Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP da...

FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP da Hungria – 2024

336
(Foto: McLaren F1/Divulgação)
Corrida sem interrupções mostrou melhor performance da McLaren neste ano, Red Bull com dificuldades, mais uma grande conquista para Hamilton e azar de Gasly.

A Fórmula 1 realizou neste domingo (21) o Grande Prêmio da Hungria, a décima terceira competição do calendário 2024 da classe mais alta do automobilismo mundial, que aconteceu no Circuito Hungaroring, em Mogyorod, cidade do país europeu.

O vencedor do GP húngaro foi Oscar Piastri, que se classificou em segundo, assumiu a ponta do pole sitter e companheiro de equipe Lando Norris na largada, perdeu a posição em alguns momentos durante as trocas de pneus, assumiu a ponta nas voltas finais e cruzou a linha de chegada na P1, seguido de Lando e de Lewis Hamilton.

O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Piastri, enquanto George Russell garantiu o ponto extra da volta mais rápida da etapa, ao cravar o melhor tempo de 1:20.305s. O parceiro de Hamilton na Mercedes, Russell, viu as luzes se apagarem da P17, mas fez uma ótima escalada durante a disputa, ao ganhar 9 colocações e receber a bandeira quadriculada na P8.

Depois de encerrar um jejum de vitórias que durou mais de dois anos e bater o recorde de Michael Schumacher de triunfos em um mesmo circuito (com um total de nove ao vencer o GP da Grã-Bretanha em Silverstone há duas semanas), Lewis Hamilton conquistou seu 200° pódio da carreira na Hungria.

Análise de desempenho

A McLaren apresentou neste domingo em Mogyorod a sua segunda vitória neste ano, depois do GP de Miami. Dessa vez, o topo do pódio ficou com Oscar Piastri, que garantiu seu primeiro triunfo em um Grande Prêmio de Fórmula 1. A única dobradinha no pódio da McLaren nesta temporada, além da primeira finalização 1-2 desde a última vez no GP da Itália de 2021, não foi tão bem comemorada pela equipe, já que a escuderia chefiada por Zak Brown sacrificou Lando para Oscar vencer.

Na volta 68/70, Norris se encontrava na liderança e com vantagem, mas o piloto de 24 anos recebeu a ordem de não só diminuir a velocidade para abrir mão da diferença de -5.1s, mas também deixar Piastri assumir a ponta em direção à vitória. Isso deixou Lando com uma frustração clara, e que foi vista durante toda a cerimônia do pódio. Assim, é de se esperar que uma briga interna na McLaren tenha início a partir da próxima etapa. Por outro lado, com a P1 e a P2 garantidas, a equipe passa a assumir a segunda posição no Campeonato de Construtores.

O GP no Circuito Hungaroring foi uma das piores provas da Red Bull Racing do calendário 2024 até o momento, ao mostrar um desempenho inferior ao da McLaren e ser pressionada de perto pela Mercedes. Max Verstappen largou em terceiro, enquanto o companheiro, Sergio Perez, se classificou na P17, após bater na primeira fase da qualificação (Q1) e ficar de fora do restante da principal atividade de sábado.

Após as cinco luzes se apagarem, ao fazer a curva 1, Verstappen saiu para fora do traçado e tomou a P2 de Lando Norris com o movimento ilegal, mas teve que devolver a posição. Mais à frente, a estratégia de paradas da RBR para Max não deu certo, e isso tirou a chance de vitória do piloto #1. Além disso, na volta 63/70, Verstappen se aproximou pela linha de dentro de Lewis Hamilton, em uma tentativa de assumir a P3 do heptacampeão.

Ao travar as rodas ne frenagem e seguir direto na curva 1, a roda traseira esquerda de Max subiu na roda dianteira direita de Lewis e o RB20 foi projetado para cima. Esse movimento errado por parte de Verstappen o fez perder a P4 para Charles Leclerc. Por isso, o três vezes campeão teve que se contentar com o quinto lugar final. No outro carro da Red Bull, Perez ganhou dez colocações e completou a volta 70/70 em sétimo. Sem dúvidas, este foi um fim de semana ruim para a RBR.

Como de costume, a Ferrari demonstrou uma performance dentro do normal em território europeu, ao estar entre as quatro melhores forças do grid ao passar pela linha de chegada. Charles Leclerc foi o líder da escuderia italiana em termos de resultado, ao garantir a quarta colocação (graças ao deslize de Max Verstappen), enquanto Carlos Sainz viu a bandeirada final em sexto. O GP húngaro não foi positivo para a equipe com sede em Maranello, já que desceu um degrau no Campeonato de Construtores e agora se encontra na P3.

Na Visa Cash App RB, Yuki Tsunoda possibilitou a terceira finalização consecutiva da escuderia satélite da Red Bull na zona de pontos. O japonês de 24 anos largou em décimo lugar, mas concluiu o GP uma posição acima, na P9.

O outro piloto da Racing Bulls, Daniel Ricciardo, não foi bem, ao ver o apagar das luzes da nona colocação e finalizar fora do top 10, em décimo segundo. Esse foi um resultado decepcionante para o australiano e um dos principais candidatos ao assento em aberto de Perez na Red Bull Racing.

A Aston Martin foi a sexta e última escuderia do grid a pontuar no GP da Hungria deste domingo, graças a Lance Stroll. Assim como os competidores da Visa Cash App RB, o canadense se qualificou bem no sábado, ao alcançar o Q3 e largar na P8, um degrau atrás do companheiro, Fernando Alonso.

Ao fazer uma corrida sem erros, Stroll superou o bicampeão e passou pela bandeira quadriculada na P10, seguido de Alonso, o 11° colocado. Apesar de ser o dono do único ponto da Aston Martin após o final de semana em Mogyorod, Lance ainda possui 21 pontos a menos que Fernando no Campeonato de Pilotos.

Equipes que não pontuaram no GP

As equipes que terminaram sem pontos no GP da Hungria deste final de semana foram a Haas, a Williams Racing, a Kick Sauber e a Alpine.

Vale destacar que Pierre Gasly não cruzou a linha de chegada pela segunda vez consecutiva nesta temporada, após nem mesmo ter a chance de alinhar seu A524 no grid de largada na prova anterior, em Silverstone. Esse fato demonstra não só uma maré de azar para Gasly, como um retrocesso da Alpine.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing Racing) – 265 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 189 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 162 pts

4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 154 pts

5 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 149 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 125 pts

7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 124 pts

8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 116 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 45 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Campeonato de Construtores:

1 – Red Bull Racing Racing – 389 pts

2 – McLaren – 338 pts

3 – Scuderia Ferrari HP – 322 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 241 pts

5 – Aston Martin Aramco – 69 pts

6 – Visa Cash App RB – 33 pts

7 – Haas F1 Team – 27 pts

8 – Alpine F1 Team – 9 pts

9 – Williams Racing – 4 pts

10 – Kick Sauber – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Bélgica, no dia 28 de julho.