Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da prova que inicia a segunda metade da temporada, em uma pista conhecida por oferecer poucas oportunidades de ultrapassagem.
A Fórmula 1 retoma a temporada neste fim de semana (23 a 25), para realizar o Grande Prêmio da Holanda, a décima quinta etapa do calendário que acontecerá no Circuito de Zandvoort, localizado na província da Holanda do Norte, nos Países Baixos.
O GP da Holanda será a segunda corrida em casa seguida para Max Verstappen, depois do GP da Bélgica. O competidor #1 da Red Bull Racing terá, mais uma vez, o apoio de mais de 90% das arquibancadas, na competição que marca o retorno da F1 após as férias de verão, um intervalo que durou três semanas.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP holandês, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.
Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.
Oracle Red Bull Racing (408 pts)
Max Verstappen #1: “Foi bom passar um tempo relaxando com a família e amigos durante as férias de verão e estamos nos sentindo revigorados e prontos para a segunda metade da temporada. É ótimo começar de volta na minha corrida em casa; é sempre uma atmosfera fantástica, e os fãs são incríveis.
“Zandvoort é um ótimo circuito, com suas retas curtas e pista estreita; espero que possamos voltar ainda mais fortes para esta corrida. Estamos ansiosos pela semana que vem e espero que possamos lutar pela vitória.”
Sergio Perez #11: “Estou ansioso para voltar ao carro neste fim de semana. As férias de verão foram muito importantes para todos na equipe e para todo o esporte. Passei meu tempo no México com a família e me sinto revigorado e pronto para a segunda metade da temporada. Sei que toda a minha equipe sente o mesmo; inclusive, estive em Milton Keynes com eles esses dias.
“Todos notarão uma mudança no rádio do nosso lado da garagem em Zandvoort: Hugh Bird, meu engenheiro de corrida, está esperando um bebê muito em breve, então passará algum tempo em casa e desejo a ele e sua família boa sorte com o parto. Woody, meu engenheiro de desempenho, ocupará o lugar de Hugh nesse meio tempo. Sei o que podemos extrair do carro nas próximas semanas e faremos o possível para maximizar o segundo semestre de 2024.”
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
McLaren (366 pts)
Lando Norris #4: “Eu me diverti muito nas férias de verão. É sempre bom tirar um intervalo das corridas e focar em passar tempo com a família e os amigos. Me sinto revigorado e pronto para as últimas 10 corridas do ano.
“Estou ansioso pelo Grande Prêmio da Holanda, pois é uma boa etapa para começar a segunda metade da temporada. Há sempre muitos fãs na multidão que trazem uma ótima atmosfera para fazer parte. Também é um circuito divertido de pilotar. Espero que possamos continuar de onde paramos e continuar a lutar por vitórias e pódios.”
Oscar Piastri #81: “Estou animado para voltar aos trilhos. Foi ótimo tirar minha mente da Fórmula 1 e relaxar, mas agora estou pronto para voltar à ação e encarar a segunda metade da temporada.
“Eu estava feliz com minha pilotagem antes da pausa e foi bom conseguir a vitória na Hungria e o segundo lugar em Spa. Estou ansioso para voltar ao carro em Zandvoort, pois é sempre um bom fim de semana, especialmente com características legais como a inclinação acentuada. Vou trabalhar duro para continuar melhorando minha posição no campeonato.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Com duas semanas de férias, agora retornamos às pistas com energia renovada. Os fãs holandeses sempre criam uma ótima atmosfera, que mal podemos esperar para vivenciar novamente. Zandvoort é um circuito curto e técnico, que representa um desafio muito diferente de Spa ou Monza.
“Este fim de semana marca o início de um período muito movimentado, com quatro corridas em cinco semanas. Para garantir que maximizemos as oportunidades à nossa frente, precisamos ser resilientes, focados e trabalhar juntos como uma equipe para extrair o máximo desempenho.”
Scuderia Ferrari HP (345 pts)
Charles Leclerc #16: Não comentou.
Carlos Sainz #55: Não comentou.
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Agora vamos correr novamente em Zandvoort, uma pista completamente diferente de Spa, sendo curta, estreita e sinuosa. Portanto, garantir que faremos tudo certo, até o último pequeno detalhe, será vital e a qualificação será especialmente importante, pois ultrapassar é muito difícil. Como sempre, vamos nos concentrar em obter até a última gota de desempenho do nosso pacote.
“Isso começa com a identificação da melhor configuração o mais rápido possível, bem como contar com aqueles no pit wall e os pilotos tomando as decisões certas nos momentos chave da qualificação e da corrida. Sabendo o quão competitivo o campeonato é nesta temporada e dada a natureza da pista, é lógico esperar que o fim de semana seja disputado até os centésimos de segundo mais próximos.”
