Início Destaque WEC – In loco: Destaques das duas horas iniciais das 6 Horas...

WEC – In loco: Destaques das duas horas iniciais das 6 Horas de São Paulo – 2024

142
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)
Princípio da disputa em Interlagos foi dominada pela Toyota na Hypercar, enquanto na LMGT3, a Iron Dames quase completou o período das primeiras duas horas na frente.

O World Endurance Championship (WEC) realiza desde de 11h30 deste domingo, as 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa do calendário, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, região sul da capital paulista.

Após largar na pole com direito a dobradinha 1-2 no grid de largada, a Toyota Gazoo Racing Europe se manteve na liderança da prova, com o GR010 #7, guiado pelo britânico Mike Conway. O outro carro da equipe japonesa, o #8 do neozelandês Brendon Hartley, caiu para a P3, logo atrás do 963 #5 da Porsche Penske Motorsport, guiado pelo francês Frédéric Makowecki.

O protótipo 499P #51 da Ferrari AF Corse, no comando do italiano Antonio Giovinazzi, se encontrava na P4, enquanto o V-SERIES.R da Cadillac Racing, guiado pelo neozelandês Earl Bamber, se mantinha na P5.

Porém, o top 3 muda após o carro #7 de Mike Conway parar e servir a uma penalidade aplicada pela direção de prova pelo infringimento de uma bandeira amarela na primeira hora.

Depois da parada do neozelandês Brendon Hartley para a entrada do japonês Ryo Hirakawa, a Ferrari AF Corse #51 de Giovinazzi subiu para a P3, seguida do Cadillac #2 de Bamber e da 499P cliente da montadora alemã, #83, com o polonês Robert Kubica no volante.

Em seguida, Kubica perdeu posições depois de rodar e sair da pista, ao receber um toque do Porsche 963 #99 da Proton Competition, dirigido pelo francês Julien Andlauer. Por isso, o outro carro da Ferrari AF Corse, o #50 nas mãos do espanhol Miguel Molina, ganhou a P5.

LMGT3

Na P1 do grid desde a largada, a Lamborghini Húracan #85 da Iron Dames, conduzido pela piloto belga, Sarah Bovy, seguia na frente. Quando houve a primeira troca de pilotos, a Suíça Rahel Frey assumiu o cockpit do #85, e caiu para a P2, atrás do Porsche 911 #92 da Manthey Purexcing do alemão Joel Sturm.

Na P3, vinha o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing, nas mãos do italiano Daniel Mancinelli, seguido da McLaren #95 da United Autosports do chileno Nicolas Pino e do Lexus RC F #87 da Akkodis ASP, guiado pelo francês Esteban Masson, quarto e quinto colocados de forma respectiva.

A McLaren #59 do brasileiro Nicolas Costa da United Autosports, seguia nas mãos do suíço Gregoire Saucy, ocupante da P6 até o momento.

Enquanto isso, a BMW M4 #31 do outro representante do Brasil na GT3, Augusto Farfus, da equipe WRT, se encontrava na P11, com o piloto britânico Darren Leung.