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WEC – Prólogo das 24 Horas de Le Mans – 2024

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(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe Media)
Confira as principais informações sobre a prova mais longa e desafiadora da categoria.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta neste final de semana (15 e 16) para realizar a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, a quarta e mais importante etapa da temporada, que acontecerá no Circuito de la Sarthe, localizado em Le Mans, cidade a noroeste da França que fica a 186 km da capital, Paris.

Essa é a corrida em casa para as escuderias regulares do WEC, Peugeot TotalEnergies e Alpine Endurance de Hypercar, da Akkodis ASP de LMGT3 e para 28 pilotos, entre eles, Frédéric Makowiecki e Kévin Estre (Porsche Penske Motorsport), Norman Nato (Hertz Team Jota), Jean-Éric Vergne (Peugeot) e a piloto feminina Doriane Pin, da Iron Dames de LMGT3.

Vale lembrar que no último domingo (09), os pilotos e equipes inscritos deram as primeiras voltas em Le Mans, em uma sessão de testes dividida em dois períodos de três horas de duração cada (confira os destaques do dia de testes no decorrer da matéria).

Abaixo, confira tudo sobre as 24 Horas de Le Mans da temporada 2024, como os detalhes do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros participantes e as novidades para a quarta etapa do FIA WEC.

Informações sobre o grid
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Carros

Neste ano, o grid da tradicional competição francesa contará com 62 carros, divididos em três classes: Hypercar (23), LMGT3 (23) e LMP2 (16), esta última que deixou de integrar o WEC a partir deste ano e participará da lendária disputa como convidada. Importante destacar que este final de semana marcará a estreia da LMGT3 nas 24h de Le Mans, já que, anteriormente, apenas carros da especificação LMGTE participaram da prova a partir de 2012, ano inaugural do WEC.

Ao todo, 44 equipes estão inscritas: 13 da classe principal, 15 da categoria de protótipos convidada, LMP2, e 16 da divisão de carros turismo, LMGT3. Além disso, a prova de maior duração do Mundial de Endurance também terá um recorde de 14 fabricantes: Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota.

Pilotos

O Entry List também prevê a participação de 186 pilotos de diversas partes do mundo, o que inclui os brasileiros participantes do WEC, Augusto Farfus (WRT #31/LMGT3) e Nicolas Costa (United Autosports #59/LMGT3), e os convidados Pipo Derani e Felipe Drugovich (Whelen Cadillac #311/Hypercar), Felipe Nasr (Porsche Penske Motorsport #4/Hypercar) e Daniel Serra (GR Racing #86/LMGT3).

Apenas de passagem no Campeonato Mundial de Endurance, Felipe Nasr e Pipo Derani representarão o Brasil na classe principal de hipercarros com um Porsche 963 e um Cadillac V-SERIES R, respectivamente, enquanto Daniel Serra correrá na LMGT3 com uma Ferrari 296. Nasr e Derani são experientes no mundo das corridas de resistência e, atualmente, correm na IMSA, categoria de Endurance americana.

Na divisão de turismo, Serra também possui experiência em corridas de longa duração, ao vencer as 24 Horas de Le Mans duas vezes e as 24 Horas de Daytona deste ano, além de competir no WEC até a temporada 2023. Atualmente, o paulista integra o grid da categoria mais alta do automobilismo brasileiro, Stock Car Pro Series.

Características do circuito

O Circuito de la Sarthe (Layout das 24 Horas de Le Mans) possui 13.626 km de extensão, 38 curvas de ângulos variados, sentido horário e setores predominantes de alta velocidade, acompanhadas de fortes zonas de frenagem.

A pista tem como principais características um asfalto com ondulações, aclives, declives e áreas de escape pequenas em alguns trechos, em sua maioria formadas por caixas de brita, o que torna o voltar para o traçado uma tarefa difícil para os competidores. Confira abaixo como é uma volta virtual no lendário traçado francês, através do simulador/game Gran Turismo 7.

A principal reta desse local de provas, chamada de Mulsanne Straight, é a seção mais veloz e exigente para os componentes dos carros em Le Mans, já que leva os motores ao RPM máximo por mais tempo. O trecho de alta velocidade tem um total de 6 km de comprimento, mas é interrompido por duas zonas de baixa, as chicanes L’ Arche e L’a Florandiere.

