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FÓRMULA E – Debrief: E-Prix de Londres – 2024

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(Foto: Dom Romney)
Saiba o que rolou nas duas provas que encerraram a décima temporada da categoria elétrica, além de uma análise sobre o desempenho das equipes no fim de semana e a classificação final dos campeonatos.

A Fórmula E realizou neste final de semana (20 e 21 de junho) a rodada dupla do E-Prix de Londres, a décima quinta e décima sexta etapas que fecharam com chave de ouro o calendário 2023/2024, no Circuito improvisado no Centro de Exposições ExCel.

O grande vencedor no sábado foi Pascal Wehrlein, que largou em terceiro, assumiu a liderança na volta 22/37 e levou a P1 até o final, seguido de Mitch Evans e de Sébastien Buemi. O ponto adicional da volta mais rápida ficou com o pole sitter Mitch Evans, que cravou o tempo de 1:11.701s.

Na disputa de domingo, Oliver Rowland conquistou a vitória, ao ver as luzes se apagarem da P9, escalar o pelotão e superar Wehrlein por pouco. Logo atrás do alemão da TAG Heuer Porsche, Evans completou o pódio. Nick Cassidy largou na pole mas, devido a um incidente provocado por António Félix da Costa, o neozelandês não cruzou a linha de chegada no último E-Prix da campanha 2023/2024.

Vale destacar que as duas provas na casa da McLaren, Envision e Jaguar foram conturbadas, repletas de incidentes, contatos roda a roda e o Safety Car entrou em cena duas vezes no: uma em cada corrida. Além disso, duas escuderias saíram zeradas de Londres.

Análise de desempenho

Abaixo, confira uma análise de desempenho das 11 escuderias do grid na última rodada da temporada, em ordem decrescente da classificação final do Campeonato de Equipes.

Jaguar TCS Racing (368 pts)

Depois de uma trajetória vitoriosa na temporada 10 da F-E, a Jaguar não alcançou o título que faltava: o Campeonato de Pilotos. Com mais chances de se tornar campeão na classe elétrica pela primeira vez na carreira, Nick Cassidy chegou a Londres com praticamente uma mão no caneco, mas o final de semana não se desenrolou bem para o neozelandês.

No sábado, Cassidy viu o parceiro de equipe, Mitch Evans, largar na pole da décima sétima posição, ao não entregar uma boa volta no classificatório. Durante a corrida 1 na Inglaterra, Nick ganhou um total de 10 posições e terminou em sétimo lugar, enquanto Evans recebeu a bandeira quadriculada na P2, logo atrás do vencedor do E-Prix inicial.

Para Cassidy, o domingo foi ainda mais frustrante: o piloto de 29 anos não cruzou a linha de chegada, ao receber um contato de António Félix da Costa e ter seu pneu traseiro direito furado como consequência. Por isso, Cassidy abandonou a última disputa de 2023/2024 e perdeu a chance de brigar pelo título. Porém, Mitch subiu ao pódio mais uma vez em Londres, ao concluir em terceiro. O resultado geral nos dois dias possibilitou a escuderia britânica garantir os títulos do Campeonato de Equipes e do Campeonato de Fabricantes.

TAG Heuer Porsche (332 pts)

Para a Porsche, o final de semana gerou emoções controversas, já que o motivo de comemoração da equipe alemã veio por intermédio de um competidor: Pascal Wehrlein. O alemão aterrissou em Londres empatado com Mitch Evans, mas terminou à frente do neozelandês Nick Cassidy, que liderava na tabela. António Félix da Costa não ajudou em nada a TAG Heuer Porsche, ao encerrar o final de semana zerado.

No decorrer das provas, Wehrlein mostrou um ritmo forte e pressionava bem os líderes, algo que não se concretizou com Nick Cassidy. Após segurar os adversários de ponta no sábado, Pascal conquistou a sua terceira P1 na temporada 10 da categoria. No dia seguinte, o automobilista alemão finalizou no pódio mais uma vez, mas como o segundo colocado. Os pontos adquiridos foram suficientes para Wehrlein se tornar o 9º campeão da história da Fórmula E.

DS PENSKE (200 pts)

Para a DS PENSKE, o E-Prix duplo em Londres foi positivo, mas não alterou a posição na tabela geral de equipes. A primeira corrida no Circuito ExCel foi pouco produtiva para a equipe francesa: Stoffel Vandoorne foi o único da dupla a marcar pontos, ao garantir a P9. No outro carro da DS, Jean-Éric Vergne ficou longe do companheiro ao receber a bandeirada final, ao ocupar a P17.

Apesar do início razoável, o domingo foi melhor para a escuderia: enquanto Vergne foi o dono do quinto lugar, Stoffell concluiu três degraus atrás, em oitavo. Assim, a DS PENSKE encerrou a campanha 2023/2024 com uma boa pontuação no agregado.

Nissan (182 pts)

Para a Nissan, o único ponto alto na Inglaterra foi o motivo de contraste entre os dois pilotos da equipe: o triunfo de Oliver Rowland na corrida 2 em território britânico.

Oliver ficou fora do top 10 final na disputa de sábado, assim como Sacha Fenestraz, que também não pontuou para a equipe japonesa na etapa de domingo de manhã. Graças a Rowland, a Nissan ganhou a P4 que era da Andretti.