Mercedes-AMG Petronas (266 pts)
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
George Russell #63: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Antes das férias de verão, criamos um momento com um carro melhorado e resultados mais fortes. Vamos tentar continuar esse progresso nas últimas 10 corridas da temporada. Demos bons passos para melhorar as fraquezas do W15 e continuaremos trabalhando duro para melhorar ainda mais. Se conseguirmos isso, diminuiremos a diferença para os que estão à frente em ambos os campeonatos.
“Zandvoort é uma pista desafiadora, com suas curvas inclinadas, seções de alta velocidade e layout estreito, ela tem uma sensação de circuito clássico. Os apaixonados fãs holandeses sempre criam uma ótima atmosfera, e a Holanda é um bom lugar para voltar a trabalhar. Estamos animados para os desafios que temos pela frente no resto da temporada.”
Aston Martin Aramco (73 pts)
Lance Stroll #18: Não comentou.
Fernando Alonso #14: Não comentou.
Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.
Visa Cash App RB (34 pts)
Yuki Tsunoda #22: “Gostei da pausa e agora estou pronto para correr novamente. Voltei para o Japão e me diverti muito reencontrando amigos e minha família, algo que não tenho a chance de fazer com muita frequência durante a temporada. Depois disso, voltei para a Itália, fazendo um programa de treinamento, com muito ciclismo e até mesmo um pouco de wakeboard.
“Agora é hora de correr em Zandvoort, um desafio único com sua natureza de pista apertada, sinuosa e com suas peculiares curvas inclinadas. Tivemos um final forte na primeira parte da temporada, então quero manter esse ímpeto de agora em diante.”
Daniel Ricciardo #3: “As férias de verão foram ótimas. Voltei para a Austrália para ver alguns amigos e familiares, então estou me sentindo recarregado, em forma e saudável. Estou ansioso para voltar para Zandvoort. Obviamente, no ano passado foi onde meu ano virou de cabeça para baixo, mas até o acidente com Oscar, eu estava realmente curtindo o circuito, e o carro estava ótimo por lá.
“Estou confiante de que podemos continuar de onde paramos antes da pausa, nosso ímpeto foi forte e estamos definitivamente na luta por alguns pontos.”
Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.
MoneyGram Haas (27 pts)
Kevin Magnussen #20: “O GP da Holanda tem uma atmosfera louca com o Exército Laranja, que é cerca de 99 por cento dos fãs lá. Zandvoort é uma pista muito legal, pois é old school e não mudou muito desde os anos setenta. Gosto de correr nela, pois é um autódromo de pilotos, quando você acelera lá, você realmente está ultrapassando os limites. Estarei descansado e pronto para atacar na segunda metade da temporada.”
Nico Hulkenberg #27: “O Circuito de Zandvoort é um local em que tenho muita história, já que fiz muitas corridas na minha carreira júnior lá, algumas memórias realmente boas, na verdade. Sem dúvidas, é um lugar com um ar familiar de antigamente, também porque de onde eu sou é muito perto da fronteira holandesa.
“Também é um lugar com uma ótima vibração, o Exército Laranja Holandês marca presença em força, e é uma grande festa. Zandvoort é uma pista curta que é muito old school um local bem difícil de ultrapassar. É uma pista bem pequena para os grandes carros modernos de Fórmula 1, mas ainda é divertido e desafiador de percorrer.”
Ayao Komatsu (chefe de equipe): “Zandvoort é um circuito interessante com muita ondulação e cambagem, e a última curva é bem interessante. Suas outras características são uma mistura de curvas de baixa a média velocidade, além de ser um circuito de alta pressão aerodinâmica e ultrapassagens bem difíceis.
“A atmosfera em Zandvoort é bem única, mais como um estádio de futebol do que um evento de Fórmula 1, especialmente antes da corrida no grid com a música e o Orange Army. É bem especial e bem incomum se você só está acostumado a eventos de Fórmula 1. Estou ansioso para retomar os trabalhos.”
BWT Alpine (11 pts)
Esteban Ocon #31: “A primeira corrida de retorno depois de uma pausa proporciona sempre uma boa sensação e a atmosfera em Zandvoort é particularmente incrível. A dedicação e energia que os fãs holandeses trazem para o fim de semana podem realmente motivá-lo como piloto.
“O circuito em si é desafiador, com curvas fechadas e alta velocidade, mas adoro correr nele. Há pouco espaço para erros, por isso é preciso estar sempre focado e as oportunidades de ultrapassagem são limitadas; isso significa que a qualificação será importante para aproveitarmos ao máximo o fim de semana.”
