Classe elite do automobilismo brasileiro segue para a disputa em um local polêmico e inédito no calendário da categoria.
A Stock Car Pro Series está de volta neste final de semana (16 a 18) para realizar a sétima etapa da temporada, que acontecerá no Circuito Toninho da Matta, traçado urbano localizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O 7º evento da programação contará com duas corridas, uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado e a principal, com 50 min + 1 volta de duração, no domingo.
A prova deste fim de semana, chamada BH Stock Festival e que será concretizada durante um período de feriado prolongado no município, marcará a estreia da Stock Car em Belo Horizonte, através de uma pista improvisada nas ruas da cidade da região sudeste do Brasil, cujo o layout foi idealizado para contornar o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).
A ideia do Circuito Toninho da Matta (que homenageia o automobilista mineiro de maior sucesso no Brasil), mesmo que indiretamente, aproxima os fãs do futebol da categoria de turismo, já que o Mineirão é o estádio onde o Cruzeiro Esporte Clube realiza seus jogos.
Vale lembrar que Belo Horizonte será a terceira cidade a receber um circuito urbano na Stock Car Pro. Até hoje, foram 13 disputas em trechos de rua: sete em Salvador (BA), entre 2009 e 2014, e em Ribeirão Preto (SP), onde a Stock Car competiu de 2010 a 2013 e retornou em 2015.
Além disso, o pentacampeão Cacá Bueno é o piloto com mais vitórias em circuitos urbanos, com três triunfos, seguido de Allam Khodair, Átila Abreu e Thiago Camilo, que possuem dois cada.
Informações do circuito
O Circuito urbano Toninho da Matta possui 3.113 km de extensão, 12 curvas (9-D e 3-E, de acordo com as especificações do mapa oficial), fluxo no sentido horário e tem como características principais setores estreitos, zonas de frenagens fortes e trechos com aclives e declives acentuados.
A natureza predominante na pista mineira é de alta velocidade, com muitas retas, interrompidas por zonas de baixa aceleração em forma de chicanes (total de duas), e uma curva em disposição de grampo/hairpin (10).
As curvas e retas que oficialmente receberam nome no Circuito Toninho da Matta são a ‘Curva Niemeyer’ (C1), a reta ‘Subida do Mineirinho’ (entre as curvas 1 e 2), a ‘Curva Abraão Caram’ (C2), a ‘Curva Rei Pelé’ (C5), a reta ‘Descida do Catalão’ (entre as curvas 8 e 9), o Hairpin JK [Juscelino Kubitschek] (C10), e a ‘Curva da Vitória’, a última do traçado que leva à linha de largada/chegada.
Por conta de oferecer seções apertadas, haverá um novo formato de classificação, específico para essa prova inédita em Minas Gerais, com sete grupos de quatro pilotos. Na prática, cada competidor terá direito a duas voltas rápidas, para gerar mais oportunidades para os participantes.
O que esperar
A competição inaugural em Belo Horizonte será um verdadeiro teste em vários sentidos, tanto em termos de competição quanto em relação aos arredores do local de provas. Para os pilotos, a questão de como o asfalto urbano afetará o gerenciamento de pneus será revelada pra valer a partir do Treino Livre 1 de sexta-feira.
Por outro lado, o fator ‘som dos motores’ também será observado, principalmente pelos integrantes e profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição que briga na justiça contra o evento desde o ano passado, ao defender que o som dos carros afetará o fornecimento de ratos de laboratório, animais com audição sensível, além de outros possíveis danos.
A organização da Stock Car instalou na última terça-feira (13) barreiras acústicas ao redor da pista, para diminuir os níveis de decibéis gerados pelos motores dos carros nas proximidades da UFMG. Na prática, só será possível verificar a viabilidade da ação preventiva quando todos os Chevrolet Cruze e os Toyota Corolla do grid estiverem ao mesmo tempo no circuito: na corrida curta de sábado.
Apesar do acordo de cinco anos entre a Stock Car e a Prefeitura de Belo Horizonte, há o possível risco de este final de semana ser a única edição da prova no Circuito Toninho da Matta, como ocorreu com o Circuito Cacá Bueno, no Aeroporto RIOgaleão, realizada apenas uma vez e sem possibilidade de retorno.
