Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Miami – 2024

646
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da primeira de três corridas em solo americano.

A Fórmula 1 está de volta nesse final de semana (03, 04 e 05) para realizar o Grande Prêmio de Miami, a sexta etapa do calendário que acontecerá na cidade costeira americana, no extremo sudeste da Flórida, nos Estados Unidos.

Essa será a corrida em casa para o piloto da Williams Racing, Logan Sargeant, e para a equipe Haas. Ambos contarão com o apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas, improvisadas nos arredores do Estádio do time de futebol americano da NFL, Miami Dolphins.

Vale mencionar que o GP de Miami será a segunda etapa em formato Sprint desta temporada, depois da prova anterior, na China, e antes dos GPs da Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP ao redor do Hard Rock Stadium, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Oracle Red Bull Racing (195 pts)
(Foto: Lintao Zhang/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Miami é sempre uma das pistas mais físicas, principalmente com o calor e a umidade, mas estamos ansiosos pelo desafio. É um circuito interessante com uma verdadeira mistura de curvas e retas longas, por isso será fundamental extrair aprendizados do carro sempre que pudermos durante o fim de semana. A pista é boa para corridas, com alguns trechos de alta velocidade, o que a torna mais interessante.

Miami não decepciona em criar uma atmosfera divertida e emocionante para os fãs. Estarei ansioso para correr com meu novo capacete de edição especial dos EUA neste fim de semana e usar o design que reflete a paixão dos apaixonados pelo esporte.”

Sergio Perez #11: Não comentou até o momento.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (151 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55:Tivemos uma corrida fora do planejado na China, mas agora vamos para Miami. Tenho certeza de que teremos uma melhor chance de voltar à forma que mostramos nos finais de semana anteriores lá.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Seguimos para mais uma etapa com o formato Sprint que nos viu com algumas dificuldades na China. Dessa vez, este é um tipo de circuito muito diferente e onde podemos contar com os dados que adquirimos nas últimas duas temporadas.

“Mais uma vez, será importante aproveitar ao máximo a única sessão de treinos livres, especialmente para trabalhar na qualificação, onde recentemente temos lutado mais do que deveríamos. Esperamos fazer melhor do que em Xangai e acredito que temos potencial para o fazer, especialmente porque estamos perto do líder do campeonato.

“Este é um fim de semana especial para a empresa e para a equipe, pois marca a estreia de nosso novo parceiro principal, a HP. Todos faremos o nosso melhor para que esta colaboração comece da melhor forma possível.”

McLaren (96 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Estou ansioso para voltar para Miami; é a primeira corrida do ano nos EUA e os fãs sempre trazem uma atmosfera elétrica. Fizemos uma boa prova na China, garantindo o nosso segundo pódio da temporada. Tive tempo para comemorar com a equipe e revisar os dados com meus engenheiros.

Tenho certeza que este será um fim de semana desafiador, mas nada que não possamos superar. Todos fizeram um ótimo trabalho para nos colocar em uma boa posição para melhorar ainda mais e iremos com tudo em busca de mais.”

Oscar Piastri #81:Estou realmente ansioso para correr em solo americano pela primeira vez nesta temporada. Esta é apenas a minha segunda vez neste circuito, mas foi uma atmosfera muito legal no ano passado e estou animado para experimentá-lo novamente, especialmente porque os fãs compareceram em peso.

Estarei usando um capacete baseado nas cores clássicas de Miami que acho muito legal. Adorei a energia em torno do evento do ano passado, então me inspirei para criar um design especial desta vez. Refletimos sobre a China como equipe e passei algum tempo no simulador, então mal posso esperar para pousar nos EUA.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Depois de demonstrarmos um ritmo forte na China, vamos para Miami e estamos com exigências muito diferentes, por ser um circuito de rua, na primeira das três visitas desta temporada à América.

O Grande Prêmio de Miami é outro evento Sprint e, combinado com a natureza desafiadora do circuito e o clima potencialmente mais quente, há oportunidades e desafios para os quais a equipe está se preparando. Estamos prontos mais uma vez para maximizar nosso desempenho e continuar a competir no pelotão da frente.”

Mercedes-AMG Petronas (52 pts)
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe): “Estamos prontos para a primeira corrida do ano nos EUA. Miami é uma das etapas em que a agenda fora da pista é uma das mais movimentadas do ano. Temos uma agenda lotada de eventos na Flórida e esperamos uma semana positiva.

Não tivemos o nosso melhor desempenho na China, fazendo muitas mudanças de configuração antes do classificatório. Isso nos deixou em desvantagem pelo resto do fim de semana, embora ambos os pilotos tenham feito bem em trazer pontos para casa. O circuito de Miami é desafiador e vamos tentar ter um desempenho mais forte em Miami e otimizar o carro.”

Aston Martin Aramco (40 pts)
(Foto: Mark Sutton/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (7 pts)
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:A China não foi uma corrida boa pra nós, apesar de haver potencial no carro, por isso estou muito animado com este fim de semana porque acredito que podemos voltar mais fortes.

