Etapa em pista molhada mostrou boa forma da Mercedes, ótimo resultado para a Aston Martin, pontuação dupla para a Alpine, alívio para Ricciardo e abandono duplo da Ferrari.
A Fórmula 1 realizou no último domingo (09) o Grande Prêmio do Canadá, a nona disputa da temporada, que aconteceu no tradicional Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, cidade localizada na província canadense de Quebec.
O vencedor foi Max Verstappen, que largou em segundo, assumiu a liderança na volta 48 de 70 e carregou a P1 até o final, seguido de Lando Norris e do pole sitter, George Russell. O Piloto da Corrida, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Lando Norris, e o ponto extra da volta mais rápida ficou com Lewis Hamilton, que cravou o melhor tempo de 1:14.856s.
O parceiro de equipe de Verstappen na Red Bull Racing, Sergio Perez, foi um dos cinco competidores a abandonar o GP, ao sair de traseira na curva 6 e colidir com o muro diante de 20 voltas para o fim.
Vale mencionar que a pista molhada possibilitou resultados abaixo do top 3 impressionantes. Escuderias que normalmente não costumam terminar entre os dez primeiros colocados o fizeram neste domingo.
Análise de desempenho
No Canadá, a McLaren provou que o MCL38 se adapta muito bem a qualquer tipo de circuito e sobre superfície seca ou não, com seus dois pilotos dentro do top 5. Enquanto Lando Norris garantiu o sexto pódio para a equipe britânica neste ano, Oscar Piastri concluiu o GP em quinto, mas poderia ser melhor, principalmente para Lando.
Após um incidente que envolveu um piloto da Williams, surgiu um Safety Car físico, e Lando se encontrava na liderança. Pelo fato da McLaren decidir não parar o britânico imediatamente para a troca de pneus, Norris ficou fora e foi alcançado pelos ocupantes que pararam na hora certa. Assim, a McLaren perdeu uma preciosa chance de vitória, mas cruzou a linha de chegada em alta.
A Mercedes fez a sua melhor corrida da temporada no Circuito Gilles Villeneuve, graças a George Russell. O britânico conquistou a primeira pole e o primeiro pódio da escuderia alemã da campanha 2024. No outro carro, o heptacampeão Lewis Hamilton finalizou a etapa logo atrás do parceiro, em quarto. Esse foi um excelente resultado para a Mercedes, que busca desbloquear o desempenho total do W15 e alcançar a McLaren na tabela.
A Aston Martin foi outra equipe que também apresentou uma notável performance em território canadense. Fernando Alonso largou na P6 e praticamente manteve a boa posição até a bandeira quadriculada, com Lance Stroll logo atrás, em sétimo lugar. Assim, a Aston Martin deixou o Canadá com sentimento de dever cumprido, após ficar de fora da zona de pontuação na etapa anterior, em Mônaco.
Dessa vez, quem levou a Visa Cash App RB ao top 10 final foi Daniel Ricciardo, que largou em quinto (a melhor posição de largada do australiano neste ano) e concluiu a corrida na oitava posição. Sem dúvidas, o GP em Montreal foi o melhor final de semana de Ricciardo na rodada 2024.
O parceiro de Daniel, Yuki Tsunoda, viu as luzes se apagarem da P8, mas perdeu posições no decorrer da disputa, chegou a perder o controle de seu VCARB 01 nas voltas finais e terminou em décimo quarto lugar. Essa foi uma prova para o japonês (dono de 19 dos 28 pontos da Racing Bulls na classificação geral de equipes) esquecer.
Para a Alpine, a competição no Canadá foi proveitosa e selou a terceira finalização dentro do top 10 e a primeira com os dois carros para a equipe em 2024. No carro #10, o francês Pierre Gasly cruzou a linha de chegada na P9, enquanto o parceiro de equipe conterrâneo, Esteban Ocon, garantiu a décima posição.
Essa P10 foi bem-vinda para Ocon, que depois do anúncio de sua demissão ao final desta temporada, precisa impressionar as outras equipes durante o restante deste ano para, esperançosamente, conseguir um assento como titular para 2025. Vale mencionar que, com o resultado, a escuderia francesa assumiu a P8 que era da Williams no Campeonato de Construtores.
O Grande Prêmio do Canadá foi a etapa mais dolorosa para a Ferrari na rodada atual. A equipe italiana sofreu com um abandono duplo, o primeiro desde o GP do Azerbaijão de 2022. O vencedor de sua corrida em casa na competição anterior em Mônaco, Charles Leclerc, deixou a prova após problemas no motor de seu SF-24, que surgiram desde a largada.
No outro carro da Scuderia, Carlos Sainz se juntou ao parceiro na lista dos pilotos que não viram a bandeira quadriculada, ao perder o controle de seu carro na curva 7, girar e acertar em cheio um carro da Williams, o que encerrou o domingo para o espanhol. Assim como para Yuki Tsunoda, esse foi um final de semana para a Ferrari esquecer.
O primeiro Safety Car da prova foi gerado por Logan Sargeant: o americano perdeu o controle do carro na saída da curva 4, bateu no muro e abandonou logo em seguida. O companheiro de Sargeant, Alex Albon, deixou a corrida mais à frente, ao receber um toque de Carlos Sainz em sua suspensão traseira direita, que jogou o tailandês para o muro e gerou danos terminais ao FW46.
Diante desses inconvenientes, a Williams Racing, assim como a Ferrari, foi outra equipe que engoliu a seco um abandono duplo em Montreal. Dentre as outras escuderias que não pontuaram no Grande Prêmio do Canadá estão a Haas (que foi a única a largar de pneus de chuva extrema em vez de intermediários) e a Stake Kick Sauber, esta que permanece zerada na tabela de construtores.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 194 pts;
2 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari) – 138 pts;
3 – Lando Norris #4 (McLaren) – 131 pts;
4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari) – 108 pts;
5 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 107 pts;
6 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 81 pts;
7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 69 pts;
8 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 55 pts;
9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 41 pts;
10 – Yuki Tsunoda #22 (Visa Cash App RB) – 19 pts.
Campeonato de Construtores:
1 – Red Bull Racing – 301 pts;
2 – Scuderia Ferrari – 252 pts;
3 – McLaren – 212 pts;
4 – Mercedes-AMG F1 – 124 pts;
5 – Aston Martin Aramco – 58 pts;
6 – Visa Cash App RB – 28 pts;
7 – MoneyGram Haas – 7 pts;
8 – BWT Alpine – 5 pts;
9 – Williams Racing – 2 pts;
10 – Stake Kick Sauber – 0 pts.
A próxima etapa da calendário 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Espanha, de 21 a 23 de junho.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”