Lutamos com o equilíbrio durante o fim de semana, mas o clima desempenhou um papel importante nisso. Monza deve ter condições mais positivas. Também há uma nova composição de pista e superfície em alguns lugares; acho que devemos ser rápidos por aqui e estamos prontos para a luta.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (404 pts)
(Foto: Patrick Vinet/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Estou animado para Monza como duas vezes vencedor na Fórmula 1. Foi uma ótima maneira de começar a segunda parte da temporada 2024, e esperamos levar esse ímpeto para este fim de semana, enquanto buscamos continuar fechando as brechas no Campeonato.

Esta é uma pista em que me saí bem no passado e é o local de provas mais rápido do calendário, o que o torna ainda mais divertido. Fizemos nossos preparativos e analisamos o que poderíamos fazer para garantir mais vitórias no futuro. Agora estamos prontos para trazer outra forte pontuação para a equipe.”

Oscar Piastri #81:A equipe retornou com tudo na semana passada, e agora estamos prontos para fazer mais neste fim de semana em Monza. Revisamos nossos aprendizados de Zandvoort para ver o que podemos levar para este GP na Itália, pois temos um carro muito rápido, o que o torna ainda mais emocionante.

Corri em Monza algumas vezes na série júnior, e é uma pista que muitos de nós gostamos devido à rapidez. Estou muito ansioso para correr na frente dos fãs italianos mais uma vez, pois isso traz uma atmosfera muito boa. Temos uma grande oportunidade de terminar a rodada dupla da melhor maneira possível.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um resultado incrivelmente forte de Lando e Oscar em Zandvoort, agora imediatamente voltamos nossa atenção para o próximo final de semana de corrida. O Grande Prêmio da Itália é uma das etapas mais aguardadas do calendário.

A equipe construiu um carro que está extremamente competitivo. Temos tudo para ter um bom desempenho, mas precisamos garantir que permaneçamos firmes e melhorar consistentemente para nos colocar na melhor posição para continuar lutando por vitórias e pódios. Sabemos que isso não será fácil, mas estamos muito motivados para as próximas disputas.”

Scuderia Ferrari (370 pts)
(Foto: Antonin Vincent/DPPI)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Chegamos a Monza de bom humor, após nossa performance em Zandvoort. Foi uma demonstração de como uma execução perfeita, juntando tudo e aproveitando ao máximo o pacote disponível, pode realmente fazer a diferença. Monza é única em muitos aspectos: um circuito de altíssima velocidade que apresentará um desafio adicional, pois foi totalmente recapeada, com mudanças também feitas nas guias em algumas curvas.

Mas o que a torna realmente especial para nós é que podemos contar com o apoio de dezenas de milhares de tifosi que estarão torcendo por nós o tempo todo e que, com razão, esperam grandes resultados de nós. Nunca esquecerei meu primeiro Grande Prêmio da Itália com a Ferrari no ano passado, os gritos de alegria quando Carlos conquistou a pole no sábado e depois as comemorações sob o pódio no domingo.

O objetivo para mim, os pilotos e todos na Scuderia é mais uma vez dar aos tifosi algo para comemorar. Com isso em mente, nossa preparação foi escrupulosa e traremos algumas atualizações para o SF-24 que esperamos que nos vejam dar outro passo à frente em termos de desempenho. Sabemos que podemos contar com o apoio de todos os nossos fãs e colocaremos nosso coração e alma nisso.”

Mercedes-AMG Petronas (276 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Zandvoort foi um fim de semana decepcionante. Não tivemos o desempenho que esperávamos. Lewis fez uma corrida forte para se recuperar dos pontos, mas a classificação fora do esperado limitou os retornos. George, entretanto, sofreu com alta degradação e, portanto, não teve ritmo para lutar pelos seis primeiros. A equipe já está trabalhando duro analisando todos os dados para entender o que causou isso.

Monza é um circuito muito diferente de Zandvoort e provavelmente ainda mais rápido este ano com algumas das mudanças que eles fizeram. Também precisaremos entender o impacto da repavimentação da pista que foi realizada. Monza é sempre um desafio fascinante para ambas as equipes e pilotos, e estamos ansiosos por isso.”