Situação do campeonato de pilotos
No momento, quem reina no topo da tabela de pilotos é Júlio Campos, um dos competidores mais consistentes na primeira metade da temporada, com dois pódios e uma vitória no bolso. Ao todo, Júlio garantiu 499 pontos e é um dos principais favoritos na briga pelo título da campanha 2024 da categoria
Em segundo lugar se encontra Ricardo Zonta, que está com apenas cinco pontos de desvantagem em relação ao piloto #4 da Pole Motortsport, seguido de Felipe Massa, que soma 484 pontos, dez abaixo de Zonta.
Diante de um campeonato acirrado e cheio de reviravoltas, com dez vencedores em doze competições concluídas até agora e um circuito inédito no calendário, as duas disputas em BH prometem gerar muitas surpresas momentos emocionantes para os fãs da Stock Car.
Retrospecto geral da Stock Car em corridas de rua
Poles
Átila Abreu, 3
Cacá Bueno, 2
Allam Khodair, Duda Pamplona, Luciano Burti, Max Wilson, Ricardo Sperafico, Thiago Camilo, 1
Vencedores:
Cacá Bueno, 3
Allam Khodair, Átila Abreu e Thiago Camilo, 2
Daniel Serra, Ricardo Maurício, Sergio Jimenez, Tuka Rocha, 1
Salvador
2009
Pole position: Thiago Camilo
Vencedor: Cacá Bueno
2010
Pole position: Cacá Bueno
Vencedor: Cacá Bueno
2011
Pole position: Ricardo Sperafico
Vencedor: Thiago Camilo
2012
Pole position: Duda Pamplona
Vencedor: Allam Khodair
2013
Pole position: Átila Abreu
Vencedor: Ricardo Maurício
2014
Pole position: Allam Khodair
Vencedores: Allam Khodair e Sergio Jimenez
Ribeirão Preto
2010
Pole position: Átila Abreu
Vencedor: Átila Abreu
2011
Pole position: Luciano Burti
Vencedor: Átila Abreu
2012
Pole position: Cacá Bueno
Vencedor: Daniel Serra
2013
Pole position: Átila Abreu
Vencedor: Thiago Camilo
2015
Pole position: Max Wilson
Vencedores: Cacá Bueno e Tuka Rocha
Top 10 do campeonato de pilotos:
1º – Júlio Campos #4 (Pole Motorsport) – 499 pts
2º – Ricardo Zonta #10 (RCM Motorsport) – 494 pts
3º – Felipe Massa #19 (TMG Racing) – 484 pts
4º – Felipe Baptista #121 (Crown Racing) – 465 pts
5º – Dudu Barrichello #91 (Mobil Ale Full Time Sports) – 446 pts
6º – Bruno Baptista #44 (RCM Motorsport) – 446 pts
7º – Gabriel Casagrande #83 (AMattheis Vogel) – 419 pts
8º – Rafael Suzuki #8 (TMG Racing) – 412 pts
9º – Enzo Elias #28 (Crown Racing) – 409 pts
10º – Daniel Serra #29 (Eurofarma RC) – 352 pts
Previsão do tempo
Sexta-feira – Mínima de 12ºC e máxima de 29ºC. Tempo aberto, ensolarado.
Sábado – Mínima de 13ºC e máxima de 30ºC. Céu aberto, ensolarado.
Domingo – Mínima de 14ºC e máxima de 30ºC. Tempo aberto, ensolarado.
Fonte: www.climatempo.com.br
Programação do final de semana
Quinta-feira, 15 de agosto
14h35 – Shakedown
Sexta-feira, 16 de agosto
10h00 – Treino livre 1
15h10 – Treino livre 2
Sábado, 17 de agosto
10h35 – Classificação
12h30 – Visitação Pit Lane
15h00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
17h00 – Visitação aos boxes
Domingo, 18 de agosto
08h30 – Visitação aos boxes
10h00 – Visitação Pit Lane
11h00 – Desfile dos pilotos
13h00 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Transmissão
A sétima etapa da Stock Car Pro Series contará com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”