A parte da pista que mais desafia os pilotos é o final do setor 3 e o início do 1, devido às curvas apertadas, técnicas e com pouca margem para erros. Ao todo, a volta no Circuito de la Sarthe é feita com o pé fundo no acelerador em 70% de sua extensão.

Vencedores da etapa em 2023
(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe Media)

Na edição anterior das 24 Horas de Le Mans, quem levou a melhor na divisão principal foi a Ferrari AF Corse, com o 499P #51 guiado pelo trio Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado. A escuderia italiana superou a atual campeã, Toyota Gazoo Racing Europe, e venceu a lendária etapa francesa após quase 60 anos desde o seu último título, em 1965.

O segundo lugar na Hypercar ficou com os integrantes do Toyota GR010 #8 Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, com a terceira posição ocupada pela Cadillac Racing e seu V-SERIES R #2 dos pilotos Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbook.

Na atualmente convidada LMP2, a equipe Inter Europol Competition conquistou a vitória na clássica e desafiadora corrida pela primeira vez, graças ao trio do Oreca 07-Gibson #34, formado por Jakub Smiechowski, Albert Costa e Fabio Scherer, seguida pelo #41 da WRT de Rui Andrade, Louis Delétraz e Robert Kubica, e pelo #30 da Duqueine com René Binder, Neel Jani e Nicolas Pino.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Nicolas Costa (Foto: United Autosports)

Nicolas Costa (United Autosports LMGT3 #59):A preparação tem sido intensa, tanto no lado físico, quanto na questão do trabalho em equipe e no carro. Errar em uma corrida como Le Mans é fatal. Precisamos tomar cuidado, evitar tomar punições desnecessárias e manter o carro intacto. São 24 horas andando no limite tanto do equipamento quanto do nosso físico e mental. O segredo vai ser a gente se manter focado e sem grandes problemas, como fizemos nas últimas provas.

A ansiedade está lá em cima. Estou realizando um sonho: participar do maior evento automobilístico do mundo com uma equipe gigante e representar o Brasil e meu estado, o Rio de Janeiro, é fantástico. Ainda estamos em um bom ritmo no campeonato, o que nos dá mais confiança. Apesar de problemas técnicos que nem sempre são previsíveis, o nosso carro está com ritmo para, se tudo der certo, ter um bom resultado em Le Mans.

Augusto Farfus (WRT LMGT3 #31):Vencer Le Mans seria algo único e incrível. Já venci em Nurburgring, Daytona, Dubai e falta Le Mans para o meu currículo. Seria uma das maiores conquistas da minha carreira, tenha certeza. Estamos muito fortes e a Porsche está voando realmente este ano, não tenho dúvidas mas, em Spa, se não houvesse o acidente, teríamos chegado na frente do Porsche #92 e talvez poderíamos até ter vencido. Então também estamos bastante fortes.

“A corrida tem uma dinâmica diferente, por exemplo, de Daytona, onde você pode esperar as últimas quatro, cinco horas, para atacar. Le Mans é uma prova que, se você quiser vencer, é preciso sempre estar junto dos líderes, o tempo todo. Com as altas velocidades, nossa BMW M4 vai andar muito bem e, em Le Mans, minimizar os erros é primordial.

Pipo Derani (Whelen Cadillac Racing Hypercar #311): Estamos felizes por voltar a Le Mans. Vencemos o IMSA no ano passado, o que chancelou nosso retorno a Le Mans de uma forma muito boa. Agora voltamos com todo o conhecimento que adquirimos. No ano passado, tivemos um incidente logo no início, mas mostramos muita evolução durante a corrida. Conseguimos um bom ritmo, apesar das voltas que perdemos.

Se pudermos usar todo esse conhecimento acumulado e as coisas se saírem melhores, devemos ter um bom fim de semana. Há muitos detalhes que você não sabe até estar aqui e foi a primeira vez da equipe. Então, ter essa experiência e poder utilizá-la será fantástico.”

Felipe Drugovich (Whelen Cadillac Racing Hypercar #311):Analiso minha primeira chance em Le Mans de maneira muito boa. Acho que, primeiramente, conseguir ter essa oportunidade de fazer a primeira corrida logo na categoria principal é algo que, posso dizer, não é normal. Acho que é bem difícil isso acontecer com outros pilotos, e fico muito feliz e grato à Cadillac, à GM e à Action Express por terem me proporcionado essa oportunidade.