Aston Martin Aramco (74 pts)
(Foto: Andrew Ferraro/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (34 pts)
(Foto: Alex Bierens de Haan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Monza é sempre um fim de semana especial, não apenas porque é outra corrida em casa para a equipe, onde podemos esperar muito apoio dos nossos fãs, mas porque é realmente único, como o último circuito de alta velocidade do calendário.

Pilotar um carro com pouco downforce é sempre emocionante. A pista inteira foi completamente recapeada, então nenhuma das equipes realmente sabe o que esperar, embora possa oferecer mais aderência do que no passado, o que terá um efeito cascata no desempenho dos pneus. Certamente, encontrar a configuração certa será complicado, pois a pista evoluirá muito rapidamente de uma sessão para a outra.”

Daniel Ricciardo #3:Estou animado por estar na pista novamente esta semana, especialmente em Monza. Embora não tenhamos marcado pontos em Zandvoort, executamos uma ótima corrida e definitivamente tiramos o máximo do carro e da estratégia. Apesar de tudo, sei que podemos construir sobre isso esta semana.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (27 pts)
(Foto: Simon Galloway/LAT Images/Haas F1 Media)

Kevin Magnussen #20:Sem dúvidas, esta é uma corrida e pista históricas, e tem uma atmosfera única. A vibração dos Tifosi, fãs ultra apaixonados, é eletrizante e estou ansioso por isso e o tipo único de corrida que Monza oferece com as longas retas. Espero que sejamos competitivos aqui; nosso carro tem sido rápido nas retas.

Este traçado é único porque há algumas curvas de alta velocidade e exige um acerto de baixa pressão aerodinâmica, então o carro dança um pouco mais e é sempre uma sensação diferente pilotar o carro em Monza.

Mecanicamente, o acerto é muito importante e há algumas mudanças na pista, especialmente nas zebras, que serão significativos porque se elas mudarem, você poderá usá-los de forma diferente e isso mudará a sensação na pista.”

Nico Hulkenberg #27:Monza é o último circuito de alta velocidade real que temos no calendário, e isso é sempre interessante. Essa pista para mim é muito especial, tem uma atmosfera incrível com o parque, os nossos fãs, os Tifosi e toda a herança e história que cerca Monza é muito divertida e faz dela uma corrida icônica.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):O maior desafio para nós em Monza serão as mudanças na pista: o recapeamento, mudanças no interior das curvas e cambagens. Nosso maior desafio será, além de ser um circuito de baixa pressão aerodinâmica, enfrentar as frenagens pesadas. Os pilotos realmente lutam com a estabilidade da frenagem.

Normalmente, são esses fatores que você tem que superar imediatamente, mas este ano tanto a equipe quanto os pilotos terão o desafio de adaptar nossa configuração para os novos requisitos do circuito.

Vindo de Zandvoort, que exige alta pressão aerodinâmica, é um desafio muito diferente. Em Monza, você pode ultrapassar sem dificuldades, então a importância da qualificação versus a corrida também é muito diferente. Será um grande desafio, mas o mesmo para todos, e um que estamos ansiosos para fazer.”

BWT Alpine (13 pts)
(Foto: XPB Images/Apine Cars Media)

Esteban Ocon #31: “Sempre gosto do fim de semana em Monza e de estar entre os fãs italianos. Os Tifosi são diferentes de todos os outros; a paixão que eles demonstram é contagiante e a equipe adora vir aqui.

Passei muito tempo na Itália durante os meus tempos de piloto júnior, por isso ocupa um lugar especial no meu coração e, claro, o circuito é incrível de conduzir e icônico; a velocidade realmente aumenta sua adrenalina. Vindo de Zandvoort, será uma reviravolta difícil, mas trabalharemos duro esta semana para entrar na pista de Monza com tudo o que pudermos.”

Pierre Gasly #10: “Estou realmente ansioso para voltar a Monza neste final de semana; é sempre uma corrida especial para mim depois de ter conquistado minha primeira vitória na F1 há alguns anos, mas também porque é uma etapa semi-caseira para mim. Eu moro em Milão, então posso dormir na minha cama todas as noites.

