Toyota larga na frente da Porsche com dobradinha, enquanto a Iron Dames levou a melhor na hyperpole sobre a segunda colocada no campeonato, Manthey PureRxing.
O World Endurance Championship (WEC) realizou nesta tarde (13) a Qualificação seguida da Hyperpole das 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa da categoria de corridas de resistência no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A escuderia que garantiu a pole para a corrida de amanhã na Hypercar foi a Toyota Gazoo Racing Europe, graças ao japonês e agora chefe da equipe, Kamui Kobayashi, no GR010 #7. Kobayashi cravou o menor tempo de volta do final de semana até agora, ao fechar a hot lap com 1:23.140s.
De forma incrível, a fabricante nascida no Japão fechou a primeira fila do grid inicial, já que Sébastien Buemi fez o segundo melhor tempo a bordo do Toyota #8. O piloto suíço ficou apenas 0.122s atrás do carro irmão #7 de Kobayashi.
A Porsche Penske Motorsport, uma das favoritas à vitória em território brasileiro, largará na terceira colocação com o 963 #5, através do britânico Matt Campbell, enquanto o outro hipercarro da equipe de fábrica da montadora alemã, o 963 #6, verá o agitar da bandeira verde da P5, logo atrás do Cadillac #2 do britânico Alex Lynn e do neozelandês Earl Bamber.
LMGT3
Na GT3, o Lamborghini Húracan #85 da Iron Dames conquistou a pole e ditará o ritmo do grid inicial em São Paulo neste domingo, graças à piloto belga Sarah Bovy, que superou o trio do carro #92 (Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler), com o melhor tempo de 1:35.299s.
Em segundo lugar na tabela finalizou o Porsche 911 #92 do bielorusso Aliaksandr Malykhin da Manthey Purexcing, que concluiu a Hyperpole com 1.163s de desvantagem em relação ao carro #85 da Iron Dames.
A McLaren #95 da United Autosports se saiu bem no classificatório, ao passar para a última fase da sessão (Hyperpole) e fechar o top 3 inicial, através do britânico Joshua Caygill, o terceiro mais rápido na qualificação da classe de turismo.
Logo atrás da 720S #95, finalizou a outra McLaren da United, a #59 do brasileiro Nicolas Costa e dos outros componentes do trio, o britânico James Cottingham, responsável pela melhor volta do #59 na sessão, e o suíço Grégoire Saucy,
O quinto degrau do grid de largada ficou com o 911 #91 da escuderia irmã da Manthey PureRxcing, Manthey EMA, que lidera o Campeonato de Equipes da LMGT3 e completou o top 5 com o 911 #91 conduzido pelo australiano-palestino, Yasser Shahin.
A BMW M4 #31 da equipe WRT, do brasileiro Augusto Farfus, do indonésio Sean Gelael e do britânico Darren Leug, largará na sexta posição, em um final de semana que não parecia promissor para a escuderia belga na GT3.
A única interrupção no classificatório da LMGT3 foi uma bandeira vermelha gerada pela Ferrari 296 #54 do suíço Thomas Flohr, que rodou na curva 4 no início da sessão.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”