Categoria master do turismo brasileiro segue para a competição em um circuito tradicional e bastante conhecido por todos os pilotos do grid.
A Stock Car Pro Series retorna neste final de semana (19, 20 e 21) para realizar a terceira etapa do calendário, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, região sul de São Paulo. O evento contará com duas corridas, uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado e a principal, com 50 min + 1 volta de duração, no domingo.
Este ano, o ‘Templo do Esporte a Motor’ receberá duas visitas da classe: além do próximo fim de semana, a Super Final da temporada acontecerá no circuito paulista, em dezembro. Como acompanhamento, a série dividirá a pista com a Fórmula 4 Brasil, a Stock Series e com a Turismo Nacional, que realizarão a segunda, primeira e quarta etapas de seus respectivos campeonatos.
Importante destacar que a primeira disputa deste ano na grande São Paulo se chamará GP ArcelorMittal Interlagos, em parceria com a produtora internacional de aço, e celebrará os 45 anos de existência da Stock Car Pro Series.
A ArcelorMittal está diretamente envolvida com o desenvolvimento dos novos carros da Stock, que estrearão em 2025. A empresa é a responsável pelo desenvolvimento e fabricação do DP980R, aço de alta resistência que proporcionará maior segurança e um padrão mais elevado de absorção de energia a partir da próxima campanha.
Informações do circuito
O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E) e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do local de provas.
O icônico traçado paulista tem como características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade e curvas técnicas, com ângulos variados.
O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as provas.
Novidades
Pontuação da etapa anterior revogada temporariamente
A Vicar anunciou na segunda-feira (15) a alteração temporária da pontuação vigente no campeonato. Devido às fortes chuvas na etapa anterior, a Corrida 2 no Velocitta foi suspensa, e Felipe Massa, vencedor da primeira disputa em Mogi Guaçu, se manteve como líder.
Segundo o regulamento, para uma etapa ser válida, é preciso realizar as duas corridas e, por isso, a Corrida 2 da segunda etapa no interior de São Paulo será retomada no dia 28 de junho, na sexta-feira que antecede a próxima passagem da Stock por Mogi Guaçu. Dessa forma, quando a prova for concluída, os pontos ganhos pelos pilotos na Corrida 1 da etapa 2 no Velocitta serão devolvidos.
No momento, a classificação do campeonato retorna ao estágio pré-Velocitta, com o atual bicampeão, Gabriel Casagrande, na liderança, seguido de Júlio Campos e de Felipe Baptista, enquanto Massa, por enquanto, volta para a sexta colocação.
O retorno de Marcos Gomes
O filho do cinco vezes campeão, Paulo Gomes, e dono do título da Stock Car de 2015, Marcos Gomes, retornará à categoria neste fim de semana, como convidado da KTF Sports, em uma aparição única até o momento.
Marcos, que correu pela KTF em 2019, ano de estreia da equipe, foi o responsável pela primeira pole position da escuderia há cinco anos atrás e, curiosamente, esse feito foi concretizado no Autódromo de Interlagos.
Em entrevista, piloto do carro #80 comentou a oportunidade de correr novamente na Stock e pela KTF. “Realmente estou muito feliz em ter sido lembrado e poder voltar ao grid da Stock. Será muito gratificante rever todos os amigos e acelerar em uma equipe que fez parte da minha história. Agradeço à KTF e a Fortbras pelo convite e vamos com tudo em busca dos melhores resultados.”
O que esperar
Com um histórico de corridas conturbadas, eletrizantes e que presencia muitas ultrapassagens, o circuito de Interlagos trará para os fãs da categoria duas provas competitivas.
O Rei da Pista no Autódromo José Carlos Pace é Ricardo Maurício, que detém o recorde de oito triunfos no Templo do Esporte a Motor. Apesar do número notável, o tricampeão não começou a temporada bem, e precisa se recuperar. Sem dúvidas, Interlagos seria o lugar perfeito para o piloto #90 da Eurofarma garantir finalizações fortes e subir para o grupo dos dez melhores.
