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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Canadá – 2024

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(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da disputa em um circuito norte-americano que costuma sediar vitórias inéditas.

A Fórmula 1 está de volta neste final de semana (7, 8 e 9) para realizar o Grande Prêmio do Canadá, a nona etapa da temporada, que acontecerá no Circuito Gilles Villeneuve, em Notre Dame, ilha da cidade de Montreal localizada na província de Quebec.

Essa será a corrida em casa para o piloto da Aston Martin Aramco, Lance Stroll, que contará com a maior parte da torcida nas arquibancadas. Os fãs conterrâneos de Lance podem gerar uma motivação útil para o competidor de 25 anos, que busca se aproximar do parceiro de equipe e bicampeão de F1, Fernando Alonso, na classificação de pilotos.

Uma curiosidade interessante sobre o local de provas no Canadá é o grande índice da etapa de coroar vencedores inéditos. Do final da década de 70 até dez anos atrás, seis pilotos venceram pela primeira vez na Fórmula 1: o homenageado no nome do circuito, Gilles Villeneuve (1978), Thierry Boutsen (1989), Jean Alesi (1995), Lewis Hamilton (2007), Robert Kubica (2008) e Daniel Ricciardo (2014).

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP canadense, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores. Além disso, saiba as novidades para a competição em solo norte-americano, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para todo o fim de semana.

Oracle Red Bull Racing (276 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Depois de um fim de semana difícil em Mônaco, estive com a equipe de volta à fábrica e ao simulador me preparando para o Canadá. A pista lá é única; tem algumas zebras clássicas e oferece mais oportunidades de ultrapassagem. É ainda mais importante ter um bom acerto do carro aqui, e encontrar um equilíbrio entre as velocidades de reta com uma boa estabilidade nas frenagens.

No geral, é sempre bom voltar a correr em Montreal; o cenário é único, o clima da cidade é ótimo e os fãs são apaixonados pelo esporte. Por fim, é uma ótima notícia que Checo tenha assinado com a equipe até 2026 e estou feliz por poder dar continuidade à parceria de sucesso que criamos ao longo dos últimos anos.

Sergio Perez #11:Estou feliz por vir para o Canadá sabendo que vou permanecer na Red Bull Racing. É incrível ter a confiança da escuderia para continuar com eles até 2026 e sou grato pela confiança que todos depositaram em mim. Sei que temos muito trabalho a fazer nas próximas temporadas, mas, mais importante, no curto prazo.

Precisamos voltar aos padrões que estabelecemos antes de Ímola para ter um desempenho melhor no sábado e no domingo. Embora a corrida tenha sido um desastre em Mônaco, estávamos na posição errada no grid devido a uma classificação ruim e precisamos resolver isso em Montreal. A equipe e eu queremos largar na frente e o objetivo é tornar nossas vidas muito mais simples neste fim de semana.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (252 pts)
(Foto: Florent Gooden/Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “No início desta temporada, fomos ao Japão cheios de entusiasmo após a vitória de Carlos na Austrália e, agora, temos o mesmo sentimento no Canadá, depois do triunfo de Charles na corrida em casa, em Mônaco. Todos estão animados e preparados ao máximo para este Grande Prêmio.

A pista de Montreal é muito diferente da do Principado, embora ainda haja algumas curvas lentas mas, em geral, é muito mais rápida, requer menos força aerodinâmica e há mais oportunidades de ultrapassagem. Isso não significa que nossa abordagem mudará de alguma forma. Estamos avançando na direção certa na frente técnica, nas nossas decisões estratégicas no pit wall e em termos de como a equipe está trabalhando.

Graças a muito trabalho duro, conseguimos diminuir ainda mais a diferença para a equipe que lidera os dois campeonatos, mas as diferenças entre nós, McLaren e Red Bull são muito próximas e, por isso, o menor detalhe pode fazer a diferença.