Pierre Gasly #10: “É brilhante voltar a Zandvoort para a próxima parte da temporada. O ano passado foi obviamente um grande fim de semana com um pódio e uma corrida agitada em condições mistas. É algo que lembrarei bem, pois foi meu primeiro pódio em um Grande Prêmio com a Alpine. Tivemos que trabalhar muito para isso, tomamos algumas decisões ousadas e decisivas que foram a nosso favor e merecemos.
“Sou um grande fã da velha escola, de pistas estreitas e sinuosas e esta é implacável. Não há margem para erros, o que torna cada volta emocionante para os pilotos e também para os fãs holandeses. Você pode ultrapassar neste circuito, mas é muito difícil, então a classificação e a estratégia serão muito importantes. Estou realmente ansioso para voltar ao volante neste fim de semana e correr novamente.”
Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.
Williams Racing (4 pts)
Alex Albon #23: “Estou me sentindo bem descansado e pronto para voltar depois de uma ótima pausa de verão, e Zandvoort é sempre uma boa corrida para se retornar, com os fãs trazendo uma ótima energia para o fim de semana.
“Em termos de circuito, ele sempre apresenta seus desafios, sendo uma pista bastante técnica, com várias curvas inclinadas e um risco maior de degradação dos pneus. No entanto, no ano passado tivemos um bom desempenho. Traremos atualizações para o carro neste fim de semana, então estou ansioso para testá-las e ver como o FW46 se sai.”
Logan Sargeant #2: “Depois de algumas semanas descansando e recarregando as energias com a família e amigos durante as férias, estou pronto para voltar ao FW46 e correr. Zandvoort não é a pista mais fácil de ultrapassar, mas definitivamente tem um clima de velha escola por ser estreita e possuir fluxo rápido.
“Estou ansioso para vivenciar a atmosfera que os fãs criam, pois é uma das melhores do calendário. Como equipe, buscaremos entender as atualizações que estamos trazendo neste fim de semana e como o carro irá se comportar.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
Stake Kick Sauber (0 pts)
Valtteri Bottas #77: “As férias de verão foram boas, uma ocasião para recarregar baterias, treinar e repor o corpo e a mente. Me sinto recarregado e pronto para enfrentar a segunda metade da temporada, começando por Zandvoort. Esta pista é especial: um verdadeiro circuito desafiador com curvas inclinadas e trechos de alta velocidade. Os fãs holandeses trazem uma atmosfera incrível e é sempre um prazer correr diante de um público tão apaixonado.
“Temos trabalhado duro como equipe para analisar nossos desempenhos recentes e fazer melhorias quando necessário. A qualificação provou ser muito importante, por isso vamos nos esforçar para maximizar o nosso potencial desde o início. Daremos tudo para encontrar o desempenho que estamos perseguindo e esperamos terminar com pontos neste fim de semana.”
Guanyu Zhou #24: “Voltar das férias de verão é ótimo: foi bom passar algum tempo em casa, descansando, treinando e encontrando a família e os amigos, mas agora estou ansioso para voltar à pista em Zandvoort. É um circuito único e com muito carácter: rápido, técnico e exigente, o que o torna um desafio emocionante. É tudo uma questão de encontrar o ritmo certo aqui, especialmente com curvas de alta velocidade e mudanças de elevação.
“Temos trabalhado duro como equipe para resolver os problemas em nosso pacote e estou confiante de que podemos dar um passo adiante neste fim de semana, especialmente porque meu carro agora está equipado com o pacote de atualização que Valtteri vem usando desde então. Nosso objetivo permanece claro: se recuperar na temporada, e tenho esperança de que possamos começar a progredir em Zandvoort.”
Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Depois de uma pausa de verão muito necessária, estamos ansiosos por regressar à pista de Zandvoort. A primeira metade da temporada apresentou os seus desafios e, embora os nossos resultados não tenham correspondido às nossas expectativas e ambições, continuamos totalmente empenhados em reanimar nossa equipe, tanto na fábrica quanto na pista.
“Continuamos trabalhando incansavelmente para melhorar o desempenho do nosso carro, e com o pacote de atualização introduzido na Hungria agora em ambos os carros, temos esperança de fazer progressos. Estamos focados em aproveitar as oportunidades ao máximo, especialmente porque o clima pode ter um papel importante no fim de semana.
“A energia dos fãs holandeses é sempre incrível e estamos determinados a canalizá-la. Temos um forte desempenho ao entrarmos na segunda metade da temporada com foco e determinação renovados.”