Outro forte candidato à vitória neste final de semana é o atual líder da classificação de pilotos, Gabriel Casagrande. O atual bicampeão também possui um bom retrospecto em Interlagos, e buscará aumentar a vantagem sobre Júlio Campos e Felipe Baptista na briga pelo título.
Apesar do favoritismo, pelo regulamento, Casagrande carregará em seu Chevrolet Cruze #83 o lastro da vitória/liderança de 30 kg; isso exigirá que o piloto paranaense se esforce mais que os outros competidores e utilize 100% do desempenho de seu carro, além de realizar um bom gerenciamento do push (potência extra temporária para o ganho de posições).
Diante de uma previsão meteorológica que indica tempo seco e o alto padrão de competitividade presente na Stock Car, não só os favoritos, mas outros automobilistas do grid podem ter a chance de vencer as duas corridas deste fim de semana.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1º – Gabriel Casagrande, 111 pts
2º – Júlio Campos, 105
3º – Felipe Baptista, 94
4º – Lucas Foresti, 91
5º – Bruno Baptista, 87
6º – Felipe Massa, 82
7º – Rubens Barrichello, 82
8º – Rafael Suzuki, 80
9º – Guilherme Salas, 65
10º – Enzo Elias, 58
Previsão do tempo
Sexta-feira – Mínima de 17ºC e máxima de 21ºC. Períodos de sol entre nuvens, com 35% de possibilidade de chuva.
Sábado – Mínima de 17ºC e máxima de 24ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com chances reduzidas de precipitação.
Domingo – Mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. Tempo aberto, ensolarado.
Fonte: br.viewweather.com
Programação do final de semana
Sexta-feira, 19 de abril:
08:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2
Sábado, 20 de abril:
10:00 – Classificação
15:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 21 de abril:
12:30 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)
A seguir, confira os números da Stock Car de 1979 até hoje.
A história da Stock Car em números
Pilotos que já correram de Stock Car: 414
Corridas já disputadas: 613
Campeões: 19
Vencedores de corrida: 77
Circuitos: 20
Montadoras: 5 (Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen, Peugeot e Toyota)
Modelos diferentes: 11
Modelo, anos de participação, temporadas disputadas:
Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas*, 15 títulos
Chevrolet Omega, 1994 a 1999, seis temporadas, seis títulos
Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, sete temporadas, quatro títulos
Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas, dois títulos
Mitsubishi Lancer, 2005 a 2008, 4 temporadas, dois títulos
Volkswagen Bora, 2006 e 2007, 2 temporadas
Peugeot 307 Sedan, 2007 a 2010, 4 temporadas, dois títulos
Peugeot 408 Sedan, 2011 a 2016, 6 temporadas, três títulos
Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas, três títulos
Chevrolet Cruze, 2016 a 2024, 9 temporadas, seis títulos
Toyota Corolla, 2020 a 2024, 5 temporadas, um título
*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.
Maior vencedor da história
Ingo Hoffmann, 77 vitórias
Maior campeão da história
Ingo Hoffmann, 12 títulos
Maior vencedor em atividade
Thiago Camilo, 39 vitórias
Maior campeão em atividade
Cacá Bueno, 5 títulos
Todos os campeões da Stock Car
1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Affonso Giaffone Júnior
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann
1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann
1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann
1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2002 – Chico Serra
2022 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno
2010 – Max Wilson
2011 – Cacá Bueno
2012 – Cacá Bueno
2013 – Ricardo Maurício
2014 – Rubens Barrichello
2015 – Marcos Gomes
2016 – Felipe Fraga
2017 – Daniel Serra
2018 – Daniel Serra
2019 – Daniel Serra
2020 – Ricardo Maurício
2021 – Gabriel Casagrande
2022 – Rubens Barrichello
2023 – Gabriel Casagrande
Transmissão
A terceira etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”