Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Holanda – 2024

520
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da prova que inicia a segunda metade da temporada, em uma pista conhecida por oferecer poucas oportunidades de ultrapassagem.

A Fórmula 1 retoma a temporada neste fim de semana (23 a 25), para realizar o Grande Prêmio da Holanda, a décima quinta etapa do calendário que acontecerá no Circuito de Zandvoort, localizado na província da Holanda do Norte, nos Países Baixos.

O GP da Holanda será a segunda corrida em casa seguida para Max Verstappen, depois do GP da Bélgica. O competidor #1 da Red Bull Racing terá, mais uma vez, o apoio de mais de 90% das arquibancadas, na competição que marca o retorno da F1 após as férias de verão, um intervalo que durou três semanas.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP holandês, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

Oracle Red Bull Racing (408 pts)
(Foto: Alex Bierens de Haan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Foi bom passar um tempo relaxando com a família e amigos durante as férias de verão e estamos nos sentindo revigorados e prontos para a segunda metade da temporada. É ótimo começar de volta na minha corrida em casa; é sempre uma atmosfera fantástica, e os fãs são incríveis.

Zandvoort é um ótimo circuito, com suas retas curtas e pista estreita; espero que possamos voltar ainda mais fortes para esta corrida. Estamos ansiosos pela semana que vem e espero que possamos lutar pela vitória.”

Sergio Perez #11:Estou ansioso para voltar ao carro neste fim de semana. As férias de verão foram muito importantes para todos na equipe e para todo o esporte. Passei meu tempo no México com a família e me sinto revigorado e pronto para a segunda metade da temporada. Sei que toda a minha equipe sente o mesmo; inclusive, estive em Milton Keynes com eles esses dias.

Todos notarão uma mudança no rádio do nosso lado da garagem em Zandvoort: Hugh Bird, meu engenheiro de corrida, está esperando um bebê muito em breve, então passará algum tempo em casa e desejo a ele e sua família boa sorte com o parto. Woody, meu engenheiro de desempenho, ocupará o lugar de Hugh nesse meio tempo. Sei o que podemos extrair do carro nas próximas semanas e faremos o possível para maximizar o segundo semestre de 2024.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (366 pts)
(Foto: Sam Bagnall/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Eu me diverti muito nas férias de verão. É sempre bom tirar um intervalo das corridas e focar em passar tempo com a família e os amigos. Me sinto revigorado e pronto para as últimas 10 corridas do ano.

Estou ansioso pelo Grande Prêmio da Holanda, pois é uma boa etapa para começar a segunda metade da temporada. Há sempre muitos fãs na multidão que trazem uma ótima atmosfera para fazer parte. Também é um circuito divertido de pilotar. Espero que possamos continuar de onde paramos e continuar a lutar por vitórias e pódios.”

Oscar Piastri #81:Estou animado para voltar aos trilhos. Foi ótimo tirar minha mente da Fórmula 1 e relaxar, mas agora estou pronto para voltar à ação e encarar a segunda metade da temporada.

Eu estava feliz com minha pilotagem antes da pausa e foi bom conseguir a vitória na Hungria e o segundo lugar em Spa. Estou ansioso para voltar ao carro em Zandvoort, pois é sempre um bom fim de semana, especialmente com características legais como a inclinação acentuada. Vou trabalhar duro para continuar melhorando minha posição no campeonato.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Com duas semanas de férias, agora retornamos às pistas com energia renovada. Os fãs holandeses sempre criam uma ótima atmosfera, que mal podemos esperar para vivenciar novamente. Zandvoort é um circuito curto e técnico, que representa um desafio muito diferente de Spa ou Monza.

Este fim de semana marca o início de um período muito movimentado, com quatro corridas em cinco semanas. Para garantir que maximizemos as oportunidades à nossa frente, precisamos ser resilientes, focados e trabalhar juntos como uma equipe para extrair o máximo desempenho.”

Scuderia Ferrari HP (345 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Agora vamos correr novamente em Zandvoort, uma pista completamente diferente de Spa, sendo curta, estreita e sinuosa. Portanto, garantir que faremos tudo certo, até o último pequeno detalhe, será vital e a qualificação será especialmente importante, pois ultrapassar é muito difícil. Como sempre, vamos nos concentrar em obter até a última gota de desempenho do nosso pacote.

“Isso começa com a identificação da melhor configuração o mais rápido possível, bem como contar com aqueles no pit wall e os pilotos tomando as decisões certas nos momentos chave da qualificação e da corrida. Sabendo o quão competitivo o campeonato é nesta temporada e dada a natureza da pista, é lógico esperar que o fim de semana seja disputado até os centésimos de segundo mais próximos.

