Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Tóquio – 2024

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Tóquio – 2024

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(Foto: Simon Galloway)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar da disputa nas ruas da maior cidade metropolitana do mundo.

A Fórmula E está de volta às pistas nesse final de semana (29 e 30) para realizar a estreia do E-Prix de Tóquio, a quinta etapa da temporada 2023/2024, que acontecerá no circuito improvisado ao redor do Centro de Exibição Internacional japonês, durante o dia.

O E-Prix no Japão será a prova de número 121 da F-E, e o 34º local diferente a receber a categoria elétrica da FIA. Esta também será a 27ª corrida de Fórmula E a acontecer na Ásia, depois de disputas realizadas na China, Malásia, Jacarta e Coréia do Sul.

Este final de semana traz um marco inédito tanto para a Jaguar TCS Racing quanto para seu piloto, Mitch Evans: a escuderia britânica e o neozelandês completarão 100 corridas na F-E. Assim, Evans será o primeiro competidor da classe eletrificada a fazer uma centena de E-Ps por uma mesma equipe.

Layout do circuito japonês
Circuito Urbano de Tóquio (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito Urbano de Tóquio possui 2,585 km de extensão, 20 curvas (8-D e 12-E), fluxo no sentido anti-horário e setores predominantes de média e baixa velocidade. Ao todo, o traçado japonês oferece três retas: a dos boxes, entre as curvas 20 e 1, a oposta, depois da curva 9 e a localizada entre as curvas 15 e 16.

A única zona de alta velocidade que não é interrompida por uma frenagem forte é a reta oposta, com uma curva aberta em seguida. Provavelmente, neste trecho, os pilotos não precisarão acionar o pedal do freio, apenas soltar o acelerador.

O Modo Ataque ficará na parte externa da curva 4, com o trecho de conexão das duas retas 8-9 e 9-10 como a área mais provável de acionamento dos 50 kW extras de potência pelos pilotos.

O gerenciamento de energia na pista japonesa não será um problema para os competidores, já que o circuito apresenta várias zonas de frenagem durante a volta, principalmente entre as curvas 1 e 8.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Lucas Di Grassi #11 (ABT CUPRA): “A última etapa, em São Paulo, foi mais um aprendizado para a equipe. Trabalhamos e conseguimos encontrar um ritmo constante ao longo da prova, mesmo com problemas no carro depois de um toque. A torcida ajudou a renovar as energias para essa etapa, que é longe de casa, mas em uma parte do mundo que já me proporcionou boas memórias e momentos importantes para mim na Fórmula E.

“Ainda estou em busca dos primeiros pontos esse ano, mas acredito que a ABT está caminhando para isso. Gostei muito do layout da pista. Acelerar no circuito de rua em Tóquio vai ser uma grande experiência, já que o Japão é um país de apaixonados por automobilismo. O traçado tem três retas longas e curvas apertadas de alta velocidade, então deve ser mais uma corrida desafiadora no calendário.

Situação no campeonato: P19 – 0 pontos.

Sergio Sette Camara (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Sergio Sette Camara #3 (ERT): “Eu gosto muito do Japão, do povo japonês e, principalmente, da cidade de Tóquio. Os fãs são muito ativos, todos os ingressos estão esgotados e estou muito animado. Esta é a primeira vez que uma grande competição automobilística corre aqui mesmo na cidade e, pelo que treinei no simulador, acho que se encaixa bem à realidade do nosso carro.

“A pista é bem travada, estreita e difícil de ultrapassar. Por isso, a FIA disponibilizou uma quantidade pequena de energia para os carros, o que nos obrigará a economizar muito durante a corrida e, naturalmente, isso vai gerar ultrapassagens em todos os pontos do traçado. Será certamente uma prova bem estratégica para todos.

Situação no campeonato: P16 – 2 pontos.

O que esperar do E-Prix no Japão
(Foto: Sam Bagnall)

Como toda prova inaugural, o E-Prix de Tóquio será uma viagem rumo ao desconhecido para todos os 22 pilotos das 11 equipes do grid. Não há nenhuma referência exata de como os carros se comportarão nas ruas da cidade japonesa, e esses fatos só confirmam que qualquer equipe pode se dar bem e levar a vitória no Japão.

Em relação a campeonato, a escuderia que melhor aproveitou as quatro etapas concluídas até o E-Prix de São Paulo foi a Jaguar TCS Racing. A equipe britânica chega à quinta etapa da temporada com um bom retrospecto de consistência, e se encontra na liderança na tabela de equipes com 35 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, TAG Heuer Porsche.

Na classificação de pilotos, o atual líder é Nick Cassidy, que é seguido de perto por Pascal Wehrlein e está apenas quatro pontos acima do alemão da Porsche, enquanto o parceiro de Cassidy, Mitch Evans, está em terceiro.

Diante dos resultados apresentados até a etapa anterior, a Jaguar é a principal favorita à vitória na corrida de estreia em Tóquio. Porém, caso a escuderia britânica fique fora do pódio, a Porsche pode aproveitar a deixa, levar o troféu de P1 pra casa e assumir a liderança na tabela de equipes.

Isso só acontecerá se Pascal Wehrlein e António Félix da Costa andarem na mesma sintonia em termos de desempenho, algo que só aconteceu na disputa anterior, em São Paulo, com a finalização de Wehrlein na P4 e de António na P6.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 57 pts;

2 – Pascal Wehrlein #94 (TAG Heuer Porsche) – 53 pts;

3 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 39 pts;

4 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PESNKE) – 39 pts;

5 – Jake Dennis #1 (Andretti) – 38 pts;

6 – Sam Bird #8 (NEOM McLaren) – 37 pts;

7 – Oliver Rowland #22 (Nissan) – 33 pts;

8 – Max Günther #7 (Maserati MSG Racing) – 22 pts;

9 – Sébastien Buemi #16 (Envision Racing) – 20 pts;

10 – Robin Frijns #4 (Envision Racing) – 19 pts.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá o E-Prix de Tóquio de Fórmula E ao vivo, neste sábado, a partir de 3h, de acordo com o horário de Brasília. A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, com links de transmissão, você encontra aqui!