McLaren (184 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Gosto de correr em Montreal; é uma pista divertida com algumas seções desafiadoras que a tornam mais emocionante. Nosso carro teve um bom desempenho em alguns tipos diferentes de circuitos, mas sabemos que poderemos ter muito trabalho no Canadá. Nossos concorrentes provavelmente serão fortes aqui.

Foi bom ter uma semana de folga depois da rodada dupla Ímola-Mônaco. Saímos com dois pódios e muitos pontos para a equipe. Tive sessões produtivas com meus engenheiros no MTC [McLaren Technology Centre] e agora estou animado para ver o que podemos fazer neste fim de semana.”

Oscar Piastri #81: “Mônaco foi especial. Senti isso nos três dias e subir ao pódio com as cores do Senna naquelas ruas foi sensacional. Quando era um garoto na Austrália, Mônaco era um dos sonhos com que eu sonhava, então é bom colecionar alguns troféus de um dos circuitos clássicos.

Estou feliz com a minha pilotagem neste momento, especialmente com a consistência que demonstrei nos últimos três eventos. O progresso nunca é linear, mas estou gostando de mostrar o que posso fazer e de pilotar este carro, com o qual a equipe tem feito um trabalho muito forte. No Canadá, esperamos continuar de onde paramos.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Estamos satisfeitos por ter retornado à fábrica com dois troféus de P2 das duas últimas etapas. As boas finalizações de Lando e Oscar nos permitiram continuar garantindo uma posição forte no Campeonato de Construtores. No entanto, ainda estamos no início da temporada, por isso temos que trabalhar muito para garantir que estes resultados continuem a surgir.

O Circuito Gilles Villenueve é ​​um dos favoritos dos pilotos e fãs, e apresenta alguns novos desafios quando comparado aos traçados em que corremos até agora. Entramos no Grande Prêmio do Canadá mais otimistas do que no ano passado, mas entendendo que ainda enfrentamos uma batalha dura para sermos competitivos aqui.

Nosso objetivo é construir um carro que possa possibilitar bons resultados em todos os tipos de circuito, e a equipe está trabalhando duro para alcançar essa meta.”

Mercedes-AMG Petronas (96 pts)
(Foto: Mark Sutton/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe): “Tivemos um fim de semana encorajador em Mônaco. Continuamos a fazer progressos sólidos com nosso carro, melhorando seu equilíbrio geral e dando um passo mais perto dos que estão à frente. O progresso ainda não está aparecendo em termos de posições, mas se continuarmos a diminuir a diferença para os carros mais rápidos, sabemos que isso acontecerá no devido tempo.

Ambos os pilotos terão a nova asa dianteira, e haverá alguns outros itens atualizados para este evento. O novo aparato frontal ofereceu um pequeno ganho de tempo de volta nas ruas estreitas do principado e deverá oferecer maiores benefícios nos próximos circuitos. O pelotão da frente é incrivelmente competitivo e temos que continuar trabalhando duro para entrar na ala dos primeiros colocados.”

Aston Martin Aramco (44 pts)
(Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou até o momento.

Visa Cash App RB (24 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22: “Estou ansioso pelo Canadá; em primeiro lugar, porque adoro Montreal. Vou passar alguns dias aqui com alguns amigos antes da corrida. Por mais que goste da pista, nunca marquei pontos aqui, então esse é definitivamente o meu objetivo número um para este fim de semana.

Há duas semanas consegui somar pontos em Mônaco pela primeira vez, então gostaria de destacar outro circuito onde ainda não marquei. A equipe está trabalhando muito bem no momento, então só precisamos continuar focados em nós mesmos e nos esforçarmos para o Q3 no sábado para obter mais pontos no domingo.”