A pista é sempre muito agradável de se percorrer e todo piloto adora Monza. Gosto da natureza de alta velocidade da pista. Existem algumas pequenas alterações na composição do circuito, que levaremos algum tempo para entender e avaliar.

Provamos nesta temporada que podemos tomar as decisões certas e fizemos bons progressos no nosso ritmo geral. Enquanto continuarmos a trabalhar arduamente e a aprender, tenho a certeza que poderemos ter outro fim de semana forte.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (4 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Zandvoort foi um fim de semana difícil, e é vital que, como equipe, abordemos os processos que levaram à desqualificação, ao mesmo tempo em que reconhecemos o lado positivo de que o carro era competitivo.

Historicamente, temos um desempenho rápido em Monza, então espero que possamos conseguir um resultado forte e marcar alguns pontos.”

Franco Colapinto #43:Estou ansioso pelo meu primeiro fim de semana completo na F1. É um desafio emocionante e estou pronto para dar tudo por esta equipe. Fazer minha estreia no famoso Templo da Velocidade ​​é especial, pois é uma pista icônica e na qual já obtive sucesso no passado.

Meu objetivo é absorver tudo, aprender o máximo possível e me atualizar do Treino Livre 1 em diante. Espero que possamos ter um fim de semana positivo como equipe.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Andrew Ferraro/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Vamos para Monza com o objetivo de deixar para trás o fim de semana difícil em Zandvoort e dar um passo positivo em nosso desempenho. Sendo uma das corridas mais antigas do calendário, o Grande Prémio de Itália é sempre um evento especial, onde os aplausos dos fãs apaixonados podem ser ouvidos mesmo dentro do carro e onde, em geral, sempre dão um grande espetáculo.

Tenho gostado de correr aqui ao longo dos anos e estou ansioso para fazê-lo novamente neste final de semana. Há muito trabalho a ser feito na base e todos estão totalmente empenhados em dar a volta por cima nesta temporada. Esperamos que a pista se adapte melhor ao nosso carro, para que nos permita extrair algo mais do nosso pacote e estar em forma competitiva, para tentar conquistar nossos primeiros pontos neste ano.”

Guanyu Zhou #24: “Zandvoort foi uma corrida difícil de digerir, mas isso ficou para trás e regressamos a Itália com o objetivo de virar a página, à medida que uma longa e intensa temporada europeia termina neste fim de semana.

Creio que as coisas podem se desenrolar melhor para nós em Monza, numa pista muito diferente de Zandvoort, que também deverá ser menos influenciado por condições adversas. A corrida de Monza é sem dúvida única, pela sua rica história e pela energia infinita dos fãs.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Voltamos para a segunda etapa desta consecutiva e última corrida europeia da temporada. Sem dúvida, passamos por um fim de semana difícil em Zandvoort, possivelmente o mais difícil para a nossa equipe até agora neste ano, mas continuamos trabalhando duro para trazer uma mudança positiva e duradoura para a nossa temporada.

O Autódromo de Monza é um dos locais mais emblemáticos do calendário, acolhendo GPs há mais de nove décadas, e é onde os pilotos escreveram páginas duradouras da história do automobilismo. Apenas caminhar por seus cenários quase parece que estamos entrando naquela história, ouvindo o barulho dos motores passando pelo Templo da Velocidade.

A paixão dos torcedores nas arquibancadas é contagiante e sempre deu mais motivação para se sair bem. Pretendemos fazer isso neste final de semana, a partir de sexta-feira, buscando estar na briga por pontos e progredir.”

NOVIDADES PARA O GP
Demissão imediata de Sargeant
Logan Sargeant (Foto: Divulgação)

A Williams Racing anunciou que Logan Sargeant não correrá no restante da temporada 2024 da Fórmula 1, e confirmou a demissão do competidor como titular. A equipe britânica promoveu o membro de sua Academia de Pilotos, Franco Colapinto, para assumir o assento de Sargeant a partir do Grande Prêmio da Itália.

Essa notícia deixou claro como a escuderia estava insatisfeita com os resultados frustrantes de Logan em comparação com Alex Albon, além dos incidentes em que o automobilista se envolveu. O ápice do prejuízo financeiro gerado por Sargeant neste ano ocorreu no Treino Livre 3 da etapa passada, em Zandvoort, quando o americano perdeu o controle do FW46 e bateu no muro tão forte, que gerou um incêndio suficiente para inviabilizar a sua participação no classificatório.