O V-SERIES R foi muito rápido no ano passado, então espero que esse ano a gente consiga fazer com que ele seja o ainda mais veloz. Estou confiante que podemos andar bem, mas logicamente vai depender de muitas coisas. Vou buscar me adaptar o mais rápido possível para ajudar a equipe.”

Felipe Nasr (Porsche Penske Motorsport Hypercar #4):Estou muito confiante nas nossas chances aqui. A Porsche Penske Motorsport tem trabalhado muito para otimizar o desempenho do 963, e nossos resultados recentes são prova disso. Claro que Le Mans é uma corrida imprevisível, mas acredito que temos tudo para lutar pela vitória, incluindo uma equipe técnica de excelência e companheiros de equipe talentosos.

Vencer as 24 Horas de Le Mans seria um marco incrível na minha carreira. Já ter vencido Daytona neste ano foi uma conquista enorme, e ganhar Le Mans consolidaria meu nome entre os grandes do Endurance. Seria a realização de um sonho e um reconhecimento do trabalho árduo e dedicação ao esporte.”

Daniel Serra (GR Racing LMGT3 #86):É muito legal poder estar a caminho da minha oitava participação nas 24 Horas de Le Mans. Venho fazendo todos os anos, desde 2017, e é uma das corridas que mais gosto de disputar, uma das maiores do automobilismo. O evento é incrível e a semana toda é muito legal. Vencer em Le Mans é demais, e algo inesquecível, então estou bem empolgado por poder participar dessa corrida icônica mais uma vez.

A GR corre no European Le Mans Series, que é o campeonato europeu, e vai fazer as 24 Horas de Le Mans como convidada. Eles têm andado muito bem no ELMS, embora em 2024 seja o primeiro ano da equipe correndo com uma Ferrari. Sabemos que em uma corrida de 24 horas não é só a performance que conta, mas também a consistência e não podemos cometer erros. A GR já têm experiência em Le Mans, foram ao pódio em 2023, então estou muito ansioso para correr aqui novamente.”

Novidades

Mike Conway ausente

Mike Conway (Foto: Divulgação)

A Toyota Gazoo Racing Europe anunciou que o titular no GR010 #7, Mike Conway, não disputará as 24 Horas de Le Mans deste fim de semana. O automobilista britânico sofreu um acidente de bicicleta na última quinta-feira (06), fraturou a clavícula, algumas costelas e ficará de fora das corridas do Mundial de Endurance até a sua recuperação.

Por conta do incidente, a escuderia japonesa convocou o argentino, José María López, como substituto de Conway. Vale lembrar que López correu pela TGRE de 2017 a 2022, e está de volta ao cockpit do #7 desde os testes oficiais de domingo (09). Além disso, José se encontrava inscrito na LMGT3 para a competição em Le Mans deste ano, e guiaria o Lexus RC F #87 da Akkodis ASP, equipe em que é titular na campanha completa do WEC.

O retorno de Habsburg

Ferdinand Habsburg (Foto: Divulgação)

A Alpine Endurance de Hypercar anunciou que o piloto titular, Ferdinand Habsburg, retornará ao cockpit do A424 #35 neste fim de semana, após perder as duas últimas etapas do Mundial de Endurance (as 6 Horas de Ímola e as 6 Horas de Spa-Francorchamps).

Em março, o britânico sofreu um acidente durante uma sessão de testes no circuito de Motorland Aragon, na Espanha. Enquanto estava em recuperação, Habsburg foi substituído pelo reserva francês, Jules Gounon, que retorna à sua função de substituto em Le Mans.

Resumo dos Testes

Hypercar

Top 3 da lista de melhor tempo de volta (equipe e nº do carro/piloto/tempo):

1 – Porsche Penske Motorsport #6 – Kévin Estre – 3:26.907s;

2 – Porsche Penske Motorsport #4 – Felipe Nasr – 3:27.142s;

3 – Toyota Gazoo Racing #8 – Brendon Hartley – 3:27.615.

Top 3 dos mais rápidos no teste (carro/piloto/velocidade máxima):

1 – Tipo6-C (Isotta Fraschini) #11 – Jean-Karl Vernay – 345 km/h;

2 – V8 Hybrid (BMW M WRT) #15 – Raffaele Marciello – 343 km/h;

3 – 9X8 Evolution (Peugeot TotalEnergies) #93 – Nico Müller – 343 km/h.