Daniel Ricciardo #3: “Adoro Montreal e estou muito animado para voltar para lá. Tenho algumas lembranças especiais: este ano marca os dez anos desde minha primeira vitória na Fórmula 1 nesta pista. É claro que perdi a corrida do ano passado, por isso estou mais do que pronto para ter um bom fim de semana e somar mais pontos no campeonato.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (7 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/LAT Images/Haas F1 Team Media)

Kevin Magnussen #20:Montreal é outra grande pista e outro clássico, eu diria, embora não tenha a história de Mônaco ou Monza, por exemplo. É definitivamente um local de provas querido por nós pilotos também, sobrevoando a parte interna das zebras e freando tarde nas chicanes.

O circuito Gilles Villeneuve sempre gera boas corridas, com várias oportunidades de ultrapassagem e, no geral, é um ótimo lugar para ir. A cidade é incrível, a comida, os hotéis e os fãs; não tenho nada de ruim a dizer. Acho que ainda não tive um fim de semana fantástico lá, então estou almejando isso nesta temporada.”

Nico Hulkenberg #27: “Adoro Montreal e é provavelmente a minha pista favorita do calendário. Gosto da localização da pequena ilha, a entrada no circuito pela manhã e a atmosfera daqui. Isso me atrai todos os anos. O circuito tem um fluxo muito legal, embora seja bastante plano, mas o ritmo da pista é único e acerta o ponto para mim.

O GP canadense ano passado foi muito positivo, especialmente o sábado, já que no domingo não fomos competitivos e recuamos. Estou ansioso para correr lá e, neste ano, estamos numa posição muito melhor. Por isso, devemos ser capazes de traduzir uma boa qualificação em um bom resultado na corrida.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Montreal é um circuito bastante único. Tem muitas curvas de baixa velocidade, mudanças de direção e também é bastante implacável para cometer erros. O nível de downforce é inferior ao de algumas outras pistas, então combinando isso com as características do VF-24, acho que é bom que haja falta de curvas de alta velocidade, porque essa é claramente a nossa fraqueza.

Em baixa velocidade, o equilíbrio do carro é fundamental, por isso precisamos acertar. Em termos de downforce, acho que somos mais competitivos em circuitos com acerto de nível baixo, por causa da eficiência do carro que temos, então acho que isso é outro ponto positivo.

Assim, Montreal é um circuito bastante específico quanto ao acerto do carro, a alta exigência nos freios, a baixa velocidade e a mudança de direção mas, dito isso, com o que vimos nas últimas oito corridas com a robustez do carro, acho que podemos lutar por pontos.”

Williams Racing (2 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: “Ao partirmos para o Canadá nesta semana, a equipe e eu temos boas lembranças da P7 da edição do ano passado, com nossa primeira corrida com pontos da temporada. Estou ansioso para ver o desempenho do FW46 neste circuito, que sempre traz boas provas e ultrapassagens.

O clima será um fator importante nas oportunidades que podem surgir, então esperamos que, como equipe, possamos maximizar isso. Montreal é uma das minhas cidades favoritas e estou ansioso para voltar.”

Logan Sargeant #2:Mal posso esperar pelo Grande Prêmio do Canadá. A pista de Montreal é uma das melhores do calendário, com a sua combinação de retas rápidas e curvas fechadas que criam um bom fluxo para as corridas.

Este evento é conhecido pelas suas condições meteorológicas imprevisíveis, que podem criar algumas oportunidades interessantes. Esperamos ter um fim de semana positivo como equipe.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (2 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “Montreal é um evento do qual gosto muito. Os fãs são incríveis, a pista é divertida de percorrer e a cidade realmente abraça o evento. Os fãs sempre vem em grande número, independente do clima, o que, como vimos no passado, pode ser bastante imprevisível. Pela última previsão do tempo, poderemos ter mais do mesmo neste fim de semana.

A velocidade em linha reta é importante em Montreal, assim como a estabilidade durante a frenagem e ao pegar as zebras. Além disso, a pista pode ser bastante acidentada em certos lugares, então será interessante ver como o carro se comporta com o novo asfalto.”

