Início Destaque WEC – Recap: Vitória da Toyota nas 6 Horas de São...

WEC – Recap: Vitória da Toyota nas 6 Horas de São Paulo – 2024

289
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)
Fabricante japonesa triunfou no retorno da categoria ao Brasil, após uma disputa acirrada com a Porsche e sem interferência da Ferrari.

O World Endurance Championship realizou neste domingo (14) as 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa do calendário, no Autódromo José Carlos Pace, localizado no distrito paulista de Cidade Dutra.

A equipe e carro que levou a melhor em território brasileiro foi a Toyota Gazoo Racing Europe e o GR010 #8, de Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley, a primeira vitória do trio nesta temporada.

Importante destacar que esse triunfo fez a Toyota se tornar a única escuderia da Hypercar que venceu com os dois carros neste ano, depois de subir no ponto mais alto do pódio com o #7 na segunda etapa, em Ímola.

O outro GR010, do trio Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries, que largou na pole, liderou até a metade da disputa e estava pronto para vencer em Interlagos. Porém, uma falha no sensor de pressão de combustível forçou a ida do #7 para os boxes, que ficou parado por mais de três minutos.

Avanço da Toyota na tabela
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)

Mesmo assim, o outro GR010 retornou para a prova, escalou o pelotão e terminou na P4, graças ao responsável pelo stint final, Kobayashi. Além disso, com a P1 e a P4 alcançadas no Brasil, a montadora japonesa assumiu a segunda colocação no Campeonato de Fabricantes.

Atrás do hipercarro guiado por Buemi na última parte da competição, finalizou o 963 LMDh #6 da Porsche Penske Motorsport, de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, seguido do carro irmão da montadora alemã, o #5 administrado por Matt Campbell, Michael Christensen e Fréderick Makowiecki.

Vale lembrar que na primeira hora da corrida, o Porsche Penske #6, conduzido na ocasião por Vanthoor, foi espremido pelo 963 #12 da Hertz Team Jota de Will Stevens na reta oposta. Esse contato gerou um furo no pneu dianteiro direito do #6, que retornou para a corrida para subir ao pódio, enquanto o #12 acabou fora da zona de pontos.

Demais resultados na Hypercar
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)

A vencedora das 24 Horas de Le Mans, Ferrari AF Corse, não alcançou o mesmo ritmo da Toyota e da Porsche para brigar pela vitória, apesar de trazer atualizações em seus hipercarros para o fim de semana em Interlagos.

O trio da 499P #51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, foi o responsável pela finalização da equipe de fábrica italiana entre os cinco primeiros colocados após a bandeira quadriculada. No outro 499P, o #50, Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen conseguiram concluir a etapa logo atrás do carro irmão #51, em sexto lugar.

A P7 final ficou com uma das competidoras clientes da Porsche: a Hertz Team Jota e o 963 #38, guiado por Jenson Button, Philip Hanson e Oliver Rasmussen. A Jota passou por alguns desafios na disputa em São Paulo. A escuderia viu o carro #38 receber uma penalidade stop and go, por uma infração técnica na hora final, e assistiu o 963 #12, do trio Will Stevens, Callum Illot e Norman Nato, cruzar a linha de chegada na P18, por conta do contato com o #6 da Porsche Penske Motorsport.

O oitavo lugar foi conquistado pela Peugeot TotalEnergies e seu 9X8 #93, conduzido por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne. O resultado da equipe francesa foi pouco satisfatório no geral, já que o 9×8 #94 dos pilotos Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne ficou entre os últimos colocados, na décima sexta posição.

A BMW M WRT teve que se contentar com apenas um carro na zona de pontos após a bandeirada final no Autódromo José Carlos Pace. O V8 Hybrid #15, do trio Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Marco Wittmann, terminou as 6 Horas de São Paulo na P9, enquanto, em contraste, o #20 de Sheldon van der Linde, Robin Frijns e René Rast, recebeu a bandeira quadriculada na P14.

Mais uma vez, a Alpine Endurance não alcançou um resultado satisfatório no dia mais importante do final de semana. Depois de não se sair bem na etapa anterior, em Le Mans, a equipe da marca esportiva da Renault cruzou a linha de chegada na P10, graças a Mick Schumacher e seus companheiros no A424 #36, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière.

O outro carro da Alpine, o #35 de Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi finalizaram dois degraus atrás do #36, na P12. Sem dúvidas, foi um final de semana frustrante para a escuderia conterrânea da Peugeot, por deixar o Brasil com apenas um único ponto ganho antes das férias oficiais da categoria.

Equipes que não pontuaram
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)

A escuderia cliente da Ferrari, AF Corse, chegou perto do top 10 final das 6 Horas de São Paulo. Depois de perder ritmo e rodar na pista com Robert Kubica no volante, a 499P #83 dos companheiros do polonês, Robert Shwartzman e Yifei Ye recebeu a bandeirada final na P11, a um degrau da zona de pontos.

