Início Destaque WEC – In loco: Resultado e destaques do Treino Livre 2 das...

WEC – In loco: Resultado e destaques do Treino Livre 2 das 6 Horas de São Paulo – 2024

670
(Foto: William Inácio/Tomada de Tempo)
Confira o que rolou na segunda atividade de pista do final de semana, adiada por conta de um incidente na sessão anterior.

O World Endurance Championship concretizou nesta tarde o Treino Livre 2 das 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa do calendário 2024, no Autódromo de Interlagos, na zona sul da cidade da região sudeste do Brasil.

Devido ao incidente do carro #78 da equipe Akkodis ASP de LMGT3 no Treino Livre 1 (que não correrá mais por conta da complexidade dos danos) a segunda sessão, que deveria iniciar às 14h, foi atrasada em 45 minutos para o término da reconstrução da barreira de pneus da curva 4. Apesar disso, foi concedido 45 minutos de tempo extra na segunda atividade de pista em Interlagos.

Dessa vez, a superfície do asfalto estava seca, o que possibilitou os competidores marcarem tempos de volta menores em relação ao TL1, e o grid final mostrou a realidade em relação a quais equipes foram as mais rápidas desta sexta-feira.

A equipe que liderou o TL2 na Hypercar, em uma dobradinha, foi a Toyota Gazoo Racing Europe. O piloto suíço Sébastien Buemi com o GR010 #8 cravou o melhor tempo da sessão, com 1:25.727s, enquanto o outro GR010, o #7 guiado pelo japonês Ryo Hirakawa, terminou logo atrás, com uma diferença de apenas 0.033s.

Ao finalizar 0.043s atrás do Toyota #8, a Ferrari AF Corse finalmente apareceu nesta sexta-feira e com os dois carros. O terceiro melhor tempo foi do italiano Alessandro Pier Guidi, no 499P #51, enquanto o outro 499P da equipe de fábrica da montadora com sede em Maranello, o #50 de Antonio Fuocco, fechou a lista dos quatro primeiros colocados.

Após finalizar a primeira sessão de treinos em segundo lugar, a Cadillac Racing se manteve no top 5 do TL2 mas, dessa vez, com créditos ao britânico Alex Lynn. Em sexto e sétimo lugares concluíram os dois Porsche 963 da Hertz Team Jota, uma boa recuperação depois de um Treino Livre 1 frustrante no fundo do grid. O #12 foi o carro líder na escuderia britânica, através do conterrâneo da equipe, Callum Illot. No #38, o também britânico, Jenson Button, garantiu a dobradinha no top 7 final.

Vale mencionar que os sete primeiros colocados na Hypercar concluíram o TL2 no mesmo segundo (1:25). Além disso, a sessão apresentou dois períodos de FCY (Bandeira amarela em todo o circuito), para o recolhimento de detritos pela pista.

LMGT3

Na divisão de carros turismo, a equipe líder foi a Akkodis ASP com o #87, conduzido pelo argentino José María López, que marcou o menor tempo de volta com 1:35.725s. Esse foi um excelente resultado e um contraste com o que houve no TL1, quanto a batida do carro irmão, #78.

O segundo melhor tempo na LMGT3 foi da equipe Iron Lynx, com o Lamborghini Húracan Evo 2 #60 guiado pelo francês Franck Perera, enquanto a Ferrari 296 #55 da Vista AF Corse completou a lista dos três melhores tempos na tabela.

A TF Sport com o Corvette Z06 #82 finalizou na quarta colocação, através do piloto espanhol Daniel Juncadella, enquanto o Aston Martin Vantage AMR #27 da Heart of Racing figurou novamente no top 5 após a bandeira quadriculada.

Para os representantes do Brasil na classe LMGT3, o TL2 em pista seca não trouxe bons resultados. O carioca Nicolas Costa terminou na P9 com a sua McLaren 720S #59 da United Autosports. O seu conterrâneo, Augusto Farfus, da equipe WRT, assumiu o cockpit da BMW M4 #31, mas o curitibano conseguiu apenas o 13° melhor tempo nesta tarde.

Importante destacar que o #87 da Akkodis ASP foi o único carro a alcançar a marca de 1:35s no Treino Livre 2.