Mercedes-AMG Petronas (266 pts)
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Antes das férias de verão, criamos um momento com um carro melhorado e resultados mais fortes. Vamos tentar continuar esse progresso nas últimas 10 corridas da temporada. Demos bons passos para melhorar as fraquezas do W15 e continuaremos trabalhando duro para melhorar ainda mais. Se conseguirmos isso, diminuiremos a diferença para os que estão à frente em ambos os campeonatos.

Zandvoort é uma pista desafiadora, com suas curvas inclinadas, seções de alta velocidade e layout estreito, ela tem uma sensação de circuito clássico. Os apaixonados fãs holandeses sempre criam uma ótima atmosfera, e a Holanda é um bom lugar para voltar a trabalhar. Estamos animados para os desafios que temos pela frente no resto da temporada.”

Aston Martin Aramco (73 pts)
(Foto: Steven Tee/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (34 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Gostei da pausa e agora estou pronto para correr novamente. Voltei para o Japão e me diverti muito reencontrando amigos e minha família, algo que não tenho a chance de fazer com muita frequência durante a temporada. Depois disso, voltei para a Itália, fazendo um programa de treinamento, com muito ciclismo e até mesmo um pouco de wakeboard.

Agora é hora de correr em Zandvoort, um desafio único com sua natureza de pista apertada, sinuosa e com suas peculiares curvas inclinadas. Tivemos um final forte na primeira parte da temporada, então quero manter esse ímpeto de agora em diante.”

Daniel Ricciardo #3:As férias de verão foram ótimas. Voltei para a Austrália para ver alguns amigos e familiares, então estou me sentindo recarregado, em forma e saudável. Estou ansioso para voltar para Zandvoort. Obviamente, no ano passado foi onde meu ano virou de cabeça para baixo, mas até o acidente com Oscar, eu estava realmente curtindo o circuito, e o carro estava ótimo por lá.

Estou confiante de que podemos continuar de onde paramos antes da pausa, nosso ímpeto foi forte e estamos definitivamente na luta por alguns pontos.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (27 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:O GP da Holanda tem uma atmosfera louca com o Exército Laranja, que é cerca de 99 por cento dos fãs lá. Zandvoort é uma pista muito legal, pois é old school e não mudou muito desde os anos setenta. Gosto de correr nela, pois é um autódromo de pilotos, quando você acelera lá, você realmente está ultrapassando os limites. Estarei descansado e pronto para atacar na segunda metade da temporada.”

Nico Hulkenberg #27:O Circuito de Zandvoort é um local em que tenho muita história, já que fiz muitas corridas na minha carreira júnior lá, algumas memórias realmente boas, na verdade. Sem dúvidas, é um lugar com um ar familiar de antigamente, também porque de onde eu sou é muito perto da fronteira holandesa.

Também é um lugar com uma ótima vibração, o Exército Laranja Holandês marca presença em força, e é uma grande festa. Zandvoort é uma pista curta que é muito old school um local bem difícil de ultrapassar. É uma pista bem pequena para os grandes carros modernos de Fórmula 1, mas ainda é divertido e desafiador de percorrer.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Zandvoort é um circuito interessante com muita ondulação e cambagem, e a última curva é bem interessante. Suas outras características são uma mistura de curvas de baixa a média velocidade, além de ser um circuito de alta pressão aerodinâmica e ultrapassagens bem difíceis.

A atmosfera em Zandvoort é bem única, mais como um estádio de futebol do que um evento de Fórmula 1, especialmente antes da corrida no grid com a música e o Orange Army. É bem especial e bem incomum se você só está acostumado a eventos de Fórmula 1. Estou ansioso para retomar os trabalhos.”

BWT Alpine (11 pts)
(Foto: Alpine Cars Media)

Esteban Ocon #31:A primeira corrida de retorno depois de uma pausa proporciona sempre uma boa sensação e a atmosfera em Zandvoort é particularmente incrível. A dedicação e energia que os fãs holandeses trazem para o fim de semana podem realmente motivá-lo como piloto.

O circuito em si é desafiador, com curvas fechadas e alta velocidade, mas adoro correr nele. Há pouco espaço para erros, por isso é preciso estar sempre focado e as oportunidades de ultrapassagem são limitadas; isso significa que a qualificação será importante para aproveitarmos ao máximo o fim de semana.”