A 13ª colocação ficou com a Cadillac Racing e sua dupla de pilotos que conduz o V-Series.R #2, Earl Bamber e Alex Lynn. A finalização fraca da equipe da montadora americana se deu por problemas no sistema de freio do protótipo de especificação LMDh (Le Mans Hypercar hybrid).

A outra equipe cliente da Porsche, Proton Competition, terminou entre os últimos colocados do grid final. O melhor que a dupla Julien Andlauer e Neel Jani apresentaram após a última volta no Circuito de Interlagos foi a décima quinta posição.

Na P17, a equipe italiana Lamborghini Iron Lynx e os ocupantes do SC63 #63, Mirko Bortolotti, Edoardo Mortara e Daniil Kvyat, sofreram na competição brasileira. Devido a um furo de pneu, a escuderia de fábrica da Lamborghini precisou fazer uma parada extra, o que resultou em uma amarga P17.

Por fim, a Isotta Fraschini sofreu problemas terminais no motor de seu hipercarro LMH (Le Mans Hypercar) Tipo6-C, e foi a única competidora a abandonar a quinta etapa da temporada do WEC na classe principal.

LMGT3
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)

Na divisão de carros turismo do WEC, a Manthey PureRxcing conquistou a sua segunda vitória na campanha 2024 do WEC, com o Porsche 911 R #92 do trio Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, depois de vencer a etapa de abertura no Catar.

O Porsche 911 R #92 da escuderia lituana aproveitou o caminho livre deixado pelo carro pole sitter da Iron Dames, o Lamborghini Húracan Evo 2 #85 (que sofreu uma falha irreparável no motor), para apenas carregar a P1 até a bandeirada final.

A Heart of Racing e o Aston Martin Vantage #27, administrado pelos pilotos Ian James, Daniel Mancinelle e Alex Riberas, garantiu o segundo degrau no pódio, após uma corrida sem erros e bem feita.

A United Autosports fechou o top 4 final, com a McLaren 720S #95 de Joshua Caygill, Nicolas Pino e Marino Sato. Logo atrás, concluiu a McLaren 720S #59 do brasileiro Nicolas Costa (que fez o último stint), do britânico James Cottingham e do suíço Grégoire Saucy.

Outro destaque na classe de turismo foi a equipe WRT de GT3, que desfrutou de um bom resultado geral, ao pontuar com seus dois carros. O multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi, fechou a parte final da competição e, com o ótimo desempenho de seus companheiros, Ahmad Al Harthy e Maxime Martin, a BMW M4 #46 recebeu a bandeira quadriculada na P5.

A outra BMW M4 da equipe WRT, a #31 do brasileiro Augusto Farfus, do britânico Darren Leung e do indonésio Sean Gelael, terminou as 6 Horas de São Paulo na P10.

Desastre para a EMA

O carro que liderava o Campeonato de Equipes até antes da disputa em São Paulo, o #91 da Manthey EMA conduzido por Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz, passou por uma corrida conturbada.

Nas primeiras horas, Shahin bateu na extremidade esquerda da traseira da Ferrari 296 #54 da Vista AF Corse, ao perder o ponto de frenagem ideal na freada da curva 1. O contato gerou um furo no pneu dianteiro direito e uma punição de um minuto de stop and go para o GT3 da EMA. Assim, o #91 finalizou a prova na P12.

Por conta da vitória da escuderia irmã, Manthey PureRxcing, e com o péssimo resultado em Interlagos, a Manthey EMA caiu para o segundo lugar na classificação de pilotos e também no campeonato geral de equipes da LMGT3.

Top 3 do campeonato de pilotos da Hypercar:

1 – André Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport #6) – 117 pts;

2 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 98 pts;

3 – Kamui Kobayashi e Nyck De Vries (Toyota Gazoo Racing #7) – 95 pts.

Top 3 do campeonato de fabricantes da Hypercar:

1 – Porsche – 126 pts;

2 – Toyota – 122 pts;

3 – Ferrari – 109 pts.

Campeonato de equipes privadas da Hypercar:

1 – Hertz Team JOTA #12 – 140 pts;

2 – Proton Competition #99 – 86 pts;

3 – AF Corse #83 – 85 pts;

4 – Hertz Team JOTA #38 – 79 pts.

Top 3 do campeonato de pilotos da LMGT3:

1 – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler (Manthey PureRxcing #92) – 100 pts;

2 – Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Shajin (Mathey EMA #91) – 75 pts;

3 – Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael (WRT #31) – 74 pts.

Top 3 do campeonato de equipes da LMGT3:

1 – Manthey PureRxcing #92 – 100 pts;

2 – Manthey EMA #91 – 75 pts;

3 – WRT #31 – 74 pts.

Depois das férias oficiais, a próxima etapa do WEC será o retorno da Lone Star Le Mans, no Circuito das Américas (COTA), no dia 1° de setembro.