LMGT3

Top 3 da lista de melhor tempo de volta (equipe e nº do carro/piloto/tempo):

1 – TF Sport #82 – Sébastien Baud – 3:59.883s;

2 – Heart of Racing #27 – Alex Riberas – 3:59.920s;

3 – WRT #31 – Augusto Farfus – 3:59.920s.

Top 3 dos carros mais rápidos no teste (carro/piloto/velocidade máxima):

1 – Lamborghini Húracan Evo 2 (Iron Linx) #60 – Matteo Cressoni – 296 km/h;

2 – Lexus RC F (Akkodis ASP) #87 – Takeshi Kimura – 294 km/h;

3 – Lexus RC F (Akkodis ASP) #78 – Timur Boguslavskiy – 292 km/h.

LMP2

Top 3 da lista de melhor tempo de volta (equipe e nº do carro/piloto/tempo):

1 – United Autosports #22 – Oliver Jarvis – 3:34.704s;

2 – Algarve Pro Racing #25 – Olli Caldwell – 3:35.981s;

3 – Duqueine #30 – James Allen – 3:36.354s.

Top 3 dos carros mais rápidos no teste (carro/piloto/velocidade máxima):

1 – Oreca 07-Gibson (United Autosports) #22 – Bijoy Garg – 326 km/h;

2 – Oreca 07-Gibson (Vector Sport) #10 – Patrick Pilet – 322 km/h;

3 – Oreca 07-Gibson (AF Corse) #183 – Nicolas Varrone – 322 km/h.

O que esperar
(Foto: Toyota Gazoo Racing Europe Media)

Sem dúvidas, as 24 Horas de Le Mans é o maior desafio no mundo das corridas, ao ser extremamente exigente, tanto mentalmente e fisicamente para os pilotos, quanto mecanicamente para os carros.

Apesar do revezamento a cada três horas, correr no traçado francês de 13,6 km é um verdadeiro teste de habilidade e controle mental. Por isso, os automobilistas que participam dessa prova se tornam verdadeiros heróis ao cruzarem a linha de chegada.

Um fator que costuma marcar presença no Circuito de la Sarthe nesta época do ano é a chuva que, ano passado, surgiu no final da tarde de sábado e se estendeu até as últimas horas da noite. Em pista molhada, os competidores precisam de ainda mais atenção e domínio no volante, para evitar batidas que coloquem tudo a perder antes do tão desejado agitar da bandeira quadriculada.

Situação dos campeonatos

Na Hypercar, a atual líder no Campeonato de Fabricantes é a Porsche, que garantiu duas vitórias em três etapas disputadas, uma na abertura da temporada no Catar, com a equipe de fábrica Porsche Penske Motorsport, e outra com a equipe cliente Hertz Team Jota nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.

Ao marcar o melhor tempo geral no dia de testes em Le Mans, a montadora alemã tem chances de estender ainda mais sua vantagem de 23 pontos sobre a segunda colocada na tabela, Toyota, que se encontra com 60 pontos. Terceira colocada e com 49 pontos, a Ferrari precisa recuperar a glória da briga pela dianteira, depois de perder uma chance real de vitória em casa nas 6 Horas de Ímola.

Como a vencedora mais recente da longa corrida em solo francês, a equipe de fábrica da marca italiana, Ferrari AF Corse, buscará repetir a boa forma que apresentou na edição de 2023 para não só assumir a P2 da Toyota no Campeonato de Fabricantes, mas para alcançar a atual líder, Porsche Penske Motorsport.

Na LMGT3, a escuderia dominante na tabela é a Manthey PureRxcing, que se encontra com 72 pontos, graças ao Porsche 911 R #92, seguida da WRT com a BMW M4 #31 (do brasileiro Augusto Farfus) e da Heart of Racing com o Vantage AMR #27, que se encontram empatadas com 37 pontos.

O carro do outro representante do Brasil no WEC, o McLaren 720S Evo #59 de Nicolas Costa, se encontra na 11ª colocação do Campeonato de Equipes da LMGT3.

Com pontuação dobrada na disputa deste fim de semana, Nicolas precisa aproveitar ao máximo a sua estreia em Le Mans. O carioca tem a chance de subir na classificação e entrar na briga do pelotão intermediário da categoria de carros turismo, para se afastar dos últimos colocados e ter uma boa temporada pela United Autosports.

Transmissão

A programação completa da TV e internet das 24 Horas de Le Mans você encontra aqui.