Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Hungria – 2024

357
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida que costumava encerrar a primeira parte da temporada.

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (19 a 21) para realizar o Grande Prêmio da Hungria, a décima terceira etapa do calendário 2024 da categoria, que acontecerá no Circuito Hungaroring, localizado na cidade de Mogyorod, a 19 km da capital Budapeste.

Até 2022, a disputa em território europeu precedia a pausa de pouco menos de um mês da categoria: as férias de verão. Porém, desde o ano passado, o GP da Bélgica passou a finalizar a primeira metade da programação, o que ocorrerá novamente nesta temporada.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP húngaro, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

Oracle Red Bull Racing (373 pts)
(Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “A pista da Hungria é interessante e estamos ansiosos para correr lá esta semana. O circuito é muito estreito e sinuoso e tem um segundo setor muito técnico; também estará um pouco mais quente esta semana.

Silverstone foi uma corrida complicada para nós: embora tenhamos feito todas as escolhas certas, ainda temos muito a trabalhar e melhorar para entrar na segunda metade da temporada. Voltei para a fábrica com a equipe e passei um tempo no simulador, me preparando para a próxima corrida.

Tivemos uma performance brilhante na Hungria no ano passado e temos boas lembranças aqui, pois conquistamos 12 vitórias consecutivas. Espero que possamos ter uma ótima corrida novamente este ano e alcançar outro bom resultado da equipe.”

Sergio Perez #11: “Foi bom poder ter um período de tempo após o GP da Grã-Bretanha, poder se afastar do barulho da pista às vezes é muito importante. Enquanto passei um tempo com minha família e treinei duro, também estive na fábrica com a equipe, no simulador e analisando como melhoramos esse período atual. Sempre trabalhamos juntos em soluções e é isso que temos feito, para superar as coisas. Isso nos lembra o que conquistamos e ainda iremos conquistar.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (302 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Depois da corrida em Silverstone, claramente precisamos dar um passo à frente para diminuir a diferença para nossos rivais. Creio que voltaremos mais fortes na Hungria.”

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “A pausa da semana anterior à Hungria nos permitiu dar uma olhada mais aprofundada em todos os dados das últimas três corridas. Descobrimos que nosso último pacote de atualização realmente trouxe os benefícios esperados em termos de aerodinâmica. No entanto, também teve efeitos colaterais que significaram que o carro ficou mais difícil de pilotar.

Trabalhamos duro na fábrica e, portanto, em Budapeste, traremos uma evolução do assoalho que, acreditamos, dará aos pilotos um carro que lhes permitirá correr com o melhor de suas habilidades.

“Nesta temporada, estamos lutando até os centésimos de segundo mais próximos e, portanto, Charles e Carlos devem ser capazes de dar o melhor de si e ter confiança no carro se quiserem obter os melhores resultados possíveis na qualificação e na corrida. Estou confiante de que o novo pacote que levaremos para o Hungaroring nos permitirá dar um passo à frente.”

McLaren (295 pts)
(Foto: Sam Bagnall/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Foi bom ter algum tempo para ‘recarregar as baterias’ depois de algumas semanas ocupadas. Eu estava de volta ao McLaren Technology Centre com a equipe para comemorar as últimas três corridas. Enquanto estava na fábrica, pude entrar no simulador e rever tudo o que aprendemos antes deste fim de semana.

Estou ansioso para retornar à Hungria. A qualificação é importante aqui, pois não é uma pista fácil de ultrapassar, mas seremos competitivos. É incrível estar em posição de liderar um Grande Prêmio, mas ainda há trabalho a fazer e estamos prontos.”

Oscar Piastri #81:Estou indo para a Hungria depois de dois fortes fins de semana na Áustria e na Grã-Bretanha, onde fiquei feliz com minha performance. Perdemos algumas oportunidades em Silverstone, mas ficou claro que havia um bom ritmo no carro e isso é encorajador.

O Hungaroring é uma pista em que tive sucesso nas fórmulas júnior, então estou ansioso para retornar. Toda a equipe está indo para esta corrida com muita confiança e motivação.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Com o Grande Prêmio da Grã-Bretanha encerrado, já passamos da metade da temporada de 2024. É um bom momento para refletir sobre o quão longe chegamos. Estamos em boa posição no Campeonato de Construtores, graças aos nossos pilotos e à incrível equipe que temos na McLaren. Além disso, superamos nossos concorrentes mais próximos nos últimos eventos. Essa consistência é importante se quisermos desafiar a equipe que está no topo.