Pierre Gasly #10:É brilhante voltar a Zandvoort para a próxima parte da temporada. O ano passado foi obviamente um grande fim de semana com um pódio e uma corrida agitada em condições mistas. É algo que lembrarei bem, pois foi meu primeiro pódio em um Grande Prêmio com a Alpine. Tivemos que trabalhar muito para isso, tomamos algumas decisões ousadas e decisivas que foram a nosso favor e merecemos.

Sou um grande fã da velha escola, de pistas estreitas e sinuosas e esta é implacável. Não há margem para erros, o que torna cada volta emocionante para os pilotos e também para os fãs holandeses. Você pode ultrapassar neste circuito, mas é muito difícil, então a classificação e a estratégia serão muito importantes. Estou realmente ansioso para voltar ao volante neste fim de semana e correr novamente.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (4 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estou me sentindo bem descansado e pronto para voltar depois de uma ótima pausa de verão, e Zandvoort é sempre uma boa corrida para se retornar, com os fãs trazendo uma ótima energia para o fim de semana.

Em termos de circuito, ele sempre apresenta seus desafios, sendo uma pista bastante técnica, com várias curvas inclinadas e um risco maior de degradação dos pneus. No entanto, no ano passado tivemos um bom desempenho. Traremos atualizações para o carro neste fim de semana, então estou ansioso para testá-las e ver como o FW46 se sai.”

Logan Sargeant #2: Depois de algumas semanas descansando e recarregando as energias com a família e amigos durante as férias, estou pronto para voltar ao FW46 e correr. Zandvoort não é a pista mais fácil de ultrapassar, mas definitivamente tem um clima de velha escola por ser estreita e possuir fluxo rápido.

Estou ansioso para vivenciar a atmosfera que os fãs criam, pois é uma das melhores do calendário. Como equipe, buscaremos entender as atualizações que estamos trazendo neste fim de semana e como o carro irá se comportar.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77:As férias de verão foram boas, uma ocasião para recarregar baterias, treinar e repor o corpo e a mente. Me sinto recarregado e pronto para enfrentar a segunda metade da temporada, começando por Zandvoort. Esta pista é especial: um verdadeiro circuito desafiador com curvas inclinadas e trechos de alta velocidade. Os fãs holandeses trazem uma atmosfera incrível e é sempre um prazer correr diante de um público tão apaixonado.

Temos trabalhado duro como equipe para analisar nossos desempenhos recentes e fazer melhorias quando necessário. A qualificação provou ser muito importante, por isso vamos nos esforçar para maximizar o nosso potencial desde o início. Daremos tudo para encontrar o desempenho que estamos perseguindo e esperamos terminar com pontos neste fim de semana.”

Guanyu Zhou #24: “Voltar das férias de verão é ótimo: foi bom passar algum tempo em casa, descansando, treinando e encontrando a família e os amigos, mas agora estou ansioso para voltar à pista em Zandvoort. É um circuito único e com muito carácter: rápido, técnico e exigente, o que o torna um desafio emocionante. É tudo uma questão de encontrar o ritmo certo aqui, especialmente com curvas de alta velocidade e mudanças de elevação.

Temos trabalhado duro como equipe para resolver os problemas em nosso pacote e estou confiante de que podemos dar um passo adiante neste fim de semana, especialmente porque meu carro agora está equipado com o pacote de atualização que Valtteri vem usando desde então. Nosso objetivo permanece claro: se recuperar na temporada, e tenho esperança de que possamos começar a progredir em Zandvoort.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Depois de uma pausa de verão muito necessária, estamos ansiosos por regressar à pista de Zandvoort. A primeira metade da temporada apresentou os seus desafios e, embora os nossos resultados não tenham correspondido às nossas expectativas e ambições, continuamos totalmente empenhados em reanimar nossa equipe, tanto na fábrica quanto na pista.

Continuamos trabalhando incansavelmente para melhorar o desempenho do nosso carro, e com o pacote de atualização introduzido na Hungria agora em ambos os carros, temos esperança de fazer progressos. Estamos focados em aproveitar as oportunidades ao máximo, especialmente porque o clima pode ter um papel importante no fim de semana.

A energia dos fãs holandeses é sempre incrível e estamos determinados a canalizá-la. Temos um forte desempenho ao entrarmos na segunda metade da temporada com foco e determinação renovados.”

NOVIDADES PARA O GP

Robert Schwartzman no TL1

A Stake Kick Sauber anunciou que o piloto reserva da Ferrari, Robert Schwartzman, participará do Treino Livre 1 do GP da Holanda de Fórmula 1, sua primeira aparição em um final de semana de corrida da categoria neste ano.