Andretti (169 pts)

A Andretti não apresentou um desempenho à altura das demais competidoras de ponta, e levou para casa apenas um ponto. Norman Nato foi o herói da escuderia americana, ao receber a bandeira quadriculada na P10 do E-Prix inicial.

Na segunda competição, Dennis foi um dos seis pilotos a abandonar a última etapa do calendário, ao ser tirado de cena por conta de um incidente gerado por Edoardo Mortara. Vale lembrar que o campeão da rodada passada se envolveu em vários incidentes no decorrer das competições e ficou de fora da briga por um espaço no grupo de dianteira.

Envision Racing (121 pts)

Assim como a DS PENSKE, a Envision Racing fechou a campanha 2023/2024 com uma boa pontuação final. Sébastien Buemi levou a escuderia da casa ao pódio, depois de finalizar na P3 da primeira disputa na área do centro de exibições ExCel. Por outro lado, Robin Frijns abandonou a prova na volta 1, como consequência de um toque gerado por Jake Dennis.

As coisas foram melhores para a Envision no domingo, quando os dois carros integraram o top 10 final, quando Buemi ficou com a P4 e Frijns se redimiu e tomou a P7 definitivamente. Devido aos esforços que geraram resultados no encerramento da programação deste ano, os competidores da equipe cliente da Jaguar garantiram a P6 na classificação final de equipes, que pertencia à McLaren.

NEOM McLaren (101 pts)

Em um fim de semana conturbado, a NEOM McLaren vivenciou um fechamento curioso da rodada 2023/2024. Sam Bird e Jake Hughes concluíram os dois E-Ps em casa com um abandono e alguns pontos, de forma intercalada.

Sam Bird figurou entre os dez primeiros ao cruzar a linha de chegada como o oitavo colocado, mas abandonou a prova de domingo após se chocar com Jehan Daruvala, da Maserati MSG Racing. Hughes, por sua vez, abandonou a primeira disputa, mas pontuou no domingo como o ocupante da P10.

Maserati MSG Racing (81 pts)

A Maserati foi uma das duas equipes do grid que saíram da Inglaterra completamente zeradas em termos de pontuação. Enquanto Jehan Daruvala terminou a corrida 1 do E-Prix de Londres na P18, Max Günther não cruzou a linha de chegada, por conta de problemas no Gen3 #7, após uma excelente performance do alemão que se encontrava em segundo lugar, após sair da P11.

O domingo de corrida foi ainda pior para a escuderia monegasca, com um abandono duplo, uma maneira desconcertante de fechar a sua décima campanha na Fórmula E.

ABT CUPRA (56 pts)

A rodada dupla do E-Prix de Londres foi o encerramento quase perfeito da ABT CUPRA, com uma boa soma de pontos adquirida no fim. Nico Müller, de saída da equipe, entregou a P6 para a escuderia alemã nas duas últimas etapas da rodada de número dez.

Por outro lado, o brasileiro Lucas Di Grassi não pontuou na disputa de sábado, ao finalizar na P11, mas garantiu a nona posição ao receber a bandeirada final no dia seguinte. Apesar de faltar um carro na zona de pontuação do E-Prix 1, a ABT termina o campeonato 2023/2024 com honra.

Mahindra Racing (47 pts)

A Mahindra viveu o seu melhor final de semana do itinerário no Circuito ExCel, com uma boa soma de pontos duplos no sábado. Nyck De Vries e Edoardo Mortara alcançaram, de forma respectiva, o quarto e o quinto lugares na disputa inicial em solo britânico, a melhor finalização da escuderia indiana na temporada.

Porém, o dia seguinte não foi nada animador, com uma decepcionante P16 de De Vries e um abandono desnecessário de Mortara, após o suíço provocar um incidente com Jake Dennis que tirou ambos da prova de encerramento do campeonato.

ERT (23 pts)

Por fim, a ocupante do último lugar da tabela final de equipes é a ERT, que se tornou a segunda competidora a sair da Inglaterra sem um único ponto. O brasileiro Sergio Sette Camara e o britânico Dan Ticktum não conseguiram superar os adversários do pelotão intermediário, mas Sergio chegou mais perto, como 12º e 11º colocado nas corridas de sábado e domingo, respectivamente.

Top 10 final do campeonato de pilotos:

1 – Pascal Wehrlein #94 (TAG Heuer Porsche) – 198 pts

2 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 192 pts

3 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 176 pts

4 – Oliver Rowland #22 (Nissan) – 156 pts

5 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PESNKE) – 139 pts

6 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 134 pts

7 – Jake Dennis #1 (Andretti) – 122 pts

8 – Max Günther #7 (Maserati MSG Racing) – 73 pts

9 – Robin Frijns #4 (Envision Racing) – 66

10 – Stoffel Vandoorne #2 (DS PENSKE) – 61 pts

Pilotos Brasileiros:

20 – Sergio Sette Camara #3 (ERT) – 11 pts

23 – Lucas Di Grassi #11 (ABT CUPRA) – 4 pts

Classificação final do Campeonato de Fabricantes:

1 – Jaguar – 455

2 – Porsche – 451

3 – Nissan – 273

4 – Stellantis – 263

5 – Mahindra – 95

6 – ERT – 23

A próxima temporada da Fórmula E terá início no Brasil, com o E-Prix de São Paulo, no dia 7 de dezembro.