Na semana passada, aproveitamos para comemorar uma rodada tripla de sucesso. No entanto, há mais a ser feito. Estamos encorajados a continuar melhorando para garantir que manteremos a pressão sobre a nossa principal concorrente. Estamos preparados e ansiosos para retornar ao circuito de Hungaroring.”

Mercedes-AMG Petronas (221 pts)
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Vamos para as próximas duas corridas com um ímpeto renovado. Continuamos a progredir com o W15 nas corridas recentes, e isso levou aos resultados principais na Áustria e em Silverstone. No entanto, sabemos que ainda não temos um carro que possa brigar pela vitória todos os fins de semana.”

A equipe está trabalhando duro para trazer mais níveis de desempenho que nos permitirão lutar por mais vitórias. Esse trabalho continuará até conseguirmos e entramos neste fim de semana focados em fazer o melhor trabalho que pudermos.

O Hungaroring tem um caráter diferente dos últimos circuitos em que corremos. Ao contrário de Silverstone, ele apresenta muitas seções fechadas e sinuosas, com apenas uma reta significativa. Ele também contém algumas curvas de alta velocidade e, portanto, será outro bom teste dos ganhos que obtivemos em toda a faixa de velocidade das curvas.”

Aston Martin Aramco (68 pts)
(Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (31 pts)
(Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Passei um tempo no simulador na semana passada e a equipe tem trabalhado muito duro desde Silverstone. Estou otimista de que podemos ter um bom fim de semana na Hungria. Sabemos qual direção devemos tomar para encontrar mais desempenho do carro em Hungaroring, onde a maioria das curvas são de velocidade lenta a média.

É sempre muito quente em Budapeste nesta época do ano e a pista não dá tempo para você parar para respirar, pois você está sempre girando o volante. Isso significa que será um fim de semana fisicamente difícil, mas espero que possamos ser competitivos nesta pista, então estou pronto para isso.”

Daniel Ricciardo #3:A semana após Silverstone foi ótima; tive um tempo para me recuperar, para ir à academia e fazer uma sessão de simulador que foi produtiva e estou me sentindo pronto para Budapeste. Pessoalmente, sempre gosto de vir aqui.

Já venci na Hungria antes; foi minha corrida de retorno à F1 com a Scuderia AlphaTauri e, de alguma forma, o sol está sempre brilhando. Como equipe, estamos focados em encontrar o melhor desempenho em um circuito diferente de Silverstone, tendo um Treino Livre 1 forte e avançando para alguns pontos no domingo.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (27 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:Olhando para trás nesta temporada, fomos competitivos na maioria dos locais em que estivemos, então espero ansiosamente por outro fim de semana forte neste circuito de alta pressão aerodinâmica. A pista é divertida, é um circuito pequeno, como uma pista de kart e sempre tem uma boa atmosfera; geralmente há muitos fãs dinamarqueses lá.

Estamos entrando em uma rodada dupla com duas pistas muito diferentes, uma de alta pressão aerodinâmica quase como nosso pacote de Mônaco em Budapeste, e uma pista de baixa pressão aerodinâmica com Spa-Francorchamps, então realmente vamos colocar o VF-24 à prova.”

Nico Hulkenberg #27:O Hungaroring é um desafio divertido e eu gosto do lugar. O foco ainda está no sábado, já que ultrapassar é difícil, mas depois de algumas boas conquistas de pontos, e o que pareceu uma melhoria no carro com nossa nova atualização, estou pronto para colocá-lo à prova.

Estamos em uma boa posição no momento e todos na equipe estão altamente motivados, então precisamos capitalizar isso para as duas últimas corridas antes das férias de verão.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Budapeste é um circuito de alta downforce com retas curtas. É basicamente Mônaco com a necessidade de downforce, então estamos trazendo, é claro, o nível de pressão aerodinâmica de Monte Carlo e combinando isso com a atualização de Silverstone. Sei que em Mônaco fomos rápidos nas retas, mas com as atualizações, é claro, melhoramos nosso efeito solo, então estou ansioso para ver o que podemos fazer na Hungria.

Será um desafio muito diferente de Silverstone, pois a qualificação é tudo. É muito difícil ultrapassar em Hungaroring, então você coloca mais ênfase na qualificação. Em Monte Carlo, não conseguimos voltar para casa com nada, então gostaria de consertar isso. Estou ansioso para esse desafio diferente e estamos prontos para isso.”