Pierre Gasly #10:O Circuito Gilles Villeneuve é um lugar interessante para correr, pois é um local de provas temporário, que traz alguns desafios interessantes por toda parte. Estamos esperando um layout muito mais suave desde que a pista foi recapeada, mas isso também pode significar aderência baixa, especialmente no dia de treino de sexta-feira.

Nas duas últimas temporadas, vimos uma qualificação em pista molhada. Teremos que estar cientes da variedade de condições que poderemos ver durante todo o fim de semana em Montreal e estarmos prontos para tudo. Estou satisfeito com os progressos registrados nas últimas semanas e lutaremos para continuar com esse desempenho positivo.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Montreal é um lugar para onde adoramos voltar todos os anos, por causa da natureza e a atmosfera daqui. É uma pista interessante com algumas combinações de curvas desafiadoras e paredes apertadas.

Devido ao recapeamento do asfalto, será importante avaliar a aderência e as condições gerais já no Treino Livre 1. O fato de oferecer oportunidades de ultrapassagem costuma trazer boas corridas, e o clima também pode misturar o grid, como vimos nos anos anteriores. Por isso, devemos estar prontos para tudo.

Para o TL1 decidimos escalar Jack Doohan no lugar de Esteban [Ocon], cumprindo a exigência de um piloto novato participar de pelo menos duas sessões de treinos na temporada. Daremos a Jack a oportunidade de assumir o volante do A524, após um excelente trabalho dele no simulador nas últimas corridas. Assim, poderemos contar com o feedback valioso de Doohan em Montreal.”

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Zak Mauger/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “É bom estar de volta ao Canadá; é um lugar que costuma produzir boas corridas e é bastante divertido dentro do cockpit também. É uma das etapas clássicas do calendário e gosto dos desafios de uma pista que não mudou muito desde que foi construída. Estou ansioso para começar o fim de semana que se aproxima.

Não há como negar que as coisas não têm corrido bem recentemente, mas a equipe está motivada e aproveitamos os dias após o GP de Mônaco para analisar o que não correu bem e como melhorar a partir daí. Marcamos pontos nos dois últimos GPs em Montreal, e seria bom repetir isso aqui.

Nosso objetivo, como sempre, é o mesmo: estar no topo do nosso desempenho a partir de sexta-feira e nos classificarmos em posições favoráveis ​​no grid, prontos para a batalha no domingo.”

Guanyu Zhou #24: “Sabíamos que tínhamos coisas a debater depois de Mônaco, e foi isso que a equipe fez: nos reagrupamos e trabalhamos juntos para ter a melhor chance de mudar nossa sorte nesta temporada. Apesar de ainda não termos somado pontos, a nossa motivação não desapareceu; muito pelo contrário, estamos determinados a mudar o desenrolar desta temporada e voltar onde queremos estar.

Estou ansioso para correr em Montreal neste fim de semana, com a cidade se transformando em um verdadeiro festival de Fórmula 1, com os fãs nos dando um impulso extra nas arquibancadas. Sabemos como apenas um centésimo de segundo pode fazer uma grande diferença na qualificação, onde precisamos obter os maiores ganhos. Temos que manter o foco e entregar o nosso melhor, visando a zona de pontos.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Voltamos à batalha depois de etapas difíceis em Ímola e Mônaco. Embora o nosso desempenho não tenha correspondido às nossas expectativas até agora, estamos determinados a deixar tudo para trás e começar de novo. Sabemos o quanto todos estão trabalhando duro na equipe e que podemos diminuir a diferença em relação aos que estão à frente.

Viajamos para Montreal com sede de pontos e resultados positivos, e todos em Hinwil têm se esforçado muito nas últimas duas semanas para conseguir isso. O grid é bastante competitivo e a competição é acirrada, mas estamos prontos para o desafio. Mais do que nunca, será importante estarmos prontos para aproveitar ao máximo qualquer oportunidade que surgir. Dessa forma, poderemos dar um passo em frente e virar a mesa nesta temporada.”