Sempre houve um ótimo ambiente em Miami e tenho boas lembranças dos últimos dois anos, então mal posso esperar para entrar na pista. O formato Sprint traz uma semana de corridas desafiadora, e nosso objetivo será tentar somar pontos em ambas as corridas, com ênfase na prova principal de domingo.”

Daniel Ricciardo #3:Olhando para a etapa passada, fizemos progressos na China; o desempenho do carro foi forte e estou confiante de que isso continuará. Obviamente, será um desafio neste fim de semana, dada a penalidade de três posições no grid, mas vamos lutar por pontos.

“Não é nenhum segredo que adoro passar um tempo nos Estados Unidos, por isso estou ansioso para entrar no caminho certo em Miami. Só corri aqui uma vez, então estou animado para voltar. Pode ser uma corrida física, por ser muito quente. Correr na América é sempre divertido, tem tanto a ver com o grande show quanto com as corridas em si.

“Sempre que penso em Miami, penso no calor, na umidade e naquele estádio, claro. Há sempre uma energia enorme dos fãs, então é um verdadeiro burburinho. Estar perto da praia também é bom, pois não é sempre que você dá um mergulho no mar durante uma semana de prova.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (5 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Miami é um grande evento para nós; a primeira de três corridas em casa. A pista é ótima e eu pessoalmente gosto do traçado, pois é um híbrido de rua, estrada e autódromo, mas tem algumas partes realmente boas de alta velocidade. Na temporada passada, tivemos um dos nossos melhores fins de semana e espero que com o nosso carro este ano possamos ter uma corrida ainda melhor.”

Nico Hulkenberg #27:É a primeira de três corridas em casa para a Haas nesta temporada, e a equipe está se sentindo bem agora. Estamos na batalha por pontos quando surge a oportunidade e esperamos poder mostrar nossas capacidades diante de nossos parceiros americanos e torcedores locais.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (0 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estou ansioso para ir a Miami. Acho que teremos um bom carro e as mudanças que fizemos no FW46 serão adequadas para esse tipo de pista. Ter dois finais de semana de Sprint consecutivos traz seus desafios, mas será mais um caso de acelerar o ritmo o mais rápido possível.”

Logan Sargeant #2:Adoro correr em casa, é incomparável. Qualquer chance de se conectar com a base de fãs dos EUA é especial como piloto. Esses finais de semana proporcionam uma atmosfera e fonte de motivação diferentes por estar rodeado de minha família e amigos.

Estou ansioso para entrar na pista e trabalhar com a equipe para juntar tudo, pois há um bom potencial no carro e vou dar tudo de mim.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (0 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine F1 Team)

Esteban Ocon #31: “Vindo da China, foi promissor ver as atualizações funcionando conforme o esperado e podermos correr com os carros ao nosso redor, tanto no formato Sprint quanto no próprio Grande Prêmio. Foi um esforço incrível de toda a equipe para acelerar as novas peças uma corrida antes do planejado.

As atualizações nos permitiram fazer alguns progressos, mas coletivamente, como equipe, devemos manter o pé no acelerador e a velocidade com que trazemos desempenho ao carro. Foi uma pena não ter saído com nada de Xangai e recompensar a todos pelos seus esforços, mas chegar tão perto nos dá motivação extra para fazer pelo menos uma corrida melhor em Miami.”

Pierre Gasly #10: “É o segundo fim de semana consecutivo com Sprint depois da China. O novo formato pareceu ser bem recebido. A única sessão de treinos significa que precisamos estar presentes desde o início para seguirmos bem preparados para a qualificação Sprint e depois temos duas oportunidades de correr com pontos em jogo.

Farei o upgrade do meu carro para Miami, o que tem sido um esforço brilhante da equipe. Vimos vislumbres de melhorias na China, onde parecíamos correr melhor. Estamos cada vez mais perto dos pontos, mas temos que fazer mais e além. Temos que continuar trabalhando duro e entender nosso pacote para maximizar o que temos agora. Esse é o meu foco para Miami.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Foi bom vivenciar o primeiro fim de semana de Sprint da temporada na China da última vez, antes do segundo da temporada, agora em Miami. O novo formato é certamente mais emocionante, especialmente um sábado lotado com uma corrida mais curta seguida da qualificação.

A China mostrou que temos muito trabalho pela frente. Trouxemos uma atualização para um carro, que teremos em ambos os carros em Miami, e isso nos permitiu fazer alguns progressos. Apesar disso, estamos um pouco longe das nossas ambições.

Vamos continuar buscando desempenho e compreender nosso pacote completo para que possamos maximizar nossas oportunidades. Ambos os pilotos passaram um tempo com a equipe na semana passada no simulador em preparação. Todos estão trabalhando duro nos bastidores e almejamos um bom final de semana em Miami.”

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Estou animado para voltar a correr em Miami, uma pista que gosto e onde vi resultados decentes no passado. Embora o fim de semana anterior não tenha corrido como planejado, o novo formato Sprint em geral funcionou muito bem para mim e para a equipe. Estávamos prestes a lutar por pontos com os dois carros e estamos avançando na direção certa.