BWT Alpine (9 pts)
(Foto: XPB Images/Media Alpine Cars)

Esteban Ocon #31: “O Grande Prêmio da Hungria será sempre uma corrida especial para mim, pois foi onde consegui a minha primeira vitória, que foi também a primeira da Alpine. É um dos meus circuitos favoritos do calendário e uma ótima pista para pilotar com alto downforce, já que oferece muitas curvas consecutivas e fluidas.

As ultrapassagens podem ser complicadas com as únicas oportunidades reais no primeiro setor, por isso coloca mais ênfase na maximização do desempenho no classificatório. A previsão é de tempo quente, então a estratégia também entrará em jogo para ajudar no gerenciamento dos pneus. Estou ansioso pela atmosfera de Budapeste, a cidade realmente abraça a Fórmula 1 quando a visitamos e os fãs sempre trazem a melhor energia.”

Pierre Gasly #10: “O Hungaroring é uma pista completa, e uma das mais divertidas do calendário. O circuito é como um kartódromo porque é curva após curva e você não tem muito tempo para descansar nas retas. É movimentado a volta toda e você precisa encontrar um ritmo, então esse é o desafio, que eu adoro.

Parece que as condições também serão extremamente quentes, então a distância total da corrida será muito difícil para todos os pilotos do ponto de vista físico. Depois de uma passagem difícil por Silverstone, queremos voltar ao Q3, lutar por pontos neste fim de semana e nos colocar em uma posição confortável.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Este é um período muito intenso no calendário da Fórmula 1, já que nos dirigimos a Budapeste e depois a Spa para a rodada dupla antes das férias de verão. O Hungaroring possui curvas rápidas e fluidas, onde corremos com muita pressão aerodinâmica, enquanto Spa apresenta curvas de alta velocidade e retas longas.

O Grande Prêmio em Budapeste deverá ter um fim de semana incrivelmente quente, com altas temperaturas. Nosso objetivo é um forte desempenho no fim de semana em todas as áreas e retornar aos pontos.”

Williams Racing (4 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:A caminho da Hungria, é sempre ótimo ver o quanto os fãs são apaixonados em Budapeste. Depois de um forte fim de semana em Silverstone, vamos aproveitar os aprendizados que adquirimos nas últimas semanas e tentar aplicá-los neste fim de semana. O Hungaroring é uma pista que não se adapta muito bem ao nosso carro e, com as altas temperaturas, teremos que aproveitar as oportunidades que surgirem.”

Logan Sargeant #2:Estou animado por estar de volta à Hungria esta semana. O Hungaroring é uma pista divertida de percorrer, com curvas sinuosas e um segundo setor rápido e fluido, o que a torna super satisfatória quando você junta tudo isso. Temos como objetivo aproveitar o bom momento de Silverstone para obter um resultado positivo no domingo.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Ter uma pausa depois da rodada tripla anterior foi definitivamente necessário, e agora estou ansioso pelas duas últimas corridas antes da pausa de verão. Budapeste é uma cidade deslumbrante e fica perto o suficiente do circuito para ser apreciada. É também, tradicionalmente, uma corrida em casa para os fãs finlandeses, por isso haverá muito apoio nas arquibancadas.

Ultrapassar aqui é um grande desafio: é uma pista estreita e sinuosa, por isso, a qualificação será crucial. Nossas corridas recentes não atenderam às nossas expectativas e, durante o curto intervalo da Grã-Bretanha para cá, trabalhamos duro como equipe para nos concentrarmos na análise de nossos problemas. Todos, tanto na pista como na fábrica, estão trabalhando para melhorar o desempenho do nosso carro e esperamos dar um passo na direção certa em Hungaroring.”

Guanyu Zhou #24: “Retornar à Hungria depois de uma pequena pausa é ótimo: tenho boas lembranças da classificação aqui, já que garantimos a P5 e a P7 no grid de largada no ano passado, e mesmo que a corrida não tenha sido boa para nós, pode ser um bom sinal antes do evento deste ano. Espero que possamos alcançar outro bom resultado na qualificação nesta pista, onde as ultrapassagens são quase tão desafiantes como em Mônaco.

O Hungaroring é um circuito que exige uma configuração de downforce alta; é também um local de provas muito físico e com poucas chances de descanso: entrar em um bom ritmo será crucial para maximizar o desempenho.