NOVIDADES PARA O GP
Robert Schwartzman no TL1
A Stake Kick Sauber anunciou que o piloto reserva da Ferrari, Robert Schwartzman, participará do Treino Livre 1 do GP da Holanda de Fórmula 1, sua primeira aparição em um final de semana de corrida da categoria neste ano.
O automobilista russo-israelense, que é um dos pilotos titulares da equipe AF Corse de Hypercar do WEC, assumirá o C44 de Valtteri Bottas na atividade de pista inicial de sexta-feira do GP em Zandvoort. Vale lembrar que a Kick Sauber colocará um novato em um TL1 de forma inédita nesta temporada, mas Schwartzman participou de sessões pela Ferrari nas campanhas 2022 e 2023.
Detalhes do circuito
O circuito de Zandvoort possui 4.259 km de extensão, 14 curvas (10-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1952 e a corrida terá um total de 72 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que cravou 1:11.097 na temporada 2021.
A pista possui como características principais a predominância de trechos de média velocidade, leves mudanças de elevação, ondulações e setores estreitos, esta última que dificulta as ultrapassagens.
O ponto mais viável para os pilotos na conquista de posições é a reta dos boxes, já que apresenta uma das duas zonas de abertura da asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta em Zandvoort, através do simulador/game F1 22.
Um trecho desafiador para os pilotos é a sequência das curvas 11 e 12, uma parte técnica que, se percorrida em uma linha tardia de frenagem, joga o carro para uma brita densa de cascalho.
O traçado holandês tem como peculiaridade oferecer trechos inclinados: as curvas 1, 3, 13 e 14, algo que o diferencia dos outros circuitos do calendário. Em especial, a 14, chamada de Tarzan é a curva de maior inclinação positiva da pista, por ser a mais rápida.
Ano passado, Max Verstappen venceu o GP da Holanda, após largar na pole e dominar a corrida, seguido de Fernando Alonso, dono do ponto extra da volta mais rápida da disputa, e de Pierre Gasly.
Vale lembrar que, diante da competitividade entre a Red Bull, McLaren e Mercedes, será difícil para Verstappen terminar no topo do pódio pela quarta vez consecutiva na prova de domingo.
Informações sobre os pneus
Presentes no Circuito de Zandvoort, curvas inclinadas não são comuns na Fórmula 1 e apresentam um desafio atípico para o carro e o piloto. Também tem um efeito sobre os pneus, porque as velocidades mais altas das curvas inclinadas em comparação com as normais os sujeitam a forças ainda maiores. Por isso, os compostos para este fim de semana são os três mais duros na gama de 2024: C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio.
No papel, a degradação térmica é um fator muito significativo, mas isso dependerá do clima. A Holanda faz fronteira com a Bélgica e vimos antes do recesso como as condições climáticas nessas latitudes podem mudar de um dia para o outro, e até mesmo no espaço de um dia, de modo que o verão não significa necessariamente temperaturas quentes e sol.
A temperatura média em Zandvoort no final de agosto varia entre 14ºC e 20ºC, o que pode ajudar os pilotos a gerenciarem até mesmo os compostos mais macios, como visto na corrida do ano passado, quando Tsunoda correu 20 voltas com o Macio. Outra variável resulta da proximidade da pista com a costa do mar, a apenas uma fileira de dunas e uma rua de distância, de modo que o vento frequentemente cobre a pista com areia, diminuindo a aderência disponível para os pneus.
As condições mudaram tanto durante a corrida do ano passado, que todos os tipos de pneus foram utilizados. O slick mais popular foi o Macio, escolhido para a largada por 19 dos 20 pilotos, sendo Hamilton o único a optar pelo Médio. A chuva chegou imediatamente após a largada, trazendo o Cinturato Intermediário para a disputa, e ele foi necessário novamente para as voltas finais após um longo período em que os slicks foram utilizados.
Em condições secas estáveis, as simulações apontam para uma parada como a estratégia mais rápida; em teoria, ultrapassagens são um evento raro, porque a pista é muito estreita e há poucas retas. Se estiver quente, os compostos mais duros devem ser os favoritos, mas o clima mais fresco faria com que o Macio se tornasse um pneu de corrida viável.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo
Sexta-feira:
Mínima de 16°C e Máxima de 21°C. Tempo fechado, com 70% de chance de chover.
Sábado:
Mínima 15°C e Máxima 20°C. Céu encoberto, com 70% de chances de chuva forte.
Domingo:
Mínima de 13°C e Máxima de 19°C. Tempo aberto, ensolarado.
Fonte: www.bbc.com/weather
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 277 pts
2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 199 pts
3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 177 pts
4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 167 pts
5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 162 pts
6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 150 pts
7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 131 pts
8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 116 pts
9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 49 pts
10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Programação completa aqui!
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”