NOVIDADES PARA O GP

Jack Doohan no TL1

Jack Doohan (Foto: Divulgação)

A Alpine anunciou que o seu piloto reserva, Jack Doohan, participará do Treino Livre 1 do GP do Canadá. Essa será a primeira aparição do francês de 21 anos em um carro de Fórmula 1 nesta temporada, e será o único nome diferente na escalação para a primeira atividade de pista da etapa canadense.

Doohan comentou sobre a oportunidade de guiar o A524 no TL1 de forma inédita neste final de semana. “Estou muito animado para entrar na pista em Montreal para o TL1. Será a minha primeira vez no Circuito Gilles Villeneuve, e sou grato à equipe pela oportunidade de obter mais tempo de pista e também de me familiarizar com o carro de 2024.

Meu foco principal será maximizar a sessão observando determinados itens de teste e compreender a nova superfície da pista. Sem dúvidas, mal posso esperar para entrar no carro.

Detalhes do circuito
Circuito Gilles Villeneuve (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Gilles Villeneuve possui 4.361 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1978 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado urbano pertence a Valtteri Bottas, que fez 1:13.078 na temporada 2019.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, apenas 3 curvas de baixa, com sentido de fluxo horário e chicanes rápidas. O principal ponto de ultrapassagem no Canadá é a reta que antecede aos boxes, a mais longa e a que detém uma das 3 zonas de abertura de asa móvel (DRS).

A maior parte dos setores da pista são formados por muros, o que reduz as margens de erro por parte dos pilotos. A barreira mais famosa da temporada também fica no traçado Gilles Villeneuve: The Wall of Champions, ou Muro dos Campeões, localizada do lado direito da reta principal. Confira abaixo como é uma volta no circuito canadense, através do simulador/game F1 22.

Essa pista exige um acerto de carro balanceado entre baixa pressão aerodinâmica, devido a algumas curvas lentas e chicanes de média velocidade, e foco em top speed, pois há quatro retas no traçado.

Uma curiosidade engraçada é que esse local de prova costuma receber invasores do reino animal em certos trechos: marmotas. Por três temporadas (2015, 2017 e 2019), os mamíferos invadiram o circuito no meio de atividades de pista em andamento.

Na última passagem da Fórmula 1 pelo circuito canadense, em 2023, o vencedor da corrida principal foi Max Verstappen, que largou na pole, liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido de Fernando Alonso e de Lewis Hamilton.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A corrida em Montreal será a terceira consecutiva a trazer os três compostos mais macios da gama 2024: o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio, e também a segunda aparição consecutiva do trio de pneus no local de provas canadense.

Toda a superfície do circuito foi recapeada para este ano e as zebras foram substituídas. No papel, as características de baixa abrasividade e aderência reduzida devem permanecer as mesmas, mas as indicações reais terão de esperar até que os engenheiros da Pirelli realizem os primeiros testes de medição na quarta-feira.

Na corrida do ano passado, todos os três compostos secos entraram no jogo com uma mistura de estratégias com alguns pilotos, incluindo os três que terminaram no pódio, fazendo duas paradas, enquanto outros pararam apenas uma vez, tentando prolongar o stint inicial o máximo possível.

Vale mencionar que o Safety Car é acionado com frequência e um primeiro stint mais longo oferece a melhor chance de minimizar o tempo perdido na troca de pneus. Outro fator que requer atenção dos pilotos e equipes é o clima, que varia bastante no decorrer do dia. Assim, uma manhã de sol pode ser seguida de uma tarde chuvosa.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 21°C. Céu nublado, com 30% de possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima 13°C e Máxima 22°C. Tempo fechado, com 60% de chance de chover durante o dia.

Domingo:

Mínima de 14°C e Máxima de 18°C. Céu nublado, com chuva a qualquer hora (30% de possibilidade).

Fonte: www.weather.gc.ca

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 15h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.