Como equipe, temos trabalhado no carro e abordado questões que nos impediram de estar mais perto do pelotão intermediário e de lutar por pontos. Agora é hora de enfrentar o calor húngaro e voltar à luta.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Depois de uma breve pausa após a rodada tripla, é hora de voltar a correr. É evidente que os nossos resultados até agora ficaram aquém das nossas expectativas e aspirações. O nosso compromisso com o trabalho árduo permanece inabalável à medida que continuamos a resolver os nossos pontos fracos e a desenvolver as soluções adequadas. Todos, tanto na pista como na fábrica, têm se esforçado para trazer à tona o que há de melhor em nosso carro.

À medida que avançamos nesta rodada dupla, onde enfrentaremos o calor sufocante da Hungria e o clima imprevisível de Spa em seguida, é importante que melhoremos o nosso desempenho, especialmente com a pausa na temporada. Estas duas corridas têm sido, muitas vezes, cheias de ação, por isso haverá oportunidades. Devemos demonstrar o nosso potencial e reacender o nosso ímpeto para aproveitá-las.”

Detalhes do circuito
Circuito Hungaroring (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito Hungaroring possui 4.381 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1986 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Lewis Hamilton, que marcou o tempo de 1:16.627 na temporada 2020.

A pista tem como características principais a predominância de trechos de média e baixa velocidade, aclives e declives, sequências de curvas com ângulos variados e oferece seções estreitas. Percorrer esse traçado costuma ser um esforço físico bem intenso para os pilotos, já que passam a maior parte da volta em entradas e saídas de curvas consecutivas.

O traçado húngaro apresenta apenas uma reta, onde fica localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) disponíveis. Confira abaixo como é uma volta no Hungaroring, através do simulador/game F1 22.

Um trecho do circuito que costuma gerar problemas para os competidores durante o final de semana é a chicane das curvas 6 e 7, que possui zebras altas e é um setor que exige precisão e total foco dos pilotos.

A grande dificuldade nesse traçado é o ganho de posições. Devido aos setores estreitos, as ultrapassagens no Hungaroring são pouco frequentes, o que, praticamente, torna a classificação no sábado mais importante do que o GP no domingo.

Ano passado, Max Verstappen venceu a corrida na Hungria, seguido de Lando Norris e do companheiro de equipe na Red Bull Racing, Sergio Perez. Lewis Hamilton, que largou na pole na disputa mais recente no Hungaroring, finalizou em quarto lugar.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Assim como em 2023, a Pirelli escolheu os três compostos mais macios da gama, com o C3 como P Zero Branco duro, o C4 como P Zero Amarelo médio e o C5 como P Zero Vermelho macio, que é mais suave comparado à temporada em que os pneus de 18” apareceram pela primeira vez.

A tração é um dos fatores mais importantes no Hungaroring, especialmente no eixo traseiro. Além disso, a degradação pode ser elevada, especialmente quando está muito quente e a previsão para este fim de semana definitivamente não é favorável a esse respeito, quando pensamos no ano passado, quando a Hungria registrou a temperatura de pista mais elevada na temporada, de 53ºC.

O superaquecimento é um fator que precisa ser acompanhado muito bem, não apenas na corrida, mas também na classificação; com o composto mais macio, os pilotos precisam chegar nas duas últimas curvas de 180º com aderência restante suficiente. Isso não é uma tarefa fácil, já que as características da pista não dão aos pneus muito tempo para respirar.

Max Verstappen venceu na Hungria ano passado, quando todo o pelotão optou por uma estratégia de duas paradas. Médio e Duro foram as escolhas mais populares para a largada, embora quatro pilotos tenham optado pelo Macio, com a intenção de aproveitar a melhor aderência na largada. Este grupo incluía Carlos Sainz, que passou de 11º para 6º na primeira volta. Neste fim de semana, é provável que o C3 e o C4 sejam os favoritos na corrida, enquanto o C5 terá seu momento de glória na classificação.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 22°C e Máxima de 32°C. Tempo nublado, com 20% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 20°C e Máxima 33°C. Céu parcialmente fechado, com 20% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 21°C e Máxima de 33°C. Tempo ensolarado, com intervalos de sol entre nuvens e 20% de probabilidade de chuva.

Fonte: www.formula1.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing Racing) – 255 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 171 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 150 pts

4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 146 pts

5 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 124 pts

6 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 118 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 111 pts

8 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 110 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 45 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 23 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.