Se mantivermos o nosso progresso, tenho esperança de que possamos estar novamente na disputa por pontos, possivelmente com uma conclusão mais feliz. Neste fim de semana teremos duas oportunidades e, se executarmos bem as nossas sessões, poderemos chegar lá. A equipe está com fome de lutar pela zona de pontuação e esperamos alcançá-la em Miami.”

Guanyu Zhou #24:Ainda olho para a última corrida com espanto, mas levaremos toda a energia gerada pelos fãs chineses para a próxima corrida. Estou realmente ansioso por Miami; é uma cidade muito animada, com uma pista interessante e desafiadora, e tive uma sessão de simulação produtiva com a equipe em Hinwil para me preparar para o circuito.

Notamos uma tendência positiva em nosso carro, tanto em termos de desempenho quanto de ritmo nas últimas corridas, e nossos pacotes de atualização parecem estar funcionando conforme o esperado. Estivemos perto de marcar os nossos primeiros pontos na Sprint anterior, por isso estou determinado a dar tudo de mim mais uma vez.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Seguimos para Miami determinados a dar mais um passo depois do progresso que fizemos na China. Estivemos na disputa pelos pontos durante a maior parte do fim de semana com Sprint, e não há razão para acreditar que não possamos fazer o mesmo desta vez e, esperançosamente, marcar pontos.

Continuamos trabalhando e queremos colher os frutos do nosso trabalho. Mais importante ainda, não deixamos que nada nos distraia do nosso foco, que é extrair o máximo de desempenho possível do carro e obter resultados nesta temporada. Este é o nosso objetivo e estamos todos confiantes de que podemos desempenhar um papel na batalha por melhores posições no Campeonato de Construtores deste ano.”

NOVIDADES PARA O GP

Ferrari com visual diferente

(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

A Scuderia Ferrari apresentou um layout de pintura especial nos SF-24 de Charles Leclerc e de Carlos Sainz, que será utilizado apenas neste fim de semana, em Miami. Os carros terão detalhes em dois azuis clássicos, o Azzurro La Plata e Azzurro Dino, que fizeram parte do cotidiano da lendária marca do cavalo empinado há cinquenta anos atrás.

O esquema de pintura também faz referência à nova patrocinadora nominal da escuderia italiana, a HP. Assim, a equipe com sede em Maranello passa a se chamar Scuderia Ferrari HP.

Detalhes do circuito
Autodrómo Internacional de Miami (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Autódromo Internacional de Miami possui 5.412 km de extensão, 19 curvas (7-D e 12-E), fluxo no sentido anti-horário, vai receber um GP de Fórmula 1 pela segunda vez e a corrida terá um total de 57 voltas. O recorde de volta no traçado pertence a Max Verstappen, que cravou 1:29.708 na temporada passada.

Essa pista de rua é caracterizada por possuir trechos de média a alta velocidade e curvas rápidas consecutivas, estas presentes no setor 1, além de seções técnicas de baixa. Confira como é uma volta rápida no circuito de Miami, através do simulador/game F1 2022.

O trecho mais desafiador da pista improvisada ao redor do Hard Rock Stadium é a sequência das curvas 14, 15 e 16, que formam o trecho mais sinuoso e difícil de acertar do traçado americano.

O principal ponto de ultrapassagem em Miami é a longa reta final, localizada entre as curvas 16 e 17, onde há uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) disponíveis para os pilotos.

Ano passado, o vencedor do Grande Prêmio de Miami foi Max Verstappen, que largou em nono, conquistou a liderança da prova definitivamente na volta 48/57 e manteve a P1 até a linha de chegada. Verstappen finalizou logo à frente do pole sitter e parceiro de equipe, Sergio Perez, e de Fernando Alonso.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Os três compostos escolhidos pela Pirelli para o GP de Miami são da faixa intermediária: C2 como Duro, C3 como Médio e C4 como Macio. A pista foi recapeada antes da corrida do ano passado e é muito lisa, o que gera uma aderência muito baixa, uma característica agravada pelo fato de não ser utilizada para qualquer outro evento de automobilismo. Isso leva a uma evolução muito significativa e a granulação pode aparecer, especialmente com os pneus Médios e Macios.

Miami apresenta um clima tropical com temperatura do ar que, geralmente, excede 25ºC, muitas vezes chegando a 30ºC. Nos primeiros dez dias de maio, geralmente está ensolarado, mas o tempo pode mudar e cair chuvas a cada dois ou três dias. O vento é uma brisa do mar com rajadas de até 50 km/h. No ano passado, a superfície da pista atingiu 55ºC, um dos números mais altos em toda a temporada.

Em termos de estratégia, o GP de Miami é uma corrida de uma parada clássica, com os compostos Duro e Médio como favoritos. No ano passado, Verstappen largou da nona posição do grid com pneus Duros antes de trocar para Médios, enquanto os outros dois pilotos que chegaram ao pódio, Perez e Alonso, seguiram o caminho oposto (Médio e depois Duro).

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 24°C e Máxima de 29°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 24°C e Máxima 29°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.

Domingo:

Mínima de 23°C e Máxima de 29°C. Tempo aberto, com poucas nuvens.

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.