O automobilista russo-israelense, que é um dos pilotos titulares da equipe AF Corse de Hypercar do WEC, assumirá o C44 de Valtteri Bottas na atividade de pista inicial de sexta-feira do GP em Zandvoort. Vale lembrar que a Kick Sauber colocará um novato em um TL1 de forma inédita nesta temporada, mas Schwartzman participou de sessões pela Ferrari nas campanhas 2022 e 2023.

Detalhes do circuito
Circuito de Zandvoort (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Zandvoort possui 4.259 km de extensão, 14 curvas (10-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1952 e a corrida terá um total de 72 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que cravou 1:11.097 na temporada 2021.

A pista possui como características principais a predominância de trechos de média velocidade, leves mudanças de elevação, ondulações e setores estreitos, esta última que dificulta as ultrapassagens.

O ponto mais viável para os pilotos na conquista de posições é a reta dos boxes, já que apresenta uma das duas zonas de abertura da asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta em Zandvoort, através do simulador/game F1 22.

Um trecho desafiador para os pilotos é a sequência das curvas 11 e 12, uma parte técnica que, se percorrida em uma linha tardia de frenagem, joga o carro para uma brita densa de cascalho.

O traçado holandês tem como peculiaridade oferecer trechos inclinados: as curvas 1, 3, 13 e 14, algo que o diferencia dos outros circuitos do calendário. Em especial, a 14, chamada de Tarzan é a curva de maior inclinação positiva da pista, por ser a mais rápida.

Ano passado, Max Verstappen venceu o GP da Holanda, após largar na pole e dominar a corrida, seguido de Fernando Alonso, dono do ponto extra da volta mais rápida da disputa, e de Pierre Gasly.

Vale lembrar que, diante da competitividade entre a Red Bull, McLaren e Mercedes, será difícil para Verstappen terminar no topo do pódio pela quarta vez consecutiva na prova de domingo.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Presentes no Circuito de Zandvoort, curvas inclinadas não são comuns na Fórmula 1 e apresentam um desafio atípico para o carro e o piloto. Também tem um efeito sobre os pneus, porque as velocidades mais altas das curvas inclinadas em comparação com as normais os sujeitam a forças ainda maiores. Por isso, os compostos para este fim de semana são os três mais duros na gama de 2024: C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio.

No papel, a degradação térmica é um fator muito significativo, mas isso dependerá do clima. A Holanda faz fronteira com a Bélgica e vimos antes do recesso como as condições climáticas nessas latitudes podem mudar de um dia para o outro, e até mesmo no espaço de um dia, de modo que o verão não significa necessariamente temperaturas quentes e sol.

A temperatura média em Zandvoort no final de agosto varia entre 14ºC e 20ºC, o que pode ajudar os pilotos a gerenciarem até mesmo os compostos mais macios, como visto na corrida do ano passado, quando Tsunoda correu 20 voltas com o Macio. Outra variável resulta da proximidade da pista com a costa do mar, a apenas uma fileira de dunas e uma rua de distância, de modo que o vento frequentemente cobre a pista com areia, diminuindo a aderência disponível para os pneus.

As condições mudaram tanto durante a corrida do ano passado, que todos os tipos de pneus foram utilizados. O slick mais popular foi o Macio, escolhido para a largada por 19 dos 20 pilotos, sendo Hamilton o único a optar pelo Médio. A chuva chegou imediatamente após a largada, trazendo o Cinturato Intermediário para a disputa, e ele foi necessário novamente para as voltas finais após um longo período em que os slicks foram utilizados.

Em condições secas estáveis, as simulações apontam para uma parada como a estratégia mais rápida; em teoria, ultrapassagens são um evento raro, porque a pista é muito estreita e há poucas retas. Se estiver quente, os compostos mais duros devem ser os favoritos, mas o clima mais fresco faria com que o Macio se tornasse um pneu de corrida viável.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 16°C e Máxima de 21°C. Tempo fechado, com 70% de chance de chover.

Sábado:

Mínima 15°C e Máxima 20°C. Céu encoberto, com 70% de chances de chuva forte.

Domingo:

Mínima de 13°C e Máxima de 19°C. Tempo aberto, ensolarado.

Fonte: www.bbc.com/weather

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 277 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 199 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 177 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 167 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 162 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 150 pts

7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 131 pts

8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 116 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 49 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Programação completa aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.