Logan, que estreou como titular na Fórmula 1 pela Williams Racing em 2023, deixa a categoria mais alta do automobilismo de forma embaraçosa e, provavelmente, não retornará em uma próxima temporada. Em relação a Colapinto, o piloto se torna o primeiro argentino a correr na F1 depois de 23 anos, desde Gastón Mazzacane, que competiu em 2001.

Antonelli no TL1
Andrea Kimi Antonelli (Foto: Mercedes-Benz Group AG)

A Mercedes confirmou que o membro da Academia Júnior da equipe desde 2019, Andrea Kimi Antonelli, fará a sua estreia em um GP de Fórmula 1 neste fim de semana, ao ser anunciado para participar do Treino Livre 1 da etapa em Monza.

Curiosamente, Antonelli é italiano e correrá na primeira atividade de pista do Grande Prêmio da Itália diante de seus fãs conterrâneos. Para a sessão inicial de sexta-feira, Andrea usará o W15 de George Russell, que reassumirá o carro a partir do TL2.

Antonelli, que é piloto de Fórmula 2 pela PREMA Racing, é um dos principais cotados à vaga na equipe alemã para 2025 e completou 18 anos (um dos requisitos para tirar a Superlicença da FIA) recentemente, o que aumenta as chances da jovem promessa da Mercedes ser titular na F1 ano que vem, ao lado de Russell.

Detalhes do circuito
Autodromo Nazionale Monza (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Monza possui 5.793 km de extensão, 11 curvas (7-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida em Monza ainda pertence ao brasileiro Rubens Barrichello, que marcou o tempo de 1:21.046, durante a temporada 2004.

A característica principal dessa pista é o motivo dela ser conhecida como ‘Templo da Velocidade’: é um circuito rápido, com algumas mudanças de elevação e é dominado por trechos de alta velocidade. Confira abaixo como é uma volta no traçado italiano, através do simulador/game F1 22.

Apesar de contar com setores fluidos, o principal desafio para os pilotos no circuito de Monza é a frenagem nas chicanes após as longas retas, pois pode facilmente gerar superaquecimento nos freios e travadas de roda.

Outro fator nessa pista que requer atenção especial dos pilotos é a natureza de poucas margens para erros. Pelo fato do traçado ser envolto por poucas áreas de escape, muros próximos e algumas partes com caixas de brita, qualquer perda de controle do carro pode levar a um abandono.

Ano passado, o vencedor da disputa em território italiano foi Max Verstappen, que largou em segundo, assumiu a P1 do pole sitter Carlos Sainz na volta 15/51, perdeu a liderança momentaneamente para Lewis Hamilton, recuperou a posição e assim finalizou, seguido de Sergio Perez e de Sainz.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Em Monza, os carros geralmente correm na configuração aerodinâmica mais baixa da temporada para reduzir o arrasto, a fim de favorecer a velocidade máxima. A estabilidade na frenagem e a tração na saída das duas chicanes são os fatores que mais testam os pneus.

As cargas laterais nas curvas rápidas, como a Parabolica, agora nomeada em homenagem a Michele Alboreto, e a Curva Grande, não devem ser subestimadas. Para este ano, os três compostos para pista seca são os mesmos de 2023: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio.

Esta é uma pista onde o tempo necessário para um pit stop é um dos maiores do ano, então, teoricamente, a estratégia de uma parada é a mais rápida. Nos treinos livres será importante identificar o efeito que a nova superfície pode ter no comportamento dos pneus, em um stint longo, tanto em termos de performance quanto de degradação. No ano passado, os dois compostos mais duros foram os mais usados.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 22°C e Máxima de 34°C. Tempo ensolarado, com 2% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 22°C e Máxima 34°C. Céu parcialmente nublado, com sol entre nuvens e 2% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 21°C e Máxima de 33°C. Sol entre nuvens e 5% de probabilidade de chuva.

Fonte: www.weather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing Racing) – 295 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 225 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 192 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 179 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 172 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 154 pts

7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 139 pts

8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 122 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 50 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.